Processadores e SO de 32-bit não trabalham com mais de 4GB de RAM

imageMito #3: Processadores e sistemas operacionais de 32-bit não trabalham com mais de 4GB de memória RAM

Entenda como processadores e sistemas operacionais x86 de 32-bit não apenas podem trabalhar com mais de 4 GB de memória, como podem fazê-lo desde o Pentium Pro!

Por Ladislau Freitas em 15/Ago/2012

 

A conta é simples. Cada bit pode representar dois estados distintos: ligado e desligado.

Então, em um processador 32-bits temos:

232 = 4.294.967.296 posições de memória.

Cada posição de memória corresponde a 1 byte (8 bits). Ao conjunto de 1024 bytes, dá-se o nome de kilobytes (kB). Logo:

4.294.967.296 / 1.024 = 4.194.304 kilobytes (kB)

Ao conjunto de 1024 kilobytes, dá-se o nome de megabytes. Então:

4194304 / 1024 = 4096 Megabytes (MB)

E, finalmente, ao conjunto de 1024 megabytes, dá-se o nome de gibabytes (GB).

4.096 / 1.024 = 4 Gibabytes (GB)

Sim, este é o limite físico de endereçamento de memória para um típico processador de 32-bits.

Porém, nos idos de 1995, a Intel lançou o revolucionário processador Pentium Pro, que extendia o endereçamento físico de 32 para 36 bits. Em teoria, isso permitia endereçar até 64 GB de memória RAM em computadores equipados com estas CPUs, mesmo que o processamento em si, fosse feito em 32 bits. Este esquema passou a ser conhecido como PAE (Physical Address Extension) e todos os processadores das gerações posteriores passaram a incluí-lo.

Porém, para se fazer uso de todo este potencial de endereçamento de memória, deve-se, obrigatoriamente, utilizar um sistema operacional capaz de trabalhar no modo PAE, caso contrário, toda memória além dos 4GB não será utilizável. Atualmente, todos os sistemas operacionais modernos são capazes de operar no modo PAE em processadores de 32-bits com este suporte. FreeBSD, Linux e Mac OS X (para processadores Intel) suportam o PAE sem grandes problemas. A confusão mesmo é com o Windows...

Windows 32-bits e o limite de 4GB de memória RAM

Teoricamente, usuários do Windows não deveriam recorrer às versões de 64-bits do sistema para poder utilizar mais do que 4GB de memória RAM, já que as versões de 32-bits do sistema suportam o PAE desde o Windows 2000.

Porém, segundo Geoff Chappell, um renomado analista de software, o limite de 4GB existe não por uma questão técnica das versões de 32-bit do sistema, mas porque a Microsoft não licencia estes sistemas para utilizar mais do que esta quantidade memória. A afirmação tem sua razão de ser: as versões de 32-bit do sistema destinadas a servidores (Windows 2000/2003/2008 Server) todas suportam mais do que 4GB de RAM e, essencialmente, não diferem, no núcleo, de seus irmãos para Desktop (2000, XP, Vista e Seven).

Fellow Mark Russinovich, um técnico da Microsoft, afirma que há uma outra razão para a imposição do limite de 4GB para as versões "Desktop" do sistema: a instabilidade de alguns drivers de dispositivo quando instalados em posições de memória acima dos 4GB.

Independente da razão, a limitação está lá e, mesmo ativando o modo PAE, as versões Desktop do Windows não são capazes de trabalhar com mais de 4GB de memória RAM. No máximo, corrigem a irritante informação de que o sistema tem 3.2, 3.5, 3.8 GB de memória RAM ou algo do tipo.

Aliás, este "report" ocorre por que o Windows reserva parte do endereçamento da memória para a placa de vídeo e para outros dispositivos que requerem memória.

Ativando o modo PAE no Windows

Em versões anteriores ao Windows Vista:

1. Abra o arquivo C:\BOOT.INI. Ele deve contar algo parecido com isso:

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Micro soft Windows XP Professional" /fastdetect

2. Duplique a última linha de modo a se parecer com o seguinte:

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Micro soft Windows XP Professional" /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Micro soft Windows XP Professional -PAE-" /fastdetect /PAE

Ao duplicar a linha, quando você fizer boot novamente no sistema, você poderá escolher entre o modo normal e o modo PAE. Assim, você pode verificar se, após incluir o parâmetro, se o sistema apresenta algum tipo de instabilidade.

Em versões posteriores ao Windows Vista:

1. Abra o prompt de comando no modo administrador e digite:

BCDEDIT /set PAE forceenable

2. Pressione [ENTER]

Fazendo o Windows 32-bit trabalhar com mais de 4GB de memória RAM

Existem alguns "patchs" na Internet que prometem desbloquear esta limitação. Como não se trata de nada oficial, a aplicação dos mesmos fica por sua conta e risco. Um deles foi criado por um grupo hacker Russo e serve apenas para o Windows 7. Você pode encontrá-lo "aqui". O outro, serve tanto para o Windows Vista quanto para o 7 e pode ser acessado aqui.

Para conhecer outros mitos, visite:

Caçadores de Mitos

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/mito-3-processadores-sistemas-operacionais-de-32-bit-trabalham-de-4gb-de-memoria-ram.html#ixzz23x9o14kd

Postar um comentário