Ciência - Grafeno substituirá Silício

http://www.fayerwayer.com.br/2010/02/grafeno-substituira-silicio/

Grafeno substituirá Silício

Publicado em 07/02/2010 às 4:20 pm por Yeltsin Lima

clip_image002Para quem não sabe, todos as placas que você usa no seu computador são feitas por Silício, tanto que o nome da região onde existem muitas empresas de tecnologia se chama “Vale do Silício”. Infelizmente, o Silício já está ficando obsoleto. Um substituto para ele já está sendo testado. É o grafeno, uma folha planar de carbono, densamente compactado e com espessura de apenas um átomo(1).

Em 2008, ele foi confirmado como o material mais forte que o homem já conseguiu medir. Ele chega a ser 200 vezes mais forte do que o aço estrutural(2), “seria necessário um elefante equilibrado sob uma ponte de lápis, para quebrar uma folha de grafeno”, afirma o pesquisador James Hone. Já existem aplicações práticas do grafeno, como a criação do menor transistor do mundo(3). Só para se ter uma idéia, um transistor normal mede 45 nanômetros, um átomo mede 0,1 nanômetro. O transistor de grafeno mede 1 nanômetro. Apenas 10 vezes maior que um átomo e 45 vezes menor que um transistor normal.

Recentemente (e é recentemente mesmo) em 05 de fevereiro, a IBM apresentou um novo transistor de grafeno (4). Ele alcança uma freqüência de 100 bilhões de ciclos por segundo. Não sabe o que significa, não é? Vamos então resumir com sua velocidade: 100GHz. E, você achava seu computador rápido… A maior vantagem do grafeno está na alta velocidade de propagação dos elétrons.

Se você acha que essa é a velocidade máxima de um chip de grafeno, ledo engano. Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) afirmaram que um chip de grafeno poderá chegar até a velocidade de 1THz, ou 1.000GHz. Com isso, você não precisa montar super-máquinas, usando mega-dinheiro para qualquer micro-equações. Basta uma máquina, que fará o trabalho de mil, não é fantástico?

Só para não estender muito o post e, criar uma verdadeira enciclópedia aqui. Alguns pesquisadores afirmam que o silício ainda tem 10 anos pela frente. Esse é o tempo em que as pesquisas com grafeno serão estendidas e, evoluir a ponto de realmente estar pronto para substituir o silício. Esperamos que as pesquisas se tornem mais avançadas tanto no exterior, quanto no Brasil. E que o mundo não acabe em 2012.

 Referências

  1. GrafenoWikipédia Brasil
  2. Grafeno é confirmado como o material mais forte que existeInovação Tecnológica
  3. Menor transistor do mundo é criado com grafenoInovação Tecnológica
  4. IBM demonstra novo transistor de grafenoINFO Online
  5. Chip de grafeno pode chegar a 1THz, diz MITINFO Online”  (CIC).

Postar um comentário