O “mistério” da Escada da Capela Loretto

Minha opinião

clip_image002

Dia 05/09/11 recebi este e-mail qeu circula pela rede e já o havia recebido antes, não sei a data, há cerca de dois anos, talvez.

O fato aguçou-me a curiosidade de conhecer um pouco mais a respeito do assunto, então adentrei às malhas virtuais da rede mundial e encontrei alguns sites discorrendo sobre o caso.

Não conheço a escada; nunca tive oportunidade de vê-la. Porém, pelos relatos expostos na internet e pelos textos e fotos que nos enviam dá pra se ter uma idéia, embora embaçada, da real situação.

Se realmente o milagre existiu, por que não apresentarem provas documentais? Por que não se submetem aos métodos de investigação científica para elucidar de vez o virtual milagre? Quais foram os engenheiros, cientistas e arquitetos que afirmaram não entender porque a escada é fixa e rija, sem que se sustente em estrutura sólida, como um eixo, por exemplo? Por que somente depois de construído o pavimento superior, é que sentiram falta de uma escada? Por que a restrição de acesso à parte superior da esca? Muito estranho! E, notem bem, ao invés de cobrarem explicação do construtor, o que seria mais obvio, acharam melhor rezar pra São José, que, diga-se de passagem, não tinha nada a ver com o caso. Ou seja, o milagre era tido como certo!

Ainda sobre o assunto, vejamos o trecho que se segue, encontrado no site Ceticismo.net:

“Obviamente, todo e qualquer material tem seus pontos fortes e fracos. Assim, visando manter a integridade estrutural da escada, diminuindo qualquer possibilidade de risco, fecharam o acesso ao patamar superior desde a década de 1970. Tirar foto na base da escada é permitido, mas só isso. Assim, até escada de papel fica em pé”.

Sem querer acusar ninguém levianamente, até porque não sou digno de atirar a primeira pedra, os “250 mil visitantes por ano procuram a capela em busca de uma resposta” devem deixar na cidade um bom lucro em pousadas, hotéis e restaurantes e no comércio de um modo geral, sem contar o quinhão que toca para a igreja que não é besta para expor suas relíquias e preciosidades sem auferir nenhum lucro. Todos saem ganhando e por esse isso mesmo, ninguém da cidade vai por em xeque a idoneidade da milenar Santa Madre Igreja.

O sensato é que existem muitas perguntas que podem ser feitas, posto que a estória não esteja bem contada, carecendo de mais algumas explicações convincentes.

Ora, o homem contemporâneo ainda é muito carola em matéria de religião, seja ela qual for, que acredita cegamente não só nos textos “sagrados” e nos “milagres”, mas também em lendas e superstições e tudo mais que a imaginação pode inventar, sem contar que ainda existem aqueles mais exaltados capazes das piores atrocidades em nome da fé, mesmo depois de mais de dois milênios haverem sido transcorridos após o nascimento do Redentor e não obstante os seus sublimes ensinamentos.

Quer assistir o progresso de uma região qualquer sem o concurso dos homens políticos? Invente um milagre. Como resultado, tem-se a ocorrência de incontáveis caravanas convergindo ao local em peregrinação na busca de cura para os seus males e de soluções para todo tipo de problema. Se o leitor ainda tem dúvidas, lance um olhar sobre todos os lugares aonde o povo vai em romaria. E não precisa ser um milagre católico. Quando se tem a notícia de um pastor evangélico, um rezador, um curador, em suma, um milagreiro qualquer em determinado local, as pessoas com necessidade de algo que alivie o seu sofrimento e que tomam conhecimento do fato, para lá se dirigem na primeira oportunidade.

Ainda há o caso de pessoas carismáticas como padres, pastores evangélicos, pregadores diversos, cantores, etc., que atraem multidões para ouvi-los, extasiados que ficam pelo seu canto ou preleção. Dentre estes, alguns fazem as vezes dos grandes astros pops da mídia nacional, deles chegando a cultivar certos hábitos como o de exigir regalias em suas permanências e apresentações.

Dinheiro é bom, é necessário, todo mundo gosta e precisa. Todo templo religioso necessita de manutenção, limpeza, luz, água, tudo que uma casa comum precisa e é natural que o fiel colabore com uma quantia que não lhe pese no orçamento. Porém, cobrar 10% de tudo que este percebe, mesmo sendo no jogo ou algum ganho extra qualquer, é exigir demais!

Para ilustrar o que escrevo, aqui em minha cidade houve o caso em que um cidadão membro de uma igreja que não sei dizer qual era, apenas correu o boato, que foi sorteado numa compra premiada, levando pra casa uma boa quantia. O pastor da sua congregação, sabendo da boa nova, deslocou-se à residência do referido prosélito para cobrar o percentual devido à igreja. Não sei como ficou o restante da estória.

Para finalizar, não tenho nada contra a crença de ninguém. Todos tem seu livre arbítrio para usar à vontade. Quero apenas dizer que o homem astucioso é capaz de inventar qualquer coisa para enganar a boa fé dos seus semelhantes, inclusive milagres.

Antromsil

(07/09/2011)

Postar um comentário