MÚSICA

Parte 1

TABELA DE TRANSPOSIÇÃO DE TONALIDADE E COMPOSIÇÃO DO ACORDE

Tabla 1

clip_image002

Para quem não está bem familiarizado com mudança de tonalidade, principalmente quem acompanha vozes diversas, quem vive da música nas noites ou quem tem esta profissão apenas por hobby, sabe o quanto é difícil ter que tocar a mesma melodia em tons diferentes, essa tabela se presta a auxiliar na solução do problema.

Para transpor valores de X (determinado acorde) para N (qualquer acorde), basta sinalizar a coluna e substituir a cifra correspondente na mesma linha, como mostrado em caixas coloridas na tabela. Os complementos (m, #, b, 7, etc.) serão os mesmos, somente mudam as letras correspondentes aos acordes.

Por exemplo, considerando que uma determinada melodia é tocada em A e contém na sua sequência os acordes: A, C#m, A7, D, B7, E7, F#m e Bm, transpor estes valores de A para F e de A para D.

1 – A1 (coluna 1) para F9 (coluna 9); 2 – de A1 para D6.

image

Se preferir, você pode agrupar próximos uns dos outros os acordes de mesma raiz, isto é, os acordes de mesma origem como, por exemplo, C, C7, Cm, Cm7, quando existir vários deles, pois, a letra que representa o acorde é o que interessa para a transposição.

Vejamos mais dois exemplos:

1 - transpor de G para C; 2 – transpor de G para E.

image

A tabela mostrada acina foi construída adotando-se como acidente o bemol, mas poderia ser o sustenido ou ter somente a vaga a ser preenchida com a nota ou acorde acidental necessário como mostraremos a seguir.

Tabela 2

image

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 3

image

 

 

 

 

 

 

 

Pode-se também preencher os quadros vazios como mostrado abaixo, só depende do gosto de cada um. O resultado esperado é o que interessa, lembrando que quem se utiliza da tabela deve saber a distinção de bemol e sustenido e em que situação podem ser usados.

image

 

 

 

 

Ou seja, você é quem escolhe o que é mais prático e melhor representa o que você quer. Eu, particularmente, ficaria com a primeira ou a terceira opção, por estar mais próximo da realidade.

Notas: 1 - É interessante observar que a ordem em que se faz a substituição dos acordes ou notas é indiferente, ou seja, pode-se fazer da esquerda para direita, de cima para baixo e vice-versa.

2 – A tabela dada foi construída com seu início em A, mas nada impede que comece em C ou outra letra da série.

antromsil

1 Comentário

Anônimo disse...

Muito bom! agora fica mais fácil....

Postar um comentário