Segurança do Trabalho
Acidentes de trabalho no PAC é assunto entre entidade de segurança do trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego
Brasília, 11 de abril de 2011
Os presidentes da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes) nacional e da jurisdição do Rio de Janeiro se reuniram, no último 5 de abril, com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Entre os assuntos abordados estavam os acidentes de trabalho nas obras do PAC e o Projeto de Lei nº 6.179/2009, cujo parecer da relatora “iguala as atribuições de Engenharia de Segurança às da Fisioterapia”, disse a presidente da Sobes, Marlise Vasconcellos.
“A reunião foi muito boa, a secretária de Inspeção do Trabalho do MTE é arquiteta, da área. O ministro abriu espaço para a gente. Não podemos perder espaço”, completou. De acordo com Marlise, os acidentes que têm ocorrido nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC –, cujo número de mortes chega a 40, foram o principal tema da reunião. “Tem que aumentar a fiscalização”, defendeu.
Outro assunto apontado durante a reunião foram os concursos públicos para auditor especialista em Engenharia de Segurança. “Antigamente os concursos exigiam profissionais especialistas em Engenharia de Segurança ou em Medicina do Trabalho. Agora o cargo é de auditor fiscal. Qualquer pessoa pode passar. Ficou muito generalista. Em uma obra com risco grave, se o fiscal não for engenheiro, ele não vai interditar”, explicou.
Além da presidente da Sobes, Marlise Vasconcellos, e da Sobes-RJ, Evaldo Pereira, também participaram do encontro a secretária de Inspeção do Trabalho, Vera Lúcia de Albuquerque, o representante do MTE Rinaldo Gomes e o assessor do ministro Francisco Assunção.
Beatriz Leal
Assessoria de Comunicação do Confea
Postar um comentário