Ditados e Expressões Populares–parte 1
Fonte: http://ressurreicao.com/index.php?option=com_content&view=article&id=31:ditados-populares&Itemid=97
Segue, abaixo, uma lista com vários ditos populares comumente usados em nossa linguagem cotidiana. Algumas dessas expressões dispensam comentários por encerrarem, por si sós, o seu verdadeiro significado. Outras, porém, carecem ser explicadas quanto à sua origem e significação, o que é feito como se segue e por ser bastante extensa será desmembrada em diversas postagens. Antromsil
Ditados e Expressões Populares
A corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco.
A curiosidade matou o gato.
A educação cabe em qualquer lugar.
A esperança é a última que morre.
A fome é a melhor cozinheira.
A fome faz sair o lobo do mato.
A justiça tarda, mas não falha.
A mentira tem perna curta.
A necessidade e a fome aguçam o engenho.
A necessidade é que faz o sapo pular.
A ocasião faz o ladrão.
A palavra é de prata, o silêncio é de ouro.
A preguiça é a mãe de todos os vícios.
A pressa é inimiga da perfeição.
A união faz a força.
A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS - Antigamente, as pessoas consultavam o deus Hermes, na cidade grega de Acaia, e faziam uma pergunta ao ouvido do ídolo. Depois o crente cobria a cabeça com um manto e saía à rua. As primeiras palavras que ele ouvisse eram a resposta a sua dúvida.
Abraço sem beijo é igual macarrão sem queijo.
ABRAÇO DE URSO - Um abraço significa demonstração de amizade e afeto. Já a expressão significa puro fingimento ou traição. É que é da natureza do urso fazer isso, só que, nessa hora, ele prepara é um ataque que pode levar a pessoa abraçada à morte.
ACABAR TUDO EM PIZZA - Uma das expressões mais comuns quando alguém quer criticar a política é: “tudo acabou em pizza.” Trata-se de quando algo errado é resolvido sem que ninguém seja punido e sem nenhuma solução adequada. O termo surgiu através do futebol. Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver alguns problemas e durante 14 horas seguidas de brigas e discussões, estavam morrendo de fome. Então, todos foram a uma pizzaria, tomaram muito chope e pediram 18 pizzas gigantes. Depois disso, foram para casa e a paz reinou absolutamente. Depois desse episódio, Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva, fez uma manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Daí em diante o termo pegou.
ACABOU-SE O QUE ERA DOCE – Como toda criança e alguns adultos gostam de doce, essa expressão é uma forma delicada de negar aquilo que pediram, ou dizer que terminou, aquilo que a pessoa estava gostando tanto. É uma maneira menos agressiva de dizer um retumbante NÃO. Exemplos: acabou-se as férias, o carnaval, o namoro, o dinheiro, etc.
ACORDO LEONINO - Um «acordo leonino» é aquele em que um dos contratantes aceita condições desvantajosas em relação a outro contratante que fica em grande vantagem. A sua origem vem das fábulas, onde o leão se revela como todo-poderoso.
ADVOGADO DO DIABO - Essa expressão teve origem na Igreja Católica. Quando um processo de santificação tem inicio, o Vaticano escolhe um de seus membros para investigar se os milagres atribuídos ao candidato são de fato verdadeiros. Essa pessoa passou a ser chamada, então, de advogado do diabo, pois iria trabalhar para comprovar algumas irregularidades e inverdades contra o candidato a santo.
AFOGAR O GANSO - Significa relação sexual; masturbação. É que no passado, os chineses costumavam satisfazer as suas necessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poderem sentir os espasmos anais da vítima.
AGORA É QUE A PORCA TORCE O RABO – Significa que se chegou a um ponto máximo da problemática de algum processo, seja qual for. É o momento mais difícil, mais crucial de um problema, O berço da expressão vem do comportamento instintivo dos suínos. Quando em estresse, na defesa de suas crias, eles enrolam ou torcem o rabo como sinal de sua fúria e partem para cima do agressor.
Água e conselho só se dão a quem pede.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
Águas passadas não movem moinho.
AMIGO DA ONÇA - Amigo falso, hipócrita. Conta-se que um caçador mentiroso, ao ser surpreendido, sem armas, por uma onça, deu um grito tão forte que o animal fugiu apavorado. Como quem o ouvia não acreditou, dizendo que, se assim fosse, ele teria sido devorado, o caçador, indignado, perguntou se, afinal, o interlocutor era seu amigo ou amigo da onça.
Amigos, amigos, negócios à parte.
ANDAR À TOA - Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está "à toa" é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar. O significado da expressão, por conseguinte, é andar sem destino, despreocupado, passando o tempo. Ou então uma pessoa sem determinação, que é comandada pelos outros.
Antes fanhoso que sem nariz.
Antes lamber do que cuspir.
Antes perder a lã que a ovelha.
Antes pingar do que secar.
Antes prevenir do que remediar.
Antes tarde do que nunca.
Aprende chorando e rirás ganhando.
ARCO DA VELHA – Uns dizem que a expressão tem origem no Antigo Testamento. Seria o sinal do pacto que Deus fez com Noé. Arco da velha seria uma simplificação de Arco da Lei Velha. Mas há também diversas histórias populares que defendem outra origem da expressão, como a da existência de uma velha no arco-íris, sendo a curvatura do arco a curvatura das costas provocada pela velhice, ou devido a uma das propriedades mágicas do arco-íris - beber a água num lugar e enviá-la para outro, pelo que velha poderá ter vindo do italiano bere (beber).
As paredes têm ouvidos.
BAFO DE ONÇA - A onça é um animal carnívoro e se lambuza na hora de comer a caça, por isso fede muito e sua presença é detectada à distância na mata. Devido a isso, o hálito fétido passou a se chamar popularmente de bafo de onça. Também significa o hálito de quem está (ou esteve) alcoolizado.
Barriga cheia pé na areia.
Postar um comentário