Mitologia Grega: Urano


imageNa mitologia grega a imponente personificação do Céu, e também o deus Céu dos romanos, a antiga deidade grega dos céus e o mais velho deus supremo, que foi pai de Cronos, o Saturno dos romanos, e de Ciclopes e Titãs, antecessores dos deuses do Olimpo.

O primeiro rei dos deuses e que encarnou o impulso fecundante primário da natureza teve sua origem pré-grega e oriental e a história apresenta semelhança com o mito hitita de Kumarbi.

Segundo a Teogonia (1. nas religiões politeístas, narração do nascimento dos deuses e apresentação da sua genealogia. 2. (1874) conjunto de divindades cujo culto fundamenta a organização religiosa de um povo politeísta) de Hesíodo, um dos dois grandes poetas gregos da idade arcaica, em cuja obra, junto com a de Homero, edificou-se a identidade helênica, foi gerado por Gaia ou Géia, a deusa Terra nascida do Caos original e mãe também das montanhas e do mar. Contraiu matrimônio com sua mãe Gaia e geraram os três ramos: os Titãs, os Ciclopes e os Hecatonquiros.

Por odiar os filhos, encerrava-os no corpo de Gaia, até que Cronos, um dos Titãs, o mais temível de seus filhos, incentivado pela mãe Gaia, o castrou com uma cimitarra. (espada de lâmina curva mais larga na extremidade livre, com gume no lado convexo, us. por certos povos orientais (árabes, turcos, persas) esp. pelos guerreiros muçulmanos; alfanje; durindana).

Das gotas de sangue que caíram sobre ela nasceram as Erínias, os Gigantes e as ninfas Melíades. Os testículos decepados flutuaram no mar e formaram uma espuma branca, de que nasceu Afrodite, a deusa do amor. Com seu ato, Cronos separou o Céu da Terra e permitiu que o mundo adquirisse uma forma ordenada. Na Grécia clássica praticamente não havia culto a esse deus. Cronos seria destronado pelo poderoso filho e supremo deus Zeus, que fundou o panteão helênico clássico.

Curiosidade: nome dado ao sétimo planeta a partir do Sol e é o terceiro maior no sistema solar, descoberto (1781) pelo germânico William Herschel (1738-1822). Tem um diâmetro equatorial de 51.800 quilômetros (32.190 milhas) e orbita o Sol a cada 84,01anos terrestres. A distância média ao Sol é 2,87 bilhões de quilômetros (1,78 bilhões de milhas). A duração de um dia neste planeta é 17 horas e 14 minutos. Tem pelo menos 15 luas, sendo as duas maiores, Titânia e Oberon, também descobertas por Herschel(1787).

----------------------------------------------------

Figura copiada do site ANCIENT GREECE: http://www.tqnyc.org/

Postar um comentário