Toyota anuncia construção de fábrica de motores no Brasil

Plantão

Com informações da Agência Brasil - 09/08/2012

Motor nacional

O presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, anunciou a construção de uma fábrica de motores no Brasil, em Porto Feliz (SP), com previsão de R$ 1 bilhão em investimentos e criação de 600 empregos.

Ele reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Toyoda está no Brasil para inauguração da nova fábrica da montadora, em Sorocaba (SP).

Com a fabricação de motores no Brasil, a partir de 2015, os modelos Corolla e Etios, compacto que será lançado em setembro, terão índice de nacionalização de 85%, de acordo com o governo.

"Com quase todos os componentes fabricados aqui, podemos dizer que o Etios será um carro brasileiro feito para brasileiros. O aumento do índice de nacionalização é um sinal de gratidão e cooperação a mais com a sociedade brasileira", disse.

Etios

Toyota Etios hatch

 

O Etios começa a ser produzido hoje (9), com a inauguração da nova fábrica, e deverá ser lançado no mercado brasileiro na segunda quinzena de setembro, ainda com motor importado do Japão.

O preço ainda não está definido. A fábrica de Sorocaba, a terceira da Toyota no Brasil, custou cerca de US$ 600 milhões e vai gerar 1,7 mil empregos diretos.

De acordo com Hisayuki Inoue, diretor da empresa, a expectativa é produzir 70 mil veículos por ano na unidade que está sendo inaugurada.

A ampliação das atividades da Toyota no Brasil "visa a aumentar a produção local, já que o mercado brasileiro dá sinais de crescimento consistente", de acordo com comunicado da companhia.

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Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI308606-10142,00.html

Compacto chega ao mercado nas versões hatch e sedã; confira nossas impressões direto do Japão

Carina Mazarotto, de Gamagori (Japão)

Versões hatch e sedã do Etios chegarão juntas e preços deverão variar de R$ 33 mil a 50 mil

Nem os protocolos orientais esconderam a ansiedade dos executivos da Toyota em lançar seu primeiro compacto no Brasil. O Etios foi revelado nessa quarta-feira à imprensa brasileira, no Japão, ainda sob clima de mistério: pairam no ar as informações de potência e torque dos motores, opções de configurações e preços.Tudo para blindar a concorrência.

Mas pode esperar: o Etios, que começa a ser produzido na nova fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), chega ao mercado em setembro, nas versões hatch e sedã. Para o hatch, serão oferecidos motores 1.3 e 1.5 flex, ambos 16V, enquanto o três volumes terá apenas o 1.5. Os dois, por enquanto, só serão oferecidos com câmbio manual de cinco marchas.

Etios hatch aponta em Gol e Palio como principais rivais; design ao vivo agrada

Para o hatch, a Toyota anuncia o VW Gol como rival direto, já que é o líder de mercado, além do Fiat Palio. Mas é o nome de outra fabricante que não sai da cabeça dos executivos. "Como vocês devem saber, a Hyundai vai lançar um novo carro no segundo semestre", comentou Isami Nishimura, responsável pelo projeto Etios, referindo-se ao compacto HB. Já o sedã enfrentará modelos como Logan, Fiat Siena e Chevrolet Cobalt. Os preços devem variar de R$ 33 mil a R$ 50 mil.

Não parece o modelo indiano?

Em relação ao design (que é melhor ao vivo) é praticamente o mesmo em relação ao Etios lançado no ano passado, na Índia. Mudaram detalhes sutis, como a grade do radiador, calotas, spoiler traseiro e alguns materiais, como o tecido dos bancos. Além disso, o hatch nacional obteve melhoria de 15% na rigidez torcional em relação ao indiano.

Projeto foi feito para ser barato, por isso não investe muito em acabamento

Acabamento

"Uau, é o Etios!". Essa foi a frase inspiradora do marketing da Toyota ao criar a campanha publicitária. Na nomenclatura do carro, a Toyota trocou o "i" do nome por um ponto de exclamação, com a intenção de surpreender os consumidores. Mas é bom recapitular: o Etios não é Corolla, nem carro premium. Foi feito para ser barato - e isso explica muita coisa, como a simplicidade no acabamento (mesmo considerando que as versões avaliadas eram de pré-série).

O plástico rígido das portas salta aos olhos. Algumas peças apresentam fragilidade, como a pequena aba que protege a entrada USB do sistema de som. O tecido dos bancos é simples, sem qualquer tipo de refinamento. Sem contar o porta-luvas que, apesar de ter capacidade para 13 litros, tem tampa muito grande, que atrapalha o movimento do braço até o fundo do compartimento.

Motor 16 válvulas demora um pouco para encher de fôlego em algumas retomadas

Velocímetro e conta-giros ficam no centro do painel (e não atrás do volante), item que parece aparentar modernidade, mas desvia a atenção do motorista. E ali também há um display digital, quase imperceptível: a tela, que traz dados do hodômetro e tanque de combustível, é muito pequena, de difícil leitura.

Dirigibilidade

O contato com o Etios foi curto: apenas algumas voltas em um autódromo, em condições limitadas. Ainda assim, deu tempo de se encantar com a suspensão firme e a bom comportamento do carro em curvas. O carro é bem acertado, tem direção objetiva. Efeito das 16 válvulas, o motor demora um pouco para ganhar fôlego em algumas retomadas. O hatch em exibição tinha pneus 175/65 R14, enquanto o sedã 185/60 R15. Segundo a Toyota, o Etios hatch equipado com motor 1.3 acelera de zero a 100 km/h em 11,9 segundos (com etanol), e chega a fazer até 9,54 km/l na cidade.

Espaço é bom mesmo para três adultos sentados no banco de trás

Espaço

O sedã acomoda bem os passageiros e o espaço é bom, mesmo com três adultos sentados no banco de trás - há apenas dois encostos de cabeça laterais para eles. Mas os mais altos não batem a cabeça no teto e tem espaço livre para as pernas. O assoalho é quase plano, sem o túnel central, o que facilita a vida de quem viaja no meio. O Etios sedã tem capacidade para transportar até 595 litros no porta-malas, um dos melhores do segmento.

A fábrica de Sorocaba já está preparada para trabalhar com capacidade produtiva de 70 mil veículos por ano, número que a Toyota deseja atingir no primeiro ano completo de produção. Mas a empresa já tem licença ambiental para produzir 400 mil carros - além de hatch e sedã, a fábrica também pode servir para a chegada dos novos compactos derivados da plataforma B, como anunciou o vice-presidente da marca,Yukitoshi Funo, ao falar dos próximos oito modelos voltados aos países emergentes.

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