Curso de Fotografia Digital – 4ª Lição

4. TIPOS DE CÂMERAS DIGITAIS
CONTEÚDO
Câmaras Amadoresimage
Câmaras semi-profissionais
Câmaras profissionais
Câmaras Digitais de Vídeo (Filmadoras)
Câmaras especiais
Câmaras interessantes

 

Deixe-nos olhar os tipos ou famílias das câmaras digitais atualmente disponíveis. Não se esqueça que não existe padrão de qual aparência uma câmara digital deve ter, daí existem muitos formatos. As câmaras de filme 35mm tem um certo padrão, pois elas requerem espaço para o filme, tanto como lente, etc. As câmaras digitais não usam filme, e por esse motivo fica possível desenha-las de novas formas. Alguns fabricantes tentam manter a aparência das câmaras convencionais, enquanto outros procuraram novos caminhos.

Independente de sua aparência externa, o mercado é dividido em três divisões básicas, separadas por resolução, habilidades e, obviamente preço.

O mais básico inclui câmaras inteiramente automáticas, com resolução até 3 ou 4 megapixels.

O próximo nível é das câmaras semi-profissionais; aquelas que têm 4 a 5 milhões de pixels em sua imagem sensores. Estas câmaras já permitem muito controle sobre como ela capta a imagem.

O nível mais alto é das câmaras profissionais. Essas são de 6 megapixels ou mais, e permitem controle manual total de todas as suas funções. A maioria das câmaras deste nível possuem uma aparência externa similar à câmaras profissionais convencionais e muitas até permitem trocar lentes.

Vamos olhar estas três categorias detalhadamente.

Câmaras amadores

Nas últimas décadas, a maioria dos fotógrafos profissionais tem usado principalmente câmaras de reflexo 35mm. Porém, como estas são grandes e pesadas, muitos fotógrafos sérios tiveram o costume de carregar sempre uma câmara compacta no bolso. Apesar de que a qualidade dessas compactas pode não ser tão boa quanto as de reflexo (e até isso pode ser debatido), elas permitem que o fotógrafo esteja sempre pronto para tirar uma foto. Essas câmaras tem demonstrado seu mérito e são ocasionalmente usadas até pelos fotógrafos mais exigentes.

Por que esta discussão de câmaras amadores? É porque na nova área de fotografia digital, elas não são apenas populares, são também as mais acessíveis. Com resolução de até 3 ou 4 megapixel, você pode imprimir até 20x25cm com qualidade aceitável.

 

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As câmaras Olympus Stylus possuem resolução de até 4 megapixels.

Câmaras semi-profissionais

Uma família de câmaras com uns 5 a 6 megapixels. Geralmente, a resolução mais elevada é combinada com características avançadas como medição de luz TTL (através da lente) e controles manuais. Esta categoria é uma das mais crescentes de câmaras porque estas câmaras agradam o fotógrafo sério querendo ter o controle criativo de ajustes da sua câmara e para fazer ampliações de até 20x25 com qualidade perfeita.

Câmaras profissionais

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A câmara Olympus C-5050 que captura imagens em 5 megapixels .

Tendo o dinheiro, pode ser interessante uma câmara profissional. Freqüentemente baseadas num corpo de câmara convencional 35mm, elas tem uma resolução de 6 a 12 megapixels ou mais. Uma grande vantagem dessas câmaras é o controle total sobre a captação da imagem, permitindo uso dos mesmos acessórios disponíveis para as câmaras convencionais, como controles de exposição, lentes intercambiáveis, uso de flash externo e mais. Sua construção também é mais robusta, feita para agüentar o uso contínuo de um fotógrafo profissional.

O desenvolvimento mais recente na área de câmaras digitais e o sistema “quatro terços”, desenvolvido conjuntamente pela Kodak, Olympus, Fuji, Sigma e outros. As características principais deste sistema são um tamanho padrão do sensor de imagem e uma base padrão para as lentes.

O sensor da imagem é 18 x 13.5 milímetros, tendo uma proporção de 4/3. Sendo assim e tendo a base da lente igual, permitirá usar lente de qualquer fabricante usando 4/3 no corpo de qualquer outro fabricante usando o 4/3, uma lente Nikon em um corpo Olympus, por exemplo. Esse padrão deve permitir que em breve existirão inúmeras opções para o fotógrafo.

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O sensor de imagem quatro-terços tem uma proporção de 4/3 (4 unidades de largura por três de altura). Apesar de que é menor que os negativos mais comuns, ainda é maior que a maioria dos fotosensores em uso.

Um outro benefício de um sistema onde as lentes são projetadas especificamente para a fotografia digital é tamanho e peso. Já que os sensores de imagem digital são menores do que o quadro do negativo, as lentes podem ser menores. Antes do sistema 4/3 isso não era feito. Pelo contrário, as câmaras foram projetadas para usar as lentes de câmaras convencionais. Como o fotosensor é menor que o negativo isso implica que apenas a parte centrica da lente estava sendo usada.

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O sistema “Quatro terceiros” de Kodak e Olympus estabelece um padrão aberto que pode ser usado por qualquer fabricante de câmaras ou lentes. Isso deve agilizar a apresentação no mercado de lentes de boa qualidade, num preço acessível.

Câmaras de Vídeo Digital (Filmadoras)

Normalmente nós fazemos um retrato de cada vez com uma câmara fotográfica, ou talvez algumas centenas nas câmaras que oferecem uma modalidade video. Entretanto, também é possível selecionar quadros individuais de uma fita de vídeo. Gravando 30 imagens por segundo, a filmadora capta 1800 imagens por minuto. A habilidade de escolher uma imagem de um campo tão vasto de imagens é tentador, mas não se esqueça que o vídeo tem menos resolução do que a maioria de câmaras digitais.

Com as filmadoras digitais mais avançadas, você não tem que captar quadros, pois os mesmos já estão salvos em formato digital. Isso fica mais confuso ainda, considerando que muitas filmadoras também tiram fotos digitais, e muitas câmaras digitais também fazem filmagens. É recomendável usar a câmara mais adequada para o propósito, sendo filmadora para filmagens, e câmaras digitais para fotografias.

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A Sony DCR-TRV33 MiniDV Handycam capta imagens à 1152 x 864 pixels.

Câmaras especiais

As câmaras digitais são tão úteis que estão sendo incorporadas em mais e mais dispositivos, como PDAs e telefones celulares. Estas câmaras freqüentemente podem até transmitir suas imagens a outros telefones ou pela internet.

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Acima. Telefones celulares como este Nokia tem câmara interna.

Ao lado. O PDA Sony Clie tem uma câmara digital imbutida.

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Casio fabrica um relógio com câmara que pode captar imagens pequenas até 176 x 144 pixels e pode armazenar aproximadamente 100 imagens.

Câmaras interessantes

Como o tamanho e o preço de sensores da imagem cai, as câmaras podem ser incorporadas em mais e mais objetos, dos brinquedos aos relógios.

 

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Leitura complementar

Processos fotográficos

Ver artigo principal: Fotografia em preto e branco

Fotografia em preto e branco

A lua em P&B.

clip_image001A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente como o preto sobre o branco, no início do século XIX.[16] Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, como o daguerreótipo - aproximadamente na década de 1823 - até aos filmes preto e branco atuais, houve muita evolução técnica e diminuição dos custos. Os filmes atuais têm uma grande gama de tonalidade, superior até mesmo aos coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. Por isso, as fotos feitas com filmes PB são superiores as fotos coloridas convertidas em PB.

Meio tom

As fotografias em preto e branco se destacam pela riqueza de tonalidades; a fotografia colorida não tem o mesmo alcance dinâmico.

Na fotografia P&B se costuma utilizar a luz e a sombra de forma mais proeminente para criar efeitos estéticos -­ há quem prefira fotografar apenas em filme preto e branco, mesmo com a maior facilidade e menor custo do equipamento digital. Os sensores das câmeras digitais ainda possuem alcance dinâmico muito menor do que a fotografia P&B e mesmo da colorida, estando mais próximo do slide.

Fotografia colorida

Ver artigo principal: Fotografia colorida

clip_image002[6]

Foto de 1942 de um carpinteiro trabalhando, é um exemplo histórico das primeiras fotografias coloridas.

A fotografia colorida[17] foi explorada durante o século XIX e os experimentos iniciais em cores não puderam fixar a fotografia, nem prevenir a cor de enfraquecimento. Durante a metade daquele século as emulsões disponíveis ainda não eram totalmente capazes de serem sensibilizadas pela cor verde ou pela vermelha - a total sensibilidade a cor vermelha só foi obtida com êxito total no começo do século XX. A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.

O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maioria dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfa-color em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963.

A fotografia colorida pode formar imagens como uma transparência positiva, planejada para uso em projetor de slides (diapositivos) ou em negativos coloridos, planejado para uso de ampliações coloridas positivas em papel de revestimento especial. O último é atualmente a forma mais comum de filme fotográfico colorido (não digital), devido à introdução do equipamento de foto impressão automático.

Fotografia digital

Ver artigo principal: Fotografia digital

Fotografia digital é a fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados modelos de telefone celular, resultando em um arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em websites ou CD-ROMs.

A fotografia tradicional era um fardo considerável para os fotógrafos que trabalhavam em localidades distantes - como correspondentes de órgãos de imprensa - sem acesso às instalações de produção. Com o aumento da competição com a televisão, houve um aumento na urgência para se transferir imagens aos jornais mais rapidamente.

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O sensor de CCD que substitui o filme nas câmeras digitais.

Fotógrafos em localidades remotas carregariam um minilaboratório fotográfico com eles, e alguns meios de transmitir suas imagens pela linha telefônica. Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Seu custo impediu o uso em fotojornalismo e em aplicações profissionais, mas a fotografia digital surgiu neste momento.

Em 10 anos, as câmeras digitais se tornaram produtos de consumo, e estão, de modo irreversível, substituindo gradualmente suas equivalentes tradicionais em muitas aplicações, pois o preço dos componentes eletrônicos cai e a qualidade da imagem melhora.

A Kodak anunciou em janeiro de 2004 o fim da produção da câmeras reutilizáveis de 35 milímetros após o término daquele ano. Entretanto, a fotografia "líquida" irá perdurar, pois os amadores dedicados e artistas qualificados preservam o uso de materiais e técnicas tradicionais.

Funcionamento

Na fotografia digital, a luz sensibiliza um sensor, chamado de CCD ou CMOS, que por sua vez converte a luz em um código eletrônico digital, uma matriz de números digitais (quadro com o valor das cores de todos os pixels da imagem), que será armazenado em um cartão de memória. Tipicamente, o conteúdo desta memória será mais tarde transferido para um computador. Já é possível também transferir os dados diretamente para uma impressora gerar uma imagem em papel, sem o uso de um computador. Uma vez transferida para fora do cartão de memória, este poderá ser apagado e reutilizado.

Revelação de fotos online

Revelação de fotos online é o nome vulgarmente dado ao procedimento de envio eletrônico de arquivos digitais de imagens para processamento e produção de cópias impressas por empresas especializadas. O termo não é tecnicamente correto, porque este processo dispensa justamente a etapa tradicionalmente conhecida como revelação fotográfica, porém, tem sido largamente incorporado ao vocabulário popular.

Álbuns virtuais

Com a popularização da fotografia digital, surgiram páginas da Internet especializadas em armazenar fotografias. Desse modo, suas imagens podem ser vistas por qualquer pessoa do planeta que acesse a rede. Elas ficam organizadas por pastas e podem ser separadas por assuntos a livre escolha.

Os álbuns virtuais podem ser usados com vários propósitos, abaixo estão listados alguns exemplos destes:

  • Portfólio: Muito usado por fotógrafos amadores/profissionais para mostrarem seus trabalhos.
  • Armazenamento: Quem não deseja ocupar espaço em seu HD pode usar o álbum para armazenar suas fotografias.
  • Negócios: Outros usam os álbuns para vender seus trabalhos fotográficos.

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