DICAS DOMÉSTICAS
DICAS DOMÉSTICAS para auxiliar nas tarefas diárias dos nossos lares
No dia a dia doméstico encontramos certas dificuldades em solucionar alguns problemas que aprecem, como: o entupimento de pias, o acendimento do fogo da churrasqueira, vazamento de torneiras, dentre outros impedimentos que entravam o andamento normal das rotinas diárias.
Tenho duas dicas simples para apresentar ao público interessado, as quais facilitaram e muito o trabalho de domésticas, cozinheiros e donas de casa em sua labuta.
Dica 1 – Trata-se de como evitar, ou pelo menos retardar ao máximo o entupimento de pias em nossas cozinhas.
O método consiste em usarmos, sempre que desocuparmos vasilhas engorduradas como os pratos das refeições, panelas e outros utensílios domésticos, papel higiênico comum, desses mais baratos (ou até mesmo jornais), para a limpeza da vasilha, antes de lavá-la, retirando, além da gordura, fragmentos verdura, feijão, arroz, macarrão, etc., os quais são, na maior das vezes, os principais aditivos às gorduras, criando massas que se encrostam na tubulação de escoamento, provocando o entupimento das mesas.
É comum ver-se pias domésticas apinhadas de utilitários de refeição colocadas ali sem os cuidados necessários e não raro se quebram vasilhas de vidro ou porcelana, o que podem ocasionar ferimentos nas pessoas. Os fragmentos espalhados na pia podem ainda adentrar o ralo do tubo coletor e também contribuir para engrossar a mistura gordurosa.
O desleixo de muita gente que exerce esse mister, contribui para que as coisas se compliquem no ambiente doméstico. Cuidado nunca é demais e mesmo que não se possa efetuar a limpeza de imediato, deve-se descartar os restos na lixeira ou numa vasilha qualquer quando se deseja aproveitá-los.
Tenha em mente que, se seguir algumas regrinhas básicas obterá bons resultados, como as que se seguem:
a) Logo que termine as refeições, descarte os restos e passe o papel nos pratos e talheres antes que a umidade evapore;
b) Somente coloque de molho vasilhas encrostadas e livres restos soltos;
c) Pelo menos uma vez por mês, coloque uma chaleirada de água quente na pia. Isso derrete alguns nódulos gordurosos que se formam na tubulação, evitando o seu entupimento precoce; e,
d) Por fim, nunca deixe que restos de comida, farelos de verdura ou legumes penetrem no orifício do ralo para evitar problemas de obstrução futuros.
Dica 2 – Quem nunca acendeu o fogo do fogão a lenha, do fogareiro ou da churrasqueira, desconhece o aborrecimento que dá, que estressa até os entes mais calmos, porque este insiste em não pegar, precisando ser abanado, soprado, estimulado com gravetos, papel, plástico, borracha, óleo, etc., e mesmo assim às vezes emperra e não se inflama.
Um amigo certa feita me viu numa dessas ocasiões tentando acender a churrasqueira pelos métodos mais diversos e complicados possíveis, me orientou a seguir um procedimento infalível e bastante simples de ser feito, como descrito a seguir:
« Coloque uma fina camada de carvão no lastro da churrasqueira ou fogareiro;
« Faça um pequeno nicho no centro do lastro e nele coloque um copinho de café descartável com uma pequena quantidade de álcool. Não precisa encher o copo. Veja o esquema abaixo..
« Risque o palito para queimar o álcool e em seguida cubra o copinho com pedaços de carvão e, pronto! Esqueça o fogo e cuide de espetar as carnes.
Você perceberá que além de não fumaçar, em menos de 10 minutos o fogo já está quase no ponto de ser usado. Coloque mais um pouco de carvão e continue suas tarefas com tranquilidade porque o fogo, este já não é mais problema.
Postar um comentário