Curso de Fotografia Digital – 6ª lição

Curso Foto Digital

Escrito por Christian Rocha

Índice do Artigo

Curso Foto Digital

1. O QUE É UMA FOTOGRAFÍA DIGITAL?

2. PORQUE OPTAR POR DIGITAL?

3. COMO FUNCIONA A CÂMARA DIGITAL

4. TIPOS DE CÂMERAS DIGITAIS

5. SENSORES DE IMAGEM

6. ARMAZENAMENTO DE IMAGENS

7. COMPRESSÃO E FORMATOS DE ARQUIVOS

 

6. ARMAZENAMENTO DE IMAGENS

CONTEUDO
Memória Removivel vs. fixa
Flash card
Estojos para memórias
Disco Optico
Temporario Armazenamento em HD Armazenamento

 

Com câmaras convencionais, o filme é usado tanto para captar como para arquivar a imagem. Com câmaras digitais, são dois dispositivos separados para exercer as duas funções. A imagem é captada pelo foto sensor, e armazenado em algum tipo de memória. Nesta seção analisaremos vários meios de armazenar as imagens.

Memoria removivel vs. fixa

Câmaras mais antigas, e as mais baratas, possuem memória interna que não pode ser removida, nem aumentada. Isso drasticamente reduz o número de fotos que podem ser batidas antes de ter que apagá-las, para criar espaço para novas.

Quase todas as câmaras modernas usam alguma memória removível, tipicamente flash, mas também micro-HDs, e até CDs ou DVDs graváveis. De qualquer forma, isso permite tirar uma mídia cheia e inserir uma outra. O número de fotos que se pode bater é limitado apenas à quantidade de memória disponível.

O número de imagens que cabe em uma memória depende de vários fatores, como:

· A capacidade da memória (em MB ou GB)

· A resolução em que as fotos são batidas

· A compressão digital usada

O número de fotos que podem ser salvas é importante, porque quando chega ao limite, você fica com pouca opção: ou apagua algumas fotos, ou deixa de fotografar. Quanta memória você precisa depende em parte em como você usa a sua câmara. Se, por exemplo, você ia bater 5 ou 6 rolos de filme durante as férias, é bom ter memória suficiente para armazenar o mesmo tanto de fotografias.

clip_image002

Mídia removivel permite que você troque a memória e coloque outra quando uma fica cheia.

As vantagens de memória removível são muitas:

  • Podem ser apagadas e reusadas
  • Permitem trocar uma cheia por outra com espaço disponível
  • Podem ser retiradas da câmara e ligadas diretamente ao leitor do computador

Memória Flash

Como o uso de câmaras digitais, PDAs e outros tem crescido, assim tem crescido a demanda de memórias. O que domina o mercado hoje são as memórias Flash, que usam chips eletrônicos para armazenar os dados. Apesar de que a memória flash é similar à memória que está dentro do seu computador, existe uma importante diferença: eles não precisam de energia para reter as informações nelas gravadas. Ou seja, as suas fotos ficam salvas na memória até que sejam apagadas.

Memórias Flash usam pouca energia, são compactas, e fisicamente resistentes. Além disso, são convenientes; é possível ter muita memória com você.

Um problema que existe hoje é que as memórias Flash existem em diversos formatos, os quais não são intercambiáveis. Uma vez que você possui várias memórias de certo tipo, você fica amarrado à câmaras que usam esse tipo de memória.

Até alguns anos atrás, o padrão de memória Flash era PCMCIA, ainda hoje usado em vários equipamentos profissionais. Porém, nas câmaras, o padrão dominante tem mudado várias vezes (sendo hoje SD). Os formatos populares hoje são:

  • Cartão PC
  • CompactFlash
  • SmartMedia
  • MemorySticks
  • xD-Picture Cards

Cada formato desses é usado por certos grupos de fabricantes de câmaras. Se algum deles, ou algum até hojé não inventado, acaba realmente dominado, ninguém sabe.

clip_image004

Cartão PCMCIA (ATA)

Cartões PCMCIA possuem a capacidade de oferecer mais memória, mas devido a serem maiores, tem sido usados mais em câmaras profissionais.

clip_image006
CompactFlash

 CompactFlash cards are generally the most advanced flash storage devices for consumer level digital cameras.

 

Terminologia Compact Flash

Como muitas tecnologias avançadas, o CF está avançando com mais rapidez que os termos que o descrevem. A associação CompactFlash (CFA) está tentando padronizar os termos, com intuito de evitar confusão.

Like many advanced technologies, CompactFlash is moving faster that the terminology used to describe it. The CompactFlash Association (CFA) is trying to standardize terminology to avoid confusion.

clip_image007Os slots CompactFlash que são de 3,3mm são denominados CompactFlash (abreviado CF) ou CompactFlash Tipo I (CF-I). Observe que qualquer CF não definindo o tipo, refere-se a Tipo I.

clip_image007[1]Os slots CompactFlash que são de 5mm são denominados CompactFlash Tipo II (CF-II). Os microdrives da IBM dominavam o mercado de CF-II.

SmartMedia

clip_image009

Cartões SmartMedia são menores que os CF

clip_image011

Memory Sticks da Sony

As memórias MemoryStick são usados principalmente em produtos da Sony.

clip_image013

xD-Picture Cards

O cartão xD-Picture Card™ é um dos menores do mercado. Geralmente usado em câmaras compactas, foram desenvolvidas pelas empresas Fuji e Olympus para substituir o SmartMedia.

Estojos para Memórias

clip_image015Os cartões de memória, devido ao seu tamanho, são fáceis de se perder. Uma maneira para ajudar a não perdê-las é de usar estojos especificamente feitos para memórias.

Armazenamento Óptico

Algumas câmaras usam um CD gravável para salvar as imagens. Essas oferecem a vantagem de que as imagens podem ser lidas por qualquer computador, sem risco das imagens serem apagadas.

clip_image017 A linha de câmaras Mavica da Sony's usa CDs para salvar as imagens.

Armazenamento Portátil

Porém, deviso ao tamanho, custo e peso, outros aparelhos podem oferecer mais vantágens.

A tecnologia de armazenamento portátil está avançando rápidamente. Esses incluem Notebooks e aparelhos especificamente feitos para amazenar dados. A maioria dos notebooks de hoje já incluem um leitor de memórias Flash, e podduem a vantágem de permitir vizualisar e trabalhar as imagens.

clip_image019Para usar um aparelho de armazenagem, basta inserir a memória, e transferir as imagens. Assim que estár no computador, as imagens podem ser transferidas para o mesmo, e logo transferido para ma mídia mais permanente, ou trabalhadas.

A tendência de hoje são os multifuncionais, que permitem salvar imagens, escutar músicas MP3, assistir filmes em DVD e mais.

Algumas perguntas chave quando estiver pesquisando armazenagem inermediata é:

  • Qual é a capacidade? Quanto é o custo por MB?
  • A unidade aceita as memórias que uso?
  • A unidade aceita os fortmatos de imagem que uso? Todos aceitam JPEG, mas formatos profissionais como Canon RAW ou o NEF da Nikon podem ser excuidos.
  • Suporta video e MP3? Suporta o formato de video de sua câmara?
  • Qual é a velocidade de transferência de dados? Quanto tempo demora para transferir as fotos do cartão?
  • A unidade pode ser acoplado a uma TV? Pode ser ligado diretamente a uma impressora?
  • Se pode ser conectado a uma TV, vem com controle remoto?
  • As imagens salvas podem ser visualizadas na tela?
  • As imagens podem ser ampliadas, ou giradas?

<< Anterior - Próximo >>

Postar um comentário