O que significa: BD Live, Smart TV, …

clip_image002 Alguns aparelhos atuais como players (tocadores) de DVD, Blu-Rays e TVs, apresentam certas funções que podem ser interessantes, porém, a nomenclatura usada não é acessível, num primeiro momento, porque é escrita com acrônimos, siglas ou letras misturadas com algarismos ou ainda outros símbolos que se tornam um mistério para quem não domina a linguagem cibernética.

Pensando em facilitar o entendimento de tais funções ao público em geral, estamos publicando este artigo com uma série perguntas e respostas com alguns desses termos tão freqüentemente usados, mas que poucos sabem a sua real significação. Antromsil.

1 - O que é o BD-Live?

- O BD-Live permite acessar conteúdo de servidores de estúdios de cinema por meio do título BD-J do disco e de um Blu-ray player conectado à Internet.

Com o BD-Live, é possível baixar conteúdo diversificado e atualizado (por exemplo, pré-estréias e recursos especiais exclusivos) e aproveitar serviços de última geração, como downloads de toques/papéis de parede, interações ponto a ponto, eventos ao vivo e jogos.

Para aproveitar a funcionalidade do BD-Live no Blu-ray player, o disco Blu-ray reproduzido deve suportar o recurso BD-Live.

Fonte: http://www.p4c.philips.com/cgi-bin/cpindex.pl?ctn=BDP3000X%2F78&dct=FAQ&faqview=1&new_tmpl=1&refdisplay=C59_BDP_020&refnr=0073339&scy=BR&slg=BRP

------------------------------------

http://planetech.uol.com.br/2009/06/05/bd-live-vimos-e-contamos-para-voces/

Redação Planet Tech | 5 de Junho de 2009

BD-Live: vimos e contamos para vocês

Por: Alex dos Santos e Michel Airosa

clip_image004Presente em alguns poucos títulos em Blu-ray, o BD-Live vem se destacando como um dos principais recursos do formato de alta definição. Além do PS3, Samsung, Panasonic, Sony, LG e NAD já possuem players de mesa de Perfil (ou Profile) 2.0 capazes de conduzir o espectador aos servidores dos estúdios, para baixar informações complementares ao filme assistido.

O primeiro título que vimos com o BD-Live foi Transformers. A conexão ao servidor do estúdio foi rápida; o mesmo aconteceu com o download das informações, devido ao tamanho pequeno dos arquivos. Abrimos aplicativos que interagem com o filme como o GPS, que dava a localização exata onde as cenas foram filmadas, e a ficha técnica de todos os atores e também dos veículos. É possível ainda personalizar o menu pop-up do disco com o layout dos robôs.

Já o streaming para a visualização das imagens pode demorar entre 1 e 10 minutos não por causa da nossa conexão local (2MB), mas sim devido aos servidores do estúdio (no caso da Paramount), nos EUA, que não permitiam maior velocidade. E não dá para fugir para outra tela, caso contrário o “buffering” é iniciado novamente. Durante a exibição dos vídeos, ocorreram algumas “engasgadas”, mas deu perfeitamente para acompanhar comentários do designer dos robôs, do supervisor de animação e do coordenador de atuação e saber como foram feitas as cenas mais empolgantes do filme.

------------------------------------

http://tecnologia.terra.com.br/eletronicos/smart-tv-tecnologia-transforma-a-tv-num-pc,d958e194c2bda310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

2 – O que é Smart TV?

clip_image006

- Wikipédia - Smart TV é também conhecida como TV conectada ou ”TV Hybrida“, um tipo de apelido usado para descrever a integração da Internet e as características da Web 2.0* com televisores e set-top boxes**, assim como a convergência entre computadores com estes televisores e set-up boxes.

Alguns destes dispositivos requerem conexão de banda larga com a Internet oferecendo diretamente na televisão conteúdo interativo como jogos, aplicações, vídeo sob demanda, etc.

Todas as Smart TVs possuem uma página inicial que permite o acesso a diferentes funções, e também o link para sua loja exclusiva de aplicativos. Até o momento, todos os aplicativos disponíveis para Smart TVs são grátis, mas os fabricantes estão esperando o uso deste recurso se popularizar para disponibilizarem outros tipos pagos que já são sucesso entre os smartphones.

--------------------------------------------

3 - O que é *Web 2.0?

- (Wikipédia) É um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações. (...).

-----------------------------------------------

4 - O que é um Conversor set-top box**?

- Set-top box (STB) ou power box é um termo que descreve um equipamento que se conecta a um televisor e a uma fonte externa de sinal, e transforma este sinal em conteúdo no formato que possa ser apresentado em uma tela.

clip_image002[5]

Set-top Box da Nokia

A fonte deste sinal pode ser um cabo ethernet, (veja triple play), uma antena de satélite, um cabo coaxial (veja Televisão a cabo), uma linha telefônica (incluindo conexões DSL), ou até mesmo uma conexão de uma antena VHF ou UHF.

O conteúdo, descrito acima, pode abranger vídeo, áudio, páginas da Internet, interatividade e jogos, entre outros.

Um Set-top box digital se faz necessário para a recepção de transmissões de TV Digital em televisores que não disponham de conversor integrado.

clip_image004[5]

Conexões disponíveis no Set-top Box da Apple Inc.

O Set-top box é também reconhecido no mercado pelo nome de IRD (veja integrated receiver/decoder).

Em redes IPTV, o set-top box é nada mais que um pequeno computador que provê comunicação de via dupla (ida e volta) em uma rede IP, e decodifica a mídia de vídeo e áudio transmitida (veja streaming media).

O gravador de vídeo digital (DVR), que pode também ser chamado de gravador de vídeo pessoal (PVR), trata-se de um aparelho de vídeo que permite aos usuários capturar a programação televisiva para armazenamento em disco rígido (HD), para visualização posterior. Alguns Set-top boxes possuem esta funcionalidade de PVR já integrada.

--------------------------

Postar um comentário