Curiosidades sobre as cores

1 - Será que o preto o branco e o cinza são cores

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imageO universo das cores permeia o comportamento humano. Somos impelidos às cores quando lemos o horóscopo do dia, quando vamos a um casamento, ao enterro de alguém, pensamos na cor do vestido da menina de quinze anos ou da cor das paredes de um hospital. O preto e o branco são expressivos em nossa relação com as cores, mas será que podemos afirmar que branco, preto e cinza são cores?

"Apesar de serem necessários para compor toda a gama de cores, o preto, o branco e o cinza não são considerados cores, propriamente. O branco representa a capacidade de refletir todas as cores, ao passo que o preto absorve todas elas. Já o cinza reflete-as parcialmente. Por essa razão, são chamadas cores neutras, mas, na verdade, representam valores tonais. Uma escala com variações tonais entre o branco e o preto, ou seja, com tons de cinza, recebe o nome de Escala Acromática."

Fonte: http://www.eduthome.pro.br/Cores.htm em 19 de maio de 2009

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Será que a morte tem cor?

Qual "cor" você daria a morte? Pensou no preto? Mas preto é cor???

Aqui está o caminho para uma pesquisa científica que levou três anos para ser concluída e trata claramente desta questão afirmando que a morte tem cor e sabe qual é?

Leia aqui...

Leonardo da Vinci reuniu anotações para dois livros distintos e seus escritos foram posteriormente reunidos em um só livro intitulado Tratado da pintura e da paisagem. Ele se oporia a Aristóteles ao afirmar que a cor não era uma propriedade dos objetos, mas da luz.

Havia uma concordância ao afirmar que todas as outras cores poderiam se formar a partir do vermelho, verde, azul e amarelo. Afirma ainda que o branco e o preto não são cores mas extremos da luz.

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz.

Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Cinza é a cor intermediária entre o branco e preto. Em um modelo subtrativo de cores (CMYK), ou seja, de emprego de pigmentos, é obtido pela adição de preto. Em um modelo aditivo (RGB), ou seja, emprego de luzes, é obtido pela adição de quantidades iguais de vermelho, verde e azul. Duas cores são ditas complementares quando sua adição resulta em cinza.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinza

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores#Arist.C3.B3teles

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http://www.eduthome.pro.br/Cores.htm

2 - Falando de Cores

Muitas vezes não nos apercebemos da importância de determinadas coisas em nossas vidas. As cores são uma dessas coisas corriqueiras, presentes em toda parte, das quais não nos damos conta. Somente se imaginarmos o mundo sem cores é que podemos avaliar sua importância.

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O que chamamos de cores são as sensações que os raios luminosos provocam em nossos órgãos visuais. Nossos olhos são sensíveis a uma parcela das emissões de ondas eletromagnéticas do sol, que chamamos de luz branca. Esta é formada de vários comprimentos de onda distintos, cada um caracterizando uma cor, como vemos no arco-íris. Já a cor que observamos em um objeto, sob luz branca, é resultado deste refletir apenas uma parte das cores componentes da luz. Pesquisas científicas têm demonstrado que as cores exercem grande influência sobre o estado de ânimo das pessoas. Por exemplo, as cores vermelho, amarelo e laranja, chamadas cores quentes, são vibrantes, causam excitação e sugerem ação, movimento, força, atração; enquanto que as cores azul, verde e roxo, chamadas cores frias, transmitem a sensação de tranqüilidade, compreensão, paciência, debilidade e repulsão. Esse conhecimento torna-se muito útil para setores profissionais que são fortemente influenciados pelo uso das cores, como a publicidade e a confecção de embalagens e vestuário. A aplicação criteriosa das cores facilitaria a aceitação e a comercialização dos mais variados produtos. Está comprovada a existência de uma relação direta entre as cores e a mente humana, não se restringindo ao estado de ânimo, sendo mesmo capazes de influir no estado físico e psíquico, o que justifica sua utilização cuidadosa em clínicas de repouso e hospitais psiquiátricos. Algumas pessoas acreditam que as cores, por serem emanações eletromagnéticas e possuírem vibrações específicas, têm propriedades terapêuticas. Desta maneira, poderiam influir diretamente na revitalização de órgãos e nervos, possibilitando a cura de enfermidades e estados patológicos. A esse procedimento deu-se o nome de "cromoterapia", ou seja, a cura através das cores.

Cor-Luz

No século XVII, estudando as propriedades refratoras dos corpos transparentes, Isaac Newton decompôs a luz branca utilizando um prisma triangular de cristal. Depois, a recompôs, utilizando um segundo prisma invertido. Desta forma, ele constatou que as cores do espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), antes tidas como uma qualidade do material refrator que alterava a cor da luz, eram as componentes da luz que as gerara. A luz branca, composta pelas sete cores do arco-íris, conforme demonstrado por Isaac Newton, pode ser sintetizada em suas três componentes básicas ou cores primárias: verde, vermelho e azul (anil). Combinadas duas a duas, formam as secundárias: amarelo, magenta e ciano.

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          amarelo=verde + vermelho

          magenta=azul + vermelho

          ciano=verde + azul

A cor complementar de uma primária é aquela formada pela combinação das outras duas (ou sua equivalente no espectro solar), de tal modo que, somada à primeira, resulta em luz branca. Esta mistura é chamada síntese aditiva.

Cor-Pigmento

Para representar o mundo em que vive, o homem procurou na natureza elementos que tivessem cor, para com eles colorir seus utensílios, suas roupas, seus desenhos e suas pinturas. Esses elementos corantes chamam-se pigmentos, são extraídos de minerais e vegetais e estão presentes em todas as tintas. Atualmente, a maioria dos pigmentos são sintéticos, obtidos por processos químicos industriais.

A utilização prática de tintas e pigmentos ao longo do tempo, fez o homem entender que as cores poderiam ser sintetizadas em suas componentes básicas, chamadas cores primárias, a partir das quais todas as outras poderiam ser formadas. Existem três pigmentos básicos: vermelho, amarelo e azul. É a partir da combinação das cores primárias (pigmentos básicos), duas a duas, que obtemos as cores secundárias, que são: laranja, verde e roxo.

verde=amarelo + azul

laranja=amarelo + vermelho

roxo=azul + vermelho

Círculo Cromático

Isaac Newton criou o primeiro disco ou círculo cromático, onde colocou as sete cores do arco-íris. Ao girá-lo rapidamente, misturou-as, formando o "branco teórico". Partindo do disco que Newton utilizara para demonstrar sua teoria sobre as cores, Goethe organizou um novo disco contendo apenas seis cores, onde contrapunha as cores complementares. Nesse disco, ficava evidenciado o aspecto subjetivo das cores, traduzido em dois sentidos, positivo e negativo, representando as cores quentes e frias, respectivamente.

clip_image010Cores complementares são aquelas que se encontram opostas no círculo cromático. Diz-se que cada cor secundária é complementar da cor primária que não entrou na sua formação. Assim, para o azul, temos a complementar laranja; para o vermelho, temos a complementar verde; e para o amarelo, temos a complementar roxo. Sua mistura gera um cinza escuro e é chamada síntese subtrativa.

Os estudos mais recentes apontam a necessidade de correção na utilização das cores-pigmento, pois, como descritas acima, não seriam capazes de evitar alguns desvios. Para sanar as distorções decorrentes desses desvios, as cores-pigmento utilizariam como primárias as complementares das cores-luz, ou seja, as secundárias. Este padrão pode ser observado nas impressoras domésticas e de pequeno porte que, imprimindo em camadas sobrepostas, são capazes de gerar todas as cores, pela combinação de suas primárias, que são: o amarelo, o magenta e o ciano. O preto é o resultado da mistura das três primárias, embora , geralmente, as impressoras utilizem um cartucho preto, para dar maior definição à imagem impressa.

Apesar de serem necessários para compor toda a gama de cores, o preto, o branco e o cinza não são considerados cores, propriamente. O branco representa a capacidade de refletir todas as cores, ao passo que o preto absorve todas elas. Já o cinza reflete-as parcialmente. Por essa razão, são chamadas cores neutras, mas, na verdade, representam valores tonais. Uma escala com variações tonais entre o branco e o preto, ou seja, com tons de cinza, recebe o nome de Escala Acromática.

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Já uma escala com variações de tonalidade de uma única cor recebe o nome de Escala Monocromática.

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Quando um trabalho artístico utiliza apenas branco, preto e cinza em sua confecção, dizemos tratar-se de uma composição acromática.

Ao empregar apenas as variações de tonalidade de uma única cor, esta composição recebe o nome de monocromia.

Ao passo que, a utilização de várias cores, com ou sem variações de tonalidade, em uma única composição, caracteriza uma policromia.

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