GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA/ELETRÔNICA - 2
Dolby: Sistema que reproduz o som com maior qualidade e com a redução dos ruídos.
DVI (Digital Video Interface): É a melhor conexão para ligar a televisão a um computador. Com isso, todos os dados transmitidos são digitais, proporcionando uma melhor qualidade de imagem e som.
Entrada USB: A entrada USB da televisão pode servir para várias utilidades, como exibir fotos, tocar músicas e executar filmes.
Formato de tela: Os novos televisores, como os de plasma, LCD e LED possuem um formato de tela de 16:9, que é totalmente compatível com os formatos dos DVDs e Blu-Ray e com o sinal de transmissão digital. Porém, a maioria dos canais ainda faz a transmissão em sinal analógico e em formato 4:3, ocasionando uma distorção na imagem, já que ela acaba tendo que ser adaptada ao formato das telas destes novos televisores.
Full HD: É quando sua televisão possui uma quantidade de linhas horizontais e verticais maior que a maioria dos outros televisores. Uma HDTV sem Full HD possui resolução 720P x 1280, já uma Full HD possui 1080P x 1920.
Função Intelligent Sensor: Ajusta automaticamente a imagem da TV de acordo com a luz ambiente, proporcionando uma economia de até 69,5%.
HD interno: Alguns modelos de televisores vem equipado com um HD, que permite você gravar filmes, programas, seriados, tudo dentro da sua própria TV e assim personalizar sua programação.
HDMI (High Definition Multimedia Interface): É um conector de áudio e vídeo que chegou para substituir todos os outros conectores. Em vez de vários fios e ligações, apenas uma será necessária para realizar a tarefa de todas as outras. A grande vantagem da conexão HDMI é que o sinal tanto de áudio, quanto de vídeo são transmitidos digitalmente, apresentando assim uma melhor qualidade e um quase nenhum ruído de transmissão.
HD Ready: Funciona da mesma maneira que uma televisão HD, apenas precisa de um conversor digital.
HDTV Ready: Pronta para TV Digital
HDTV (High Definition Television): É um sistema de transmissão de imagens que possuem um maior número de linhas, possibilitando uma imagem com maiores detalhes e bem definida.
Nota: A exibição de das imagens no vídeo da TV não é feita foto por foto (ou quadro a quadro) de cada vez, isto é, a imagem não é inteirinha como se nos apresenta. Ela é fragmentada em linhas varridas na tela da TV numa frequência de 60Hz. (A imagem que observamos nas telas dos televisores possui um padrão de resolução que varia de 300 a 400 linhas, nos televisores mais antigos. Os monitores mais simpes atuais possui resolução de 500 a 600 linhas.).
Hi-Fi (High Fidelity): É uma qualidade sonora. Significa que o som foi captado de modo que sua reprodução fique a mais próxima da realidade.
Home Theater: É um equipamento composto por várias caixas de som, que sendo colocadas em locais estratégicos na sua sala, transmitem a sensação de estar numa sala de cinema devido a alta qualidade de som transmitido.
LED (Light Emitting Diode): Traduzindo significa diodo que emite luz. É a mais nova tecnologia de televisores. LED são pequenas lâmpadas que transmitem as mais variadas cores. Uma TV de LED é composta por várias destas lâmpadas e proporciona uma imagem bem mais definida, cores mais vivas e reais e um televisor bem fino.
Live Borderless: É uma tecnologia desenvolvida pela LG que retirou a moldura, comum em todos os outros televisores, permitindo assim a impressão de uma imagem mais completa e maior.
Mega Contraste: Esta é uma nova tecnologia que possibilita contrastes espetaculares. Os televisores normais bons oferecem taxa de contraste de 100.000:1, os mais modernos, com esta tecnologia, oferecem taxas de até 5.000.000:1. São imagens que chegam próximas a perfeição.
OLED TV (Organic Light Emitting Diodes): Última novidade em tecnologia para televisão. Formada por uma tela de polímeros, com um material orgânico que emite luz própria ao ser carregado por uma corrente elétrica. Tecnologia desenvolvida a partir dos estudos sobre os vagalumes. Possibilitam imgens quase que perfeitas, com brilho e cores próximas ao real e uma economia de enegia espetacular, já que numa imagem mais escura, nos locais pretos da tela as céluas ficam desligadas. Essa é a grande evolução da OLED TV, a autonomia de suas células.
Pixel: É o nome dado ao menor ponto de uma tela. Uma tela grande é formada por milhares de pixels. Quanto mais pixel numa tela, melhor a imagem reproduzida.
Plasma: A tela de plasma é composta de pequenas células que contém uma mistura de gazes. Estes gases, quando atingidos por uma corrente elétrica, ficam excitados e passam para o estado plasma (o 4º estado da matéria), gerando luz.
Potência de Áudio: Um bom áudio tem intensidade perto de 20 W (watts) de potência sonora. Para os apreciadores de som, existem televisores com intensidades maiores.
Prevenção de manchas: Função moderna para os televisores de plasma, que previne o aparecimento daquelas manchas que marcam a tela.
Progressive Scan: Este sistema foi desenvolvido para mostrar todas as linhas necessárias para a exibição no mesmo quadro, o que torna a imagem bem mais definida e real. Além disso, ele evita que possíveis falhas na transmissão possam ser exibidas.
Resolução: É o número de linhas horizontais que seu televisor é capaz de transmitir. Seja ela entrelaçada ou progressiva. Daí a diferença entre a resolução 1080i e a 1080p. E não é uma diferença pequena. Uma resolução 1080i (interlaced) funciona da seguinte maneira: em cada quadro é emitido uma quantidade de linhas, se a sua televisão é capaz de transmitir 60 quadros por segundo, no primeiro quadro apenas as linhas impares são exibidas (linha 1, 3, 5) ou seja, apenas 30 linhas, no segundo quadro somente as linhas pares (linha 2, 4, 6) e assim por diante. Portanto cada quadro só exibe a metade de linhas que a sua TV seria capaz. Já na resolução 1080p (progressive), todas as linhas são exibidas de uma vez só, apresentando uma imagem muito melhor que a outra resolução.
Postar um comentário