Cinema em 4D?

http://www.not1.xpg.com.br/cinema-em-4d-lancamento-e-tecnologia-nova-sensacao/

clip_image001Cinema em 4D – Lançamento e Tecnologia, Nova Sensação

24, janeiro, 2011

O cinema já se consolidou como uma das formas de arte mais fantásticas criadas pelo homem. Desde sua origem nos filmes preto e branco até as últimas tecnologias em 3 D.

Mas um Lançamento de Tecnologia já feito no ramo das produções e filmagens é o 4D, ou seja, quatro dimensões. Essa tecnologia  pode usar mais de 30 efeitos durante os filme, que incluem movimentação das Poltronas, Cheiros de explosivos, Respingos d´água, Luzes de laser e vento.

A aplicação dessa tecnologia em larga escala na produção cinematográfica está em processo de aperfeiçoamento, mais já existem “logo-tipos” de como serão essas animações em 4D, e até pequenos curtas!

Comparação e Diferenças entre o Cinema 3D e o 4D

As Poltronas do Cine 3D são confortáveis, mas as dos filmes em 4D um equipamento programado junto ao filme que mexe as cadeiras conforme o filme, por exemplo se o protagonista virar o rosto para o lado esquerdo, as poltronas jogam seu corpo para o lado esquerdo!

Outra característica do cinema 4D é a interatividade.  Em algumas sessões de filmes há em baixo dos pés uns furos que liberam um pouco de fumaça dando uma sensação de realidade.clip_image002

Vantagens e Cinema 4D no Mundo

O uso dessa nova tecnologia está se instalando em Hollywood, sendo que cria uma nova sensação para o espectador e é também uma alternativa à pirataria – pois os filmes precisam de óculos especiais e equipamentos específicos.

Na Coréia do Sul, uma rede de cinemas exibiu o filme Avatar em uma sala de projeção 4D, sendo que é a primeira sala de cinema no mundo que oferece mais de cinco experiências sensoriais. Apesar do preço bem mais elevado do ingresso – o equivalente a três vezes mais que uma sessão 3D “comum” – a adesão ao cinema 4D tem tido muito sucesso naquele País.

Em alguns lugares do Brasil, como em feiras de tecnologia experimental, já existem salas de exibição de filmes, em 4D.

Postar um comentário