Novas Tecnologias em Pneus

1 - Bridgestone apresenta pneu que não utiliza ar

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

clip_image002Fonte: www.carpointnews.com.br
Por Alfapress Comunicações

Apresentada durante a 42ª edição do Tokyo Motor Show, salão do automóvel japonês, a novidade vem ao encontro da Missão Ambiental da Bridgestone, que visa contribuir com uma sociedade mais sustentável, com ênfase em três pilares principais: a preservação do meio-ambiente, a conservação dos recursos naturais e a redução de emissões de carbono. Para apoiar sua missão, a Bridgestone trabalha em vários projetos como o do pneu sem ar, com o objetivo de colaborar com um meio ambiente mais saudável para as presentes e futuras gerações.

Os pneus sem ar geram um menor impacto para o meio ambiente em relação aos tradicionais, mas os protótipos deste tipo desenvolvidos anteriormente eram inviáveis para a produção em larga escala. Por isso, a Bridgestone desenvolveu esta tecnologia com o objetivo de implementá-la na prática.


Características especiais da tecnologia do pneu sem ar

clip_image004Com uma estrutura flexível única que se estende ao longo do interior dos pneus e que suporta todo o peso do veículo, não há necessidade de calibrá-los periodicamente, o que significa que exigem menos manutenção. Ao mesmo tempo, a preocupação com perfurações é eliminada. Além disso, a estrutura interna é produzida a partir de resinas termoplásticas reutilizáveis[i], e assim como a borracha da banda de rodagem, estes são materiais 100 por cento recicláveis. Como resultado, os pneus estabelecem um novo padrão em termos de compatibilidade ambiental, segurança e conforto.

A Bridgestone busca este desenvolvimento tecnológico com o objetivo de alcançar um processo que maximiza o uso cíclico de recursos, transformando os pneus usados em pneus novos por meio de materiais recicláveis.

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2 – Bridgestone anuncia nova tecnologia para pneus

Nova tecnologia da Bridgestone

Bridgestone cria nova tecnologia de impressão em cores nas paredes laterais dos pneus

30/1/2012 - Da redação

A Bridgestone anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para a indústria. A fabricante japonesa criou um novo clip_image006sistema de impressão em cores nas paredes laterais dos pneus.

Pneu com nova tecnologia da Bridgestone

Tecnologia - Segundo a Bridgestone, sua tecnologia avançada de impressão em pneus consiste em uma camada para proteger da descoloração como base, as tintas recém-desenvolvidas para esta tecnologia, e uma camada para proteger a superfície de danos externos. Até então, a borracha branca tem sido usada nas paredes laterais de pneus para produzir a faixa e as letras brancas, processo este, de acordo com a companhia, que requer o uso de grandes quantidades do material (borracha branca) para evitar a descoloração e também para manter a durabilidade, além de poder tornar o pneu mais pesado.

clip_image010clip_image008A companhia destaca que essa sua nova tecnologia é diferente de qualquer impressão ou processo de coloração existente hoje no segmento, através da qual pode oferecer uma linha de pneus mais criativa, considerando também as preocupações ambientais, tais como a eficiência do combustível, sem qualquer peso adicional para o pneu. Entre as muitas oportunidades associadas a serem exploradas com o novo sistema, segundo a Bridgestone, estão desenhos originais dos consumidores ou fotografias, que podem ser impressos nas paredes laterais do pneu e, posteriormente, removidas ou trocadas pelo cliente.

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3 - Outras tecnologias

http://www.vacuumefibra.com.br/michelin-desenvolve-o-pneu-sem-ar/

12 de abril, 2012

Michelin desenvolve o pneu sem ar

clip_image012Achou estranho? Olhando a foto do pneu perece meio esquisito mesmo, mas a invenção, chamada de Michelin Tweel, é revolucionária e dispensa mesmo o uso de ar.

Com tecnologia superinovadora, a invenção se dá por meio de raios de borracha flexíveis altamente resistentes. Eles têm uma grande capacidade de carga e absorvem impactos muito facilmente. Além disso, proporcionam conforto e agilidade em curvas.

A combinação, que integra roda e pneu, já está sendo fabricada e a Michelin já tem até projetos para uso do Tweel em máquinas empilhadeiras e veículos militares. Porém, a aplicação mais intrigante mesmo é em veículos de passeio, idéia inicial dos criadores e que tende a ser o pontapé para projetos ainda mais audaciosos.

O pneu sem ar se mostra definitivamente como um conceito e com forte futuro potencial, porém a Michelin sabe que isso acontecerá no longo prazo, assim como foi com outros modelos de pneus, como a tecnologia radial. No curto prazo a ideia é usar as lições aprendidas com essa tecnologia para aperfeiçoamento de pneus convencionais.

“Um novo século chegou e o Tweel mostra seu potencial para transformar a mobilidade dos carros. Ele permite alcançar níveis de performance que simplesmente não eram possíveis com pneus os convencionais de hoje”, disse Terry Gettys, presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Michelin da América.

O mais surpreendente de tudo isso é pensar que essa nova tecnologia pode reinventar o modo como os veículos se movem. Já parou para pensar que calibragem ou estouro de pneus, uso de estepes e balanceamentos poderão ser coisas que farão parte apenas da nossa memória?

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http://moa-moacomissariodepista.blogspot.com.br/2011/04/nova-tecnologia-o-fim-dos-pneus.html

taturanas forever

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nova tecnologia - O fim dos pneus convencionais - O pneu ventilado

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A nova tecnologia em desenvolvimento pela Michelan em teste na pista da Carolina do Sul.

Brevemente estarão disponíveis no mercado, representando assim o fim das válvulas de ar, o fim dos compressores nas áreas de serviço, o fim dos furos.

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