Segurança do Trabalho - Glossário de Termos Técnicos

clip_image002Caros colegas.

Os seguintes endereços dispõem de glossários que servirão para dirimir aquelas dúvidas que todos temos, sejamos profissionais ou alunos, (de qualquer área) pois, sempre paira alguma coisa no ar que nos deixa hesitantes na hora de decidir. Se há entre nós daqueles autoconfiantes, que afirmam não ter dúvidas é porque não querem expor as suas fraquezas ou então não são humanos.

Antromsil

http://normasregulamentadoras.wordpress.com/glossario/

http://www.serviceseg.com.br/dicas.php

http://www.apes.eng.br/faq.htm

http://www.fenabom.com.br/site/dicionario.asp?offset=100

http://www.e-medoffice.com.br/page_6_6.html

http://www.rondaseg.com.br/dicionario-de-seguranca-do-trabalho

Glossário de Termos Técnicos de

Saúde e Segurança do Trabalho

1ª Parte

ABS -- Sigla em inglês (Anti-lock Breaking System) que pode ser traduzida como sistema de freios antitravamento. Trata-se de um item de segurança, que evita o travamento das rodas em freadas bruscas para manter o carro controlável.

ACGIH - É a Conferência (Norte-) Americana de Higienistas Industriais Governamentais (American Conference of Governmental Industrial Hygienists ), uma organização voluntária de profissionais em higiene industrial de instituições governamentais ou educacionais dos EUA. A ACGIH desenvolve e publica anualmente limites recomendados de exposição ocupacional chamados Valores Limites de Exposição: Threshold Limit Values (TLV 's) para centenas de substâncias químicas, agentes físicos, e inclui Índices de Exposição a agentes Biológicos: Biological Exposure Indices (BEI).

Acidente de Trabalho - aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

© o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho

© o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa

© o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.

© doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho).

© doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho).

Acidente Fatal (NR-18) - o acidente que provoca a morte do trabalhador.

Acidente Grave (NR-18) - quando provoca lesões incapacitantes no trabalhador.

Acuidade Visual - é a capacidade de uma pessoa ver e diferenciar objetos apresentados no seu campo visual, aos quais dá um significado e percepção. É um dos pontos fundamentais na prevenção de dificuldades visuais em crianças que sofreram lesões cerebrais, e exigem um exame precoce desta capacidade.

Ácido - Pelo conceito de Bronsted, substância que doa prótons para outra.

Acinesia - perda parcial ou total dos movimentos do corpo, sem presença da paralisia.

Adicional de Insalubridade (NR-18) - adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de insalubridade.

O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente à:

40% para insalubridade de grau máximo,

20% para insalubridade de grau médio

10% para insalubridade de grau mínimo. (NR - 15.2)

Adicional de Penosidade (NR-18) - adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de penosidade. O adicional de penosidade é previsto pela Constituição Federal de 1988, Artigo 7º, XXIII.

Adicional de Periculosidade - adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de periculosidade.

O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de 30% sobre o salário, sem acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. (NR - 16.2)

Adsorção - Concentração de um gás, líquido ou sólido na superfície de um líquido ou sólido.

Adsorvente - Material em cuja superfície ocorre a adsorção

Agentes biológicos (NR-9) - Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Agentes ergonômicos - desajustes de ritmo e frequencia de trabalho, equipamento e instrumentos utilizados na atividade profissional que podem gerar desgaste físico, emocional, fadiga, sono, dores musculares, na coluna e articulações.

Agentes físicos (NR-9) - diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

Agentes químicos (NR-9) - substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Agente de risco físico (Physical Hazard) - Uma substância química que tem evidência científica provando que é um líquido combustível, um gás comprimido, um gás comprimido, explosivo, inflamável, um peróxido orgânico, um oxidante, pirofosfórico, instável (reativo) ou reativo com água.

Agente de risco respiratório (Respiratory Hazard) - Concentração particular de um contaminante aéreo que, quando entra no corpo através do sistema respiratório, produz alterações em alguma ou algumas funções corporais.

Alta-Tensão (NR-18) - é a distribuição primária, em que a tensão é igual ou superior a 2.300 volts.

Álcool - Composto que possui um radical de hidrocarboneto e um ou mais radicais hidroxila (OH-)

Aldeído - Composto que tem um radical de hidrocarboneto e um ou mais grupos carbonila (R-HC=O).

Amida - Derivado da amônia (NH3) no qual um ou mais dos átomos de hidrogênio foi substituído por um grupo

Amina - Derivado da amônia (NH3) no qual um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos por grupos alquila ou arila. Se apenas um hidrogênio for substituído (R-NH2) teremos uma amina primária. A substituição de dois hidrogênios (R2-NH) ou os três (R3-N) fornece as aminas secundárias e terciárias respectivamente.

Ampere - Unidade de Corrente Elétrica. Símbolo: A

Ampere por metro - Unidade de intensidade do Campo Elétrico. (A/m).

Análise de risco ambiental - Análise, gestão e comunicação de riscos à saúde humana e ao meio ambiente, direta ou indiretamente, imediatamente ou, após decorrido algum tempo, oriundo da introdução deliberada, ou de colocação no mercado de OGM e seus derivados.

Amarras (NR-18) - cordas, correntes e cabos de aço que se destinam a amarrar ou prender equipamentos à estrutura.

Ancorada (ancorar) (NR-18) - ato de fixar por meio de cordas, cabos de aço e vergalhões, propiciando segurança e estabilidade.

Anemômetro - aparelho destinado a medir a velocidade do vento. (do grego anemus = vento) é um instrumento utilizado para medir a velocidade do vento.

 

Anemômetro de Robinson

clip_image002O modelo mais preciso é o tipo rotor horizontal de conchas (Anemômetro de Robinson). Um rotor com 3 conchas hemisféricas aciona um mecanismo onde é instalado um sensor eletrônico. A vantagem deste sistema é que ele independe da direção do vento, e por conseguinte de um dispositivo de alinhamento.

Anemômetro sônico

O anemômetro sônico , através de ondas sonoras, realiza medidas a alta frequência (várias medições por segundo) das três componentes da velocidade do vento (duas horizontais e uma vertical).

Anemômetros são instrumentos que servem para medir a direção e indicar a velocidade dos ventos. Inspirados nos cata-ventos, eles são calibrados de forma a que o total de voltas dadas por suas pás correspondam a uma velocidade específica, ou seja, se no túnel de vento em que são ajustados a corrente de ar sopra a dez quilômetros por hora, e as pás do instrumento giram cem vezes por minuto, ele é programado para indicar 10 km/h sempre que o anemômetro atingir 100 rotações por minuto, e assim por diante.

Em geral há dois tipos de anemômetros, o de conchas e de hélice. O anemômetro de conchas é do tipo rotativo mais vulgar em que há três ou mais conchas de formato especial montadas simetricamente formando ângulos retos com um eixo vertical. A velocidade de rotação depende da velocidade do vento, independentemente da direção de onde ele sopra. O conjunto das conchas faz mover um mecanismo que conta as rotações e a velocidade do vento é calculada com o auxílio de um dispositivo de contagem. Os anemômetros de hélice são também do tipo rotativo. Um cata-vento mantém voltada para o vento uma hélice, cuja rotação é transmitida a um indicador. (FERNANDO KITZINGER DANNEMANN)

Andaime: (NR-18) a) - Geral - plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura provisória ou dispositivo de sustentação;

b) Simplesmente Apoiado - é aquele cujo estrado está simplesmente apoiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal;

c) Em Balanço - andaime fixo, suportado por vigamento em balanço;

d) Suspenso Mecânico - é aquele cujo estrado de trabalho é sustentado por travessas suspensas por cabos de aço e movimentado por meio de guinchos;

e) Suspenso Mecânico Leve - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total de trabalho de 300 kgf, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;

f) Suspenso Mecânico Pesado - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho de 400 kgf/m2, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;

g) Cadeira Suspensa (balancim) - é o equipamento cuja estrutura e dimensões permitem a utilização por apenas uma pessoa e o material necessário para realizar o serviço;

h) Fachadeiro - andaime metálico simplesmente apoiado, fixado à estrutura na extensão da fachada.

Ânion - íon com carga negativa, o qual é atraído para o ânodo (pólo positivo) de uma célula eletrolítica.

Ânodo - eletrodo carregado positivamente.

Anoxemia -  Deficiência de oxigênio no sangue.

Anóxia Anêmica - Incapacidade de oxigenar os órgãos e os tecidos do corpo.

Continua…

Postar um comentário