PEQUENOS NOTÁVEIS -DARLEY
HOMENAGEADO DO MÊS
Raimundo Arruda de Sousa, o popular Darley, nasceu no dia 10 de maio da 1935, em Sobral, no Bairro da Saúde.
De família humilde, foi criado por uma tia, D. Conceição, de saudosa memória e por ter ficado órfão em idade tenra, não tem lembrança de seus pais.
Aos 15 anos de idade ao perder sua tia e mãe adotiva, foi morar em Fortaleza, onde trabalhou, dentre outros serviços e biscates, como trocador de ônibus.
Por essa época, já ensaiava algumas canções em brincadeiras com os amigos, cantando músicas de sucesso, daqueles idos, nas vozes de Jackson do Pandeiro, Ary Lobo, e outros artistas, nos finais de semana, dando assim, sinais de que seria um bom intérprete.
Sua maior alegria foi quando, ainda na capital, teve a oportunidade ímpar de tocar com Luiz Gonzaga, quando os seus componentes Zequinha e Catamilo ficaram impedidos de participar do show do Rei do Baião e este solicitou da platéia duas pessoas que tocassem triângulo e zabumba, Darley se apresentou para tocar triângulo e juntamente com outro rapaz desconhecido auxiliaram-no em sua apresentação.
De volta a Sobral ingressou no Conjunto de Zé Café com o qual permaneceu por cerca de 20 anos seguidos, sendo revelado por ocasião de uma festa no Club Fortaleza, no Bairro da Santa Casa, onde este tocava, quando solicitou para cantar a música Sapo na Lagoa. Aplaudido de pelos dançarinos que pararam para ouví-lo, admirados com o seu talento musical, foi convidado a permanecer no grupo por Zé Café.
Tocou também com com Zequinha Freitas, Tio do Rei, Artêmio, Raimundo Pedro, João Paraibano, Gerardo, Leôncio e Vicente Ferreira dentre outros sanfoneiros e conjuntos musicais, em sua carreira, por toda Zona Norte do Estado.
Teve grande destaque como compositor de paródias e músicas inéditas para diversos políticos da região, notadamente para a família Barreto Lima com a qual permaneceu por cerca de 25 anos.
Hoje, funcionário público aposentado pela Sec. de Saúde do Estado do Ceará, é figura de destaque no Beco do Cotovelo, onde tem assento permanente como cambista (vendedor de bilhetes de loteria) e um círculo de amizade muito vasto, conquistado com a sua grande simpatia.
Postar um comentário