Os defeitos mais comuns no PC – 6ª Parte da 1ª Etapa

Podemos citar as seguintes causas possíveis para o os erros na memória:

· Fonte defeituosa image

· Transientes na rede elétrica

· Mau contato nos módulos de memória

· Envenenamentos no CMOS Setup

· Defeito na memória

· Aquecimento do processador

· Falha na placa de CPU

Software de diagnóstico - Na pesquisa de problemas na memória, é muito útil exe­cutar os testes de memória dos programas de diagnóstico. Se durante o teste de memória forem apresentados erros, significa que realmente existe algo de errado, ou na memória ou em outro componente que causa o seu mau funcionamento. A cada tentativa de solução, devemos testar novamente as memórias para verificar se os erros continuam. Por exemplo, digamos que sempre ocorra erro no teste de memória, e que façamos a troca dos módulos de memória. Se depois desta troca, o teste de memória deixar de apresentar erros, significa que a troca resolveu o pro­blema. Se você trocar a fonte, teste as memórias. Se você instalar um estabiliza­dor, teste as memórias. Se você fizer uma limpeza nos contatos, ou se fizer ajustes no CMOS Setup, teste as memórias.

Reinstalação de software - Um critério errado para saber se as memórias ficaram boas é verificar se os travamentos e operações ilegais no Windows cessaram. Isso é errado, pois mesmo com as memórias já boas, arquivos de programas podem estar corrompidos, causando as anomalias. Nessa situação, é muito provável que uma reinstalação do Windows e dos aplicati­vos resolva o problema.

Fonte - O erro na memória pode estar sendo causado por uma fonte de alimentação defeituosa. Quando as tensões estão fora das especificações, ou quando existe ripple, ((Eletrônica) uma oscilação de pequena amplitude aplicada em cima de um valor estável. Onda) vários circuitos podem não funcionar corretamente. É necessário, portanto testar a fonte de alimentação, e em caso de suspeita, substituí-la.

Rede elétrica - A rede elétrica problemática também pode causar erros nas memó­rias. Transientes na rede elétrica resultam em quedas e picos nas tensões fornecidas pela fonte. Essas imperfeições chegam às memórias, o que resulta em erros. Para evitar esses erros, não ligue eletrodomésticos na mesma tomada onde está o PC, e utilize um estabilizador de voltagem.

Maus contatos - Módulos de memória e seus soquetes podem apresentar maus contatos. O mesmo pode ocorrer com os seus soquetes. Tomando muito cuidado para não tocar nas partes metálicas do módulo de memória e dos seus soquetes, limpe a poeira dos soquetes, limpe os contatos do módulo usando uma borracha, retire os resíduos de borracha usando um pincel e aplique spray limpador de contatos nos módulos de memória e nos seus soquetes. Espere secar e instale novamente os módulos de memória.

CMOS Setup - Não chegou ainda a hora de condenar os módulos de memória. É possível que o problema seja causado por ajustes inde­vidos no CMOS Setup. Dentro do Advanced Chipset Setup existem vários itens que controlam a velocidade de acesso às memórias. Se essa velocidade estiver exa­geradamente alta, podem realmente ocorrer erros na memória. Experimente pro­gramar todos os itens relacionados com a velocidade de acesso às memórias usando os maiores valores possíveis, ou seja, usando os tempos de acesso mais longos.

Troque as memórias - Se depois de todas essas tentativas os erros na memória per­sistirem, é possível que o problema seja realmente um dos módulos de memória. Faça então a substituição desses módulos e teste o funcionamento usando um pro­grama de diagnóstico. Tome muito cuidado para não danificar as memórias e a placa de CPU com sua eletricidade estática.

Problemas no processador - Os erros na memória podem não ser originados na memória. Os bits podem sair da memória em perfeitas condições e ao passarem pelo chipset sofrerem erros. Também podem chegar ao processador e dentro dele serem adulterados. Esses erros são manifestados através de travamentos e operações ilegais no Windows. O aquecimento do processador é um dos principais causado­res de problemas. Pode ocorrer nas seguintes situações:

· Processador usando overclock

· Voltagem do processador errada

· Cooler danificado ou mal instalado

· Ventilação do gabinete deficitária

· Processador sem pasta térmica.

Muitos usuários aumentam através de jumpers da placa de CPU, o clock interno e/ou o clock externo do processador. Este procedimento é chamado de overclock. A programação errada das voltagens do processador também causa mau funciona­mento ou aquecimento, o que resulta em travamentos e outras anomalias. Verifique a programação dos clocks e da voltagem da placa de CPU e corrija os valores.

Se o cooler do processador estiver danificado, parado ou solto, o processador irá aquecer e certamente ocorre­rão travamentos e outros problemas. Pior ainda, o processador pode ser danificado. Mesmo quando o cooler estiver funcionando, a ventilação do gabinete pode ser deficitária. Providencie para que o sistema de ventilação do gabinete opere com máxima, o que resulta em melhor refrigeração do processador. Verifique se o cooler está instalado na posição correta ou se está invertido (giro de 180 graus).

Finalmente, faça a aplicação de pasta térmica entre o processador e o cooler. A pasta térmica é recomendada pelos fabrican­tes de processadores, e reduz bastante a sua temperatura, aumentando a sua confi­abilidade. Muitos travamentos e falhas no Windows já foram resolvidos com a sim­ples aplicação de pasta térmica.

O chipset - A memória e o processador podem estar em boas condições, mas entre eles, o chipset pode estar introduzindo erros pelos dados que nele trafegam. Isto tem maior chance de ocorrer quando a placa de CPU opera com overclock externo. Ajuste o valor do clock externo através dos jumpers da placa de CPU ou do CMOS Setup.

Placa de CPU danificada - Finalmente, os travamentos, falhas no Windows e erros na memória podem estar sendo causados por uma placa de CPU danificada. A placa pode ter sofrido maus tratos durante a sua instalação (eletricidade estática) ou du­rante a sua vida útil (aquecimento excessivo). A solução é a troca por uma nova.

Não se esqueça de reinstalar o software - Se você fizer várias tentativas de solucionar os problemas de hardware e os travamentos e falhas no Windows continuarem, não desanime. O hardware poderá se tornar 100% confiável depois do seu conserto, mas arquivos do Windows e dos demais softwares podem estar corrompidos. Depois de checar todos os pontos de hardware que ensinamos, reinstale o Windows e os softwares, pois agora deverá funcionar tudo.

Fim da primeira parte.

Postar um comentário