GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA/ELETRÔNICA - 1

A linguagem moderna inclui diariamente em seu léxico palavras de origem diversa e, em maior escala, as de lingua estrangeira, notadamente o ingês, além de siglas e acrônimos, em função do avanço tecnológico que necescita de linguajar adequado. Por esse motivo e tentando ajudar aos amigos visitantes a tirarem suas virtuais dúvidas, resolvi inserir esse conteúdo que, acredito, vai ajudar bastante.

Auto Motion Plus: É uma nomenclatura dada para caracterizar uma taxa de atualização da imagem de 120Hz.

Basicamente serve para minimizar os efeitos de "congelamentos" que acontecem nas cenas rápidas em televisões lcd.

"As nomenclaturas variadas que – Motion Flow, Auto Motion Plus e TrueMotion – são usadas e patenteadas pelas marcas Sony, Samsung e LG, por exemplo, querem dizer a mesma coisa, ou seja, Interpolação de Imagens. Esta nova tecnologia permite que a transição de cada Frame (quadro) seja feita de forma mais sutil, desta forma, evita-se tremores ou distorções nas imagens, tendo em vista que em televisores de alta definição é mais fácil perceber imperfeições."

Bluetooth: As televisões equipadas com Bluetooth possuem como recurso a comodidade de você enviar para sua TV um filme, uma música ou uma foto do seu celular ou do seu computador.

Blu-Ray: Uma nova tecnologia que veio em substituição do DVD. Seu disco, com o mesmo formato que o DVD, possui capacidade de 20 a 50 gigabytes, memória suficiente para comportar imagens de alta definição.

Burn-in: É o que chamamos de imagem fantasma. Acontece com mais frequência nos televisores de tela de plasma. Quando fica em exibição uma imagem estática durante muito tempo, como a marca das emissoras no canto da tela ou a faixa de legenda de um filme, essa imagem fica marcada na tela mesmo depois que a imagem muda.

Cabo HDMI: O cabo HDMI é utilizado para conectar os conversores HDMI com as HDTVs. Como é apenas uma saída e uma entrada para imagem e som, a qualidade do sinal é ótima, pois a transmissão ocorre sem perda de dados. Este cabo também é usado para conectar aparelhos de DVDs às HDTVs.

Canal Digital: É uma freqüência destinada a transmissão do sinal digital. O governo federal tem o direito sobre essa freqüência, que é de 6MHZ. Este canal já foi liberado pelo governo e qualquer emissora que possuir sinal digital já poderá transmitir sua programação digitalizada.

Closed Caption: É uma legenda que é transmitida junto com o sinal da televisão, mas ela fica oculta. Ela só aparece se você habilitar esta função. Muito funcional para quem é surdo.

Contraste: O contraste é a variedade de cores que a televisão é capaz de transmitir. Ele é medido através da diferença de intensidade entre o branco e o preto. Quanto maior a possibilidade de contraste que a televisão possa emitir, melhor será a sua imagem. A maioria oferece uma taxa de 80.000:1, mas já existem televisões que oferecem 100.000:1.

Conversor Digital: É todo conversor digital ISDB que possui saída de sinal em Alta Definição – HD.

Cristal liquido: É um liquido desenvolvido para substituir os tubos de imagem, permitindo qualidades de cores mais reais e a fabricação de televisores mais finos.

Definição: Quando mais definição tem uma imagem significa que ela consegue reproduzir com qualidade a imagem captada, sem ruídos e com melhores detalhes. Esse nível é medido de acordo com o número de linhas que o televisor possui e o número de pixels que possui nestas linhas.

Postar um comentário