Música – Parte 2
Dicas
TABELA DE TRANSPOSIÇÃO – PARTE 2
(DICAS E TUTORIAIS)
Dando continuação ao emprego da Tabela de Transposição (matéria publicada em 09/08/10), daremos mais alguns exemplos de como utilizá-la e em que situações.
Como, chover no molhado não faz mal, vamos repetir o que já foi dito na primeira postagem para que o internauta compreenda melhor o assunto que tratamos.
1 - Para transpor valores de determinado acorde (X) para qualquer acorde (N), basta sinalizar a coluna e substituir a cifra correspondente na mesma linha, como mostrado nas colunas coloridas na tabela (Tab. 2). Os complementos (m, #, b, 7, etc.) serão os mesmos, somente mudam as letras correspondentes aos acordes ou notas.
A regra é simples: sabendo-se qual o intervalo, basta substituir o acorde (ou nota, se for o caso) correspondente que se encontra na mesma linha ou coluna.
Por exemplo, considerando que uma determinada melodia é tocada em A que contém na sua sequência os acordes: A, C#m, A7, D, B7, E7, F#m e Bm, transpor estes valores de A para G e de A para E.
a) de A1 ou A13 (colunas 1 ou 13) para G11 (coluna 11);
b) de A1 ou A13 (idem) para E8 (coluna 8).
Solução:
Se você escolher balizar-se pela primeira coluna (A1), o intervalo será de 8 semitons. Porém, se escolher A13, o intervalo evidente será menor e será de 3 semitons. Eu, particularmente, escolheria o menor intervalo por estar mais próximo e, conseqüentemente com menor possibilidade de engano.
O passo seguinte é escolher os acordes restantes da seqüência dada como exemplo. Façamos agora correspondências entre estes.
A, C#m, A7, D, B7, E7, F#m e Bm
Os acordes restantes são encontrados à mesma distância, no mesmo intervalo, no cruzamento da coluna com a linha do seu correspondente.
O mesmo procedimento serve para a montagem de acordes.
Sabendo-se que os acordes maiores, por exemplo, são tríades formadas pela primeira, terceira e quinta notas da escala e tomando-se como modelo a escala de C (dó maior), construamos as escalas seguintes: G, D, A, E, B, Gb, Db, Ab, Eb, Bb e F.
A escala modelo é a que se segue: C = C-E-G. Agora vamos montar os demais acordes do problema com o auxilio da tabela.
Para isso, devemos sinalizar a tabela em cada coluna e seus correspondentes acordes e notas nas linhas, a partir da primeira coluna e de cima para baixo. (Tab. 3)
A sinalização a que me refiro pode ser simplesmente a colocação de uma régua onde se traça uma linha com lápis, caneta ou marcador para que se saiba de onde se deve partir. Para quem já compreendeu como se faz isso nem será mais necessário.
Observe que o procedimento é o mesmo para todos os demais acordes, sejam eles menores, de sétima, maior com sétima, com nona ou sexta, etc.
No caso de leitor se interessar pode utilizar como exercício a montagem dos acordes de sétima, maior com sétima, maior com sexta, maior com nona, menor, etc., sempre partindo da escala de C por ser esta a escala padrão, pois, tudo é possível com essa tabela.
NOTA: Nos exemplos dados fizemos o exercício partindo da primeira coluna, mas poderíamos utilizar qualquer coluna da escala, ou mesmo as linhas e ainda em qualquer sentido (de cima para baixo, da direita para a esquerda e vice-versa) que o resultado será o mesmo.
antromsil
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