“[...] O ESPÍRITA BEM INSTRUÍDO NA SUA DOUTRINA – Parte 3

9) Afirma que Deus é a alma do mundo e que os homens são partículas de Deus, professando assim um perfeito panteísmo.

Esta afirmação é absurda e improcedente. É mais um falso testemunho contra o Espiritismo.

10) Muitos espíritas dogmatizam que Deus devia necessariamente desde toda eternidade criar e devia fazer todos os homens iguaizinhos.

Pelo enunciado, percebe-se uma espécie de sutileza do autor, dando a entender que estava menosprezando. Se ele entendesse profundamente da Doutrina, se a tivesse estudado com desvelo, não afirmaria tantas aleivosias.
Não pretendo com os meus argumentos exprobrar o autor dessas razões, até porque ele não se encontra mais entre nós e não podemos e nem desejamos ofender, mas defender a Doutrina Espírita de alegações espúrias, que retratam uma realidade inexistente.
Para esclarecer o que está implícito naquilo que foi expresso pelo frade, os Espíritos Superiores nos revelaram que Deus cria incessantemente por toda a eternidade.
Que os homens são criados todos eles, simples e ignorantes, cabendo a cada um, evoluir na escala espiritual e em diversas reencarnações tantas quanto necessárias, por seus próprios meios, de acordo com o seu livre arbítrio.

11) Dogmatiza que o mundo, ou sempre existiu e apenas se aperfeiçoou, ou é uma emanação de Deus.

Afirmação improcedente. Sem concatenação, sem nexo.
O mundo em que vivemos foi criado, está evoluindo, mas um dia acabará como tudo que existe no universo. Não se trata de uma emanação, mas uma criação. Outra coisa, não confundir o mundo Terra com o mundo “Universo”. O universo que é o conjunto de tudo quanto existe (incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço, tomado como um todo; o cosmo, o macrocosmo) - (Aurélio). Este sim, pode-se afirmar que existe desde todo sempre.

12) Dogmatiza que a nossa alma é o resultado de lenta e longa evolução, tendo passado pelo reino mineral, vegetal e animal.

Puxa, até que enfim! Pela primeira vez, com exceção da palavra dogmatiza, o reverendo disse uma verdade sobre o Espiritismo.

13) Dogmatiza que o primeiro homem era um macaco evoluído.

Eu acho que o frade confundiu o Espiritismo com a Teoria da Evolução de Darwin, que não tem nada a ver. Estudo o Espiritismo há sete anos e nunca ouvi de nenhum espírita e nunca li coisa tão esdrúxula.
Que as espécies evoluem a ciência já comprovou, mas, se os católicos não crêem nem nesta que consegue provar o que afirma através de experiências, de longas pesquisas, fica difícil para um simples espírita argumentar.


14) Dogmatiza que é um composto entre perispírito e alma e que o corpo é apenas um invólucro temporário, um “alambique para purificar o espírito”.

Afirmação mal elaborada e mal explanada, até porque o católico nem sabe o que é perispírito e nem vou perder tempo tentando explicar. Além do mais, para quem não quer crer aceitando os argumentos lógicos da razão é semelhante aos cegos que não querem enxergar.
Mas, realmente, o nosso espírito que é composto de perispírito e outros elementos sutis, coisa difícil de explicar para quem não é iniciado na doutrina e que reencarna para se depurar em um corpo de carne. A depuração nada mais é do que uma expiação feita ao longo de uma extensa série de existências onde o espírito adquire mais, digamos, experiência, conhecimentos intelectuais e morais. A comparação feita com o alambique, embora um tanto quanto grosseira, dá uma idéia da purificação do espírito. À medida que o espírito se depura, desliga-se mais facilmente dos liames que o prendem à matéria e em se desprendendo, fica mais espiritualizado e, em conseqüência, mais humanizado.

15) Dogmatiza que a alma “é a matéria quintessenciada”.

Não dogmatizamos nada, enfatizo mais uma vez. Mas, é a mais pura expressão da verdade.

16) Fez desta evocação uma nova religião.

A evocação dos espíritos existe desde a mais remota antiguidade e a Bíblia está cheia de relatos. O espiritismo não é constituído somente de evocações. Ele traz em seu bojo a sublime interpretação dos ensinamentos cristãos dada por espíritos de escol, de grande elevação moral. As evocações são, quando necessárias, para instrução e para ajudar as almas encarnadas ou desencarnadas, pois, não evocamos espíritos somente para satisfazer a curiosidade de ninguém e nem para nos distrair. A doutrina é séria e não brinca com o que vem de Deus.

17) Dogmatiza que não há anjos, mas apenas espíritos mais evoluídos e que eram homens.

Somente quem não conhece é capaz de afirmar tantas coisas imprecisas e insistentes.
Os anjos nada mais são que espíritos da mais alta escala. São, por assim dizer, espíritos depurados, quintessenciados. Todos hão de chegar lá, embora seja difícil de se aceitar ou compreender, posto que é mais fácil crer em milagres, em artigos de fé, do que nesse tipo de ensinamento, a não ser quando se estuda da Doutrina com solicitude.

18) Dogmatiza que não há demônios, mas apenas espíritos imperfeitos, mas que alguma vez alcançarão a perfeição.

A impressão que eu tenho é que alguém ou algum grupo de pessoas, uma entidade ou organismo qualquer, nos primórdios da civilização, inventou o demônio para inculpá-lo de seus vícios, de suas falhas, pois este ente ojerizado por todos, segundo se crê, é a causa de todos os males da humanidade. Tudo quanto não presta é de responsabilidade do Demônio e eu francamente, às vezes tenho piedade do desventurado.
Não algumas vezes, mas, estes seres imperfeitos sempre hão de alcançar a perfeição, uns antes, outros depois, dependendo que do que fizerem do seu livre arbítrio. Esses ensinamentos não nos são impostos, são revelados. A nossa fé é raciocinada, não forçada.

19) Nega esta verdade fundamental da fé cristã e dogmatiza que Cristo era apenas um grande médium e nada mais.

Nunca tinha visto tanta acusação infundada em toda minha vida! O que é uma verdade fundamental de fé? Algo que a Igreja determina que se deve cumprir? Vejam o que se segue:

“O Espiritismo e a Igreja Católica

A DOUTRINA SOBRE A REDENÇÃO

"É pelo sangue de Jesus Cristo que temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo a riqueza de Sua graça que Ele derramou profusamente sobre nós", explica São Paulo aos Efésios (1,7). Nossa Redenção pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus é outra verdade fundamental da Fé Cristã.* Nisto consiste propriamente a "boa nova" ou os "Santos Evangelhos". Mas nem esta verdade tão central entra no credo espírita de Allan Kardec. Segundo ele, cada um deve ser seu próprio redentor através do sistema de reencarnações.”
*Grifo nosso.
In: Comunidade da Bíblia Católica.
(http://bibliacatolica.ning.com/forum/topic/show?id=2214933%3ATopic%3A97935&page=1&commentId=2214933%3AComment%3A97937&x=1#2214933Comment97937).

É interessante observar que somente alguns tópicos, alguns trechos evangélicos são evidenciados, destacados. Estes são os artigos de fé católicos. O restante do que disse Jesus não é mostrado e nem enfatizado. A isso chamam de verdades fundamentais. Ora, quem lê ou leu desapegadamente, sem fanatismo, todos os livros do Novo e do Velho Testamento, jamais aceitará essas imposições da fé e olhe que não estou pedindo para que ninguém seja espírita. Aconselho simplesmente que se instruam através de estudos e pesquisas em qualquer assunto, religioso, filosófico ou científico. Hoje sou espírita porque descobri no Espiritismo as respostas que eu procurava na própria Bíblia e não pude encontrar; busquei também em outras religiões e não achei. Só descobri misticismos.
São ensinadas certas pseudo-verdades às pessoas que aceitam tudo sem contestar, desinformadas, que não tem interesse de se instruir e que aceitam tudo cegamente. Se o cristão de qualquer seita se instrir apegando-se à forma e não à letra, aprenderá por si só que as coisas não são do jeito que pensávamos que fosse. Quando ele, ao ler o Livro Sagrado descobrir que certas verdades incontestes proclamadas pelos pregadores não estão inseridas na Bíblia de sua crença, tamanha será sua decepção, como aconteceu comigo.
(Continua...)

Postar um comentário