Leitura para reflexão

VOTAR CERTO

Fala-se muito em escolha certa de candidatos, para se ter cuidado e estudar a vida pregressa desses mesmos postulantes a cargos eletivos, para não se deixar embair com falsas promissões e nem se expor aos assédios dos negociantes de voto e até mesmo foi criado, aqui na Capital Norte do Estado, um Comitê contra a Fraude Eleitoral.

Mas como escolher o candidato ideal se não existe regra especial para isso? Como definir critérios para uma escolha tão difícil posto que, não está escrito na testa do indivíduo e nós tampouco podemos ler pensamentos?

Além do mais, há um anexim que profere: “se quiseres conhecer alguém, dá-lhe dinheiro e poder”, como soe acontecer com diferentes pessoas que quando assumem um posto mais elevado, põem as unhas de fora e mostram todos os atributos inerentes ao tirano, como: orgulho, egoísmo, presunção e outros vícios.

Ninguém pode garantir que o candidato A ou B seja a melhor escolha porque não conhecemos a sua índole e, por esta razão, nada podemos afirmar de positivo em seu favor. Ora, exortar as pessoas a escolher melhor os candidatos é pura quimera, é o mesmo que pedi-las para acreditar em estórias de Trancoso ou em bicho papão, porque não faz sentido.

O candidato pode ser possuidor de um currículo invejável, pode ser bem aceito na sociedade, pode, alfim, ser uma boa pessoa, impecável mesmo. Porém, há um outro adágio que diz: "a ocasião é que faz o ladrão".

O cidadão por mais honesto que seja, - salvo raríssimas exceções, evidentemente, - sabendo que ninguém jamais foi severamente punido (e os que foram são tão poucos que ninguém nem sabe quem são e quando isso ocorreu), não é perfeito e pode se envolver em algum desvio de conduta; que se vê rodeado de facilidades, com dinheiro sobejando, todos os seus pares metendo a mão, locupletando-se literalmente, ele pode até ficar inerte por algum tempo, mas, depois que cair na real, que descobrir que está sendo besta em não aproveitar a oportunidade, porque nenhuma pessoa vai saber de nada mesmo, acho muito difícil ele resistir à tentação.

Postar um comentário