Carro-helicóptero vai voar sozinho

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/11/2010

image O carro deverá ser capaz de voar como um helicóptero, e de forma autônoma, sem um piloto treinado. [Imagem: Carnegie Mellon University]

Carro que vira helicóptero

O instituto de robótica da Universidade Carnegie Mellon recebeu cerca de US$1 milhão de dólares do governo norte-americano para desenvolver um carro capaz de voar como um helicóptero, e de forma autônoma, sem um piloto treinado.

Embora um carro que vira avião já esteja disponível no mercado norte-americano, a ideia agora é fazer um carro que vira um helicóptero.

Em 2007, uma empresa israelense prometeu que venderia um carro-helicóptero em 2010. Como ainda falta cerca de um mês e meio para o ano acabar, talvez haja uma chance.

Voar sem piloto

Agora o desafio é maior, uma vez que a encomenda é que o carro vire um helicóptero e voe de forma quase inteiramente autônoma.

Apesar disso, faz parte da encomenda que o veículo transporte até quatro passageiros, carregue 350 quilogramas de peso e tenha uma autonomia de 460 quilômetros, seja rodando por terra ou voando.

"A chave para este conceito é a ideia de que o veículo possa ser operado por um soldado sem a formação de piloto," disse Sanjiv Singh, responsável pelo desenvolvimento do veículo VTOL (vertical-take-off-and-landing, pouso e decolagem verticais).

"Em termos práticos, isso significa que o veículo terá de ser capaz de voar sozinho, ou apenas com uma participação mínima do operador. E isto significa que o veículo terá de estar continuamente 'consciente' do seu ambiente e ser capaz de reagir automaticamente em resposta ao que ele 'perceber'," completa o pesquisador.

Postar um comentário