TAC Motors inicia operações em Sobral

imageFonte: http://sobralemrevista.blogspot.com.br/

A TAC MOTORS, primeira indústria do Polo Metal-mecânico que está em processo de instalação em nosso Município, iniciou na última sexta-feira (21/09/12), as operações da Unidade em Sobral, que será a principal fábrica da empresa no país. O governador Cid Gomes e o prefeito Veveu Arruda, convidados especiais da direção da empresa, participaram da solenidade.

A Unidade de Sobral contará com uma linha de montagem e um módulo de fabricação de chassis, painéis de fibra e pintura. Serão produzidos jipes com característica off-road para atender às demandas de consumo do mercado interno brasileiro. O carro, um produto nacional, também transita no terreno urbano.

SAIBA MAIS

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Até o final do ano, a Unidade de Sobral da TAC MOTORS deverá produzir 200 carros, gerando 45 empregos diretos, e os 200 indiretos. O investimento da montadora nesse primeiro ano será da ordem de R$ 70 milhões. Quando estiver na plenitudeclip_image001 de sua capacidade, a Unidade de Sobral deverá produzir 3 mil carros por ano, gerando 450 empregos diretos. O investimento total previsto é de R$ 203 milhões e será executado em cinco anos.

A montadora está instalada no Distrito Industrial de Sobral, na BR 222, nº 3462, no antigo prédio da Curtmasa.

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Quem á TAC Motors

Fonte:  Wikipédia

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O Stark é um jipe compacto e o primeiro modelo de produção em série da TAC. Este projeto surgiu através de uma iniciativa da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) pelo fato do estado ter grande quantidade de produtores de peças mas não possuir montadoras de veículos. É movido por um motor diesel 2.3 turbointercooler. Se destaca devido a aspectos como o chassi tubular e a suspensão individual nas 4 rodas em duplo A.

Criada em 2004, a TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense S.A. – é uma sociedade anônima de capital fechado. Sua administração é baseada em ferramentas de gestão como a Governança Corporativa e o Balanced Score Card.

A TAC foi erguida sobre três importantes diferenciais competitivos, inovadores no segmento automotivo de nicho de mercado: rigoroso planejamento do negócio; formação de parcerias com renomados fabricantes; utilização das mais modernas tecnologias para o desenvolvimento do carro, como modelos matemáticos, análise virtual de protótipos e elementos finitos para o dimensionamento dos componentes com responsabilidade estrutural.

O modelo estrutural da TAC é pioneiro, pois busca alianças através de uma rede de relacionamento, e acredita que o benchmarking é uma importante ferramenta para troca de informações com empresas mais experientes.

Projeto

Para a concepção do Stark, foram feitos grandes investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento. O design do 4×4 foi criado em terras brasileiras por profissionais que conhecem das nossas estradas e desejos, incorporando estilo, itens mecânicos e conforto sem perder a trilha.

A empresa utilizou de tecnologia e experiência para proporcionar um carro com alto padrão de qualidade. O jipe foi levado ao extremo em todos os sentidos, suportando obstáculos e avançando em testes para trazer até você o melhor 4×4 genuinamente brasileiro, com rigor mundial de produção e montagem. A empresa utilizou avançados softwares 3D e aliou seu conhecimento adquirido ao longo dos anos para proporcionar um projeto com alto nível de qualidade, que até então parecia ser acessível apenas às grandes empresas.

Da simulação virtual ao carro finalizado, o percurso foi feito com completa segurança. O Stark uniu robustez com design de formas suaves e curvilíneas, que proporcionam uma excelente aerodinâmica e ainda asseguram um visual esportivo e contemporâneo.

Para definir os componentes do veículo, a TAC dispôs de softwares de desenvolvimento virtual de produtos (VPD), usado pelas grandes montadoras do mundo. Os sistemas mecânicos: transmissão, suspensão, direção e a inovadora estrutura tubular foram dimensionados com as melhores práticas da engenharia e intensamente testados.

imageMotorização

O motor que impulsiona o Stark é o S23, um 2.3L 16V Turbodiesel Intercooler, inédito no Brasil, fornecido pela FPT – Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina. O propulsor possui quatro cilindros, injeção direta common-rail e gera 127 cv a 3.600 rpm, com um torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm.

Desenvolvido e fabricado na Itália, o motor também será produzido na planta brasileira de Sete Lagoas (MG), a partir de 2009. Outro destaque deste produto é sua ótima relação peso x torque – superior a maior parte dos motores 3.0L disponíveis no mercado. O S23 alia excelente desempenho e baixo consumo, com reduzidos índices de emissões de poluentes, atendendo à norma de controle Euro III e predisposto para Euro IV e Euro V.

Características

O Stark 4WD é o mais novo veículo 4×4 com reduzida e suspensão independente de longo curso nas quatro rodas. Tem design inovador, tecnologia de ponta e alta performance.

Com capacidade para rodar em qualquer tipo de terreno, atende tanto os praticantes de off-road quanto àqueles que buscam um carro arrojado para uso urbano. Este é o fora-de-estrada mais leve da categoria com motorização diesel e o de maior altura livre do solo.

Tem transmissão de 5 velocidades sincronizadas, com reduzida, freios a disco ventilado nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, carroceria para 4 lugares individuais com painéis de material composto e plásticos de engenharia, estrutura tubular, distância de 2.540 mm entre-eixos.

- Design próprio e inovador, voltado à função e atualizado esteticamente.

- Estrutura principal de proteção com santo-antônio integrado.

- Tanque de combustível de 70 litros totalmente protegido pela estrutura principal.

- Estrutura reforçada: A estrutura tubular do Stark 4WD conta com uma elevada resistência mecânica, oferecendo segurança e estabilidade do veículo em trilhas e minimizando riscos ao condutor e passageiros.

- Distribuição de peso: A melhor distribuição de peso entre eixos da sua categoria garante maior tração em situações adversas, e ainda reduz o gasto dos demais equipamentos do Stark

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