Diferença entre a Bíblia católica e a Protestante

Qual a diferença entre a Bíblia católica e a Bíblia “protestante”

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/catequese/crisma/apostila/01/imaculada/biblia/21.htm

Imagem: www.robsonrodovalho.com.br

Existe uma diferença quanto ao número de Livros. O Novo Testamento da Bíblia evangélica e o nosso são iguais = 27 Livros. Mas o Antigo Testamento da Bíblia evangélica ou protestante não possui 7 Livros que fazem parte da Bíblia Católica.

A Bíblia dos evangélicos não possui o Livro de Judite, Tobias, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, I Macabeus e II Macabeus. Além disso, o Livro de Daniel na Bíblia protestante, não tem os capítulos 13 e 14, e os versículos 24 a 90 do capítulo 3. Não tem também os capítulos 11 a 16 de Ester.

EXPLICAÇÃO:

Os judeus eram radicalmente nacionalistas. Por isso, achavam que Deus só poderia inspirar os Livros escritos na língua dos judeus, que era o hebraico e o aramaico. Achavam também que a Palavra de Deus só poderia ser escrita dentro do território de Israel, e até o tempo de Esdras.

Quando os judeus começaram a ser espalhar pelo mundo, logo após a destruição de Jerusalém (ano 70 d.C), eles mesmos viram a necessidade de traduzir o Livro Sagrado para o grego, que era a língua mais universal daquela época. E, nessa tradução foram incluídos esses 7 Livros (que estavam escritos em grego). Foi daí que surgiram as discussões. Os fariseus que zelavam pela pureza e conservação das escrituras Sagradas não quiseram aceitar esses 7 Livros como inspirados por Deus. Isso não quer dizer que tanto uma como a outra não são verdadeiras. Todas as duas são Palavra de Deus.

------------------------------------

A Bíblia se divide em Antigo e Novo Testamento. Testamento significa “aliança”.

O antigo testamento trata do começo da humanidade até Jesus Cristo, trata da humanidade e da doutrina do plano de Deus. O novo testamento narra a vida e os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, e a história dos primeiros 60 anos da Igreja.

A divisão da Bíblia em capítulos foi feita pelo Cardeal Estevão Langton (+1228), em Paris, e a divisão em versículos foi feita pelo Frade Pagnini em 1528.

Fonte: www.padrechrystianshankar.com.br/novo/formacao/biblia/44-a-biblia

Postar um comentário