A utilização segura de produtos da indústria de tintas - I

“PRODUTOS CURADOS POR ULTRAVIOLETA

A cura por radiação ultravioleta, em muitos países, vem sendo muito utilizada em substituição aos processos convencionais por causa dos apelos ecológicos de entidades governamentais e também por vantagens de produtividade e qualidade.

No Brasil, como os controles ambientais ainda não são tão severos como em alguns países europeus, muitas empresas ainda utilizam o sistema de cura pelo calor, com evaporação de grandes quantidades de solventes para a atmosfera, por causa do custo relativo do projeto, da instalação do processo e das matérias-primas. Mas, um dos principais motivos que ainda impede uma maior utilização desta tecnologia é o medo que a palavra radiação ainda causa nos trabalhadores. Este medo é conseqüência da falta de informação e treinamento adequado do pessoal envolvido.

Os estudos realizados mostram que a exposição à luz ultravioleta apresenta riscos à saúde, porém podem ser minimizados ou até mesmo anulados, se práticas adequadas de higiene industrial forem adotadas e principalmente, se forem utilizados equipamentos de cura UV projetados e construídos por empresas especializadas.

É importante salientar que não se devem utilizar equipamentos de UV improvisados.

São muitas as vantagens da aplicação da radiação ultravioleta em escala industrial, portanto a segurança deve ser um fator importantíssimo para evitar a discriminação deste tipo de radiação, que às vezes, por falta de conhecimento, é comparada com os riscos da radiação nuclear.

É importante colocar que, o produto depois de exposto ao UV, não apresenta nenhum resíduo radioativo, podendo ser manuseado imediatamente. A luz UV não possui energia suficiente para provocar uma reação nuclear quando interage com o material.

Qualquer produto, processo ou procedimento é seguro a partir do momento em que o usuário encontrar-se bem treinado, podendo assim utilizar-se de todas as recomendações de segurança. As matérias-primas UV são consideradas seguras desde que o usuário esteja familiarizado com os procedimentos corretos de manuseio.

Para um dia-a-dia seguro, sugerem-se algumas providências básicas para o ambiente de trabalho onde se utilizam radiação ultravioleta:

Ø Ter sempre às mãos o procedimento de trabalho;

Ø Prover de ventilação adequada em situações de emergência;

Ø Ter às mãos equipamentos e materiais práticos para limpeza;

Ø Estar ciente de todas as informações contidas na Folha de Dados de Segurança;

Ø Em casos de derramamentos, limpar rapidamente;

Ø Utilizar equipamentos próprios de proteção individual;

Ø Em casos de limpeza de equipamentos, não utilizar água; materiais UV não são solúveis em água;

Ø Selecionar solvente para limpeza, obedecendo aos seguintes pontos: deve ter alto flash-point, baixa toxicidade, dissolver bem o produto UV. Os mais utilizados são: álcool isopropílico, acetona, e outros;

Ø Descartar o solvente contaminado com resíduos da limpeza, conforme legislação da localidade.

Enfim, trabalhar com eficiência e segurança fácil, bastam quatro ferramentas:

· Controles de Engenharia;

· Segurança do Trabalho;

· Equipamentos de Proteção Individual;

· Treinamento.

Para manuseio de produtos provenientes da indústria de Tintas, descreveremos abaixo alguns procedimentos gerais. Entretanto, para o uso de produtos químicos orienta-se consultar a Ficha de Segurança (FISPQ) específica de cada produto, para que procedimentos e recomendações de utilização sejam adotados.”

Postar um comentário