Esqueça plasma e LCDs, OLED é a TV do futuro

27 de maio de 2009 por Felipe N.

clip_image002 via Daily Mail clip_image004

Enquanto muitos tem um sonho de consumo de ter uma TV de plasma ou LCD em sua casa, outros porém querem uma tecnologia mais avançada mil vez melhor que essas atuais. Estou falando da OLED, que possibilita a construção de tvs super finas (veja a imagem) e com alta definição de imagem. É de deixar qualquer plasma no chão.

O OLED é dez vezes mais nítido que o LCD. A primeira TV com essa tecnologia a ser comercializada este ano foi o Sony Bravia XEL, no valor de £ 3489. Muito caro ainda para nossos bolsos.

A Sony revelou recentemente um novo player de música e vídeo utilizando uma tela OLED para competir com o iTouch da Apple, enquanto as grandes TVs com preços em £ 5000, poderiam estar nas lojas antes do Natal.

A Panasonic prevê lançar um televisor de 40in (ou 40” = quarenta polegadas) OLED no próximo ano e, segundo especulações, a Apple vai fazer um equipamento – próximo a um caderno - 15in (15”) OLED  no qual os usuários serão capazes de fazer download de filmes. A gigante em gadgets também está lançando em breve uma nova tela para iTouch em OLED.

clip_image006A Sony XEL-1 é atualmente a única TV OLED no mercado e preços em £ 3.500. A tela é apenas 3 milímetros de espessura.

O visor OLED TV usa tecnologia baseada em materiais orgânicos que emitem luz natural, quando uma carga elétrica é passada através deles, em vez de ser como no LCD e telas de plasma. Isto significa que as telas são muito finas e utilizam até 40 por cento menos energia. Áreas escuras aparecem preto em vez de cinza escuro, porque as células são simplesmente desligadas.

No entanto, as telas têm uma duração limitada. Um conjunto OLED irá durar 30.000 horas, cerca de dez anos para alguém usando o televisor oito horas por dia. Em contrapartida, uma TV LCD da Sony dura o dobro de tempo.

Postar um comentário