Como funciona: a pulseira do equilibrio e o fotossensor
http://como-funcionam.blogspot.com/2010/12/como-funciona-pulseira-do-equilibrio.html
Achei interessante publicar essas duas postagens do blog Como Funciona. A primeira mostra o quanto de tolos ainda temos em nós que damos crédito a toda idéia fantasiosa que aparece na mídia que nos mostra coisas boas e más deixando que cuidemos de filtrá-las para nosso proveito. A segunda, elucidativa, do ponto de vista da curiosidade, dá uma explicação sintetizada do funcionamento dos sensores de velocidade (pardais) que hoje empestam as nossas ruas, para nosso desgosto e deleite dos arrecadadores de impostos e multas. Antromsil
Quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Como funciona a pulseira do equilibrio
É incrível a criatividade do ser humano, quando eu penso que já vi tudo surge a mais nova e revolucionária invenção a pulseira do equilíbrio, vendida pelo nome de Power Balance.
Ao descobrir essa pulseira do equilibro assistindo televisão fiz a famosa pergunta. Como funciona a pulseira do equilíbrio?
Primeiramente a pulseira do equilíbrio promete, através de onda magnéticas geradas por um selo holográfico, equilibrar o centro de gravidade do seu corpo trazendo benefícios físicos e mentais. Alguns atletas já foram flagrados utilizando a referida pulseira do equilíbrio power balance, acreditando nos incríveis benefícios da pulseira. Pena que são atletas meio sem credibilidade como o Cristiano Ronaldo, Rubens Barrichelo e Neinar.
O absurdo se tornou tão grande que até mesmo o Fantástico foi investigar os benefícios das pulseiras do equilíbrio, na verdade querendo incrementar o Ibope com a fama delas. Enfim chegou-se a conclusão nenhuma, o selo holográfico é o mesmo utilizado em seu cartucho de tinta para comprovar a autenticidade, não emite absolutamente nada, quando mais de forma ordenada para trazer algum benefício para saúde*. Não existe nenhuma comprovação científica para os benefícios da pulseira do equilíbrio. A única explicação seria o psicológico, onde a pessoa acredita tanto que a pulseira irá melhorar a sua qualidade de vida que ela realmente melhora.
Pra mim essa história é a mesma coisa daquelas pulseiras do sexo, que tinham várias cores e cada uma com sua finalidade.
Até a moda passar muito dinheiro o seu criador irá ganhar, palmas para ele, enchendo o bolso de dinheiro com a pulseira do equilíbrio que não funciona.
-----------------------------------------
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Como funciona o controlador de velocidade tipo pardal
Existem alguns tipos diferentes de controladores de velocidades utilizados pela fiscalização de transito e eles funcionam de forma diferente. Venho aqui explicar o funcionamento dos controladores tipo pardal.
Os pardais possuem 3 sensores colocados no asfalto, antes ou depois do poste onde está localizada a câmera, para tirar a foto da placa dianteira ou traseira.
No poste além da câmera, também tem o flash e uma caixa a prova de balas em que fica um microcomputador, onde roda um software para tirar e armazenar as fotos.
Existem alguns mitos nos pardais, como por exemplo, o flash em que algumas pessoas dizem que ao passar em alta velocidade viram o disparo, como uma máquina fotográfica comum. Mas acontece que esse flash é infra vermelho e o seu disparo nós não conseguimos enxergar.
Outra questão é com relação aos 3 sensores, o primeiro deles detecta a presença do veículo e sempre tira a foto, o segundo e o terceiro que medem a velocidade e então é decidido se a foto será armazenada ou deletada. Os sensores são em forma de indutores, por isso o seu formato quadrado no asfalto. Por ser indutivo, ele mede a variação quando uma massa metálica passa por cima, por isso que motos pequenas não são detectadas pelo pardal.
A demora para aparecer a multa na nossa casa é devido as fotos ficarem gravadas no HD do micro, esperando que os funcionários recolham as fotos indo diretamente ao equipamento. Existem alguns pardais que se localizam perto de postos policiais e que possuem uma antena, nestes casos as fotos são transmitidas sem intervenção humana, somente se o micro travar, o que acontece algumas vezes.
Deixem seus comentários e se não concordam com minhas explicações, fiquem a vontade.
*Grifo nosso.
Postar um comentário