ACADEMIAS



Se existe um segmento de prestação de serviço que vai de vento em popa, é o das academias de ginástica, que estão sempre lotadas de gente amante do fisiculturismo ou mesmo aqueles que procuram simplesmente “malhar”, embora não percebam que estejam trabalhando pesado, e o que é pior, pagando caro para se “manter em forma”

Não me interpretem mal, por favor, porque não tenho nada contra nem às academias e nem ao seu público alvo. Quero apenas emitir minha opinião a respeito do caso, porque todos nós temos a nossa academia particular e não nos damos conta disso. A realidade é que, se nos dispuséssemos a fazer as tarefas caseiras como varrer, lavar, passar, etc., não teríamos que pagar uma empregada doméstica e não nos obrigaríamos a praticar exercícios físicos, notadamente as donas de casa. Nós mesmos faríamos tal serviço, economizaríamos alguns trocados e, o mais importante, mantendo-nos a forma.

Não é necessário comprar aparelhos de ginástica quando nos dispomos a enfrentar a fera temida por todas senhoras e senhores que também devem dar a sua contribuição, quando estes não têm um trabalho formal, fora do lar.

Agora, manter a forma pagando, simplesmente por orgulho e vaidade, é apanágio de uma sociedade que ainda não aprendeu a conviver com o progresso e não assimilou que o trabalho é uma necessidade primária, tão essencial quanto a alimentação.

Evidentemente que as descobertas da ciência acontecem para melhorar as condições de vida do homem no planeta, mas isso não significa que temos de viver na ociosidade, engordando como animais preparados para o abate, fazendo dietas absurdas, tomando todo tipo de medicamento paliativo, que, a bem da verdade, não fazem o efeito esperado e nos alimentado de massas, cereais e outras comidas que, segundo seus vendedores, fazem milagres, os quais aproveitam a deixa para garantir uns cobres a mais em suas contas bancárias.

Essas facilidades da ciência são para suprimir o excesso de esforço e não para nos liberar definitivamente da carga de labor que nos é imposta pela própria vida, uma lei do Criador que está inserida no Gêneses, cap. 3, versículo 19 que diz: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, ...”

Postar um comentário