O que é CAJON?
Conheça o Cajon
Um instrumento musical muito usado na América do Sul e Europa
Fonte: Magazine Luiza
O cajon é um instrumento de percussão que foi criado no Peru, na época da escravidão, e hoje é muito utilizado não só na América do Sul, mas também na Europa. Possui formato de caixa (isso explica seu nome, que é o aumentativo de caixa (caja) em espanhol) e, em geral, acabamento simples em madeira.
Ele combina perfeitamente com voz e violão, e é comum vê-lo nas rodinhas de MPB e bandas latinas. Se você for a um barzinho que possui música ao vivo nos estilos, é bem provável que o percussionista estará com um cajon para acompanhar o andamento do show.
A origem do cajon é facilmente confundida. Por ser um instrumento muito usado nas músicas flamencas, é comum associar a origem do cajon com a Espanha, mas na verdade ele foi criado na América do Sul por africanos.
Na época do Peru colonial, com o intuito de se entreter, escravos africanos pegavam caixas de madeira e gavetas para tocarem suas músicas e matar a saudade do lar, do outro lado do oceano.
Portanto, a origem do cajon é afro-peruana.Com o tempo ele se transformou no instrumento que conhecemos hoje e é considerado Patrimônio Cultural da Nação pelo governo peruano.
Difundido na Europa pelo ritmo flamenco, o cajon foi ganhando espaço pelo mundo. Um dos responsáveis pelo uso e divulgação do som peculiar do instrumento no velho mundo, foi o reconhecido guitarrista flamenco Paco de Lucia.
O ritmo e a sonoridade que o cajon proporciona ficam completos com as palmas e sapateados da música flamenca. Uma combinação perfeita de percussão, palmas e guitarra, e foi assim que o cajon se popularizou é tão comum na Espanha e países latinos.
Desde o rock ao som popular, o cajon é perfeito para diversos estilos musicais
Com a evolução do instrumento, hoje ele é constituído de madeira de diversos tipos. A principal diferença está na tampa, que possui vários modelos e apresentam sonoridades singulares. Há outros modelos que possuem cordas inseridas por dentro, sob a tampa.
É um instrumento barato e versátil, podendo ser utilizado em apresentações acústicas, ao vivo e microfonado para grandes shows. Muitos músicos brasileiros têm o cajon em seus shows, como a banda O Rappa, em suas apresentações acústicas, a nova sensação da música popular brasileira, Maria Gadú, entre outros.
MPB, samba, apresentação na praia como luau, somente voz e violão, o cajon fica perfeito com vários gêneros musicais e apresenta disponibilidade em ambientes diversos, podendo ser usado em um grande show ao vivo ou em uma rodinha de samba na esquina de casa.
Para apresentações que requerem o mínimo de instrumentos, o cajon combina perfeitamente com violão acústico ou eletroacústico. Baixolão também é uma boa pedida, além do cavaquinho para os sambistas.
O cajon é um instrumento de percussão, portanto, indicado para músicos percussionistas ou pessoas que se identificam com o gênero. É tocado com as mãos, com baqueta acústica ou um mix dos dois. Qualquer pessoa pode fazer uso do cajon, o instrumento possui assento próprio. O músico então fica sentado em cima dele e o posiciona entre as pernas.
No magazineluiza.com temos vários modelos, entre eles o reto tradicional com esteira de 24 fios em madeira sumaúma, e também o modelo inclinado com acabamento branco impecável, assento E.V.A e sistema duplo com captadores distintos.
Simples, barato, incrível sonoridade, e pode ser levado para qualquer lugar. Desde o rock acústico a MPB, você pode tocar seu cajon no estilo que desejar!
Postar um comentário