Como funciona a TV Digital- 2ª parte (final)
4 - O que há de errado com a TV analógica?
Se você possui atualmente uma TV analógica, e ela funciona bem com a transmissão de TV, TV a cabo, videocassetes, TV por satélite, câmeras de vídeo e tudo o mais, então uma pergunta óbvia seria: "O que há de errado com a TV analógica?".
O principal problema é a resolução.
- a resolução da TV controla a qualidade e o detalhe na imagem que você vê;
- a resolução é determinada pelo número de pixels na tela;
- um aparelho de TV analógico pode exibir 525 linhas horizontais de resolução a cada trigésimo de segundo. Na verdade, ela exibe metade dessas linhas em um sexagésimo de segundo e então exibe a outra metade no sexagésimo seguinte, de modo que todo o quadro é atualizado a cada trigésimo de segundo. Esse processo é chamado de entrelaçamento.
Isso tem funcionado muito bem por décadas. Mas agora todos nós fomos condicionados pelos monitores de computador a nos acostumarmos com uma resolução melhor. A menor resolução exibida por um monitor de computador é de 640 x 480 pixels. Por causa do entrelaçamento, a resolução efetiva de uma tela de TV é de cerca de 512 x 400 pixels. Por exemplo, quando um aparelho da MSN TV (antigamente WebTV) tenta exibir páginas da Web em um aparelho de TV analógico, ele pode exibir cerca de 512 x 400 pixels.
Assim, os piores monitores de computador que você pode comprar têm mais resolução do que o melhor aparelho de TV analógica, e os melhores monitores de computador são capazes de exibir até 10 vezes mais pixels do que aquele aparelho de TV. Simplesmente não há comparação entre um monitor de computador e uma TV analógica em termos de detalhe, qualidade, estabilidade e cor da imagem. Se você olhar um monitor de computador todos os dias no trabalho e então for para casa e olhar um aparelho de TV, a imagem no aparelho de TV poderá parecer nebulosa.
O movimento rumo à TV digital é abastecido pelo desejo de dar à TV a mesma qualidade e detalhe que uma tela de computador. Se você já viu um bom aparelho de TV digital exibindo um verdadeiro sinal de TV digital, certamente pode entender porque a versão digital da TV parece fantástica. Não há comparação. Com 10 vezes mais pixels na tela, todos exibidos com precisão digital, a imagem é incrivelmente detalhada e estável.
Vendo a diferença
É difícil explicar a diferença entre um sinal DTV e um sinal analógico sem uma demonstração real, mas aqui está uma comparação estática que pode ajudá-lo a entender a idéia. Abaixo está uma imagem de um odômetro:
Essa é uma imagem bonita e nítida. Vamos supor que essa imagem seja exibida em uma boa TV digital, de modo que seja exatamente isso que você verá. A foto seguinte mostra o que você veria em uma TV analógica:
Você pode ver que a imagem da TV analógica é muito mais nebulosa do que a imagem da TV digital. Observe, por exemplo, os dentes nas engrenagens. Há uma diferença significativa na qualidade da imagem que se torna ainda mais evidente quando a imagem está em movimento. É essa diferença quantitativa que causa o interesse na TV digital. Como se a imagem incrível não fosse suficiente, a TV digital também oferece um som muito melhor.
---------------------------
5 - A TV se torna digital
A expressão "TV digital" é usada de muitas maneiras diferentes hoje, dependendo da pessoa com quem se fala. Há também o termo "HDTV", que é a forma mais avançada de TV digital em uso nos Estados Unidos. O motivo pelo qual ele se torna confuso é que a TV digital nos EUA combina três idéias diferentes. Esta seção examina essas três idéias.
Sinal digital
A primeira idéia que é nova para a TV digital é o sinal digital.
A TV analógica começou como um meio de radiodifusão. As estações de TV instalaram antenas e transmitiram sinais de rádio para comunidades individuais. Você pode colocar uma antena interna em sua TV e captar os canais 2 a 83 de graça. O que você recebe, conforme descrito anteriormente, é um único sinal de vídeo composto analógico e um sinal de som independente.
A TV digital também começou como um meio de radiodifusão gratuita. Por exemplo, em San Jose, Califórnia, você pode sintonizar cerca de uma dúzia de estações digitais comerciais diferentes se tiver um receptor de TV digital e uma antena. A FCC concedeu aos radiodifusores de televisão uma nova freqüência para uso de suas transmissões digitais, de modo que agora cada radiodifusor possui um canal de TV analógica e um canal de TV digital. O canal digital transmite um total de 19,39 megabits por segundo de dados digitais que sua TV digital recebe e decodifica.
Cada radiodifusor possui um canal de TV digital, mas um canal poderá transmitir múltiplos subcanais se o radiodifusor escolher essa opção. Veja como funciona:
Em seu canal digital, cada radiodifusor envia um total de 19,39 megabits por segundo (Mbps) de dados digitais. Os radiodifusores possuem a capacidade de usar esse sinal de várias maneiras diferentes. Por exemplo:
- um radiodifusor pode enviar um único programa a 19,39 Mbps;
- um radiodifusor pode dividir o canal em vários sinais diferentes (talvez quatro sinais de 4,85 Mbps cada uma). Esses sinais são chamados de subcanais. Por exemplo, se o canal de TV digital for o canal 53, então 53 1, 53 2 e 53 3 poderiam ser três subcanais daquele canal. Cada subcanal pode transmitir um programa diferente.
Formatos
A razão pela qual os radiodifusores podem criar subcanais é que os padrões de TV digital permitem vários formatos diferentes. Os radiodifusores podem escolher entre três formatos:
- 480i - a imagem possui 704 x 480 pixels e é enviada a 60 quadros entrelaçados por segundo (30 quadros completos por segundo).
- 480p - a imagem possui 704 x 480 pixels e é enviada a 60 quadros completos por segundo.
- 720p - a imagem possui 1280 x 720 pixels e é enviada a 60 quadros completos por segundo.
- 1080i - a imagem possui 1920 x 1080 pixels e é enviada a 60 quadros entrelaçados por segundo (30 quadros completos por segundo).
- 1080p - a imagem possui 1920 x 1080 pixels e é enviada a 60 quadros completos por segundo.
(As designações "p" e "i" significam "progressivo" e "entrelaçado" - do inglês, progressive /interlaced).
No formato progressivo, a imagem completa se atualiza a cada sexagésimo de segundo. No formato entrelaçado, metade da imagem se atualiza a cada sexagésimo de segundo.
Os formatos 480p e 480i são chamados formatos SD (de standard definition, definição padrão), e o 480i é quase equivalente a uma imagem de TV analógica normal. Quando os programas de TV analógica são convertidos e transmitidos em estações de TV digital, são irradiados em 480p ou 480i.
Os formatos 720p, 1080i e 1080p são os formatos HD (high definition, alta definição). Quando você ouve falar de "HDTV", é disso que se está falando: um sinal digital no formato 720p, 1080i ou 1080p.
Proporção de aspecto
Por fim, os formatos HD da TV digital possuem uma proporção de aspecto diferente daquela das TVs analógicas. Uma TV analógica possui uma proporção de aspecto de 4:3, o que significa que a tela tem 4 unidades de largura e 3 unidades de altura. Por exemplo, uma TV analógica com "diagonal de 25 polegadas" apresenta 38 cm de altura e 51 cm de largura. O formato HD para TV digital tem uma proporção de aspecto de 16:9, conforme mostrado abaixo:
O tipo de sinal, formato e proporção de aspecto mudou no processo de conversão da TV analógica para TV digital nos Estados Unidos.
Postar um comentário