ESTUDO DAS RELIGIÕES

Observação: Este artigo deverá encabeçar uma série de informações sobre as mais diversas religiões conhecidas. Inicialmente, mostramos uma visão geral para depois detalharmos e fazermos um estudo mais acurado da matéria.

RELIGIÃO – A busca do homem para se religar ao seu criador.

ISLAMISMO

É a religião dos muçulmanos, criada por Maomé, cuja missão era reunir as tribos árabes sob a luz do ensino cristão.

O Alcorão não foi escrito por Maomé, é o registro de suas palavras escrito por seus seguidores tendo suas raízes no Velho Testamento. O islamismo acredita numa única vida sobre a Terra. A alma é imortal e sobrevive à morte física, mas não se fala em reencarnação. Só os Profetas revelam a vontade de Deus, não há comunicação dos espíritos. A poligamia é permitida (até 4 esposas). Não há santuário, ídolos, etc, mas são ritualistas na exigência de 5 preces diárias, jejuns, mortificações, abstenção de álcool e certas carnes, peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida.

Não admite inovações ou outras interpretações dos seus textos.

RELIGIÕES ORIENTALISTAS:

A) TRILOGIA CHINESA:

1. I CHING

Livro das Mutações ou da Sabedoria, escrito a 3000 AC, alimentou diversas religiões. Associado à idéia dos opostos (sim-não, macho-fêmea, claro-escuro, etc) e à crença do permanente estado de transformação de tudo, é um livro de respostas a consultas e orientações onde se associam as possibilidades mediúnicas com superstições, adivinhações e sabedoria popular. Não é uma religião e não há a idéia de um Deus como se imagina no mundo ocidental.

2. TAOÍSMO

É uma filosofia originada no jogo dos opostos do I Ching. O Tao é a verdadeira linguagem da Natureza. Tem 81 lições e suas afirmações pregam o amor e a sabedoria intuitiva – muito próximas das lições de Jesus e do Espiritismo – fala das Leis Divinas e as consequências da desarmonia com essas leis.

3. CONFUCIONISMO

Século V aC, (com Confúcio). É mais uma organização social do que uma religião. Destinava-se à educação das crianças que aprendiam as regras e convenções necessárias à vida social. É uma filosofia racional. Há predomínio do culto doméstico aos antepassados.

B) TRILOGIA HINDU

1. VEDISMO

Culto às forças da Natureza, que evoluiu para a concepção de um Princípio Absoluto – Brahman. Acreditam num Ser Supremo, na imortalidade da alma, na pluralidade das existências e nos Espíritos. Monoteístas, crêem que o Ser Supremo tem divindades que o auxiliam. Seus princípios são registrados nos Vedas (preces, hinos sagrados, rituais e sacrifícios).

2. BRAMAMISMO – (1000 ac)

Krishna, um dos primeiros reformadores religiosos da India, renovou o pensamento dos Vedas, admitindo a Trindade (Brahman, Shiva e Vishnu). Trouxe grandes ensinamentos morais, mas estabeleceu uma organização social em castas (grupos) que não podiam se misturar. Praticavam a meditação diária, ioga e treinamentos mentais. Acreditam que a alma se reencarna sucessivamente nas mais diversas formas, dependendo dos atos praticados nas vidas anteriores (karma) até encontrar a iluminação.

3. BUDISMO

Veio corrigir o grave erro do Bramamismo, que estabeleceu as castas. Nega também a Trindade. Sidharta Gautama (Buda) foi seu fundador, por volta de 500 ac. Ë uma das maiores concepções religiosas que já apareceram neste mundo, doutrina toda de amor e igualdade, em muitos pontos semelhantes ao que Jesus nos ofereceu.

C) XINTOÍSMO

Religião tipicamente japonesa – culto à Natureza, culto tribal, culto a heróis e veneração pelo Imperador. Veneram os ancestrais e a Deusa Sol (protetora do Japão)

* Neste estudo superficial podemos perceber que existem numerosas semelhanças e diferenças na teoria e prática entre o Espiritismo e as Religiões Orientalistas, que seriam confirmadas numa observação aprofundada – a evolução, a união permanente da alma com Deus é a finalidade de todos esses caminhos, aparentemente tão diversos. *

ESCOLAS RELIGIOSO-FILOSÓFICAS

* ROSA CRUZ

É uma doutrina secreta das mais antigas na história do Espiritualismo. É esotérica, ritualista, presa a símbolos, à numerologia e às tradições religiosas orientalistas. Busca a harmonia com a Lei Natural, o autoconhecimento e procura praticar a caridade material e moral.

* TEOSOFIA

Traz em si alguns princípios cristãos e muitos das religiões orientalistas. Acreditam na evolução através dos reinos da Natureza, na existência dos mundos invisíveis, na existência de vários corpos formando o Homem, na reencarnação; não acreditam na metempsicose (encarnação em corpos de animais) e os Espíritos também são classificados em categorias (c/no Espiritismo).

*** Há ainda muitos outros grupos religiosos/filosóficos: Cabala, Judaísmo, Mazdeísmo, Druidismo, Xamanismo, Maçonaria, Seicho-no-ie, Testemunhas de Jeová, Racionalismo Cristão, etc. ***.

IGREJA ROMANA

Católica, Evangélica e outros Protestantes.

¨ Ressurreição – A igreja Romana crê na Ressurreição dos mortos, baseada na interpretação do Velho Testamento. É um dogma (ponto fundamental e indiscutível numa doutrina).

¨ Prega a criação do Homem e o pecado original (Adão e Eva), como princípio dos seres humanos e cujo pecado castiga a Humanidade através dos séculos com a dor e a morte.

¨ Crê que a alma é criada no momento da concepção e vive uma única vez na Terra.

¨ Juízo final: Crê que a alma sobrevive à morte e tem sua sorte determinada para toda a eternidade, conforme tenha vivido sua vida sobre a Terra. Paraíso, Purgatório e Inferno.

¨ Incomunicabilidade dos Espíritos – Não aceita a manifestação da alma após a morte. Quando existem essas manifestações, são do Espírito Santo ou dos anjos. (Segundo uma passagem na Bíblia, Moisés proibiu a comunicação com os Espíritos para controlar um povo de costumes rudes, indisciplinado – se proibiu é por que existia).

¨ Divindade de Jesus. Virgindade de Maria – Seu nascimento envolve um clima de milagre, fugindo às leis naturais.

CURIOSIDADE: REGRA ÁUREA DA HUMANIDADE: (Lewis Browne)

Nas escrituras das 7 principais religiões do mundo encontra-se um só tema, expresso de maneira espantosamente semelhante:

Bramamismo - Esta é a súmula do dever: Não faças nada a outrem que te causaria dor se fosse feito a ti. (Mahabharata)

Budismo – Não ofendas os outros por formas que julgarias ofensivas a ti mesmo. (Udanavarga)

Confucionismo – Existe máxima pela qual devemos reger-nos durante toda a vida? Sem dúvida, é a máxima da bondade e do amor: Não faças a outrem o que não quererias que eles fizessem a ti. (Anacleto)

Taoismo – Considera o ganho do próximo como teu próprio ganho e a perda do próximo a tua própria perda. (Tai-Shang Kan-Ing Pten)

Judaísmo – O que é odioso para ti não o faças ao teu próximo. Essa é toda a lei; o resto é comentário. (Talmud, Shabbat)

Cristianismo – Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam fazei-lho também vós, porque esta é a Lei e os Profetas. (Mateus)

Islamismo – Nenhum de vós será crente enquanto não desejar par seu irmão o que deseja para si mesmo. (Sunan)

DOUTRINA ESPÍRITA

SINCRETISMO RELIGIOSO:

A mistura das religiões. Se estudarmos as religiões, veremos que todas elas têm o mesmo objetivo, embora trace caminhos totalmente diversos, de acordo com os costumes de cada povo. A comunicação entre os povos foi trazendo novos conhecimentos e misturando as culturas, fazendo com que se guardassem algumas idéias e preceitos e que fossem utilizados para o bem estar dos povos. Daí surgiam as religiões, cada uma sendo adaptada de acordo com seus costumes. No Brasil, país formado pela mistura de povos, o sincretismo é bem visível.

UMBANDA:

É um dos maiores exemplos de sincretismo, pois já havia sofrido na África influência judaica, egípcia, islâmica e dos mouros. Aqui, assimilaram, de início a influência dos indígenas nativos, depois a da Igreja Católica e do Espiritismo.

1. Umbanda sob influência esotérica – predomínio de influências orientais ligadas à numerologia, ao Karma, aos elementais (espíritos protetores da natureza em fase primária de evolução), sinais riscados, etc.

2. Umbanda sob influência católica – por causa da ação dos Jesuítas e padres católicos, a cada Orixá foi associado um santo da igreja, pois alguns santos possuíam as qualidades de determinados Orixás. Foi também um modo de evitar conflitos com o clero. Nos cultos africanos não havia imagens dos Orixás. Devido à influência católica surgem as imagens, os altares: Oxalá como Jesus, Exu como o diabo, Yemanjá (Nossa Senhora), Ogum (São Jorge), etc. Na verdadeira Umbanda, qualquer espírito pode se tornar um Orixá, independente de ser ou não canonizado pela Igreja Católica.

3. Umbanda sob a influência espírita – na linguagem e na prática umbandista vem aumentando o uso de termos específicos da Doutrina Espírita. Muitos já incluem os estudos dos livros de Kardec. A prática mediúnica se utiliza de rituais, imagens, altares, pontos riscados e cantados, danças, talismãs (objetos com suposto poder mágico), amuletos (objetos com poder de afastar malefícios), oferendas, vestimentas, etc.

As sete linhas da Umbanda Branca são: o Amor, a Fé, a Caridade, o Conhecimento, a Sabedoria, a Lei e a Geração de Vida,

ESPIRITISMO:

Teve início em 1847, com os fenômenos ocorridos nos Estados Unidos, que tiveram repercussão em toda a Europa (mesas girantes), levando pesquisadores a fazer um trabalho sério a respeito e culminando com a publicação de “O livro dos Espíritos” em Paris em 1857, o livro básico da doutrina.

Tem um aspecto científico (experimental), filosófico (observação) e religioso (moral). O enfoque principal é o autoconhecimento, a renovação interior, a evolução espiritual consciente. Procura libertar o homem do apego material e da ignorância, através dos estudos e das práticas dos princípios doutrinários, o ensino moral que Jesus nos deixou.

Admite a existência de um princípio espiritual, crê em Deus, na imortalidade da alma, na vida futura após a morte, na reencarnação, na comunicação com os espíritos (mediunidade), na evolução de todas as espécies (ciclo evolutivo – passando a Terra a ser um mundo de expiações para um mundo de regeneração), na individualidade espiritual, no livre arbítrio e na lei do retorno.

Princípios básicos:

DeusExistência – não há efeito sem causa. Atributos: Imanente (presente em tudo); Onisciente (sabe tudo); Onipotente (pode tudo) e Onipresente (em todos os lugares).

Evolução – progresso contínuo para todas as espécies e mundos (do cristal às plantas); princípio embrionário nos animais; Espírito individualizado do homem.

Reencarnação – Corpos físicos cada vez mais aperfeiçoados para evoluir espiritualmente. Oportunidade. Reformulação interior, iluminação. Explica problemas que jamais entenderíamos.

Sobrevivência do Espírito – e da pré-existência.

Comunicação entre os dois mundos – mediunidade de vários níveis e tipos – aprender, ensinar, ajudar, receber ajuda.

Importância do Mundo Espiritual – e suas implicações no mundo físico.

O Homem como um todo – constituição, evolução biológica e espiritual.

Reformulação interior – “Conhece-te a ti mesmo”.

Postar um comentário