Nanossatélite brasileiro pronto para ir ao espaço

Espaço

Com informações da AEB - 28/01/2014

Nanossatélite nacional pronto para ir ao espaço

O NanosatC-BR-1 é um pequeno satélite científico com pouco mais de um quilograma. [Imagem: AEB]

O segundo nanossatélite brasileiro e primeiro Cubesat nacional, o NanosatC-BR-1, será levado ao espaço em maio próximo pelo foguete russo DNPER.

De acordo com os pesquisadores Otávio Durão e Nélson Schuch, do INPE, o lançamento pode ser antecipado para abril, uma vez que a Agência Espacial Brasileira (AEB) já liberou os recursos necessários para a finalização, lançamento e operação do NanosatC-BR-1.

Os últimos testes com o modelo de voo - o satélite sem os painéis solares e antenas - serão realizados em Fevereiro, o que abre a possibilidade da antecipação do lançamento.

Cubesat brasileiro

O NanosatC-BR-1 é um pequeno satélite científico (pouco mais de um quilograma) e o primeiro cubesat desenvolvido no país, produzido em parceria pelo INPE e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O destaque tecnológico desta missão é o teste em ambiente espacial de um circuito integrado projetado na UFSM e fabricado por uma indústria brasileira.

Ele também levará ao espaço dois instrumentos científicos, um magnetômetro e um detector de partículas de precipitação, para o monitoramento em tempo real do geoespaço.

Os instrumentos permitirão o estudo da precipitação de partículas cósmicas e de distúrbios na magnetosfera sobre o território nacional, com vistas a determinar seus efeitos em regiões como a da Anomalia Magnética no Atlântico Sul (Sama, sigla em inglês) e do setor brasileiro do eletrojato equatorial.

A Sama é uma "falha" do campo magnético terrestre nesta região, que fica sobre o Brasil, explica Durão. Como consequência desta anomalia, há um maior risco da presença de partículas de alta energia na região, que podem afetar as comunicações, redes de distribuição de energia, os sinais de satélites de posicionamento global (como o GPS), ou mesmo causar falhas de equipamentos eletrônicos como computadores de bordo.

O primeiro nanossatélite nacional foi o Unosat-1, das universidades Norte do Paraná (Unopar) e Estadual de Londrina (UEL), que foi destruído no acidente com o VLS-1 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, em 2003.

O segundo Cubesat do programa, o NanosatC-BR-2, está em fabricação e a expectativa é de que ele seja lançado em 2015.

Nanossatélites

A Estação Terrena de Santa Maria, que monitorará o cubesat em órbita, e a que fica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), já estão em operação, recebendo dados de vários cubesats lançados por outros países.

Para Durão, a tendência é de que o incremento do segmento de nanossatélites continuará em aceleração, "pois sua produção e desenvolvimento são rápidos, porque muitos dos componentes são ofertados por diversas empresas de vários países, facilitando a aquisição" - são os chamados componentes de prateleira.

Outra vantagem é que o custo para a produção de nanossatélites é baixo em relação aos satélites de grande porte, e eles podem desempenhar várias das funções dos seus equivalentes maiores.

Além da exigência de menos recursos, a difusão de informações entre as instituições de pesquisa e ensino permite que cada vez mais países tenham seus cubesats. Na América Latina, têm esses equipamentos a Argentina, o Equador, o Peru e a Colômbia, cujo nanossatélite é o mais antigo do continente em operação.

Leia Mais ►

Mapa das emoções relaciona áreas do corpo com cada emoção

4/01/2014

Com informações da BBC

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br

clip_image002

Emoções básicas ativam sensações na parte superior do corpo.

[Imagem: Aalto University/Turku PBC Centre]

Pesquisadores finlandeses criaram o primeiro mapa que aponta em que lugar do corpo as emoções humanas se manifestam.

Cada emoção parece despertar reações em diferentes áreas do corpo, independentemente do fato de as pessoas terem culturas diferentes.

"As emoções não ajustam apenas a nossa saúde mental, mas também nossos estados corporais. Desta forma, nos preparam para reagir rapidamente frente aos perigos, mas também diante de qualquer oportunidade que o ambiente nos ofereça, como uma interação social prazerosa", disse Lauri Nummenmaa, da Universidade de Aalto.

Colorindo as emoções

Para o estudo, os cientistas realizaram cinco experimentos com 701 pessoas.

Os voluntários deveriam localizar em que lugar sentiam o efeito de uma série de emoções básicas como raiva, medo, nojo, felicidade, tristeza ou surpresa, e outras mais complexas como ansiedade, amor, depressão, desprezo, orgulho, vergonha e inveja.

Os participantes tinham que colorir em uma figura humana as zonas que se ativavam mais ou menos enquanto ouviam as palavras que designam cada uma destas emoções.

O vermelho era usado para marcar as áreas de maior atividade e o azul, as com menos sensações.

Os cientistas então observaram uma grande coincidência, acima de 70%, das áreas coloridas.

Para garantir que estes mapas não dependiam da cultura ou idioma dos voluntários, os cientistas repetiram os exercícios em três grupos com nacionalidade diferentes: finlandeses, suecos e taiwaneses.

Mesmo assim as coincidências foram observadas, levando à conclusão de que as respostas físicas às emoções podem ser universais.

Amor e alegria

Segundo o mapa das emoções, as duas emoções que causam uma reação corporal mais intensa e em todo o corpo são o amor e a alegria.

Também é possível ver que, no geral, todas as emoções básicas ativam sensações na parte superior do corpo, onde estão os órgãos vitais e, principalmente, na cabeça.

"Observar a topografia das sensações corporais disparadas pelas emoções permite criar uma ferramenta única para a investigação das emoções e pode até oferecer indicadores biológicos de transtornos emocionais," afirmaram os cientistas em seu estudo.

Leia Mais ►

Astronautas estudam água que provoca fogo

Meio ambiente

Com informações da NASA - 24/01/2014

Astronautas estudam água que provoca fogo

A água supercrítica não é nem sólida, nem líquida e nem gasosa - é algo melhor descrito como um "gás tipo líquido". [Imagem: NASA]

Água supercrítica

Apagar fogo com água parece bem trivial.

Já um tipo de água que faz o contrário, iniciando uma combustão, é bem menos comum.

Mas é justamente com essa água, que ajuda a fazer fogo, que os astronautas da Estação Espacial Internacional estão trabalhando.

"Nós a chamamos de 'água supercrítica'," explica Mike Hicks, do Centro de Pesquisa Glenn, da NASA. "E ela tem algumas propriedades interessantes."

A água se torna supercrítica quando é comprimida a uma pressão de 217 atmosferas e aquecida acima de 373º C.

Acima desse ponto crítico, as moléculas de H2O se transformam em algo que não é nem sólido, nem líquido e nem gás. É algo melhor descrito como um "gás tipo líquido".

Nesse estado, a água pode se tornar extremamente corrosiva, a ponto de escavar sulcos em diamantes.

Bem domada, contudo, ela pode fazer trabalhos muito úteis.

Combustão sem chamas

"Quando a água supercrítica é misturada com matéria orgânica, ocorre uma reação química, a oxidação," continua Hicks. "É uma forma de queimar sem chamas."

Isso pode ser muito útil quando você quer se livrar de certos materiais desagradáveis - como lixo ou esgoto.

Cidades, empresas agrícolas, navios no mar e naves espaciais tripuladas acumulam resíduos desse tipo, podendo se beneficiar dessa tecnologia para se livrar dos restos indesejáveis sem gerar mais poluentes.

Astronautas estudam água que provoca fogo

"Esta é uma forma relativamente limpa de queima que produz água pura e dióxido de carbono, mas nenhum dos produtos tóxicos da incineração comum." [Imagem: NASA]

Para isso, basta aplicar um jato de água supercrítica sobre o material. As ligações dos hidrocarbonos começam a se quebrar, reagindo com o oxigênio do ar e, simplesmente, "queimam-se sem pegar fogo" - às vezes os pontos mais quentes podem gerar chamas, mas geralmente não o fazem.

"Esta é uma forma relativamente limpa de queima que produz água pura e dióxido de carbono, mas nenhum dos produtos tóxicos da incineração comum," complementa Hicks.

Problema do sal

A Estação Espacial Internacional não apenas pode se beneficiar dessa tecnologia de tratamento de resíduos, como também é o laboratório ideal para estudar a água supercrítica e domá-la.

Um dos problemas com o uso tecnológico da água supercrítica tem a ver com o sal. Acima do ponto crítico, os sais dissolvidos na água precipitam rapidamente. Se isso acontece em um reator, os componentes metálicos da estrutura ficam revestidos com o sal e começam a corroer.

"Para qualquer sistema de tratamento de resíduos realístico, temos que aprender a lidar com sal. É um grande obstáculo tecnológico," disse Hicks.

Lidar com o sal é justamente o objetivo do experimento "Mistura de Água Supercrítica", agora sendo conduzido na Estação Espacial, em um esforço conjunto entre a NASA e a CNES, a agência espacial francesa.

O experimento, que usa um equipamento francês (DECLIC) montado no laboratório japonês Kibo, continuará durante um ano inteiro, em uma série de seis rodadas de teste, cada uma com duração de aproximadamente 15 dias.

A expectativa é que o experimento se transforme em uma nova tecnologia de tratamento de esgotos mais eficiente e mais limpa.

Leia Mais ►

Brasileiro descobre como usar quasicristais em células solares

Energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/12/2013

Brasileiro descobre como usar quasicristais em células solares

A estrutura dos quasicristais, quando aplicada a uma célula solar, pode captar uma larga faixa de comprimentos de onda.[Imagem: Li Juntao]

Quasicristais

Os alienígenas quasicristais poderão ajudar a trazer para a Terra mais energia do Sol na forma de eletricidade.

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que a estrutura quase aleatória dos quasicristais, quando aplicada a uma célula solar, pode captar uma larga faixa de comprimentos de onda, o que resulta na geração de mais eletricidade.

Já se sabia que os quasicristais oferecem vantagens em termos do espectro de luz que eles são capazes de captar.

O problema com estas estruturas é que as suas propriedades são difíceis de adaptar para aplicações específicas - fabricar grades regulares é fácil, mas fabricar uma estrutura que deve variar de forma não-periódica é quase impossível.

Quem achou a solução para isso foi o brasileiro Emiliano Martins, atualmente na Universidade St Andrews, no Reino Unido.

Brasileiro descobre como usar quasicristais em células solares

O brasileiro Emiliano Martins descobriu uma forma de controlar a fabricação de estruturas similares aos quasicristais. [Imagem: Martins et al./Nature Communications]

Estrutura quase-aleatória

Emiliano criou uma nova estrutura que ele batizou de estrutura quase-aleatória, que combina a multiplicidade de frequências espaciais que é típica dos quasicristais com o alto nível de controle permitido pelas estruturas periódicas.

"O controle da propagação da luz é um aspecto crucial em fotônica. Aqui, nós demonstramos que, ajustando cuidadosamente o espetro de Fourier, as nanoestruturas quase-aleatórias podem obter esse controle de forma muito eficiente," disse Emiliano.

Esse controle sobre o fluxo de fótons é crucial em muitas áreas tecnológicas.

Por isso, os pesquisadores afirmam esperar que sua nova técnica possa ser aplicada não apenas na fabricação das células solares de filmes finos, mas também em outras tecnologias na área de fotônica, como nos LEDs e nos raios laser.

-------------------------------------

Bibliografia:
Deterministic quasi-random nanostructures for photon control
Emiliano R. Martins, Juntao Li, YiKun Liu, Valérie Depauw, Zhanxu Chen, Jianying Zhou, Thomas F. Krauss
Nature Communications
Vol.: 4, Article number: 2665
DOI: 10.1038/ncomms3665

Leia Mais ►

Novo detector vai revolucionar observações astronômicas

Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/01/2014

Novo detector vai revolucionar observações astronômicas

Protótipo do detector supercondutor, cujos pixels detectam um único fóton.[Imagem: Spencer Buttig]

Sensor de pixel único

As câmeras digitais revolucionaram a fotografia graças aos semicondutores, usados para fazer os pixels que aposentaram os filmes de prata.

No campo da astronomia e da astrofísica, porém, os semicondutores já estão perdendo a vez para os supercondutores.

A equipe do professor Ben Mazin, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, reforçou a superioridade dos supercondutores construindo um novo sensor que supera de longe todos os existentes.

O detector supercondutor é capaz de medir a energia de fótons individuais, o que aumenta enormemente a capacidade do sensor para detectar luzes muito fracas.

"O que fizemos é, essencialmente, uma câmera de vídeo hiperespectral sem ruído intrínseco," resume Mazin. "Em uma base pixel a pixel, é um salto quântico em relação aos detectores de semicondutor, tão grande quanto o salto que foi dos filmes para os semicondutores. Isto permite [fabricar] todos os tipos de instrumentos realmente interessantes."

A técnica é uma variação dos MKIDs (Microwave Kinetic Inductance Detectors), um tipo de detector de fótons desenvolvido há cerca de 10 anos pelo próprio Dr. Mazin, em colaboração com outros pesquisadores.

Agora ele adaptou esses detectores para que eles operem em ultravioleta, infravermelho próximo e também na porção visível do espectro eletromagnético.

Embora muitíssimo mais sensível do que os sensores CCD das câmeras digitais, esse novo sensor só é adequado para uso em instalações de pesquisa, já que funciona em temperaturas criogênicas - tipicamente ao redor de 0,1 Kelvin.

Mesmo em astronomia, seu uso é adequado para observações muito detalhadas, com grande sensibilidade, mas com um pequeno campo de visão.

Leia Mais ►

Descobertas 28 novas ligas de metais do grupo da platina

Materiais Avançados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/01/2014

image

Este quadro mostra as ligas possíveis com metais do grupo da platina, com círculos indicando ligas já confirmadas experimentalmente - amarelo representa compostos mais estáveis do que os dados anteriores indicavam, cinza claro indica compostos estáveis e cinza escuro indica formas não estáveis.[Imagem: G. Hart et al./Phys. Rev. X]

Grupo da platina

Usando modelos computacionais, pesquisadores descobriram 28 novas ligas à base de metais do grupo da platina.

Todos os metais desse grupo - rutênio, ródio, paládio, ósmio, irídio e platina - possuem enorme interesse científico e tecnológico, sobretudo na forma de ligas com um ou ou mais metais de transição.

Químicos e físicos já estimavam que outras ligas do grupo da platina poderiam ter grande interesse tecnológico, mas é muito caro e demorado ficar tentando descobrir novas ligas na base da tentativa e erro - imagine tentar fazer uma receita culinária sem saber os ingredientes e nem o sabor final.

Por isso, Gus Hart e seus colegas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, partiram para os chamados primeiros princípios, inserindo as informações sobre os elementos em uma simulação computacional, que pode variar as condições de mistura à exaustão.

Os resultados indicaram a possibilidade de sintetização de 28 compostos até agora desconhecidos, além de várias configurações possíveis para novas ligas que podem ser obtidas experimentalmente em nanoescala.

Usos da platina

Um dos usos mais comuns do grupo da platina é como catalisador de reações na indústria química e do petróleo e no escapamento de automóveis. Suas ligas também são usadas na indústria aeroespacial e em vários componentes eletrônicos.

As possibilidades de aplicações industriais poderão se ampliar enormemente à medida que os engenheiros conseguirem sintetizar as novas ligas.

------------------------------------------------

Bibliografia:
Comprehensive Search for New Phases and Compounds in Binary Alloy Systems Based on Platinum-Group Metals, Using a Computational First-Principles Approach
Gus L. W. Hart, Stefano Curtarolo, Thaddeus B. Massalski, Ohad Levy
Physical Review X
Vol.: 3, 041035
DOI: 10.1103/PhysRevX.3.041035

Leia Mais ►

Helicóptero pessoal elétrico decola em silêncio na Europa

Mecânica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/01/2014

Helicóptero pessoal elétrico decola em silêncio na Europa

O motor a combustão tradicional foi substituído por dezoito motores elétricos, cada um com seu próprio rotor. [Imagem: E-volo]

Helicóptero elétrico

A ideia de um helicóptero particular de baixo custo parece estar decolando firme na Europa.

Depois de arrecadar €1,2 milhão em uma campanha de financiamento público voluntário, a emergente E-volo conseguiu suporte oficial da União Europeia.

O primeiro protótipo já fez seu voo de estreia, e agora já conta com recursos suficientes para partir para a produção em escala.

O Volocóptero foi encampado pela Climate-KIC, a principal iniciativa europeia no campo das "inovações climáticas".

A ideia é lançar um veículo que seja seguro, simples e menos poluente do que os helicópteros convencionais.

Para isso, o motor a combustão tradicional foi substituído por dezoito motores elétricos, cada um com seu próprio rotor.

E o voo inaugural do helicóptero elétrico causou sensação justamente pelo silêncio com que a aeronave de dois lugares alçou voo, um silêncio que contrastou com a decolagem espalhafatosa dos helicópteros tradicionais.

Helicóptero pessoal elétrico decola em silêncio na Europa

O silêncio do voo contrasta com a decolagem espalhafatosa dos helicópteros tradicionais. [Imagem: E-volo]

Vibrações

Apesar das extensivas e bem-sucedidas simulações realizadas por pesquisadores da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, todos estavam ansiosos para saber se haveria vibrações desagradáveis ou mesmo perigosas na estrutura mecânica do plano do rotor.

"Essas vibrações são um grande problema para os helicópteros normais", declarou Stephan Wolf, diretor da E-volo, acrescentando que "essas vibrações, juntamente com o ruído ensurdecedor, trazem muito desconforto aos passageiros nos voos em helicópteros normais".

Devido à estrutura complexa do Volocóptero, com seu design leve feito de fibra de carbono, não foi possível simular as vibrações no laboratório.

Mas as únicas vibrações vieram da equipe que assistia ao voo: "Nem mesmo as câmeras de vídeo HD presas ao anel exterior de carbono do rotor da aeronave capturaram o mínimo sinal de vibrações," disse Wolf.

Leia Mais ►

5 Criaturas mais estranhas já encontradas

Caros internautas

Eis aí alguns exemplos de criaturas bizarras encontradas em diversas partes do globo terrestre.

O texto que se segue não tem uma tradução perfeita, mas dá para entender mais ou menos. Para os versados na língua inglesa, a postagem vem expressa no texto original.

Em nosso mundo, ainda quase que completamente desconhecido pelos próprios habitantes, existem muitos mistérios a serem revelados, principalmente os seres habitantes das profundezas oceânicas.

O homem contribui com suas pesquisas nem sempre bem sucedidas para o aparecimento de aberrações como uma supostamente a ele atribuída, a do monstro roedor desta postagem, por exemplo. Antromsil.

5 Weirdest Creatures Ever Found

5 Criaturas mais estranhas já encontradas

Fonte: http://www.chilloutpoint.com/featured/5-weirdest-creatures-ever-found.html#2

clip_image002

Weird creatures tend to show their faces on the planet Earth. Thanks to the Internet we are able to see a lot of freaky unexplainable photos of creatures we are tempted to call monsters. These are, as we see them, top 5 weirdest creatures ever found on the face of the Earth.

Criaturas estranhas tendem a mostrar seus rostos no planeta Terra. Graças à Internet, somos capazes de ver um monte de esquisitas fotos inexplicáveis ​​de criaturas que somos tentados a chamar de monstros. Estes são, como nós os vemos, as top 5 criaturas mais estranhas já encontrados na face da Terra.

Piglet With Monkey’s Face

Leitão com cara de macaco

clip_image004

clip_image006

clip_image008

clip_image010

The animal has a simian jaw, bulging forehead, small snout and eyes that are so close together that they appear almost attached. Its front legs are much shorter than its back legs, causing it top hop rather than walk on all fours like a normal piglet. The animal was one of five piglets recently born to a sow owned by a family in Fengzhang village, Xiping township.

“It’s hideous. No one will be willing to buy it, and it scares the family to even look at it,” owner Feng Changlin told the Oriental Today newspaper.

But the monkey-piglet has become something of a local tourist attraction, with people coming from across the area to photograph its remarkable features. And not everyone in the family is disgusted by its appearance.

“Our son likes to play with it, and he stopped us from getting rid of it. He even feeds it milk,” said Mr Feng’s wife.

The piglet’s rare condition is thought to be caused by a form of holoprosencephaly, a brain development disorder that can cause cyclopia, the failure of eyes to properly separate.

O animal tem uma mandíbula simiesca, abaulamento na testa, pequeno focinho e os olhos que são tão próximos dos outros que aparecem quase em anexo. Suas pernas dianteiras são muito mais curtas do que as patas traseiras, fazendo - hop top em vez de andar de quatro como um leitão normal. O animal era um dos cinco leitões recém-nascidos de uma porca de propriedade de uma família na aldeia Fengzhang , município de Xiping.

"É horrível. Ninguém estará disposto a comprá-lo, e isso assusta a família até mesmo olhar para ele"; disse o proprietário Feng Changlin ao jornal Oriental Hoje.

Mas o leitão-macaco tornou-se uma espécie de atração turística local, com pessoas vindas de toda a região para fotografar suas características marcantes . E nem todo mundo na família está revoltado com a sua aparência.

"Nosso filho gosta de brincar com ele, e ele nos impediu de se livrar dele . Ele ainda se alimenta de leite ", disse a mulher do Sr. Feng .

A rara condição do leitão pode ser causada por uma forma de holoprosencephaly, uma desordem de desenvolvimento do cérebro, que pode causar Cyclopia, a falha dos olhos para separa-los adequadamente.

Source: 1

Seven legged baby goat in China

Fonte : 1

Cabrito de sete patas na China

clip_image012

clip_image014

A goat with seven legs has been born recently in Jiaoliuhe township, Taonan, Jilin Province in China. The owner of the goat, a woman surnamed Song, explained that it was a difficult birth but the goat is standing on four of it’s legs and is feeding.

“It was very difficult for the goat to deliver the kid, so I used my hand to pull out. It scared me!” the owner said.

“It is the first time I’ve seen anything like this in 13 years.”

Animal experts, a local biologist Li Chunsheng have said the chances of long term survival are slim.

Uma cabra com sete pernas nasceu recentemente no município Jiaoliuhe, Taonan, província de Jilin na China. O dono da cabra, uma mulher de sobrenome Canção, explicou que foi um parto difícil, mas o cabrito está em pé sobre quatro pés e está se alimentando.

"Foi muito difícil para a cabra para parir o filhote, então eu usei a minha mão para puxar para fora. Isso me assustou!", Disse o proprietário.

"É a primeira vez que eu vi algo assim em 13 anos."

Especialistas em animais, e um biólogo local, Li Chunsheng disseram que as chances de sobrevivência, a longo prazo, são escassas.

Source: 1

Monster Washed Ashore in Montauk

Fonte: 1

Monstro Lavado em terra em Montauk (Deitado sobre a terra?)

clip_image016

clip_image018

This is an actual monster, some sort of rodent-like creature with a dinosaur beak. A tipster says that there is “a government animal testing facility very close by in Long Island,” but unless the government is trying to design horrible Montauk monsters that will eat IEDs and fart fire at bad Iraqis, we’re not sure why they would create such an unthinkable beast. What is the true identity of this creature?

Este é um monstro real, uma espécie de roedor – uma criatura como um dinossauro com bico. Um informante diz que há "uma unidade de testes do governo com animais muito perto de Long Island", mas a não ser que o governo esteja tentando criar monstros horríveis, Montauk que vai comer IEDs e peidar fogo em maus iraquianos, não temos certeza por que eles iriam criar uma besta tão impensável. Qual é a verdadeira identidade desta criatura?

Source: 1

Hell Fish found on the Beach

Fonte: 1

Peixe Inferno encontrado na Praia

clip_image020

clip_image022

clip_image024

clip_image026

clip_image028

Source: 1

Weird unknown creature found in a trench in Russia

Fonte: 1

Estranha e desconhecida criatura encontrada em uma vala na Rússia

clip_image030

clip_image032

clip_image034

clip_image036

This weird creature was found in an abandoned foundation pit in the Russian city of Chelyabinsk. Looks like a stingray but not. What is that creature actually?

Esta criatura estranha foi encontrada em um poço de fundação abandonado na cidade russa de Chelyabinsk. Parece uma arraia, mas não é. O que é a criatura realmente?

Leia Mais ►

Polícia vai parar carros à distância com canhão de micro-ondas

Informática

Com informações da New Scientist - 10/01/2014

Polícia poderá parar carros à distância com canhão de micro-ondas

Ao apertar de um botão, os guardas simplesmente imobilizarão o carro suspeito à distância.[Imagem: SAVELEC]

Radares que fotografam placas de veículos em excesso de velocidade logo se tornarão o aspecto mais brando da fiscalização policial.

Aparelhos que disparam rajadas de micro-ondas, travando todo o controle eletrônico dos carros, em breve darão novos poderes às autoridades para controlar veículos suspeitos.

Esses aparelhos, que usam ondas eletromagnéticas de alta potência para atrapalhar o funcionamento dos computadores dos carros mais modernos, já estão na fase final de testes.

A intenção é que a polícia não precise mais sair perseguindo os veículos suspeitos: ao apertar de um botão, os guardas simplesmente imobilizarão o carro suspeito à distância.

A pedido da polícia da França, Espanha e Alemanha, um consórcio financiado pela Comissão Europeia está desenvolvendo um aparelho com essa capacidade.

A empresa de eletrônicos E2V, do Reino Unido, começou antes o desenvolvimento de um sistema semelhante, e testou com sucesso sua tecnologia há algumas semanas.

Como parar um carro à distância

O projeto europeu SAVELEC (Controle seguro de veículos não-cooperativos através de meios eletromagnéticos) recebeu recursos da ordem de €4,3 milhões.

Engenheiros da Agência Aeroespacial Alemã DLR, que fazem parte do consórcio, se debruçaram sobre as ECUs (Unidades de Controle de Motores) - uma espécie de CPU dos carros - para identificar vulnerabilidades nos microchips que possam ser exploradas através de sinais de rádio.

Na MBDA, uma fabricante de mísseis francesa, uma equipe está fazendo simulações com grandes grupos de motoristas voluntários para avaliar como eles reagem quando os carros simplesmente "apagam" em alta velocidade.

Os aparelhos não pretendem fritar a eletrônica de um carro - como as armas militares de pulsos eletromagnéticos fazem - mas apenas desativá-los temporariamente.

Com a fiação do veículo atuando como uma antena, os pulsos desativam temporariamente a ECU forçando-a a reiniciar-se constantemente, o que faz o veículo deixar de funcionar e eventualmente parar - embora não se saiba exatamente o efeito dos pulsos sobre o controle eletrônico da direção e dos freios.

"Nós queremos desorientar a eletrônica do carro para que possamos parar o carro, mas não queremos quebrá-lo e deixá-lo travado na rodovia. E nós também não queremos ferir os ocupantes, pedestres próximos ou a polícia com o feixe," disse Cécile Macé, da MBDA.

Polícia poderá parar carros à distância com canhão de micro-ondas

O aparelho final provavelmente será muito menor do que o protótipo, que usa uma enorme antena para ter um alcance de 60 metros. [Imagem: SAVELEC]

Cópias piratas

O aparelho final provavelmente será muito menor do que aquele no qual a E2V está trabalhando, que possui um transmissor de 350 quilos montado em um SUV e um "canhão metálico" - uma antena - capaz de disparar feixes de micro-ondas em um carro ou moto a até 60 metros de distância.

O consórcio SAVELEC ainda não testou seu sistema, mas o objetivo é ter um protótipo pronto em 2016.

Por enquanto os engenheiros não estão disponibilizando detalhes técnicos sobre o trabalho, a fim de evitar que outras pessoas desenvolvam contramedidas à tecnologia - ou construam a sua própria versão do aparelho e "congelem" os carros da polícia.

Leia Mais ►

Hackers invadem Skype

Hackers invadem Skype para alertar usuários: 'Vocês estão sendo monitorados'

Por Redação em | 02.01.2014 às 09h13

Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/seguranca/Hackers-invadem-Skype-para-alertar-usuarios-Voces-estao-sendo-monitorados/

clip_image002

2014 mal começou e já tem os primeiros ataques virtuais revelados. Depois que mais de 4 milhões de senhas e logins dos usuários do Snapchat foram roubados, agora foi a vez do Skype ter suas contas nas redes sociais invadidas por hackers do Exército Eletrônico Sírio (SEA, na sigla em inglês).

De acordo com o The Next Web, o grupo burlou a segurança do Twitter, Facebook e até do blog oficial do serviço para alertar os internautas de que estão sendo espionados. Nas mensagens, os hackers aconselham os usuários a não utilizar o Skype nem o Outlook.com, o serviço de e-mail da Microsoft, porque a companhia "monitora suas contas e vende os dados para os governos".

"Não use e-mails da Microsoft (Hotmail, Outlook). Eles estão monitorando suas contas e vendendo os dados para os governos. Mais detalhes em breve. #SEA", diz o post no Twitter do Skype, que teve mais de 8.000 retuítes antes de ser apagado duas horas depois da postagem, como informa o The Verge. A mesma mensagem foi publicada na fan page do Facebook e no blog oficial do Skype, além de um outro post no qual o SEA confirma a autoria das invasões.

clip_image004

A BBC afirma que o Exército Sírio Eletrônico apoia o presidente Bashar al-Assad, que recentemente foi ligado a vários ataques hackers ao microblog e jornal The New York Times, além de outras empresas de mídia como CNN, The Guardian e a própria BBC.

A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o caso, mas o Twitter do Skype afirma que os dados pessoais dos usuários não foram atingidos. A companhia foi uma das organizações acusadas de ajudar o serviço de inteligência americano a coletar informações dos usuários, de acordo com documentos secretos revelados em junho do ano passado por Edward Snowden, ex-técnico da Agência De Segurança dos Estados Unidos (NSA). Todas as empresas citadas, incluindo Google, Facebook, AOL, YouTube e Apple, negaram envolvimento.

No caso da Microsoft, o jornal britânico The Guardian afirmou na época que os documentos mostram que a NSA teve acesso aos principais produtos da companhia norte-americana, entre eles Hotmail, Outlook.com, Skype e o Skydrive, serviço de armazenamento na nuvem da empresa. Os arquivos ainda revelam que o Skype fornece dados dos internautas mesmo antes de ser comprado pela Microsoft, em 2011.

Também vale lembrar que, em janeiro de 2013, algumas organizações não-governamentais publicaram uma carta aberta alegando que o Skype grava e armazena em seus bancos de dados conversas de todos os usuários, mas que a direção do serviço não informa os motivos pelos quais intercepta e salva as mensagens. Atualmente, mais de 600 milhões de pessoas utilizam o programa em tablets, celulares e computadores.

Recentemente, a Microsoft e mais sete grandes empresas de tecnologia publicaram um manifesto que solicita aos governos de todo o globo, incluindo os Estados Unidos, uma reforma mundial no sistema de vigilância norte-americano e de outros países para garantir mais segurança às companhias e usuários. Leia mais.

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/seguranca/Hackers-invadem-Skype-para-alertar-usuarios-Voces-estao-sendo-monitorados/#ixzz2prG6EfMQ
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Leia Mais ►

O PASSAGEIRO FANTASMA

O PASSAGEIRO FANTASMA

Por Antromsil

Baseado em caso real

imageNo final do século passado, por volta do ano 1994, iniciou-se o serviço de mototaxi em Sobral.

Um dos sobralenses de nome Carlos, desejando tomar umas e outras por aí afora, contratou os serviços de um desses profissionais para lhe conduzir até a vizinha cidade de Alcântaras, onde já tinha se ambientado, pois, costumeiramente se alternava nos bares e botecos daquela cidade, a bebericar, conhecendo, de per si, os seus frequentadores e seus pormenores.

Alcântaras, localizada na Serra da Meruoca, Noroeste cearense, é pela sua localização, bastante acidentada. Numa de suas ruas havia um cemitério, cujo portão sem tranca dava acesso à outra que ficava nos fundos deste e que, pelos obstáculos do terreno, tinha uma trilha que o atravessava cortando caminho, bastante utilizada pelos seus habitantes. O nosso protagonista conhecia bem este atalho.

Quando chegaram à cidade, o mototaxista foi orientado a seguir por determinado logradouro que passava em frente ao citado cemitério e, em lá chegando, Carlos solicitou que este ali parasse. Apeou-se da moto e pediu que o condutor o aguardasse enquanto trocava dinheiro para efetuar o seu pagamento. O motoqueiro, por sua vez, encostou-se próximo a uma mangueira e ficou aguardando o retorno de passageiro.

Carlos entrou no cemitério e pelo atalho que conhecia, dirigiu-se ao boteco do qual já era velho freguês, lá permanecendo a confabular e beber com os amigos de farra.

O motoqueiro, apesar de o ter visto entrar no cemitério, não deu muita atenção ao fato, por ser dia e presumindo que este fosse tratar algum assunto com alguém que ali se encontrava à sua espera ou coisa semelhante.

Porém, o tempo que não cessa em sua caminhada passou lépido e com a ele, a memória de Carlos e a paciência do mototaxista, que olhando o relógio, apercebeu-se de estar deixando de ganhar mais dinheiro com o transporte de outros passageiros, apressando-se em tomar uma decisão: ir embora arcando com o prejuízo da corrida ou ir atrás do passageiro que o lograra.

Uma senhora habitante de uma casa próxima do local que os vira chegar, viu que o rapaz se inquietava com a demora de Carlos, aproximou-se e perguntando do que se tratava, foi logo informada do ocorrido.

- Bem, senhora, eu fui contratado para vir até aqui por um senhor de uns 45 anos, aproximadamente, moreno, magro, olhos castanhos, vestindo caça jeans e camisa branca, que entrou aí no cemitério e disse que voltava logo, mas, até agora...

- Estranho, moço, pois aí não tem ninguém, a não ser, os mortos.

- É, eu também achei estranho, a princípio, mas imaginei que fosse tratar com alguém que aí fazia algum trabalho em algum túmulo ou laje de algum parente.

- Entremos, então, pra ver se ele está por aí. O dia ainda está claro e não nos custará nada dar uma olhadinha.

Os dois entraram no campo santo, percorrendo todas as suas artérias sem nada encontrar é claro, porque ali não havia vivalma.

Sem mais delongas, o motoqueiro agradeceu à senhora e montando em seu transporte pegou o caminho de volta, impressionado com o bizarro sumiço do seu passageiro. Já nem se importava mais com o prejuízo da corrida.

Carlos, por sua vez, após tomar umas e outras com os amigos pegou outro transporte, antes que o mototaxista se decidisse a voltar e dirigiu-se até a localidade conhecida como Marina, na descida da ladeira, lá dando continuidade à sua bebedeira.

Sentado próximo da estrada, viu quando o mototaxista se aproximava e pra ele gritou:

- Ei, mototaxista, vem receber teu dinheiro!

- O rapaz quando o avistou tomou um baita dum susto ao reconhecer o passageiro, nele não acreditando ver ninguém além de um fantasma e, ato contínuo, acelerou a moto indo-se embora.

Dias depois do ocorrido, um dos amigos que com ele bebia lá onde se achava no instante em que gritou para o motociclista receber o pagamento da corrida, e que também conhecia mototaxista, perguntou o que havia ocorrido entre ambos. Após o relato sucinto do caso, o amigo lhe falou:

- Rapaz, cria juízo! Carlos, tu quase mata aquele rapaz de susto. O coitado chegou em casa apavorado e todo cagado!

Leia Mais ►

Reator brasileiro fará radiofármacos para diagnóstico do câncer

23/12/2013

Redação do Diário da Saúde (http://www.diariodasaude.com.br)

Reator brasileiro fará radiofármacos para diagnóstico do câncer

"A função do reator, em si, é muito social. Um dos pontos de destaque é a produção de radioisótopos para a Medicina Nuclear, como o molibdênio-99."[Imagem: Unicamp]

O Brasil poderá se tornar autossuficiente na produção de radiofármacos empregados em tratamentos e diagnósticos médicos.

Em 2009, a paralisação de um reator canadense que é o principal fornecedor do Brasil, juntamente com a interrupção de funcionamento de reatores na Bélgica e na Holanda, gerou uma crise mundial no fornecimento desses medicamentos, usados sobretudo no diagnóstico e tratamento do câncer.

Reator Multipropósito Brasileiro

A autossuficiência nacional deverá vir com a construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será construído em Iperó, no interior do estado de São Paulo.

Reunidos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os pesquisadores envolvidos no projeto ressaltaram a importância do empreendimento para a sociedade brasileira, além de abrir oportunidades de pesquisas e inovações tecnológicas nacionais.

O RMB (Reator Multipropósito Brasileiro) está sendo desenvolvido em parceria com a Argentina e terá um índice de nacionalização de cerca de 70%.

Orçado em US$ 500 milhões, o reator deverá ficar pronto no prazo de cinco anos, instalado em uma área de dois milhões de metros quadrados ao lado do Centro Experimental de Aramar (CEA), da Marinha do Brasil, na região de Sorocaba.

O coordenador técnico do RMB, José Augusto Perrotta, destacou que "a função do reator, em si, é muito social. Um dos pontos de destaque é a produção de radioisótopos para a Medicina Nuclear, como o molibdênio-99, que é o principal radioisótopo usado", afirma Perrotta.

Radiofármacos

Produto da fissão do urânio-235, o molibdênio-99 é a matéria-prima empregada na produção de outro isótopo radioativo, o tecnécio-99.

No Brasil são realizados por ano cerca de dois milhões de procedimentos de diagnóstico médico com tecnécio-99. O país, no entanto, importa todo o molibdênio-99 necessário para esses procedimentos, ao custo anual de US$ 10 milhões.

Parte da infraestrutura associada ao novo reator de pesquisa será composta por laboratórios, que executarão os objetivos do empreendimento, tais como: a produção de radioisótopos e de fontes radioativas usadas em aplicações na indústria, na agricultura e no meio ambiente; a realização de testes de irradiação de combustíveis nucleares e de materiais estruturais; e a condução de pesquisas com feixes de nêutrons em várias áreas do conhecimento, entre elas a análise de materiais.

Leia Mais ►

Quais as diferenças entre micro-ondas e forno elétrico?

imageFonte: http://www.zoom.com.br/microondas/deumzoom/diferenca-entre-microondas-e-forno-eletrico

ENTENDA ANTES DE COMPRAR

Descubra qual dos dois escolher.

Artigo atualizado em 25/06/2013

Para quem gosta de cozinhar, um fogão, forno ou qualquer utensílio deve cumprir sua função de forma rápida, eficiente e com toda a segurança. Contudo, existem produtos que tem funções muito parecidas e na hora de montarmos ou reformarmos a cozinha, pode pintar uma dúvida. Esse é o caso dos fornos de micro-ondas e elétricos. Vamos entender o funcionamento e as indicações de cada um?

Comprar micro-ondas ou forno elétrico? Escolha o melhor para suas receitas

O forno elétrico funciona através do aquecimento de uma ou mais resistências e tem como característica principal um preparo mais natural dos alimentos, mantendo o interior mais macio e suculento e o exterior crocante. Existem modelos com tamanho aproximado de um forno convencional, podendo até mesmo substituí-lo. Como vantagem extra, podemos citar a não utilização de gás de cozinha, podendo funcionar até mesmo como substituo de última hora, quando você for pego de surpresa com o fim do seu botijão de gás. É indicado para carnes leves e massas e preparo de bolos e tortas.

Já o forno de micro-ondas funciona através da emissão de ondas vindas dos magnétons, que fazem as moléculas dos alimentos se agitarem e com isso, serem cozidas ou esquentadas. Você vai utilizá-lo para descongelar alimentos ou requentá-los, quando já preparados. Sim, você pode cozinhar utilizando o microondas, desde que respeitando os tempos indicados no manual. Contudo, o microondas resseca um pouco mais os alimentos, por isso, é muito mais indicado para aquecer refeições já preparadas ou para comidas congeladas.

Uma vantagem dos micro-ondas são as facilidades das receitas pré-programas. Você pode, por exemplo, encontrar micro-ondas com função Grill ou micro-ondas com função brigadeiro, que são uma mão na roda quando falta tempo.

A vantagem do forno de micro-ondas, claro, está em sua rapidez com que cumpre as tarefas. São necessários apenas alguns segundos ou minutos para o preparo ou finalização dos pratos.

Segundo informações colhidas de outras fontes, o consumo de energia elétrica varia de um tipo para ou outro, de modo que se possa considerar como mais ou menos equiparados.

Caros amigos: favor desconsiderar este link pirata da palavra funcionamento que não descobri ainda como estes bandidos cibernéticos conseguem inserir sem o nosso conhecimento.

Leia Mais ►