Circuito ótico fazendo cálculos?

Eletrônica

Circuito óptico faz cálculos usando apenas luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/06/2011

 

image

A longo prazo, o objetivo da equipe é construir circuitos maiores, até atingir uma capacidade de cálculo que permita rodar algoritmos quânticos. [Imagem: Okamoto et al./Pnas]

Tudo quântico

Um grupo internacional de pesquisadores construiu um bloco fundamental da computação usando apenas luz.

Os cientistas das universidades de Bristol (Reino Unido), Osaka e Hokkaido (Japão) construíram uma porta lógica com quatro partículas de luz, ou fótons.

Nessa escala, tudo o que se faz normalmente recebe o designativo "quântico", uma vez que as partículas elementares obedecem às leis da mecânica quântica, e não da mecânica clássica.

Desta forma, o que os cientistas fizeram em breve ser empregado em uma vasta gama de tecnologias quânticas, incluindo a comunicação segura e a criptografia, para medições de precisão e, finalmente, para os computadores quânticos.

Porta C-NOT

"Nós construímos um elemento fundamental para o processamento de informações quânticas - uma porta NOT-controlada, ou C-NOT - baseada em uma receita que foi proposta teoricamente há 10 anos," explicou o professor Jeremy O'Brien, coautor da pesquisa.

"A razão pela qual levou tanto tempo para alcançarmos este marco é que, mesmo para um circuito relativamente simples, nós precisamos ter um controle completo sobre quatro fótons individuais chispando por aí à velocidade da luz!" completa ele.

O experimento combina várias técnicas para a construção de circuitos ópticos que devem ser estáveis dentro de uma fração do comprimento de onda da luz, isto é, na faixa dos nanômetros - a base de todo o experimento é um chip óptico construído pela mesma equipe em 2010.

A adição de cada fóton adicional não é uma tarefa trivial, uma vez que todas as partículas devem ser idênticas em todos os quesitos - algo sem comparação no mundo clássico.

Porta lógica com fótons

"A capacidade de implementar uma porta lógica usando fótons é fundamental para a criação de circuitos em maior escala e até mesmo de algoritmos," diz O'Brien.

Em 2003, pesquisadores japoneses haviam construído uma porta C-NOT usando qubits de estado sólido.

A equipe espera aplicar seus resultados de imediato para o desenvolvimento de novas abordagens para a comunicação quântica, para a medição e, em seguida, em ferramentas de simulação - teoricamente, uma porta C-NOT pode ser usada para simular qualquer sistema quântico.

"Cada vez que adicionamos um fóton, a complexidade dos problemas que passamos a ser capazes de investigar aumenta exponencialmente. Assim, se um circuito quântico de um fóton tem 10 saídas, um sistema de dois fótons pode dar 100 resultados, um sistema de três fótons pode dar 1.000 soluções e assim por diante," explica O'Brien.

Algoritmos quânticos

A simulação de processos quânticos é essencial, dentre outras, nas pesquisas com supercondutores e com a fotossíntese artificial.

"Nossa técnica pode melhorar nossa compreensão desses processos importantes e ajudar, por exemplo, no desenvolvimento de células solares mais eficientes," diz o cientista.

Outras aplicações incluem o desenvolvimento de novos materiais de alta tecnologia e medicamentos.

A longo prazo, o objetivo da equipe é construir circuitos maiores, até atingir uma capacidade de cálculo que permita rodar algoritmos quânticos.

Bibliografia:

Realization of a Knill-Laflamme-Milburn controlled-NOT photonic quantum circuit combining effective optical nonlinearities
Ryo Okamoto, Jeremy L. O'Brien, Holger F. Hofmann, Shigeki Takeuchi
Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: (25) 10067-10071
DOI: 10.1073/pnas.1018839108

Leia Mais ►

APRENDIZ DE PREFEITO

 

Um conto de Antromsil

NOTA – esta é uma obra de ficção e como tal deve ser entendida. Qualquer semelhança com algum caso real será mera coincidência.

image

Imagem meramente ilustrativa.

 

Numa pequena cidade (fictícia) do interior nordestino, chamada de Flor-do-campo, no estado (também fictício) de Platina, a agitação é grande por causa da aproximação das eleições. Os partidos se articulam para formar alianças para a escolha do melhor nome que possa unificar e melhor representar as suas siglas partidárias. A população também especula qual será o candidato A, qual será o candidato B, de forma que quase todos os colóquios de rua e mesmo entre familiares era a definição dos próximos pretendentes à prefeitura e a câmara municipal.

Feitas as coligações e definidas as posições, os nomes são aprovados nas convenções partidárias e registradas no Tribunal para comprimento das formalidades da lei, sendo que dois nomes apareceram, dentre os escolhidos pela situação e pelo bloco da oposição, como sendo uma candidatura de consenso.

O primeiro, Sr. Felício Mendes, candidato já conhecido da população e de tradicional família da região, representava o lado situacionista. O segundo, do bloco da oposição e formado pelos partidos menores, foi escolhido um cidadão de classe média, o Sr. Severino José da Silva, como uma alternativa dentre os pré-candidatos para evitar um racha, o que, inevitavelmente provocaria um impasse e inviabilizaria uma candidatura de oposição, abrindo o precedente de uma candidatura única para o município, o que, a bem da verdade, era inadmissível.

Sr. Severino José da Silva era uma pessoa bem relacionada na cidade. Médio comerciante, também tinha algumas terras, jovem ainda, pois, tinha somente 41 anos de idade, 2º grau incompleto, vivaz, cordial e prestativo, porém como ninguém é perfeito, também era um pouco estouvado e inconseqüente e estava se envolvendo em política pela primeira vez, pois, pra falar a verdade, nem estava muito interessado.

Como acontece a maioria das vezes em nossa região, a cidade também tinha os seus próceres, os quais durante muito tempo, tinham o domínio das rédeas do poder e há muito não encontravam um oponente à altura, capaz de lhes encarar frente a frente. Os vícios eram os mesmos que já são do nosso conhecimento: muita promessa, muita falácia e nada de desenvolvimento da cidade. Prometia-se como sem falta e faltava-se como sem dúvida, razão pela qual o eleitorado não estava lá muito satisfeito com a indicação do Sr. Felício Mendes, por ser o mesmo um continuador da política contaminada da embromação, do apadrinhamento político, da barganha, dos conchavos e do nepotismo.

Tal descontentamento favoreceu os opositores políticos que aproveitaram a deixa, e cujo resultado, -- embora não esperado por grande parte dos políticos locais e da população que conhecia os métodos de persuasão e pressão utilizados pelos situacionistas, -- foi a eleição do Sr. Severino, em primeiro turno, para desespero dos chefes políticos da cidade e seus simpatizantes.

A agitação foi geral! Passeatas, faixas, bandeiras e cartazes conduzidos pelas ruas, foguetório, uma grande festa; afinal, era o acontecimento do ano. É claro que houve contestação por parte da oposição, que descontente com os resultados das urnas tentou, debalde, embargar algumas delas alegando votação fraudulenta.

Antes da posse foi reunida a família, (incluindo alguns amigos), e, nesta ocasião foram traçados planos, dadas algumas sugestões, além de alguns conselhos quanto ao procedimento do novo prefeito, para não incorrer nos mesmos erros dos seus antecessores e para que procurasse fazer um bom trabalho, pois, patriarca da família, Sr. Balbino José da Silva, gostaria ver o nome da família inscrito com notoriedade na história do município, apesar de não ser uma família de tradições políticas.

Em conversa particular com o filho, indicou um cidadão chamado Samuel de Menezes Braga como seu secretário particular, por ser este uma pessoa com conhecimentos em administração, visto que era funcionário público aposentado e por haver trabalhado na prefeitura de São Paulo e que, embora não fosse da cidade, havia ma de encarar frente a frente; estava muito interessado.embargar algumas delas alegando votaçdas urnas tentou debalde,muitos anos ali radicado, porque escolhera como esposa uma cidadã florcampense.

-- Você precisa nomear o Samuel, meu filho, porque você vai precisar de alguém com vivência, que possa lhe orientar em algumas dificuldades e esse homem conhece bem o assunto. Você não lidará somente com o povo; terá que se entender com políticos eminentes e com todas as autoridades constituídas, pela importância do seu cargo.

-- O Sr. Tem razão, pai. A minha experiência como agropecuarista, comerciante e pai de família é insuficiente. Dirigir os rumos de uma cidade como a nossa, que, embora seja pequena requer dedicação e um trabalho bem elaborado. Não quero lhe decepcionar, meu pai, e nem decepcionar a mim mesmo! Palavra de honra!

O Sr. Samuel era uma pessoa conhecida e respeitada pelo seu caráter de homem sério, ilibado e simpático. Tinha como defeito apenas o hábito de tomar uma pinga com os amigos, mas, sem excessos. Vez por outra, também fumava um cachimbo e dava uma escapulida com alguma cocote da região, porque ninguém é de ferro. Quando da sua nomeação, pediu somente não tomar parte ou conhecimento de alguma coisa ilícita, no que foi aceito.

-- Os meus primeiros conselhos, meu caro jovem, são:

1º - Que não seja imprudente; pense bastante, medite o quanto puder quando tiver de tomar uma decisão importante. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

2º - Seja humilde. Não se ache a pessoa mais importante do mundo, pois o mundo pode não pensar o mesmo de você.

3º - Seja também paciente. A pressa é inimiga da perfeição.

4º Não radicalize, isto é, seja flexível quando necessário; porém, seja inexorável se situação assim o exigir.

5º - Orgulho e egoísmo são os nossos piores defeitos. Ninguém é perfeito, eu sei, mas procure combater esses males que habitam o coração de toda humanidade e emperram o nosso progresso moral. Não se deixe levar pelo envaidecimento quando alguém lhe dirigir um elogio. O elogio deve ser entendido como um estímulo, um incentivo. Na sua nova função, não pense somente no que é bom para você mesmo; você irá dirigir o município em prol de toda uma comunidade, portanto, pense no coletivo; cuide do povo como se estivesse cuidando da família.

Em segundo lugar, quando assumir o cargo:

1º - Não queira criar novos cargos desnecessários somente para satisfazer aos seus pares ou a você mesmo. O exemplo deve começar pelo titular. Não ceda às pressões; faça concessões somente se forem justas e necessárias ao bom andamento da administração.

2º - Não assine nenhum documento sem antes ler ou tenha sido lido por alguém de sua extrema confiança, pois entre alguns documentos a serem assinados pode vir algum de conteúdo malicioso ou mesmo danoso aos cofres públicos, que, depois de assinados podem causar embaraços à sua administração.

Inicia-se um novo governo na cidade de Flor-do-campo. Muita coisa teria que ser consertada; muito mais teria de ser modificada pela simples razão de que, quem sai deixa somente desordem. Dinheiro em caixa, que é bom, somente uns poucos níqueis e muita conta a saldar.

Definidas as funções, traçados os todos os planos, o novo gabinete começa a trabalhar. Em sua primeira reunião, cuja pauta era arrumar a casa e o enxugamento da folha de pagamento, foi feito um levantamento da real situação do município e verificou-se que esta estava em desacordo com a Lei Orgânica do Município e com a receita, dentre outras irregularidades.

-- Temos que cortar na própria carne se preciso for para corrigir esses erros – falou o prefeito.

-- Mas, por outro lado não devemos criar embaraços com os vereadores, pois, vamos precisar dos mesmos para a aprovação dos seus projetos, falou o Secretário de Obras.

-- Alguns dos nossos vereadores também têm os seus apadrinhados. Teremos que agradar a gregos e troianos se não quisermos insatisfações, acresceu o Secretário da Saúde.

A conversa foi longa e não foi possível se chegar a um acordo, porque o prefeito não queria criar situações embaraçosas e marcou uma segunda reunião para o dia seguinte.

Já em seu gabinete, convocou o seu Secretário particular que, solícito, lhe acorreu.

-- O que você me diz sobre reunião?

-- Você foi muito bem, meu caro senhor. Vá com calma; mas tente convencê-los de que o tempo urge e que as pessoas sérias desta cidade acreditam que a atual administração é capaz de moralizar os serviços públicos tão aviltados nas gestões passadas.

-- Devo fazer algumas cessões?

-- Sim, porém por pouco tempo, até que eles se acostumem com o seu modo de agir.

Assim foi feito. A folha de pagamento não foi completamente enxuta desta vez. Porém, após consultar o seu conselheiro, resolveu que não ficaria enclausurado em seu gabinete. Queria conhecer de perto todas as repartições, escolas, postos de saúde, hospital, etc., para verificar as carências e poder melhorar o atendimento ao público. Na primeira repartição visitada foi solicitada a folha de presença dos funcionários na qual constava a assinatura de todos, porém cinco estavam ausentes: um morava no município vizinho, outros dois nunca apareciam, a não ser para receber o salário. O prefeito quis engrossar, porém foi contido com um toque de cotovelo pelo seu conselheiro que o acompanhava.

-- Onde está o secretário?

-- Em sua residência. Saiu para tratar um assunto de família – disse a secretária.

-- Às 14:00h em ponto eu quero falar com ele em meu gabinete.

-- Quero que a senhora se encarregue arrumar essa desordem! Ponha tudo no seu devido lugar e me faça um relatório que está faltando para que esta casa funcione em perfeita harmonia! Faça-me também o favor de ir pessoalmente falar comigo levando todos os dados dos funcionários lotados nesta repartição e os livros de ponto, à mesma hora!

A repartição visitada a seguir se assemelhava à primeira em desalinho e assim a terceira, a quarta, etc., e, dentre as anomalias encontradas, foram detectadas a ausência de computadores que estavam sedo usados por funcionários em suas residências, veículos a serviço de terceiros ou usados para o lazer de funcionários, bem como outros equipamentos. Havia dentre os funcionários mais graduados uso de celulares cuja fatura era paga, adivinha por quem? Foram também detectados funcionários analfabetos de pai e mãe percebendo salários como professores, funcionários falecidos ainda constando na folha de pagamento, etc.

À exceção de uma escola da cidade, todas as repartições da sede e dos distritos apresentavam alguma irregularidade, o que fez o prefeito tomar a resolução de habitualmente visitar, sem aviso prévio e em qualquer dia da semana, uma determinada repartição, e semanalmente fazer uma reunião com uma delas, em particular.

A chiadeira foi imensurável! Pessoas havia com cerca de 20 anos “prestando serviço” ao municio e nunca tinha levado um falta, embora muitas vezes passasse de mês sem pisar no emprego. Aqueles que moravam fora do município estavam então arrasados. Pra quem apelar se os seus protetores haviam perdido a eleição?

Entretanto o prefeito foi enérgico. Chamou todos os responsáveis a prestar esclarecimentos, demitiu os inúteis e puniu os faltosos.

Seus antagonistas não ficaram passíveis e recorreram à justiça em favor de seus protegidos.

-- E agora, Samuel? Estou sendo pressionado pelos aliados e até por alguns amigos.

-- Tenha calma. Faça um edital de concurso convocando o pessoal interno e externo, conforme o que está disposto na lei, até porque o município está crescendo e carece de mais mão de obra. Acione o advogado da prefeitura para que conteste as ações impetradas. É assim que funciona. Mas aja com firmeza.

-- Quanto ao advogado, este não é lá muito confiável, apesar de ser dos bons e ser um dos nossos parceiros.

-- Pressione-o; substitua-o, se for o caso. Você já comprou a briga. Agora é pagar pra ver o resultado.

-- Os problemas se acumulam um sobre o outro, Samuel. Os vereadores em geral, não só os da oposição, estão criando obstáculos para a aprovação de alguns projetos importantes para o desenvolvimento da cidade alegando estarem sendo preteridos em favor do povo.

-- Faça uma reunião quinzenal com os mesmos e use o seu poder de persuasão. Eles não ficarão insensíveis; só estão mal acostumados devido ao longo tempo em que esses vícios foram perpetrados. Faça também encontros sociais com os mesmos e seus familiares em locais agradáveis como sítios, praias, fazendas, etc., enfim dê festas, dê presentes e trate-os com carinho. Faça algum tipo de concessão como, por exemplo, uma vaga de emprego para cada um dos mais endurecidos. O ser humano gosta de agrados.

-- Peraí, Samuel, você mesmo me aconselhou a acabar com cabide de empregos. E agora vem com essa de fazer concessões.

-- Calma, meu caro jovem, esqueceu-se da primeira lição? É claro que você não dará empregos permanentes vinculados à prefeitura. Você obterá esses empregos com as empresas terceirizadas. Basta que você, aos poucos as solicite dos seus prestadores e eu garanto que nenhum vai lhe negar.

-- Ai está o problema. Só temos um prestador terceirizado.

-- Escute-me com atenção. Se você quer fazer um trabalho refinado nesta prefeitura terá de solucionar vários problemas e esse é um deles. As oficinas do município, por exemplo, vivem cheias de mecânicos, pintores, eletricistas, etc. e tal, cheias de gente abanando as mãos, quando lá são encontrados. Outras repartições, apesar da filtragem que foi feita, ainda têm escolhos a excretar. Esse pessoal imprestável deve ser demitido. Existem três motoristas para cada veículo da nossa frota e, quando se necessita de um deles, temos que procura-los e mesmo assim nem sempre estão dispostos a prestar o serviço que é de sua obrigação, um verdadeiro absurdo! É aí que entra a terceirização. Na empresa privada o trabalhador preguiçoso ou inútil é logo despachado.

-- Vai dar conflito novamente!

-- Chame-os e faça acordos; pague-lhes os direitos trabalhistas, se for o caso, e pronto! Falta muito pouco para que você vença a primeira batalha, portanto, não dê trégua ao inimigo, mate-o pelo cansaço. Tenho certeza absoluta que eles recuarão, pois, na verdade, eles não vão gastar o dinheiro que não possuem; seus protetores tomaram suas dores somente por capricho, mas, não vão perpetuar essa disputa que não lhes interessa mais; não vão gastar dinheiro com pessoas pequenas e que não são da família. Esta é a hora de se tornar inquebrantável.

-- Então mãos a obra! Começarei amanhã mesmo.

Desse modo, com medidas cautelosas, porém rígidas, as coisas vão se ajustando à maneira do novo alcaide que não mede esforços para cumprir o dever que lhe foi confiado. Quando queria fraquejar levava um novo choque de otimismo do seu conselheiro para renovar suas energias.

-- Parabéns, meu jovem, seu nome está estampado em vários jornais do estado apontando-o como um dos melhores prefeitos da atualidade! As nossas emissoras de rádio e televisão, salvo as do outro lado, também estão divulgando notícias excelentes a nosso respeito. Mas ainda falta muito. Por exemplo: uma devassa no emprego das verbas da saúde; uma revisão dos inscritos no Bolsa Família, a Merenda Escolar, as licitações e outros itens ainda não devidamente fiscalizados.

As irregularidades eram patentes em todas as áreas investigadas. Nenhuma sequer que estivesse isenta de erros ou fraudes as mais grosseiras possíveis o que suscitou um uma nova situação embaraçosa. Dois parentes, um tio e um primo de Severino, que não mereciam tal benefício, também estavam inscritos no Bolsa Família.

-- Mas, meu sobrinho, como é que você tem coragem de fazer isso com a gente?

-- Caro tio Joaquim, nem o Sr. e nem o Raimundo têm direito e nem precisam desse benefício. Se eu concedê-lo ao senhor e ao meu primo estarei cometendo um crime!

-- Mas como os outros faziam assim e dava tudo certo?

-- Sorte deles que nunca foram denunciados. Isto se constitui em falta de ética, de probidade. Eu não estou querendo repetir os erros deles, meu tio. Espero que o senhor compreenda. Quero lhe ser útil em outras necessidades e em outra ocasião. Eu lamento, mas, não posso.

Um ano havia se passado e o nosso prefeito continuou trabalhando, não obstante os percalços do caminho. Já se sentia um pouco aliviado do peso da carga a que estava submetido. Como depois da tempestade vem a bonança, começava a colher, de mancheias, os frutos de seu trabalho. Era respeitado e pode-se dizer, até venerado por alguns mais fanáticos.

-- Agora que está tudo em ordem, a casa, as finanças, tenho alguns projetos em mente para alavancar o progresso de Flor-do-campo. Em primeiro lugar a criação de uma escola profissionalizante em convênio Governo do Estado. Consegui verbas federais para a construção da ponte do lado oeste e do dique para acabar com os problemas das enchentes. Fizemos também convênios com outras entidades como SENAC, SESC, SEBRAE, pois quero incrementar o potencial produtivo com artesanato, cerâmica, produtos agrícolas como o mel de abelha, frutas, legumes, etc. Quero revitalizar a Praça Central e gostaria de algumas sugestões suas, Samuel.

Os projetos foram expostos e alguns pontos que não estavam nos eixos foram corrigidos; algumas sugestões aceitas, outras recusadas e feitas algumas anotações. Após aprovados foram licitados e, fincadas as pedras fundamentais, os trabalhos foram iniciados. A cada cinco ou seis meses uma obra era inaugurada com a pompa merecida. A cidade mudava de aspecto, agora um pouco mais alegre que antes. O progresso era visível.

Passaram-se três anos e a cidade crescia e prosperava. Era freqüentemente visitada pelos conterrâneos que moravam fora do município e até turistas que queriam ver de perto a nova Flor-do-campo.

Aproximava o próximo pleito e começava a especulação em torno dos nomes sugeridos; a agitação tomava conta dos assuntos conversados. O partido se reúne para a homologação do nome que seria apresentado à convenção do Partido e, é claro, todos queriam a reeleição de Severino.

-- O senhor é a melhor opção que temos em nosso partido, embora os nossos aliados nos tenham indicado alguns nomes respeitáveis. Gostaríamos de contar com o senhor para mais um mandato.

-- Caros confrades e conterrâneos. Estou muito feliz em ter prestado um bom serviço à nossa causa. Estou feliz por estar cumprindo um dever como cidadão e como filho desta terra tão sofrida não só pelas secas e pela escassez de víveres, mas também pelo descaso dos seus outros filhos mais abastados que não souberam norteá-la. Fico feliz em saber que hoje estamos vivendo dias melhores, porém, precisamos fazer muito mais. Entretanto, necessito repor minhas forças, tenho que retomar a minha rotina, cuidar dos meus afazeres e o principal, cuidar da família que, neste ínterim, não teve a atenção devida. Agradeço aos senhores e ao povo em geral pela confiança que me foi depositada, mas por agora, não estou disposto. Quem sabe, nas eleições seguintes a esta que se aproxima, esteja eu disposto a novamente lutar um bom combate! Gostaria, se os senhores me permitem, apresentar um nome de todos conhecido e que foi o mentor de muitas das minhas tomadas de decisão; que foi, por assim dizer, a segunda metade da minha consciência. Se os senhores aquiescerem à minha proposta não terão de que se arrepender, pois, a ele devo o prestígio que hoje tenho e com ele aprendi a ser o político que sou. Trata-se, portanto, do meu secretário particular, o Sr. Samuel.

Todos se levantaram e ovacionaram o Sr. Severino.

Por Romão Silva.

GLOSSÁRIO

 

Mera = mero =1 adj. 1. Simples. 2. Genuíno, sem mistura.

Colóquio = s. m. Conversação ou palestra entre duas ou mais pessoas.

Estouvado = adj. 1. Que faz as coisas sem cuidado, leviana ou precipitadamente. 2. Imprudente. 3. Folgazão. 4. Que pensa pouco.

Inconseqüente = adj. m. e f. 1. Em que há inconseqüência. 2. Inconsiderado. 3. Contraditório. S. m. e f. Pessoa inconseqüente.

Próceres = (pl. de prócer) -[Do lat. procere.] S. m. 1. Homem importante em uma nação, classe, partido, etc. Prócere.

Falácia = s. f. 1. Qualidade de falaz. 2. Engano, logro, burla.

Barganha = s. f. 1. Troca. 2. Transação fraudulenta; trapaça. Var.: berganha.

Conchavos = s. m. 1.Ato de conchavar. 2. Combinação, acordo, ajuste. 3. Maquinação, trama, conluio. 4. Bras. S. Emprego ou serviço doméstico.

Nepotismo = s. m. Favoritismo; patronato.

Debalde = adv. Inutilmente; em vão; baldadamente; embalde.

Cocote = [Do fr. cocotte.] s.f.. 1.Meretriz. 2. Mulher elegante, de costumes fáceis. [Cf. cocota.]

Probidade = s. f. Honradez; pundonor; integridade de caráter.

Leia Mais ►

Descobertas arqueológicas reveladas por satélite

Plantão

Imagens de satélite ajudam a encontrar 17 pirâmides no Egito

Com informações da BBC - 26/05/2011

 

 

clip_image001A imagem de satélite revela as ruas e construções da antiga cidade egípcia de Tanis. [Imagem: DigitalGlobe]

Pirâmides perdidas

Uma avaliação de imagens do Egito feitas por satélite, usando raios infravermelhos, identificou 17 pirâmides perdidas, além de mais de mil tumbas e 3 mil assentamentos antigos enterrados.

Escavações iniciais confirmaram algumas das descobertas, incluindo duas possíveis pirâmides.

A técnica pioneira foi desenvolvida pela arqueóloga Sarah Parcak, em um laboratório patrocinado pela Nasa no Alabama, nos Estados Unidos.

Parcak se diz impressionada com o quanto sua equipe encontrou.

"Fizemos pesquisas intensas por mais de um ano. Eu podia ver os dados conforme eles iam aparecendo, mas para mim o momento-chave foi quando dei um passo para trás e olhei tudo o que havíamos encontrado. Não podia acreditar que pudéssemos localizar tantos locais no Egito", disse.

Do espaço ao subsolo

A equipe analisou imagens de satélites que viajam a uma órbita a 700 quilômetros da Terra, equipados com câmeras tão potentes que poderiam identificar objetos com menos de um metro de diâmetro sobre a superfície da Terra.

As imagens com raios infravermelhos foram usadas para destacar materiais diferentes abaixo da superfície.

Os egípcios antigos construíram suas casas e estruturas com tijolos de barro, que são mais densos que o solo em seu entorno, tornando possível a identificação de casas, templos e tumbas.

"Isso nos mostra como é fácil subestimar tanto o tamanho como a escala dos assentamentos humanos antigos", diz Parcak.

Para ela, ainda há muito mais a ser descoberto. "Esses são somente os locais próximos à superfície. Há muitos milhares de locais adicionais que foram cobertos com lama trazida pelo rio Nilo. Esse é só o começo desse tipo de trabalho", diz.

Interesse imediato

Em uma viagem ao Egito, a pesquisadora visitou uma área no sítio arqueológico de Saqqara, a cerca de 30 quilômetros do Cairo, onde as autoridades locais não pareciam inicialmente interessadas em suas pesquisas.

Mas, após serem informados pela arqueóloga que ela havia visto duas pirâmides em potencial, eles realizaram escavações de teste e agora acreditam que é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Egito.

Parcak disse que "o momento mais excitante foi visitar as escavações em Tanis".

"Eles haviam escavado uma casa de 3 mil anos que as imagens dos satélites haviam mostrado, e o desenho da estrutura coincide quase perfeitamente com as imagens do satélite. Isso foi uma comprovação de nossa técnica", afirma.

Proteção de antiguidades

Entre outras coisas, as autoridades egípcias planejam usar a tecnologia para ajudar a proteger as antiguidades do país no futuro.

Durante os recentes protestos populares que derrubaram o regime do presidente Hosni Mubarak, houve casos de saques em sítios arqueológicos conhecidos.

"Podemos dizer pelas imagens que uma tumba de um período particular foi saqueada e podemos alertar a Interpol para prestar atenção nas antiguidades daquele período e que podem ser oferecidas para venda", diz.

Ela também espera que a nova tecnologia ajude a interessar pessoas jovens na ciência e que possa ser uma ferramenta importante para os arqueólogos no futuro.

"Isso vai permitir que sejamos mais focados e seletivos no nosso trabalho. Diante de um sítio enorme, você normalmente não sabe por onde começar", observa.

---------------------------

Leia Mais ►

Lampada incandescente acesa há 110 anos

Plantão

Lâmpada fabricada à mão está acesa há 110 anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/06/2011

image

Lâmpada centenária

Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar.

A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.

A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens.

"Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo", disse Owens.

Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado sua vida, mas ninguém descobriu porque ela continua brilhando. E Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada.

A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atração turística de Livermore.

Fabricada a mão

"A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século dezenove. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial", um presente para os bombeiros, afirmou Steve Bunn, que faz parte do comitê do centenário.

Bunn disse que, no começo pensou que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas depois descobriu que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.

E a lâmpada famosa já demonstra isto na aparência de seus filamentos.

"A primeira coisa que fiz quando olhei para cima foi notar que o filamento escrevia a palavra 'no' (não, em inglês). Mas, então, olhei de outro jeito e vi que de fato ela dizia 'on', (ligada em inglês)", conta Steve Bunn.

Os 110 anos da lâmpada dos bombeiros de Livermore são comemorados em junho.

Leia Mais ►

Pescador amador fisga um peixe gigante

http://www.blogobo.com/read/65/0/a-fisherman-caught-a-giant-fish-worth-2500-dollars

Blogo.com

Posted on 26-11-2010

A fisherman caught a giant Halibut

 

An amateur 70-year-old fisherman, from Germany Guenter Hansel incredibly big fish caught and sold for… 2500 dollars!!. Giant halibut length of 2,5 meters and weights 220 kilograms was caught on rod Hansel in the open sea, when he was in his boat.

 

Um pescador pegou um Halibut gigante”

”Um pescador amador da Alemanha, de 70 anos de idade, Guenter Hansel, capturou um peixe incrivelmente grande e vendideu por... 2500 dólares! O halibut gigante media 2,5m de comprimento e pesava 220 Kg foi pego na barra Hansel em mar aberto, quando ele estava em seu barco”.

clip_image002

 

 

clip_image004

 

clip_image006

 

clip_image008

Leia Mais ►

Tecnologias da Nasa de uso diário – parte final

Telecomunicação de longa distância

clip_image001Karl Dolenc / iStockphoto

Chamadas de longa distância só são possíveis hoje porque a Nasa criou satélites que permitiam às pessoas conversar em terra

A capacidade de transportar conversas de longa distância não aconteceu da noite para o dia. Ela não está conectada a uma invenção específica da Nasa - a melhoria das telecomunicações levou décadas para acontecer.

Antes de os homens serem enviados ao espaço, a Nasa construiu satélites que poderiam dizer às pessoas em terra como era o espaço sideral. Usando tecnologia de satélite similar, cerca de 200 satélites de comunicação orbitam o globo todos os dias. Esses satélites enviam a recebem mensagens que permitem que chamemos nossos amigos nos EUA quando nós estamos em São Paulo. A Nasa monitora a localização e a "saúde" desses satélites para garantir que continuemos a falar com as pessoas ao redor do mundo ou no bairro vizinho.

O mito Tang

Como você pode ver, a pesquisa inovadora financiada através da Nasa tem papel importante em nosso cotidiano. Mas às vezes as pessoas atribuem à Nasa o desenvolvimento de produtos que nada têm a ver com a agência espacial. O mito mais comum envolve o suco de frutas em pó Tang. Embora você ouça com frequência que a Nasa inventou o Tang como bebiba espacial, na verdade a General Mills o fez em 1957. Ele foi associado à Nasa por ter sido selecionado como parte de um experimento, em 1962, para encontrar os alimentos mais adequados para se comer no espaço.

------------------------------

Detector de fumaça ajustável

clip_image002

Christine Kublanski / iStockphoto

A Nasa e a empresa Honeywell desenvolveram o detector de fumaça para a primeira estação espacial americana, a Skylab

 

Onde há fumaça, há fogo. Os engenheiros da Nasa sabiam disso quando estavam projetando a Skylab nos anos 70. A Skylab foi a primeira estação espacial americana, e os astronautas precisariam saber se um incêndio havia começado ou se gases venenosos estavam sendo liberados dentro do veículo. Em parceria com a Honeywell Corporation, a Nasa inventou o primeiro detector de fumaça ajustável com diferentes níveis de sensibilidade para prevenir falsos alarmes.

Você pode saber mais sobre os detectores de fumaça em Como funcionam os detectores de fumaça, mas o primeiro dispositivo a chegar ao mercado é chamado de detector de fumaça por ionização. Isso quer dizer que ele usa um elemento radioativo chamado amerício-241 para localizar fumaça ou gases tóxicos. Quando partículas de ar limpo entram no detector de fumaça, o amerício-241 os ioniza, o que cria uma corrente elétrica. Se partículas externas entram no detector, ele quebra aquela interação, disparando o alarme.

-------------------------------

Ranhuras de segurança

clip_image003

Nasa

O grooving oferece segurança nas pistas dos aeroportos ao aumentar a fricção entre o concreto e as rodas dos aviões

 

Cavar uma ranhura no concreto pode não parecer muito uma inovação, mas isso certamente nos mantêm seguros nas estradas. Também chamado de ranhura de segurança, ou grooving, esse processo simples e salva-vidas insere canais compridos e ocos no pavimento de pistas de decolagem e rodovias. (Se você acompanhou o noticiário sobre o acidente da TAM em 2007 no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, certamente deve ter ouvido falar de grooving.) Essas reentrâncias no concreto desviam o excesso de água da superfície para reduzir a quantidade de água entre os pneus e a estrada ou pista de decolagem. Isso aumenta a fricção entre as rodas e o concreto, melhorando a segurança do veículo.

A primeira vez que a Nasa experimentou o grooving foi nos anos 60. O Centro de Pesquisas Langely queria melhorar a segurança da decolagem das espaçonaves em pistas molhadas. Quando perceberam como a coisa funcionava bem, os engenheiros de transporte começaram a aplicar as mesmas técnicas às rodovias. de acordo com a Nasa, o grooving reduziu em mais de 85% os acidentes em rodovias. Os carros deslizam quando a água entre os pneus e a estrada os separa.

Você pode encontrar outros exemplos de grooving em calçadas, em torno de piscinas e em currais de animais. Essa inovação gerou uma indústria inteira, representada pela International Grooving & Grinding Association.

---------------------------

Filtros de água

Água é ingrediente essencial para a sobrevivência humana. Já que as pessoas não podem viver sem água, a capacidade de converter água contaminada em água potável é um feito científico incrivelmente importante.

Os astronautas precisavam de uma maneira de limpar a água que eles levavam para o espaço, já que bactérias e doenças seria altamente problemáticas. A tecnologia de filtrar água já existia desde o começo dos anos 50, mas a Nasa queria saber como limpar a água em situações mais extremas e mantê-la limpa por períodos mais longos de tempo.

Se você observar a água filtrada, poderá detectar pequenos blocos de carvão vegetal dentro dela. Às vezes, quando você usa um filtro de água pela primeira vez, você até percebe pequenos flocos desses blocos. Esse carvão é especialmente ativado e contém íons de prata que neutralizam patógenos na água. Além de matar as bactérias na água, os filtros previnem o crescimento de mais bactérias. As empresas emprestaram essa tecnologia espacial para nos trazer os sistemas de água filtrada usados por milhões de pessoas em todo o mundo.

---------------------------------

Outras invenções da Nasa para o cotidiano

As invenções mencionadas nas páginas anteriores não são as únicas que caíram no uso diário da população comum. Veja abaixo outras tecnologias da Nasa que usamos sem saber:

Roupa de bombeiro - Os trajes usados pelos bombeiros para combater incêndios são feitos de um tecido resistente ao fogo desenvolvido para uso em roupas espaciais.

clip_image004

Shaun Lowe / iStockphoto

Os trajes resistentes ao fogo dos bombeiros usa tecnologia desenvolvida para as roupas espaciais

 

Antena de TV por satélite - Da necessidade da Nasa de corrigir os erros nos sinais que vinham das naves espaciais, surgiram os pratos de TV via satélite. Essa tecnologia é utilizada para reduzir o ruído (imagem ou som deficiente) nos sinais de TV que vem dos satélites.

clip_image005

Jason Woodcock / iStockphoto

As imagens médicas permitem diagnósticos mais precisos

Geração de imagens médicas - A Nasa desenvolveu meios de processar os sinais que vinham das naves espaciais para produzir imagens mais claras. Essa tecnologia também permite produzir imagens fotográficas de nossos órgãos, como as vistas em uma ressonância magnética ou em uma tomografia computadorizada.

Sistema de análise de visão - Sabe aquele exame de vista em que o médico nos pede para ler as letras de diversos tamanhos de um cartaz colado na parede a alguns metros de distância de nós? Esse exame diagnóstico usa técnicas desenvolvidas pela Nasa para processar imagens espaciais e encontrar rapidamente algum defeito.

Ferramentas para projetos de automóveis - Um software desenvolvido pela Nasa para analisar o projetos de uma nave espacial ou de um avião e para prever como as peças funcionarão sob determinadas condições está sendo empregado pela indústria automobilística nos projetos de seus automóveis. Esse tipo de software faz com que os fabricantes de veículos economizem muito dinheiro ao permitir que eles vejam se um carro vai funcionar bem antes mesmo de sair da prancheta.

clip_image006

Lemanczyk / iStockphoto

A bicicleta de corrida com roda de três travões

Botas e luvas térmicas - Têm elementos de aquecimento que funcionam com baterias recarregáveis usadas no interior do pulso das luvas ou incrustadas na sola da bota de esqui. Essa tecnologia foi adaptada do desenho de um traje espacial para os astronautas das naves Apollo.

Roda aerodinâmica para bicicletas - Uma roda especial para bicicletas utiliza uma pesquisa sobre aerodinâmica das asas de uma espaçonave e um software de design para programa espacial. Os três travões na roda atuam como asas, tornando a bicicleta mais eficiente para corridas.

Controles de joystick - Os joysticks são usados para muita coisa hoje em dia, inclusive jogos de computadores e veículos para pessoas com deficiência. Eles evoluíram de uma pesquisa para desenvolver um controle para o veículo lunar Apollo.

--------------------------------

Leia Mais ►

Pesquisadores brasileiros criam um Solvente Universal

Materiais Avançados

Brasileiros criam solvente universal, que dissolve quase qualquer coisa

Com informações da UFMG - 15/06/2011

 

 

Brasileiros criam solvente universal, que dissolve quase qualquer coisa

O solvente universal está pronto para ser aplicado e ter sua tecnologia transferida a empresas que desejem produzir e comercializar o produto em larga escala.[Imagem: Sara Grunbaum/UFMG]

Universol

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descobriram e depositaram pedido de patente de um composto que dissolve praticamente qualquer material orgânico ou inorgânico.

O agente resolve um problema antigo ao ser capaz de dissolver sem alterar a composição química da substância.

A dissolução é um passo essencial para a análise de amostras, usada para avaliações de controle de qualidade ou da presença de componentes inorgânicos ou orgânicos, tóxicos ou não.

Os autores da descoberta são os professores Claudio Luis Donnici e José Bento Borba da Silva, do Departamento de Química da UFMG.

A substância, registrada com a marca Universol, está pronta para ser aplicada e ter sua tecnologia transferida a empresas que desejem produzir e comercializar o produto em larga escala.

Solvente universal

Segundo Donnici, o Universol é útil, por exemplo, para mostrar se um cosmético ou um alimento contém metal pesado, ou se a casca de uma árvore a ser utilizada para produzir um medicamento está contaminada com metais ou substâncias tóxicas.

"Ele também dissolve rapidamente carnes, unha, cabelo, pele, sementes, cereais ou qualquer outra matéria orgânica", comenta o professor.

Segundo Donnici, o composto é um agente solubilizante simples, eficiente e reprodutível, que dissolve praticamente qualquer tipo de amostra em um tempo que varia de um a 30 minutos. "Por isso pode ser considerado um agente solubilizante praticamente universal".

Outra vantagem do solvente é promover a solubilização à temperatura ambiente e, em quase todos os casos, sem necessidade de uso de métodos adicionais, como ultrassom e micro-ondas.

"Apesar do seu enorme poder solubilizante, o Universol é um reagente seguro, que pode ser manipulado sem complicações em qualquer laboratório e com a utilização de frascos de vidro ou de plástico (tipo eppendorf) comuns", informa.

Solubilização rápida

Claudio Donnici ressalta que outros agentes conhecidos de solubilização demoram cerca de 12 horas para dissolver, por exemplo, amostras de unhas ou de fios de cabelo, enquanto o Universol realiza essa solubilização em cerca de 30 minutos.

"Com o desenvolvimento desse método, mais simples e adequado para preparação de amostras, evitam-se dissoluções ácidas, extrações e outras dificuldades para o uso de técnicas espectrométricas de análise química, tornando-o mais viável para análises de grande quantidade de qualquer tipo de amostras para avaliação da sua composição química, especialmente quanto aos componentes inorgânicos", explica.

A equipe realizou testes com diversos materiais e demonstrou a eficácia do agente em alimentos, desde bebidas a cereais a sementes; em qualquer tecido animal ou vegetal; amostras minerais e inorgânicas ou biológicas, a exemplo de cogumelos, insetos e microrganismos, bem como em resíduos biológicos e materiais petroquímicos da área de cosméticos, o que possibilitou a realização de testes cromatográficos e espectrométricos, para análises das mais diversas.

"O grande trabalho foi mostrar o escopo e a confiabilidade da técnica para os mais variados tipos de amostra", informa Donnici.

Simplicidade impressionante

Donnici conta que os estudos foram patrocinados por um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), cujo objetivo era consolidar estudos ambientais avançados.

"A intenção era estabelecer novas tecnologias científicas e computacionais para o monitoramento ambiental e análise de poluentes. Dentre as várias descobertas realizadas nesses anos de pesquisas, destacamos o desenvolvimento do Universol", comenta.

"O problema preliminar de análise química orgânica ou inorgânica dos mais diversos materiais é obter a total dissolução das amostras, com a formação de soluções homogêneas, de modo a não alterar sua composição química", esclarece.

Donnici revela que a equipe ficou impressionada com o que descobriu, uma vez que a composição é relativamente simples e barata, "de alta eficiência e rapidez e de escopo e aplicabilidade enormes".

Leia Mais ►

Bioquerosene brasileiro

Energia

Brasileiros desenvolvem bioquerosene de aviação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/06/2011

 

imageO Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) são parceiros em dois pedidos de patentes para um processo inédito na fabricação de biocombustíveis para aviação.

Bioquerosene

Derivado do petróleo, com alto preço no mercado internacional, o querosene de aviação virou foco da estratégia de substituição por biocombustíveis em países como o Brasil e os Estados Unidos.

O interesse comum dos dois países por desenvolver o bioquerosene foi formalizado em um convênio, assinado em Brasília, em Março, durante a visita do presidente Barak Obama.

Em todo o mundo várias empresas e centros de tecnologia também buscam caminhos para o desenvolvimento desse novo biocombustível.

Isso realça a importância do avanço obtido pelos pesquisadores brasileiros, que tornam mais próxima essa realidade, com tecnologias inéditas.

Biomassa não-alimentar

Ao contrário da maioria dos outros estudos, que usam o etanol de cana-de-açúcar ou oleaginosas, usadas também para produção de biodiesel, esses trabalhos utilizam biomassas que não entram na esfera alimentar, tais como cascas de frutos cítricos.

A descoberta foi feita a partir das pesquisas do estudante de doutorado Flávio dos Reis Gonçalves, desenvolvidas na área de Catálise e Processos Químicos, sob orientação de Marco Fraga, do INT, e Luiz Eduardo Pizarro Borges, do IME.

Já com os dois pedidos de patentes dos novos processos catalíticos em mãos, o grupo busca agora o apoio de empresas ou setores da aviação civil ou militar, para realização dos testes de campo.

Além de não concorrer com a produção de alimentos, Flávio Gonçalves destaca que a matéria-prima utilizada pode ser obtida de subprodutos de processos industriais envolvendo uma série de biomassas.

Ao contrário das oleaginosas mais utilizadas para produção do biocombustível, como o pinhão-manso, o insumo não necessita de novas plantações, nem de estudos ou testes de produção.

Biocombustível de aviação

O bioquerosene tem algumas características que tornam seu controle de qualidade mais rigoroso que o de outrosimage biocombustíveis.

Há um fator de risco muito elevado no biocombustível de aviação porque a maioria dos combustíveis tende a congelar nas baixíssimas temperaturas das altitudes a que os aviões são submetidos.

Assim, como o querosene de aviação tradicional, o biocombustível precisa ter o mesmo ponto de congelamento em níveis inferiores a essas temperaturas. Esses parâmetros já foram testados em laboratório com sucesso.

Resta agora apoio de empresas para o teste em aviões. É preciso garantir o funcionamento das turbinas, sem falhas, o que requer um combustível com elevado grau de qualidade.

As vantagens, no entanto, são muitas, além de vir de fonte renovável e sustentável, o processo verde de produção do biocombustível reduz a geração de gases causadores de efeito estufa.

Leia Mais ►

Motor híbrido ar/combustível

Mecânica

Ar-comprimido no motor reduz consumo de combustível à metade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2011

clip_image001Quando há ar disponível no reservatório, o motor passa a funcionar no chamado "modo compressor", em que a explosão do combustível é substituída pelo ar-comprimido. [Imagem: Sasa Trajkovic]

Motor híbrido a ar

Os veículos híbridos e elétricos capturam a energia dos freios, transformando-a em energia elétrica, que é utilizada para recarregar as baterias.

Per Tunestal, engenheiro da Universidade de Lund, na Suécia, diz ter uma ideia melhor.

Segundo ele, seria melhor usar a energia das frenagens para comprimir ar dentro de um pequeno cilindro.

Esse ar pode ser então usado para ajudar a empurrar os pistões do motor, em um conceito conhecido como motor híbrido a ar, ou híbrido pneumático.

Quando há ar disponível no reservatório, o motor passa a funcionar no chamado "modo compressor", em que a explosão do combustível é substituída pelo ar-comprimido.

Motores multicombustível

O conceito não é novo. A montadora Ford levou-o bastante a sério há cerca de uma década, mas arquivou o projeto por dificuldades tecnológicas.

Mas Tunestal afirma que agora a tecnologia é totalmente realística, exigindo poucas alterações no projeto de um carro normal para chegar ao mercado.

Segundo o pesquisador, toda a tecnologia para construção do motor híbrido a ar está disponível, não exigindo nenhum material especial. Além disso, o motor híbrido pneumático é menor do que o motor híbrido elétrico, otimizando o projeto dos carros.

A tecnologia pode ser usada com motores a gasolina, etanol, gás natural ou diesel.

Motor quase real

"Esta é a primeira vez que alguém faz experimentos em um motor real. As pesquisas até hoje eram apenas teóricas. Além disso, nós usamos dados que resultam em ciclos de rodagem realistas, como, por exemplo, dados dos padrões de direção dos ônibus de Nova Iorque," afirma Sasa Trajkovic, coautor da pesquisa.

Os resultados indicam que os maiores ganhos do motor híbrido a ar vêm justamente dos padrões de uso urbano dos veículos, que andam e param constantemente.

"Minhas simulações mostram que os ônibus urbanos podem ter uma redução no consumo de combustível de até 60% com o uso dos motores híbridos a ar," afirmou Trajkovic.

A eficiência de conversão da energia das frenagens em ar-comprimido, e daí em energia utilizável pelo motor, chegou a 48%, equivalente à dos veículos híbridos elétricos.

O motor real utilizado nos testes, contudo, tem apenas um cilindro. O próximo passo da pesquisa será construir um motor híbrido a ar de quatro cilindros, o que poderá colocar a tecnologia mais próximo da utilização prática.

Leia Mais ►

Tecnologias da NASA em uso diário

Introdução às tecnologias da Nasa de uso diário

Em 1958, o presidente americano Dwight Eisenhower (1953-1961) assinou a Lei do Espaço, criando oficialmente a Agência Espacial Americana, a Nasa. Desde o começo, o propósito do novo grupo se estendia além das espaçonaves e das botas lunares. A lei estipulava que suas pesquisas e avanços deveriam beneficiar toda a população, e em seus 50 anos de história, a Nasa certamente preencheu esse requisito.

clip_image002

Nasa - As missões Apollo à lua renderam o desenvolvimento de várias tecnologias que são usadas no nosso dia a dia

Embora a maioria das pessoas nunca tenha pisado na lua, todas provavelmente estão em contato com alguma tecnologia da Nasa que se transformou em produto de uso diário. Em parceria com várias equipes de pesquisa e companhias, a Nasa continua a gerar uma vasta gama de novas tecnologias e produtos que melhoram o nosso cotidiano. Passos básicos em saúde, segurança, comunicações e até em entretenimento encontram raízes no braço do governo americano normalmente associado com espaçonaves e pessoas flutuando. Na verdade, a Nasa registrou mais de 6.300 patentes com o governo americano [fonte: Nasa Scientific and Technical Information].

Todos os anos, desde 1976, a Nasa vem publicando uma lista de toda tecnologia e produto ligado à sua pesquisa. O jornal "Spinoff", da Nasa, destaca esses produtos, que incluem coisas como marcapassos melhorados, máquinas de exercícios com tecnologia de ponta e rádio satélite. Esses produtos se tornaram possíveis graças às ideias e à inovação da Nasa.

Mas não é preciso ser um cientista de foguetes para usar muitas dessas tecnologias. Conheça dez dessas tecnologias que se transformaram em produtos de uso diário.

1 - Aparelhos ortodônticos invisíveis

Muitos adolescentes - e beldades que dependem da imagem - se encolhem de medo diante da possibilidade de usar aparelhos ortodônticos. Ter os dentes em ordem costumava significar encher a boca de metal. Não mais. Aparelhos invisíveis chegaram ao mercado em 1987, e agora existem várias marcas.

clip_image003Brent Deuel / iStockphoto

Feito de alumina policristalina translúcida (TPA), material desenvolvido pela Nasa para proteger a antena infravermelha de mísseis de rastreamento térmico, os aparelhos ortodônticos invisíveis estão na boca de celebridades e de quem não quer um sorriso metálico

Os aparelhos ortodônticos invisíveis são feitos de alumina translúcida policristalina (TPA). Uma empresa chamada Ceradyne desenvolveu a TPA em conjunto com a unidade de pesquisas de cerâmica avançada da Nasa (Nasa Advanced Ceramic Research) para proteger as antenas infravermelhas dos rastreadores de mísseis termoguiados.

Ao mesmo tempo, outra empresa, a Unitek, estava trabalhando em um novo projeto para aparelhos dentários - um design que poderia ser mais agradável esteticamente e que não teria o fator brilho metálico. A empresa descobriu que a TPA seria forte o bastante para aguentar o uso e é translúcida, fazendo dela o material principal para aparelhos invisíveis. Em razão de sua popularidade instantânea, os aparelhos invisíveis são um dos produtos mais bem-sucedidos da indústria ortodôntica [fonte: Nasa Scientific and Technical Information].

----------------------

Lentes resistentes a arranhõesclip_image005

Iryna Kurhan / iStockphoto

As lentes resistentes a arranhões surgiram de tecnologia desenvolvida para proteger equipamentos espaciais e capacetes de astronautas

Se voc deixar seus óculos caírem no chão, as lentes provavelmente não se quebrarão. Isso porque, em 1972, a vigilância sanitária dos EUA (Food and Drug Administration) começou a exigir que os fabricantes usassem plástico em vez de vidro para fazer lentes. Plástico é mais barato de usar, melhor na absorção de radiação ultravioleta, mais leve e não estilhaça [fonte: Space Technology Hall of Fame]. Contudo, ele também tem um calcanhar de Aquiles. Plásticos desprotegidos tendem a arranhar facilmente, e lentes arranhadas podem danificar a vista do usuário.

A sujeira e as partículas encontradas nos ambientes espaciais, levou a Nasa a desenvolver um revestimento para proteger os equipamentos no espaço, particularmente os visores dos capacetes dos astronautas. Reconhecendo ali uma oportunidade, a Foster-Grant, fabricante americana de óculos de sol licenciou a tecnologia da Nasa para seus produtos. A cobertura especial para plásticos tornou seus óculos escuros dez vezes mais resistentes a arranhões do que os de plástico não revestido [fonte: Space Technology Hall of Fame]. Além disso, ela bloqueia os raios ultravioletas que podem prejudicar a visão.

------------------

Espuma inteligenteclip_image006

Nasa

A espuma Tempur, que tem memória de forma, foi desenvolvida para revestir os bancos das naves espaciais e hoje está presente em colchões, travesseiros e bancos de carro e de moto

A Nasa ajuda algumas pessoas a dormir melhor à noite. A espuma Tempur, encontrada em várias marcas de colchões, travesseiros e almofadas foi desenvolvida originalmente para voos espaciais e, mais tarde, reempacotada para uso doméstico.

O plástico de silício-poliuretânico de célula aberta (espuma de poliuretano de alta resistência), que ficou conhecido como espuma espacial, foi criado para uso nos assentos das espaçonaves da Nasa com a finalidade de diminuir o impacto durante os pousos. A espuma tem uma propriedade única que permite que ela distribua igualmente o peso e a pressão em seu topo, o que proporciona absorção de choque. Mesmo depois de ter sido comprimida para 10% de seu tamanho, a espuma com memória retornou à sua forma original [fonte: Space Technology Hall of Fame]. Além da memória, a espuma absorve o calor do corpo, mantendo-se sempre em uma temperatura agradável.

Mas o uso da espuma plástica se estendeu além dos céus. Sua distribuição de peso e sensibilidade à temperatura têm papel fundamental para pessoas com deficiência ou alguma doença que as deixam de cama. Os médicos podem moldar a espuma para suportar pacientes, enquanto reduzem a pressão de certas partes do corpo para evitar escaras, por exemplo. Algumas empresas também integraram a espuma Tempur a próteses de braços e pernas porque ela tem a mesma aparência e comportamento da pele, diminuindo a fricção entre a prótese e as juntas.

Outros usos comerciais da Tempur incluem banco de motocicletas, proteção para pilotos de corrida e revestimento interno para capacetes de jogadores de futebol americano.

--------------------

Termômetro de ouvidoclip_image007

Brad Killer / iStockphoto

O termômetro auricular usa raio infravermelho para medir a temperatura que irradia do tímpano

Tomar a temperatura quando se está doente pode ser um negócio complicado. Um termômetro de mercúrio padrão pode se mostrar difícil de ler, e o termômetro retal é muito desconfortável. Em 1991, os termômetros infravermelhos que você coloca no ouvido conquistaram o mundo ao simplificar e agilizar o processo de tirar a temperatura de uma pessoa - principalmente de crianças e bebês.

A Diatek, que desenvolveu o primeiro desses tipos de termômetros, viu a necessidade de reduzir o tempo gasto pelas enfermeiras medindo temperatura dos pacientes. Com cerca de 1 bilhão de temperaturas tomadas nos hospitais americanos anualmente e um número de enfermeiras cada vez menor, a empresa se viu obrigada a começar a cortar os preciosos minutos gastos na observação da subida do mercúrio [fonte: NASA Science and Technical Information] do termômetro tradicional. Em vez disso, a Diatek tirou vantagem dos avanços anteriores da Nasa na medição da temperatura de estrelas com a tecnologia de infravermelho.

Junto com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), a empresa inventou um sensor infravermelho que serve como termômetro. Os termômetros auriculares tomam nossa temperatura medindo a quantidade de energia que o tímpano desprende dentro do canal do ouvido. Já que o tímpano está dentro do nosso corpo, ele atua como um sensor eficaz da energia interna, que aumenta quando nós ficamos doentes. Os modelos para hospital podem medir a temperatura em menos de dois segundos.

-----------------------------

Nick Free / iStockphoto

A tecnologia das botas espaciais foi aplicada às palmilhas de tênis, que absorvem o impacto das passadas dos atletasclip_image008

Palmilha de tênis

Quando Neil Armstrong disse a sua famosa frase "um salto gigantesco para a humanidade", ele provavelmente não tinha previsto a conotação literal que ela teria. Os tênis esportivos de hoje emprestaram a tecnologia das botas lunares que deram aquele salto pela primeira vez.

A roupa espacial projetada para as missões Apollo incluía botas especialmente feitas para proporcionar um salto nos passos dos astronautas ao mesmo tempo em que forneciam ventilação. As empresas de calçados esportivos adotaram esse tecnologia para construir tênis melhores, que absorvem o impacto nos pés e pernas.

Um exemplo é a empresa Kangaroos USA, que em meados dos anos 80 aplicou os princípios e os materiais das botas lunares em uma nova linha de tênis esportivos. Com a ajuda da Nasa, a Kangaroos patenteou o tecido de espuma de poliuretano tridimensional Dynacoil, que distribui o impacto no seu pé quando você caminha ou corre. Ao enrolar as fibras dentro do tecido, a Kangaroos absorve a energia de seus pés atingindo o solo, devolvendo-a para seu pé.

Outro fabricante de sapatos, a Avia, também converteu a tecnologia das botas lunares para os tênis esportivos. A câmera de compressão patenteada pela Avia fornecia absorção de coque e amortecimento nos tênis por períodos de uso mais longos.

Leia Mais ►

DESRESPEITO AOS SÍMBOLOS NACIONAIS

Se os personagens fossem outros a repercussão seria a mesma?

Por antromsil

10/06/11

Um grupo de militares dançou o Hino Nacional ao ritmo de funk numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, Dom Pedrito e postou o vídeo na internet. Os soldados são da 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizado.

clip_image002

De vez em quando a mídia brasileira mostra notícias que retumbam, chamando a atenção do público. Não só a imprensa, mas, ultimamente, a internet também muito tem contribuído com imagens que rapidamente se espalham como vírus, acessadas que são por milhões de entusiastas por vídeos bizarros.. Algumas dessas notícias são sensacionalistas e divulgadas com intenções espúrias, trazem em seu bojo matérias capazes de emocionar ou escandalizar; outras que chocam pelo teor afrontoso, lesivo, ou cruento e assim por diante.

Agora há pouco, noticiou-se o caso dos soldados dançando uma versão funk do Hino Nacional Brasileiro, fato ocorrido na cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, que resultou em enorme polêmica e complicou seriamente a vida dos pracinhas que encenaram tal brincadeira.

Este episódio, deveras pitoresco, melindrou setores mais conservadores da nossa sociedade e em especial, os militares que, via de regra, são ferrenhos defensores do respeito aos símbolos nacionais como o Hino ou a Bandeira.

Se não estivessem estes soldados aloprados trajados de uniforme militar ou, de outra maneira, se não desse para os identificar nas imagens mostradas, o caso poderia ter passado despercebido e seria então mais uma brincadeira sem graça, dessas mostradas cotidianamente nos nossos meios de comunicação visual.

Entretanto, ser militar é ser um elemento à parte, uma pessoa diferente em tudo, por força de regulamento e código militares que são extremamente rígidos em se tratando de conduta. A disciplina é mantida impecável, cobrada à risca e ai daquele que se meta a besta e tente desacatar uma ordem superior.

Tudo bem, que haja severidade no cumprimento da lei, que esta seja vigiada de perto e se faça um bom proveito dos seus benefícios, pois, havendo respeito à legislação todos serão favorecidos.

Porém, na minha modesta opinião, os regulamentos e códigos militares, bem como algumas de nossas leis que já se mostram ultrapassadas, deveriam ser revistas, modificadas ou ampliadas e destarte, adaptadas à nossa realidade, porque desde às suas promulgações mudanças sucessivas tem acontecido e os nossos legisladores ainda não se aperceberam disso, ocupados que estão de outros misteres.

clip_image004

Voltando ao caso dos soldados, estes merecem ser punidos? Sim, mas, a meu ver, não com o rigor da Lei, posto que são recrutas e portanto, inexperientes. Há de se levar em consideração que são jovens dando vazão ao seu vigor juvenil, embora de maneira imprópria. Merecem ser execrados? Não, porque se isso fosse protagonizado por um grupo de artistas ou de jogadores de futebol, talvez estivesse fazendo o maior sucesso na internet e o máximo que poderia acontecer é que estes fossem levemente censurados por alguns patriotas mais conservadores e pronto!

Uma outra indagação não pode deixar de ser feita. O militar subalterno tem direito a se divertir? Tem, mas não deve.

Antromsil

Leia Mais ►

IBM apresenta circuito integrado de grafeno

Eletrônica

IBM apresenta primeiro circuito integrado de grafeno

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/06/2011

 

clip_image001O circuito integrado é formado por um único transístor de grafeno e um par de bobinas (L1 e L2), construídos sobre uma pastilha de carbeto de silício.[Imagem: Adaptado de Lin et al./Science]

 

Cientistas da IBM apresentaram o primeiro circuito integrado feito com componentes de grafeno.

Embora muito simples, a demonstração é um passo importante na transição do grafeno da categoria de material promissor para material útil.

Chip de grafeno

Em 2009, um grupo do MIT havia construído um chip de grafeno, bastante rudimentar, mas mostrando que seria possível utilizar as folhas de carbono com apenas um átomo de espessura em conjunto com componentes da eletrônica tradicional.

Em 2010, um outro grupo da própria IBM construiu um transístor de grafeno que bateu o recorde mundial de velocidade, operando a 300 GHz.

Agora, Phaedon Avouris e seus colegas construíram um circuito integrado de verdade, usando equipamentos industriais e componentes de grafeno.

O circuito consiste de um único transístor de grafeno com um par de indutores integrados em uma pastilha de carbeto de silício (SiC).

Pensando diferente

O maior avanço desse pequeno circuito está no desenvolvimento de uma técnica para fixar o grafeno no silício, já que vinha sendo difícil convencê-lo a aderir nos metais ou nos óxidos usados pela indústria eletrônica.

Avouris e seus colegas tiveram uma ideia genial: em vez de fabricar o grafeno e depois fixá-lo sobre o silício, eles pegaram o carbeto de silício, que é formado de silício e carbono, e retiraram o silício da camada superficial, deixando apenas os átomos de carbono, que formaram o grafeno.

A litografia fez o resto, desenhando o transístor no grafeno que já nasceu fixado no silício.

Os indutores - ou bobinas - foram construídos de alumínio diretamente sobre a pastilha. Uma camada de 120 nanômetros de dióxido de silício, depositado por evaporação, isola as voltas das bobinas do restante do circuito.

clip_image003

O circuito funciona como um misturador de frequências, operando a 10 GHz. [Imagem: Lin et al./Science]

Misturador de frequências

O circuito funciona como um misturador de frequências, operando a 10 GHz. Misturadores de frequência são utilizados em sistema de comunicação por rádio como, por exemplo, nas redes de comunicações sem fios.

O próximo passo da pesquisa será otimizar o transístor, para que ele opere em velocidades mais altas, e projetar circuitos mais complexos.

É grande a expectativa na indústria para a construção de circuitos híbridos, incluindo componentes feitos com os semicondutores tradicionais e componentes feitos com grafeno.

Bibliografia:

Wafer-Scale Graphene Integrated Circuit

Yu-Ming Lin, Alberto Valdes-Garcia, Shu-Jen Han, Damon B. Farmer, Inanc Meric, Yanning Sun, Yanqing Wu, Christos Dimitrakopoulos, Alfred Grill, Phaedon Avouris, Keith A. Jenkins

Science

10 June 2011

Vol.: 332 no. 6035 pp. 1294-1297

DOI: 10.1126/science.1204428

Leia Mais ►