Formatos/Compressão de Arquivos
Formatos e compressão de arquivos de som - Parte 1
“A Era do MP3 já passou.
Se você quer qualidade de audio em pouco espaço, Use o M4A!!
2009-07-29 10:18
Gosto muito de ouvir música no meu celular, e como escuto pelo fone de ouvido, as v ezes não ficava satisfeito com alguns mp3 que estavam em baixo bitrate (taxa de bits por segundos) pois ficavam uns chiados estranhos no fundo. =/
Então resolvi pesquisar sobre um dos outros formatos que meu celular suportava, o m4a.
Pra minha surpresa descobri muita coisa interessante, que me fez mudar de opinião a respeito do mp3, e abandoná-lo de vez.
A partir de agora sempre que possível vou manter minhas músicas no formato m4a.
Tá curioso pra saber por que, né? =)
Vou explicar. Ma primeiro vocês precisam saber o que é compressão LOSSY e LOSSLESS.
LOSSLESS: Compressão sem perda de dados (do inglês lossless data compression) se refere a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original (antes de ser comprimida), em oposição à compressão com perda de dados.
Os formatos de áudio Losless são:
Apple Lossless - ALAC (Apple Lossless Audio Codec)
Direct Stream Transfer - DST
Free Lossless Audio Codec - FLAC
Meridian Lossless Packing - MLP
Monkey's Audio - Monkey's Audio APE
RealPlayer - RealAudio Lossless
Shorten - SHN
TTA - True Audio Lossless
WavPack - WavPack lossless
Wav
WMA Lossless - Windows Media Lossless
LOSSY: Um método de compressão de dados é dito com perda (em inglês lossy data compression) quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original (antes da compressão), mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet.
Os formatos de audio Lossy são:
AAC - utilizado pela Apple Computer
ADPCM
ATRAC
DTS
MP2
MP3
Musepack
Ogg Vorbis (sem restrições de patentes)
Windows Media Audio (WMA)- criado pela Microsoft
OK, já vimos o que é compressão Lossy e Lossless.
O Mp3 é um arquivo lossy, assim como o m4a (AAC). Então qual a vantagem do m4a, Se os dois perdem um pouco da qualidade do audio original??????
Entenda como funciona o MP3.
O MP3 utiliza um esquema de compressão de áudio usando um algoritmo baseado em perda de dados. Isto é, as informações armazenadas em um arquivo MP3 não são iguais às de sua fonte original. Por esse motivo, ao contrário do que muita gente pensa, a qualidade de áudio de um arquivo MP3 não é igual ao de um CD. Na prática, entretanto, para a maioria das pessoas, o áudio parece ter a mesma qualidade.
Para você entender melhor essa questão, podemos fazer uma analogia ao famoso padrão de arquivos JPG. Esse formato de arquivos gráficos também comprime os dados originais através de um algoritmo baseado em perdas de dados. Para um usuário comum, imagens JPG parecem ter uma excelente qualidade, muito embora existam pontos que estejam "faltando" na imagem. Profissionais que trabalham com imagens, entretanto, conseguem perceber com facilidade a diferença de qualidade entre a imagem original e a imagem comprimida JPG. O mesmo ocorre com o MP3.
Em um CD de áudio, onde os dados são armazenados de forma não comprimida (essa forma não comprimida é chamada PCM ou Pulse Code Modulation), os dados são transferidos a uma taxa de 1411,2 Kbps, ou seja, cada segundo de áudio ocupa 176,4 KB (basta dividir por oito, já que um byte equivale a oito bits). Cada minuto ocupa cerca de 10 MB. Você não precisa ser nenhum gênio para calcular que uma música de 4 minutos é, na verdade, um arquivo de cerca de 40 MB dentro de um CD.
O algoritmo usado pelo MP3 remove do som original dados redundantes e irrelevantes, que normalmente não são percebidos pelo ouvido humano. Com isso, os arquivos gerados ficam menores. A taxa de compressão de um arquivo MP3 normalmente varia entre 10:1 e 12:1 (128 Kbps a 112 Kbps). Quanto mais comprimido for o som, menor será essa taxa de transferência, mas, em compensação, pior será sua qualidade. Ou seja, quanto maior a taxa de transferência (expressa em Kbps), maior será o arquivo e melhor será a sua qualidade de áudio.
Postar um comentário