Tecnologia 4K?
Tecnologia 4K: Sinônimo de Cinema em Alta Definição
Fonte: http://www.top30.com.br/news/tecnologia-4k/
TV em alta definição sabemos que já é realidade em nosso meio social. Mas o brasileiro mal se acostumou com imagens FUL HD e já se tem novidade no mundo das imagens. A nova tecnologia se chama 4K.
A tecnologia 4K entrega até cinco vezes mais definição do que a TV de plasma ou LCD que você pode ter acabado comprar. Calma, não se desespere! A tecnologia 4K é uma tecnologia para cinemas ou telas gigantescas que provavelmente não caberiam dentro de sua sala.
A tecnologia FUL HD entrega 1080 linhas horizontais por 1920 verticais, já a tecnologia 4K entrega 4906 linhas horizontais por 2160 verticais. Isso significa mais de 8 milhões de pixels por imagem. Então, a tecnologia 4K é novo padrão para o cinema digital.
Na semana passada foi realizado o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) em São Paulo, com 70 pesquisadores do mundo inteiro, que fizeram pela primeira vez na história, uma transmissão em 4K. Foram exibidas simultaneamente em São Paulo, na universidade da Califórnia nos Estados Unidos e na universidade de Keio no Japão. Aos nossos olhos parece ser algo normal, já que todo mundo transmite vídeo pela internet, mais a diferença está entre os números, que são enormes. Um único segundo do filme em 4K pesa 2GIGA, portanto um filme de 70 minutos pesa 2,6 Terabytes. Para se transmitir um filme desses, precisa-se de uma largura de banda muito maior do que estamos acostumados. Hoje quem tem internet banda larga em casa, têm 1, 6, 10 Megabytes. Nessa conferencia se falou em transmissão de 10 Gigabytes. Conseguiu imaginar a transmissão de tudo isso ao vivo?
Só para efeito de comparação, o link internacional entre Brasil e Estados Unidos ou o canal utilizado por todos os brasileiros para se comunicar com a América do Norte era até então de 2,5 Gigabytes ou ¼ do que foi utilizado para o experimento do professor.
O primeiro resultado prático desse efeito inédito já deve ser sentido muito em breve. O link de 2,5 Gigabytes será desativado e o de 10 Gigabytes tomará seu lugar. Consequentemente resultando em mais velocidade para a internet brasileira. Outro resultado prático desse experimento deverá ser visto pelos grandes estúdios de cinemas, nos próximos anos. Já que os lançamentos dos filmes poderão ser feitos de forma mundial sem limites. Tornando-se a operação mais barata e o risco de ações da pirataria bastante reduzido.
Além dessas vantagens econômicas, também tem as vantagens para quem assistir aos filmes. Não terá mais os barulhinhos do rolo correndo pelo projetor e a granulação da imagem não mais existirá.
Portanto, com a nova tecnologia 4K nas telonas dos cinemas, os adeptos as novas tecnologias terão imagens com profundidade, coloração e definição jamais vista. A tecnologia 4K é uma questão de tempo para que logo chegue aos cinemas de todo o mundo, basta apenas que as salas de cinemas coloquem os dois pés no mundo digital, afinal, a tecnologia 4K já existe.
Postar um comentário