Art. Técnicos - Pisos de Madeira

Flooring - Piso de Madeira

image Nenhum outro piso oferece mais beleza, aconchego e valor agregado do que o piso de madeira. O piso de madeira decora e embeleza qualquer aposento além de valorizar o imóvel com o tempo. De fato, numa pesquisa nacional, nos Estados Unidos, 90% dos corretores imobiliários pesquisados, afirmaram que imóveis com piso de madeira são vendidos mais rapidamente e com preço mais alto em relação ao demais imóveis. São ecologicamente amigáveis, pois vêem de fonte natural e em muitos casos de madeira de reflorestamento.

imageEm termos de manutenção, também não requerem nenhum processo específico ou  elaborado. Normalmente o próprio fabricante indica os produtos de limpeza adequados para o tipo específico de piso. Os pisos de madeira apresentam custo-benefício adequado, pois ao se comparar com outras opções de piso, os de madeira mantêm sua beleza e integridade por muito mais tempo. É possível encontrar grande variedade de estilos, cores e espécies de madeira. As opções vão desde o tradicional carvalho até o pinho rústico.

Tipos de pisos de madeira

De acordo com o tipo de piso, as características específicas variam.

A tabela abaixo resume as principais diferenças.

Tipo

Definição

Instalação

Característica

Assoalho

Réguas de madeira maciça com comprimento, espessura e larguras variáveis

Diretamente sobre contrapiso

Durabilidade e acabamento.

Carpete de madeira

Laminas de madeira com base de compensado com cerca de 7 mm de espessura e dimensões variáveis

Tipo flutuante (as lâminas são assentadas sobre manta plástica e fixadas lateralmente por colagem)

Podem ser instalados sobre pisos já existentes. Riscam com facilidade .

Laminados

Réguas de material composto com cerca de 8 mm de espessura, prensados e resinados, reproduzindo na superfície padrões de madeira

Réguas fixadas entre si por colagem e apoiadas no piso

Possui encaixe lateral entre as peças e pode também ser instalado sobre pisos já existentes.

Tacos e parquetes

Tacos: pequenas placas de madeira maciça com tamanhos variáveis Parquetes: placas compostas por pequenos tacos rejuntados,formando mosaicos.

Colagem sobre o contrapiso

Fixados com colas especiais

Tipos de acabamento

Os fabricantes de acabamento para pisos de madeira continuamente desenvolvem técnicas específicas nas quais facilitam a aplicação, aumentam a durabilidade e a beleza do piso.

Recentemente, os fabricantes de acabamento têm incorporado óxido de alumínio diretamente no acabamento, o que aumenta drasticamente a resistência do acabamento.

Os principais tipos de acabamento são:

- Cura ultravioleta: sistema em que se utiliza luz ultravioleta ao invés de calor.

- Poliuretano: acabamento transparente, resistente e durável.

- Uretano-acrilado: semelhante ao poliuretano em termos de resistência e durabilidade.

- Cerâmico: tecnologia moderna que visa aumentar a resistência à abrasão, indicado para locais de alto tráfego e para o mercado de exportação.

- Óxido de alumínio: aditivo que ao ser incorporado ao acabamento aumenta a resistência à abrasão.

- Impregnação de monômero acrílico: monômeros acrílicos são impregnados na célula estrutural da madeira para aumentar a dureza. Em seguida aplica-se o acabamento.

- Uretano base d’água: a água é usada como parte da química do acabamento poliuretano.

- Uretano curado com umidade: sistema em que utiliza umidade para cura. Exemplo de piso de madeira.

- Madeira sólida - Normalmente é oferecido em carvalho, carvalho branco e maple Mas pode ser encontrado em outros tipos de madeira.

Cuidado que deve ser tomado com esse tipo de piso é a umidade. A madeira reage com a umidade .Em épocas de muita umidade a madeira expande e pode até empenar.

image Recomenda-se manter a umidade entre 40 a 55 % e na etapa de instalação é fundamental deixar espaços entre as réguas para que a madeira trabalhe (expanda) além disso permitir aclimatização da madeira.

- Carpete de madeira e Laminados - São fabricados mediante a formação de diversas camadas finas (lâminas) na qual o centro (miolo) pode ser de madeira densa ou compensada.

As lâminas são coladas e a lamina superior pode ser encontrada de qualquer tipo de madeira. Esses tipos de piso são mais resistentes à umidade.

DUREZA DA MADEIRAimage

Espécie de madeira

Escala

Cerejeira escura

950

Nogueira

1010

Carvalho vermelho

1290

Faia americana

1300

Ash ( Freixo)

1320

Carvalho branco

1360

Cipreste australiano

1375

Maple

1450

Pecan

1820

Mogno

2200

Cerejeira brasileira

2350

Dependendo da espécie da madeira, teremos maior ou menor dureza relativa.

O teste utilizado, normalmente para definir a dureza de uma espécie de madeira, é o Teste de dureza Janka, no qual é medida a força necessária para enterrar até a metade do diâmetro de uma bola de aço de 0,444 polegadas num pedaço de madeira.

No entanto, a montagem e o acabamento de um piso de madeira também tem papel fundamental no quesito durabilidade, resistência e facilidade de manutenção.

Quanto maior o número na escala, mais dura é a espécie de madeira.

Márcia Morikawa

Postar um comentário