Como funciona a TV 3D?

Parte 1

por Jonathan Strickland - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução a Como funciona a TV 3D

A televisão, como a maioria das tecnologias, evoluiu muito desde a sua estréia. Primeiro, houve a mudança da TV preto-e-branco para a colorida. Depois, os fabricantes começaram a oferecer televisores em formatos maiores, usando vários métodos de projeção. Nas últimas duas décadas, nós vimos as tecnologias de LCD e plasma avançarem ao ponto em que você pode sair e comprar uma televisão de 61 polegadas (cerca de 155 cm na diagonal) e apenas alguns centímetros de espessura. E a televisão de alta-definição (HDTV) nos proporciona uma imagem tão mais vibrante e nítida que é quase como se você não estivesse olhando para uma coleção de pixels.

clip_image002iStockphoto

O entretenimento 3D chega aos lares. Mesmo com aparelhos de TV prontos para 3D, é necessário o uso de óculos especiais.

Então, qual é a próxima tecnologia em televisão.

Agora que você praticamente pode substituir uma parede com uma tela e assistir a filmes em alta resolução, para onde vamos? A resposta pode estar bem na sua frente - ou pelo menos parecer estar. Estamos falando sobre a televisão 3D.

O público teve o primeiro vislumbre da tecnologia 3D em 1922 com o lançamento de "Power of Love". Se ele achou que era uma coisa curiosa ou não está perdido na história. Mas aquilo começou uma fascinação um tanto cíclica com o filme tridimensional.

clip_image004Philips/Divulgação. Toda uma nova geração de tevês, como o modelo Quad Full Autosteroscopic 3D HD, da Philips, começa a chegar ao mercado consumidor sem a necessidade de usar óculos

O próximo grande boom em 3D aconteceu nos anos 50. Aquela era apresentou ao mundo dezenas de filmes B que se basearam pesadamente em dispositivos estranhos. Produtores de filmes queriam encontrar meios de atrair o público de seus televisores para os cinemas. Seus estratagemas variavam de instalar pratos vibratórios nas poltronas do cinema para simular um choque elétrico a deslizar por cima da platéia um esqueleto inflável durante o filme. Comparando, usar um par de óculos ridículos é até bem comportado.

Vários episódios e especiais para televisão apareceram em 3D. Há também um mercado para DVDs 3D. Para a maioria, o 3D não tem grande impacto na indústria do entretenimento doméstico. Mas se algumas das mais populares demonstrações da CES 2009 forem bons indicadores, num futuro muito próximo nós conseguiremos alcançar as imagens que saem das telas de nossas tevês.

Vamos aprender um pouco mais sobre como nós percebemos os objetos em três dimensões.

http://eletronicos.hsw.uol.com.br/tv-3d.htm

Notícias

1 - TV 3D ENFIM CHEGA AO BRASIL

clip_image006 Os primeiros aparelhos de TV 3D começam a chegar às lojas brasileiras nos próximos dias. O conteúdo em 3D ainda é escasso e os preços da TVs, que devem ficar entre R$ 7 mil e R$ 15 mil, não são muito convidativos. Mas quem é fã de novidades tecnológicas já poderá pelo menos ter um gostinho do mundo 3D em lojas especializadas.

Telas de 52 e 60 polegadas. Modelos dessa série vêm com dois óculos e têm tela com inclinação de seis graus. Lançamento em agosto. Sem preço definido.

2 - TVS 3D EM TODAS AS CASAS EM 3 ANOS, SERÁ?

clip_image010

Por: admin em: 9 de julho de 2010

A Ubisoft prevê que uma televisão 3D esteja presente em todas as casas daqui a três anos.

“Nós somos grandes fãs do 3D. Fomos a primeira editora a criar um jogo 3D adequado com o Avatar no ano passado. Estava à frente do seu tempo em muitas maneiras porque a tecnologia estava na sua infância e não podias comprar uma TV 3D” disse Murray Pannel, chefe de marketing no Reino Unido.

“Na verdade penso que é uma tecnologia que está a chegar. Não podemos ignorá-la. Vai começar lentamente neste ano. Mas como as HDTV, não excluiria o facto de que isto vai estar instalado na sala de estar de toda a gente dentro de três anos”.

Para além da Sony, a Ubisoft é uma companhia que também vai investir no 3D.

“Estamos a mostrar Shaun White Skateboarding em 3D. Mostrámos o Avatar. Temos outros jogos com a funcionalidade 3D incorporada. Está a chegar. Mas não vai acontecer neste ano.”

Certamente que daqui a três anos o preço da televisões 3D estarão mais acessíveis, mas é pouco provável que toda a gente adira a esta nova tecnologia, especialmente em se tratando de Brasil.

3 - NOVA TV DA TOSHIBA DISPENSAM OS ÓCULOS PARA SIMULAR O 3D

clip_image011 A tecnologia “Parallax Barrier” já era utilizada em gadgets que quisessem criar o efeito 3D sem a necessidade de óculos. No entanto, ela ainda não tinha sido transportada para os maiores usuários das três dimensões, as TVs. A Toshiba acabou com essa história e acaba de anunciar os modelos 20GL1 e 12GL1, que dispensam os óculos para simular o 3D.

O efeito só funciona se o espectador estiver a pelo menos 90 centímetros de distância da tela. No modelo 20GL1, as imagens são exibidas numa tela de LCD com iluminação por LED de 20 polegadas. O televisor tem portas Ethernet, USB e HDMI, mas só consegue reproduzir filmes em até 720p, não chegando ao full HD.

O modelo de 12 polegadas tem resolução de 466 x 350 pixels e requer uma distância de pelo menos 65 centímetros entre o espectador e a tela. As especificações de tela e conexões são as mesmas do 20GL1, mas o 12GL1 também aceita cartão SD e funciona como um grande porta-retratos digital.

O 20GL1 custará 2.900 dólares e o 12GL1 sairá por 1.450 dólares, segundo o preço sugerido pela Toshiba. Eles chegam em dezembro ao Japão, mas ainda não há previsão para outros mercados.

Postar um comentário