Fábrica de aviões será instalada em Santa Catarina
Plantão
Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/09/2012
O T-Xc é avião monomotor adaptável para fins civis e militares. [Imagem: Novaer]
Quase estatal
A empresa Novaer Craft assinou um protocolo de intenções com o governo de Santa Catarina para implantação de uma fábrica de aviões em Lages, na região serrana do estado.
O acordo prevê também a implantação de um centro de desenvolvimento de tecnologia em Florianópolis, nos próximos dois anos.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participou da cerimônia, assinando o documento como testemunha e como homenageado pelo papel de articulação que o ministério desempenhou para que a iniciativa se concretizasse.
Um consórcio encabeçado pela Novaer já tem apoio financeiro de R$ 9,95 milhões da Finep para o desenvolvimento do protótipo do modelo de aeronave T-Xc, na forma de subvenção econômica, modalidade em que recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) são aplicados diretamente em empresas.
O projeto está orçado em R$ 80 milhões. O governo do estado será sócio no empreendimento por meio da SC Participações e Parcerias (SCPar).
Segundo o presidente da SCPar, Paulo César da Costa, a previsão é que o protótipo entre em fase de certificação nos próximos meses pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Força Aérea Brasileira (FAB) e seja entregue em abril de 2013.
Avião T-Xc
O T-Xc é avião monomotor adaptável para fins civis e militares, incluindo acrobacias, que tem como principal vantagem competitiva a estrutura em fibra de carbono.
A produção inicial deverá ser de 120 unidades por ano, com a perspectiva de geração de 1.500 empregos diretos e indiretos ao longo do processo.
Segundo o presidente da Novaer, Graciliano Campos, existe interesse já formalizado na compra de 200 unidades por uma empresa norte-americana.
Postar um comentário