Novas Tecnologias em Pneus
1 - Bridgestone apresenta pneu que não utiliza ar
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Fonte: www.carpointnews.com.br
Por Alfapress Comunicações
Apresentada durante a 42ª edição do Tokyo Motor Show, salão do automóvel japonês, a novidade vem ao encontro da Missão Ambiental da Bridgestone, que visa contribuir com uma sociedade mais sustentável, com ênfase em três pilares principais: a preservação do meio-ambiente, a conservação dos recursos naturais e a redução de emissões de carbono. Para apoiar sua missão, a Bridgestone trabalha em vários projetos como o do pneu sem ar, com o objetivo de colaborar com um meio ambiente mais saudável para as presentes e futuras gerações.
Os pneus sem ar geram um menor impacto para o meio ambiente em relação aos tradicionais, mas os protótipos deste tipo desenvolvidos anteriormente eram inviáveis para a produção em larga escala. Por isso, a Bridgestone desenvolveu esta tecnologia com o objetivo de implementá-la na prática.
Características especiais da tecnologia do pneu sem ar
Com uma estrutura flexível única que se estende ao longo do interior dos pneus e que suporta todo o peso do veículo, não há necessidade de calibrá-los periodicamente, o que significa que exigem menos manutenção. Ao mesmo tempo, a preocupação com perfurações é eliminada. Além disso, a estrutura interna é produzida a partir de resinas termoplásticas reutilizáveis[i], e assim como a borracha da banda de rodagem, estes são materiais 100 por cento recicláveis. Como resultado, os pneus estabelecem um novo padrão em termos de compatibilidade ambiental, segurança e conforto.
A Bridgestone busca este desenvolvimento tecnológico com o objetivo de alcançar um processo que maximiza o uso cíclico de recursos, transformando os pneus usados em pneus novos por meio de materiais recicláveis.
---------------------------------------
2 – Bridgestone anuncia nova tecnologia para pneus
Nova tecnologia da Bridgestone
Bridgestone cria nova tecnologia de impressão em cores nas paredes laterais dos pneus
30/1/2012 - Da redação
A Bridgestone anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para a indústria. A fabricante japonesa criou um novo sistema de impressão em cores nas paredes laterais dos pneus.
Pneu com nova tecnologia da Bridgestone
Tecnologia - Segundo a Bridgestone, sua tecnologia avançada de impressão em pneus consiste em uma camada para proteger da descoloração como base, as tintas recém-desenvolvidas para esta tecnologia, e uma camada para proteger a superfície de danos externos. Até então, a borracha branca tem sido usada nas paredes laterais de pneus para produzir a faixa e as letras brancas, processo este, de acordo com a companhia, que requer o uso de grandes quantidades do material (borracha branca) para evitar a descoloração e também para manter a durabilidade, além de poder tornar o pneu mais pesado.
A companhia destaca que essa sua nova tecnologia é diferente de qualquer impressão ou processo de coloração existente hoje no segmento, através da qual pode oferecer uma linha de pneus mais criativa, considerando também as preocupações ambientais, tais como a eficiência do combustível, sem qualquer peso adicional para o pneu. Entre as muitas oportunidades associadas a serem exploradas com o novo sistema, segundo a Bridgestone, estão desenhos originais dos consumidores ou fotografias, que podem ser impressos nas paredes laterais do pneu e, posteriormente, removidas ou trocadas pelo cliente.
---------------------------------
3 - Outras tecnologias
http://www.vacuumefibra.com.br/michelin-desenvolve-o-pneu-sem-ar/
12 de abril, 2012
Michelin desenvolve o pneu sem ar
Achou estranho? Olhando a foto do pneu perece meio esquisito mesmo, mas a invenção, chamada de Michelin Tweel, é revolucionária e dispensa mesmo o uso de ar.
Com tecnologia superinovadora, a invenção se dá por meio de raios de borracha flexíveis altamente resistentes. Eles têm uma grande capacidade de carga e absorvem impactos muito facilmente. Além disso, proporcionam conforto e agilidade em curvas.
A combinação, que integra roda e pneu, já está sendo fabricada e a Michelin já tem até projetos para uso do Tweel em máquinas empilhadeiras e veículos militares. Porém, a aplicação mais intrigante mesmo é em veículos de passeio, idéia inicial dos criadores e que tende a ser o pontapé para projetos ainda mais audaciosos.
O pneu sem ar se mostra definitivamente como um conceito e com forte futuro potencial, porém a Michelin sabe que isso acontecerá no longo prazo, assim como foi com outros modelos de pneus, como a tecnologia radial. No curto prazo a ideia é usar as lições aprendidas com essa tecnologia para aperfeiçoamento de pneus convencionais.
“Um novo século chegou e o Tweel mostra seu potencial para transformar a mobilidade dos carros. Ele permite alcançar níveis de performance que simplesmente não eram possíveis com pneus os convencionais de hoje”, disse Terry Gettys, presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Michelin da América.
O mais surpreendente de tudo isso é pensar que essa nova tecnologia pode reinventar o modo como os veículos se movem. Já parou para pensar que calibragem ou estouro de pneus, uso de estepes e balanceamentos poderão ser coisas que farão parte apenas da nossa memória?
------------------------------
http://moa-moacomissariodepista.blogspot.com.br/2011/04/nova-tecnologia-o-fim-dos-pneus.html
taturanas forever
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Nova tecnologia - O fim dos pneus convencionais - O pneu ventilado
A nova tecnologia em desenvolvimento pela Michelan em teste na pista da Carolina do Sul.
Brevemente estarão disponíveis no mercado, representando assim o fim das válvulas de ar, o fim dos compressores nas áreas de serviço, o fim dos furos.
Postar um comentário