ENCHENTES


É muito lamentável a situação em que se encontra a margem esquerda do Rio Acaraú depois das enchentes desse ano. As chuvas torrenciais, evidentemente, foram a causa principal, mas a imprevidência do homem contemporâneo que se acha bastante civilizado e sábio, - embora ainda tenha muito que aprender, - tem contribuído para embaraçar mais ainda a situação. A mãe natureza não perdoa e dá o troco e todos pagam um preço muito alto, embora não tenha contribuído diretamente para agravar a circunstância.

O assoreamento do rio pelas construções que foram feitas em seu leito tornou-se um fator multiplicador de complicação e se medidas não forem tomadas para solucionar de vez o problema o erário municipal será mais uma vez acionado para ali enterrar uma boa quantia do nosso suado dinheirinho, não somente agora mas, por seguidas vezes.

Nós que pagamos as contas, nunca somos consultados e idéias erradas e até mesmo absurdas são postas em prática apenas para satisfazer o egoísmo e a vaidade de pessoas descompromissadas com o povo e com a coisa publica.

Toda vez que tivermos um inverno rigoroso, em que haja abundância de chuva, vai ser a mesma coisa; o caso vai se perpetuar, a não ser que surja no cenário político sobralense um prefeito mais sensato e bastante ousado que encare o problema de frente, desfaça o que está feto e construa aterros elevadas em ambos os lados, canalizando o curso do rio em toda extensão do perímetro urbano, sem esquecer-se de dinamitar as pedras que existem na parte mais estreita e desapropriar as propriedades situadas em suas margens e assim executar uma obra da maior valia para resolver de vez o caso.

Eu sei que isto é quase impossível de ser realizado, mas, com fé e esperança, não custa nada sonhar.

Postar um comentário