Curso Foto Digital
Encontrei este curso na rede (http://www.studiosoaqui.com.br/) e achei bastante interessante por se tratar de assunto atual e de grande aplicabilidade, pois, a fotografia sempre fascinou os homens.
Desde a sua descoberta e em toda sua evolução a fotografia sempre encontrou o seu lugar, seja no álbum da família, seja nas publicações ou nos documentos para conservar informações que servirão à posteridade.
As atuais máquinas fotográficas estão mais acessíveis e podem ser integradas a outros dispositivos como os celulares, por exemplo, facilitando e favorecendo o seu largo emprego. Nada mais oportuno do que este tutorial para a nossa instrução posto que muito pouco se sabe sobre sua tecnologia. Este tutorial será publicado uma vez por semana.
antromsil
http://www.studiosoaqui.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84&Itemid=68
Curso Foto Digital
1ª Lição
Índice do Artigo
1. O QUE É UMA FOTOGRAFÍA DIGITAL?
3. COMO FUNCIONA A CÂMARA DIGITAL
7. COMPRESSÃO E FORMATOS DE ARQUIVOS
1. O QUE É UMA FOTOGRAFÍA DIGITAL?
CONTEUDO
Pixels - nada mais que pontinhos
Tamanho da Imagem
As fotografias digitais são compostas de centenas de milhares ou de milhões de quadrados minúsculos chamados elementos- ou pixeis. Como os pintores impressionistas que pintaram maravilhosas cenas com apenas pontos pequenos de tinta, o computador e a impressora podem usar estes pixeis minúsculos para representar uma fotografia. Para fazer isso, o computador divide a tela ou a página impressa em uma grade de pixeis. Dai usa os valores armazenados na fotografia digital para especificar o brilho e a cor de cada pixel nesta grade - uma forma de "pintar" pelo número. Controlando, ou "endereçando" esta grade de pixeis individuais é chamado "bit mapping" (fazendo o mapa dos bits), e a imagem digital assim criada é um "bit-map".
Veja aqui um retrato de Amelia Earhart, feito inteiramente de bom-bons. Imaginando que cada bom-bom é um pixel, fica fácil de ver como pontos podem dar forma às imagens. Cortesia da Herman Goelitz Candy Company
Tamanho da Imagem
A qualidade de uma imagem digital, tanto impressa como apresentada numa tela, depende em parte no número de pixeis usados para criar a imagem (também conhecido como sua resolução). Mais pixeis adicionam detalhes e nitidez.
Se você ampliar qualquer imagem digital o suficiente, os pixeis começarão a mostrar um o efeito chamado pixelização. Isto não é diferente da fotografia convencional, onde os grãos de prata no filme começam a ficar visíveis quando a imagem é ampliada. Quanto mais pixeis há em uma imagem, mais ela pode ser ampliada antes que ocorra pixelização.
A foto do rosto parece normal, mas quando o olho é demasiadamente ampliado, os pixeis aparecem. Cada pixel é um pequeno quadrado composto de uma única cor.
O tamanho de uma imagem digital é especificada em uma de duas maneiras: por suas dimensões em pixeis, ou pelo número total de pixeis que ela contém. Neste exemplo, a mesma imagem pode ser dita ter 1800 x 1600 pixeis (por onde "x" é pronunciado "por" como em "1800 por 1600"), ou para conter 2,88-milliões de pixeis (1800 multiplicado por 1600)
Esta imagem digital da crisálida de uma borboleta Monarch tem 1800 pixeis de largura e 1600 pixeis de altura. Se diz, 1800x1600.
Copyright © 2011 Studio So Aqui. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
-----------------------------
Leitura complemantar
Fotografia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Câmera fotográfica de grande formato.
A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"..[1]
Por definição,[2] fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível.[3] A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.
Postar um comentário