Novo satélite de comunicações brasileiro
Plantão
Novo satélite de comunicações brasileiro será lançado na Guiana
Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/11/2012
De maior capacidade que seu antecessor, o C3 deverá ampliar a capacidade e a cobertura para a prestação de serviços de TV, transmissão de dados e voz.[Imagem: StarOne]
Satélite da Embratel
Está previsto para esta sexta-feira o lançamento do satélite de comunicação de terceira geração Star One C3.
A empresa Star One pertence à Embratel, e será responsável pela administração do satélite.
O C3 foi fabricado pela norte-americana Orbital Sciences Corporation e será lançado por um foguete Ariane 5, da base localizada na cidade de Kourou, na Guiana.
O satélite, que pesa cerca de 3 toneladas, possui 28 canais de comunicação na Banda C e 16 na Banda Ku.
Ele vai substituir o Brasilsat B3, atualmente operando na posição 75° W.
TV, dados e voz
De maior capacidade, o C3 deverá ampliar a capacidade e a cobertura para a prestação de serviços de TV, transmissão de dados e voz.
Sua cobertura em Banda C abrangerá toda a América do Sul, incluindo o mar territorial brasileiro.
A banda Ku cobrirá o Brasil e a região andina.
A sua faixa de cobertura como um todo abrangerá desde Miami, nos Estados Unidos, e toda a América do Sul, incluindo os países da Região Andina (Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela).
Sobre o Brasil, ele cobrirá, além da superfície terrestre, todo o mar territorial até a região do pré-sal, disponibilizando maior capacidade de comunicação para a indústria do petróleo, que deverá ter plataformas na região.
Balão e foguete
Nesta quinta-feira foi feito o lançamento de um balão meteorológico, que alcança uma altitude de 30 km, para verificar as condições do tempo, principalmente em relação aos ventos de alta altitude.
O lançamento está previsto para ocorrer entre 19h05 e 20h51, no horário de Brasília.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, está na Guiana, onde assistirá o lançamento do satélite.
O foguete Ariane 5 levará ainda o satélite Eutelsat 21B, fabricado pela Thales Alenia Space, que deverá cobrir uma área da Europa até a Ásia Central.
Postar um comentário