A Escada Misteriosa da Capela Loretto
Mistérios e lenda – versão cética
http://www.conhecimentohoje.com.br/Escada_capelaloretto.htm
Em outubro de 2008 recebi um email com um arquivo .pps anexo contendo 14 slides sobre a questão da escada “miraculosa” da Capela Loretto. O texto que acompanha as imagens é o seguinte:
“Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos. Lá, um mistério que já dura 130 anos e que atrai cerca de 250 mil visitantes por ano. Destino: Capela Loretto.
O que torna a capela diferente de todas as outras é que a personagem do suposto milagre ocorrido nela é uma escada.
A capela foi construída no final do século 19. Quando ficou pronta as freiras sentiram falta de uma escada que as levasse até o pavimento superior. Elas passaram 9 dias rezando para São José, que era carpinteiro. Um desconhecido bateu na porta da capela no último dia. Disse que era carpinteiro e que poderia dar conta da tarefa. Ele construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria. Ninguém sabe como ela ficou de pé. A escada não tem suporte central. Depois, o carpinteiro, que não usou prego nem cola para construir a escada, sumiu sem deixar vestígios. Nem esperou para receber o pagamento.
Uma lenda nasceu na cidade de Santa Fé, que passou a acreditar que o carpinteiro na verdade era São José, enviado por Jesus Cristo para atender as súplicas das freiras. Desde então, a escada passou a ser chamada de “milagrosa”, e virou ponto de peregrinação.
Há três mistérios aqui, explica o porta voz da capela : o primeiro mistério é que não se sabe até hoje, quem é o homem que construiu a escada. O segundo mistério é que arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra. E o terceiro mistério : de onde veio a madeira ? Já fizeram análises e não existe nada parecido em toda a região.
Um detalhe só reforçou a crença no suposto milagre : a escada tem 33 degraus, a idade de Cristo.”
Como o email sugeria que o assunto era para ser levado a sério (?!), escrevi um comentário e o enviei à pessoa que me mandara o arquivo:
Esta matéria sobre a “escada misteriosa” da Capela Loretto é tão claramente tendenciosa que dificulta uma análise objetiva, mas vamos tentar.
1) A música: Bem escolhida para provocar uma resposta emocional. Uma visão emocional da mensagem sem dúvida dificultará uma análise racional. Pode-se zerar o volume do som para evitar tal influência.
2) Para começar, toda a história (ou lenda) pode ser posta em dúvida, isto é, a escada na realidade pode fazer parte da estrutura original. Existe prova de que a escada foi acrescentada após a igreja ter sido concluída ? Porque construir um pavimento superior sem uma escada de acesso ? Pode-se notar que os elementos verticais da balaustrada do pavimento superior são idênticos ao da escada.
3) O fato da escada ser uma obra-prima de carpintaria e se sustentar sem um pilar central nada tem de miraculoso. As fotos não permitem uma análise detalhada, mas podemos supor fixações no piso da igreja e no pavimento superior. Um elemento de fixação que parece de ferro batido pode ser visto ligando a escada a uma das pilastras. A escada parece apoiar-se também na parede lateral, mas não dá para ver se existe algum elemento de fixação.
4) O carpinteiro não usou pregos nem cola : Nada de extraordinário, pois o uso de encaixes e cavilhas é bem conhecido há séculos. Um mestre carpinteiro podia construir estruturas como o inteiro vigamento de um telhado, que dispensavam completamente cantoneiras de ferro e outros reforços (Ver Nota 1).
5) Os três mistérios segundo o porta voz da capela (notar que essa pessoa não pode ser considerada imparcial, suas informações tem valor questionável).
a) Não se sabe até hoje quem é o homem que construiu a escada : Como essa afirmativa faz parte da própria lenda, não tem valor objetivo, nada acrescenta. Se não existe registro das pessoas que trabalharam na construção da igreja, nada se pode afirmar. E se o carpinteiro quis permanecer anônimo e não cobrou pelo serviço, isso é indício de uma intervenção sobrenatural ?
b) Arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra : Pura tolice, quem são esses arquitetos e engenheiros ? Qual o profissional que se comprometeria dando uma opinião tão superficial ? E um cientista então ? Nem pensar. O correto seria disponibilizar um laudo técnico atestando que a escada se mantém de pé e suporta o peso das pessoas contrariando as leis físicas. O laudo poderia ser pedido a um especialista em estruturas, de uma Universidade por exemplo.
c) De onde veio a madeira ? Já fizeram análises e não existe nada parecido em toda a região : Neste caso um laudo técnico também seria necessário, isto é, todas as peças de madeira da igreja teriam que ser examinadas e não apenas a escada. Se para a construção da igreja, a madeira da região não foi considerada satisfatória, toda a madeira utilizada ou parte dela pode ter sido trazida de fora.
Mas porque a Igreja iria se preocupar com laudos técnicos e outras complicações, se uma lenda ingênua atrai tantas pessoas ? E porque correr o risco de estimular as pessoas a pensar ?
6) A escada tem 33 degraus, a idade de Cristo : Nada de mais que alguém tenha tido a idéia de usar um número de degraus com valor simbólico para os cristãos, em se tratando de uma escada dentro de uma igreja.
7) Ao analisar um caso específico como esse, é preciso cuidado para não se perder em questões subjetivas. Do ponto de vista da Ciência, não faz sentido discutir se milagres podem acontecer ou não. Não cabe à Ciência decretar o que é ou não possível, a Ciência é a busca do conhecimento. Mas os cientistas devem trabalhar segundo determinadas “regras” que constituem o “método científico”. Tal método permite que acadêmicos do mundo inteiro analisem de forma rigorosa e objetiva o trabalho feito por outro, e até dupliquem os experimentos realizados. E o ônus da prova é sempre de quem apresenta a hipótese, nunca o contrário. Portanto, se alguém afirma que um milagre aconteceu, tal afirmativa só terá significado perante a Ciência, se provas objetivas forem apresentadas, e que possam ser analisadas pelo método científico.
Citando o escritor Isaac Asimov : “O que os cientistas fazem é trabalhar segundo o pressuposto de que não existem forças sobrenaturais. Eles não levam em conta nenhuma força caprichosa em sua análise do Universo. Estabelecem um número mínimo de generalizações (erroneamente chamadas de “leis naturais”) e pressupõem que nada acontece ou pode ser induzido a acontecer fora do âmbito dessas leis. O avanço do conhecimento pode determinar a necessidade de se modificarem as generalizações aqui e ali, porém elas jamais assumem um caráter caprichoso.”
Conclusão : Pode parecer perda de tempo analisar detalhadamente uma história fantasiosa como essa, mas trata-se de um bom exemplo. Informações tendenciosas e incompletas podem infelizmente influenciar o público desavisado, e essas “desinformações” circulam livremente em todo tipo de mídia, num bombardeio constante sobre as pessoas. Seria importante que todas as mensagens (ou qualquer texto) fossem lidas de maneira crítica e atenta, de modo a separar o conteúdo de informação válida do mero “ruído”. No caso presente, TODA a mensagem foi elaborada de modo a atacar pelo lado emocional, místico, são ressaltados os aspectos mal explicados (intencionalmente ?) e por isso mesmo misteriosos, como se algo além das leis físicas tivesse acontecido. Mas nenhuma evidência sólida é apresentada para corroborar tal ponto de vista, nada que se possa levar a sério.
Poderia ser divertido colocar alguns argumentos dentro da linha “mística”, fugindo a uma análise mais séria. Por exemplo, se Jesus Cristo queria atender às freiras realizando um milagre, porque enviar São José para construir a escada, já que Ele poderia simplesmente materializar a escada pronta no lugar ?
Veja mais nos links :
ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/a-escadaria-de-loretto-desmascarada
www.csicop.org/si/show/helix_to_heaven
Nota 1 : Imagens do vigamento de um telhado de antigo Monastério de Carmelitas (atualmente um museu) na cidade de Saint-Denis, França. A estrutura é toda montada com encaixes e cavilhas de madeira, não há qualquer peça metálica
1 Comentário
Acho engraçado vc fazer suas "análises" por meio de "eu acho", "pode parecer", "meio que". Como o inimigo é sujo. Vá lá pessoalmente antes de tirar suas conclusões, de "especialistas" o mundo já está cheio.
Postar um comentário