Descoberta Astronômica

Astrônomos europeus descobrem novo sistema planetário

Sistema, com pelo menos cinco planetas, tem semelhanças com sistema solar

iG São Paulo | 24/08/2010 15:28

clip_image001

Foto: Divulgação

Ilustração do sistema planetário em torno de estrela HD 10180, semelhante ao sol

Astrônomos europeus descobriram um novo sistema estrelar composto por, pelo menos, cinco planetas e que apresenta algumas semelhanças com o sistema solar. Os planetas orbitam a estrela chamada HD 10180, na constelação Hydrus, a cerca de 100 anos luz da Terra.

"Nós encontramos o que é, muito provavelmente, o sistema com mais planetas descobertos até agora”, disse Christophe Lovis, astrônomo da Universidade de Genebra que liderou o estudo do Observatório Europeu Sul (ESO). “Esta descoberta destaca o fato de que nós agora estamos entrando numa nova era na pesquisa de exoplanetas”.

Lovis informou que os cinco planetas são comparáveis a Netuno, têm de 15 a 25 vezes a massa da Terra. “Eles são feitos essencialmente por pedra e gelo. Eles têm um núcleo sólido, mas acima do núcleo há uma camada gasosa, composta, provavelmente, por hidrogênio e hélio”, disse.  Os cientistas acreditam que os planetas não sejam habitáveis.

clip_image002

Foto: Divulgação

Foto da estrela HD 10180 no espaço

Além dos cinco planetas confirmados, os cientistas suspeitam que existam mais outros dois, incluindo um que poderia ser o menor planeta já visto fora do sistema solar. Outra particularidade deste planeta seria sua proximidade com a estrela.

O sétimo planeta seria maior, similar a Saturno.

“A coisa mais interessante para se considerar em relação a esta descoberta é que ela mostra que podem existir muitos outros sistemas”, disse Alan Boss do Instituto Carnegie de Ciência, que não estava envolvido com a descoberta.

O sistema em torno da estrela HD 10180 é único em vários aspectos. Ele, provavelmente, não tem nenhum planeta gigante gasoso semelhante a Júpiter. Os cientistas também acreditam que todos os planetas tenham órbitas quase circulares.

Cientistas estão descobrindo planetas fora do sistema solar pelos últimos 15 anos, tendo, até então catalogado cerca de 450. A maioria das descobertas têm se limitado a um ou dois planetas, normalmente enormes e gasosos - muito similares a Júpter ou Saturno.

A descoberta foi feita por cientistas da Suíça, França e Alemanha nas instalações do ESO no Chile.

Postar um comentário