Espaço - Cientistas propõem viagem sem volta a Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/10/2010

clip_image001

Uma estratégia seria enviar inicialmente quatro astronautas, dois em cada uma de duas espaçonaves, ambas com módulo de pouso e com suprimentos suficientes. [Imagem: NASA/JPL]

Voos tripulados

Quando Barack Obama tomou posse, ele afirmou que era preciso rever os projetos de voos tripulados da NASA.

Embora tenha dito que poderia ser possível enviar o homem a Marte até 2030, o efeito mais imediato da nova política espacial da NASA foi o cancelamento do projeto de retorno à Lua.

Com um mero passeio lunar cada vez mais distante, e com as decepcionantes dificuldades que a própria NASA demonstrou na execução do projeto Constelação, que nada mais era do que um upgrade da histórica Apolo, ir a Marte ou a qualquer outro planeta parece um sonho cada vez mais distante.

Viagem sem volta a Marte

Mas talvez haja uma alternativa, uma missão que seja mais simples e mais barata e que viabilize a chegada do homem a Marte.

Para isso, basta que seja uma viagem sem volta, ou seja, uma viagem para astronautas que aceitem o desafio de ir para Marte sem qualquer plano de voltar à Terra.

Esta é a proposta de Dirk Schulze-Makuch, da Universidade do Estado de Washington, e do renomado Paul Davies, da Universidade do Estado da Flórida, ambas nos Estados Unidos.

Eles acabam de delinear como seria uma missão sem volta a Marte em um artigo publicado na revista científica Journal of Cosmology, chamado To Boldly Go: A One-Way Human Mission to Mars - Para Audaciosamente ir: Uma Missão Humana sem Retorno a Marte, em tradução livre. O "audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais foi antes" é a marca registrada do seriado Jornada nas Estrelas.

Os dois físicos consideram que, embora tecnicamente factível, uma missão tripulada de ida e volta a Marte é improvável num horizonte de tempo razoável - principalmente, segundo eles, porque seria um projeto incrivelmente caro, tanto em termos financeiros quanto em sustentação política.

E, como a maior parte do gasto está ligado à necessidade de trazer os astronautas de volta em segurança, uma missão só de ida poderia não apenas reduzir os custos a uma fração do projeto inicial, como também marcar o início da colonização humana de longo prazo do planeta.

clip_image002Uma missão só de ida a Marte seria o primeiro passo para o estabelecimento de uma presença humana permanente no planeta. [Imagem: NASA/JPL]

Colonização de Marte

Marte é o alvo mais promissor para uma colonização humana porque ele é muito similar à Terra: possui uma gravidade moderada, uma atmosfera, "água abundante", dióxido de carbono e uma infinidade de outros minerais essenciais.

É o segundo planeta mais próximo da Terra, depois de Vênus, e uma viagem a Marte levaria apenas seis meses, usando a opção de lançamento mais favorável e a atual tecnologia dos foguetes químicos.

"Uma estratégia seria enviar inicialmente quatro astronautas, dois em cada uma de duas espaçonaves, ambas com módulo de pouso e com suprimentos suficientes, para estabelecer um único posto avançado em Marte. Uma missão só de ida a Marte seria o primeiro passo para o estabelecimento de uma presença humana permanente no planeta," explicou Schulze-Makuch.

Embora afirmem que seria essencial que os astronautas fossem voluntários, Schulze-Makuch e Davies ressaltam que não estão propondo que os pioneiros espaciais sejam simplesmente abandonados à própria sorte em Marte - eles propõem uma série contínua de missões, suficientes para dar suporte à colonização de longo prazo.

clip_image003Rocha com um desenho que lembra um crânio humano, encontrada em Marte. [Imagem: NASA/J.P.Skipper/Eduardo Lucena]

Terráqueos marcianos

"Teria de fato muito pouca diferença dos primeiros pioneiros brancos que foram para o continente norte-americano, que deixaram a Europa com poucas expectativas de retorno," diz Davies.

"Exploradores como Colombo, Frobisher, Scott e Amundsen, embora não embarcassem em suas viagens com a intenção de se fixar em seus destinos, de qualquer forma assumiam riscos pessoais gigantescos para explorar novas terras, sabendo que havia uma probabilidade significativa de que poderiam morrer na tentativa."

Embora proponham que os colonos espaciais comecem logo a cultivar e explorar os recursos do próprio planeta, os cientistas afirmam que eles poderiam receber periodicamente suprimentos enviados da Terra.

E eles vão audaciosamente ainda mais longe: o posto avançado poderia se tornar autossuficiente e se tornar uma base para um programa de colonização espacial ainda maior, de onde os "terráqueos marcianos", ou mesmo terráqueos de nascença, poderiam partir para ir mais longe.

clip_image004Áreas apontadas pelos pesquisadores como promissoras para a primeira colônia humana em Marte, por conterem cavernas e relevo capaz de funcionar como proteção para os colonos espaciais. [Imagem: Schulze-Makuch/Davies/NASA]

Seguro contra catástrofes

Os cientistas afirmam que o primeiro passo para a missão sem volta seria a seleção de um local adequado para a colônia, que preferencialmente tenha uma caverna ou outro relevo que sirva de abrigo, assim como recursos nas proximidades, como água, minerais e nutrientes para agricultura.

Marte não tem uma camada de ozônio e nem uma magnetosfera que proteja contra a ionização e os raios ultravioleta. Por isso, uma caverna seria muito importante. As cavernas marcianas também poderiam conter depósitos de gelo em seu interior, embora isso ainda não tenha sido comprovado.

O artigo sugere que, além de oferecer um "bote salva-vidas" no caso de uma mega-catástrofe na Terra, uma colônia em Marte seria uma plataforma inigualável para pesquisas científicas. Os astrobiólogos acreditam que é grande a probabilidade de que Marte tem ou já teve vida microbiana, e que seria uma oportunidade imperdível estudar uma forma de vida alienígena e um segundo registro evolucionário.

Espírito explorador

clip_image006A colonização de Marte exigirá o retorno o espírito explorador e do ethos de assumir riscos do período das grandes explorações na Terra. [Imagem: NASA/JPL/John Olson]

Embora acreditem que a estratégia para colonizar Marte com missões sem retorno coloque o projeto, financeira e tecnologicamente, ao alcance das possibilidades atuais, Schulze-Makuch e Davies afirmam que a ideia precisará não apenas de um grande esforço de cooperação internacional, mas também exigirá o retorno o espírito explorador e do ethos de assumir riscos do período das grandes explorações na Terra.

Segundo eles, ao levantar a ideia entre seus colegas cientistas, vários deles manifestaram a intenção de se inscreverem como voluntários para tal missão.

O próprio Schulze-Makuch afirma que seria o primeiro voluntário a se inscrever no projeto - mesmo reconhecendo o fato de que, quando tal missão estivesse pronta para partir, ele certamente não teria mais idade para embarcar.

"Pesquisas informais feitas após palestras e conferências sobre a nossa proposta mostraram repetidamente que muitas pessoas gostariam de se voluntariar para uma missão sem retorno, tanto por razões de curiosidade científica, quanto por um espírito de aventura e de cumprir o destino da humanidade," afirmam eles.

Bibliografia:

To Boldly Go: A One-Way Human Mission to Mars

Dirk Schulze-Makuch, Paul Davies

Journal of Cosmology

October-November, 2010

Vol.: 12, 3619-3626

http://journalofcosmology.com/Mars108.html

NOTA: A próxima postagem, trás um artigo discorrendo sobre esse texto, assinado por Antromsil.

Leia Mais ►

Novo Dicionário da Língua Portuguesa [Internetês]

Erro 404: Novo Dicionário da Língua Portuguesa [Versão Geek]

Na internet tem de tudo, inclusive uma linguagem toda… digamos, especial, complexa, posto que utilizada por milhões de pessoas em todo o globo terrestre. Esse linguajar muda constantemente e se não quisermos ficar aéreos quando conversarmos com alguém (ou quando tivermos que ler alguma mensagem de e-mail, por exemplo), mais ligado à internet, temos que conhecer pelo menos o básico, porque se não, não vamos entender patavina.

Por esse motivo, disponho hoje esse glossário que encontrei no Baixaki.

antromsil

Trollar noobs no twitter? #comofas? LOL, conheça os novos jargões que invadiram o mundo da internet!

clip_image002

Novo Dicionário da Língua Portuguesa

A internet de A a Z

Assim como os filósofos, os biólogos, os músicos e os estudiosos, os usuários da rede mundial dos computadores também inventam e utilizam muitos termos desconhecidos pela maioria até então. Também é muito comum o uso de palavras com um significado bem diferente do habitual.

A criação de todos estes verbetes, siglas e expressões pode dificultar o uso da internet por aqueles que não estão habituados com a linguagem do mundo virtual. Porém, um bom dicionário pode contribuir positivamente de maneira a impedir a confusão e o uso inadequado de algumas palavras.

Esta é a versão online e gratuita do Novo Dicionário da Língua Portuguesa [Versão Geek]. Trata-se de um dicionário para o mundo da internet, por ter como público alvo todos aqueles que desejam interagir pela rede mundial de computadores sem problemas.

Com mais de 35 entradas, este guia prático inclui siglas, jargões e expressões comuns ao público jovem de usuários da internet.

A

B

C

D

E

F

G

H

L

N

O

P

Q

R

T

U

V

W

A

AFK

Significado(s):

[1] Away From Keyboard.

[2] Longe do teclado.

[3] Longe do computador.

Uso: jogos RPG, chat, mensageiros instantâneos.

Ex.: “Não respondi porque estava AFK.”

Alok

Significado(s):

[1] Grito de vitória.

Uso: redes sociais, especialmente o Twitter

Ex.: “Comprei meu carro. #alok”

Avatar

Significado(s):

[1] Desenho ou personagem utilizado para representar o usuário no mundo virtual.

[2] Filme épico de ficção científica dirigido por James Cameron.

Uso: Fóruns, blogs, redes sociais, jogos online.

Ex.: “Crie imagens para o seu avatar!.”

B

Brinks

Significado(s):

[1] Brincadeira

Uso: Fóruns, blogs, redes sociais, jogos online, chat.

Ex.: “Você é muito chato (brinks!).”

Browser

Significado(s):

[1] Aplicativo utilizado para acessar sites na internet.

[2] Navegador

Uso: Toda a internet

Ex.: “Abra o browser e digite www.baixaki.com.br.”

clip_image004

Beta

Significado(s):

[1] Aplicativo que ainda está em fase de testes.

Uso: Sites de downloads, portais de desenvolvedores de software.

Ex.: “O programa ainda é Beta, por isso tem alguns problemas.”

C

C&P

Significado(s):

[1] Copy and Paste

[2] Copiar e colar

[3] Ctrl+C, Ctrl+V

Uso: Toda a internet

Ex.: “C&P o texto no editor e envia pra mim.”

Comofas

Significado(s):

[1] Forma de perguntar “Como é que se faz?” em “internetês”.

[2] União das palavras “como” e “faz”.

[3] Também utilizada no lugar de “E agora?”.

Uso: Redes sociais, principalmente o Twitter.

Ex.: “Bati o carro! #comofas

#comofas pra trocar a senha do MSN?”

D

Deletar

Significado(s):

[1] Apagar

[2] Eliminar

[3] Remover

Uso: Toda a internet.

Ex.: “Ele deletou meus arquivos!”

clip_image006

E

Embolotei

Consulte quase embolotei

Epicwin

Significado(s):

[1] Ganhar epicamente

[2] Usado para expressar uma grande vitória, grande alegria.

[3] Pode ser usado para dizer que algo é realmente legal.

Uso: Redes sociais.

Ex.: “Ganhei um DVD no sorteio! #epicwin

“O filme vai ser filmado no Brasil! #epicwin

F

Fail

Significado(s):

[1] Que não deu certo

[2] Fez algo errado

[3] Errado

Uso: Redes sociais, com maior foco no Twitter.

Ex.: “Esqueci o trabalho da faculdade em casa! #fail pra mim!”

FAQ

Significado(s):

[1] Frequently Asked Questions

[2] Perguntas freqüentes

[3] Dúvidas frequentes

Uso: Sites, blogs, portais.

Ex.: “Dúvidas? Acesse o FAQ do site.”

clip_image008

Fikadica ou Fikadika

Significado(s):

[1] Sinaliza uma dica dada aos demais usuários

[2] Abreviação para “Fica a dica”

[3] Também pode ser usada como “fikadik”

Uso: Redes sociais.

Ex.: "www.baixaki.com.br. Melhor site de downloads da internet. #fikadica

FTW

Significado(s):

[1] For The Win

[2] Para a vitória

[3] Utilizada para indicar entusiasmo ou que algo é a melhor opção.

Uso: Redes sociais.

Ex.: "Cachorro-quente depois de balada ftw!”

FTL

Significado(s):

[1] For The Lose

[2] Para a derrota

[3] Utilizada para indicar que algo é a pior opção.

Uso: Redes sociais.

Ex.: "Ficar sem internet final de semana ftl!”

Fuck yeah

Significado(s):

[1] Utilizada para expressar extrema felicidade.

[2] Indica aprovação.

Uso: Redes sociais, especialmente o Tumblr.

Ex.: "Fuck yeah, Baixaki! O melhor tutorial EVER para esse programa.”

G

Giroprigles

Significado(s):

[1] Antena Wi-Fi criada com lata da batata Pringles.

Uso: Sites do tipo “Faça em casa”, fóruns de redes e internet.

Googlear

Significado(s):

[1] Fazer uma busca no Google

Uso: Internet de modo geral.

Ex.: "Deixa eu googlear isso pra você!”

clip_image010

H

Hashtag

Significado(s):

[1] “Etiquetas” criadas que permitem associar um post ou uma mensagem a algum assunto. Normalmente as palavras utilizadas como hashtag são antecedidas pelo símbolo #.

Uso: Redes sociais.

Ex.: Caso você queira associar a sua mensagem ao tema “Baixaki”:

“Novo Dicionário da Língua Portuguesa [Versão Geek] criado pelo #Baixaki.”

Haters

Significado(s):

[1] Odiadores.

[2] Termo designado para as pessoas que odeiam tudo, ou quase tudo.

[3] Aquele que não tem o que fazer e passa todo o tempo disponível realizando ataques gratuitos a outros usuários que possuem opinião diferente.

Uso: Internet de forma geral.

L

L33T

Significado(s):

[1] Linguagem da internet.

[2] Palavras escritas não apenas com letras, mas também com números e símbolos como arroba, chaves, acentos(tirar) etc.

[3] Também conhecida como LeeT.

Uso: Internet, de modo geral.

Ex.: B41x4k1, |}@1><@|<1.

LOL

Significado(s):

[1] Laughing out loud.

[2] Rindo alto.

Uso: Internet de forma geral.

Ex.: “Muito boa essa piada! LOL”

N

Noob

Significado(s):

[1] Pessoa com pouco conhecimento a respeito de determinado assunto

[2] Que não conhece nada

Uso: Internet de modo geral, com maior foco em jogos online.

Ex.: “Sou um noob quanto o assunto é este!”

clip_image012

NSFW

Significado(s):

[1] No safe for work

[2] Não é seguro para o trabalho.

[3] Acompanham imagens ou emails com conteúdo impróprio para o ambiente de trabalho

Uso: Redes sociais, correio eletrônico, mensageiros instantâneos.

O

OMG

Significado(s):

[1] Oh, my God!

[2] Ai, meu Deus!

[3] Utilizado para expressar espanto, surpresa.

Uso: Internet de modo geral.

Ex.: “Não tem conserto? OMG”

P

Put@ falta de sacanagem

Significado(s):

[1] Uma sacanagem muito grande

[2] Falta de consideração

Uso: YouTube, redes sociais.

Ex.: “O porteiro não deixou a gente entrar! É uma put@ falta de sacanagem!”

Q

Quase embolotei

Significado(s):

[1] Quase caí

Uso: YouTube, redes sociais.

Ex.: “Tropecei e quase embolotei!”

R

ROFL

Significado(s):

[1] Rolling on the floor laughing

[2] Rolando no chão de tanto rir

[3] Utilizado quando alguém fala algo muito engraçado

Uso: Mensageiros instantâneos, redes sociais.

Ex.: “ROFL com essa piada!”

T

Tweetups

Significado(s):

[1] Encontros organizados via Twitter

Uso: Redes sociais, em especial o Twitter.

Tenso

Significado(s):

[1] Indica alguma situação ou acontecimento

[2] Nervoso

Uso: Redes sociais.

Ex.: “Tirei zero na prova! #tenso”

Troll

Significado(s):

[1] Pessoa que faz da trollagem um hobby

[2] Aquele que provoca outras pessoas e gera discussões

clip_image014Uso: Redes sociais.

Trollagem

Significado(s):

[1] Ato ou ação feita por um troll

Uso: Redes sociais.

Ex.: “As histórias envolvendo o Orkut Ouro são um bom exemplo de trollagem”

Trollar

Significado(s):

[1] Ato ou ação feita por um troll.

[2] Tirar sarro.

[3] Zombar.

Uso: Internet, com maior foco nas redes sociais.

Ex.: “Pare de trollar as pessoas!”

Twittar

Significado(s):

[1] Ato ou ação de enviar um tweet.

[2] Enviar uma mensagem por meio da rede social Twitter.

Uso: Internet de maneira geral.

Ex.: “Vou twittar isso agora!”

U

Unfollow

Significado(s):

[1] Deixar de seguir alguém em uma rede socia.

Uso: Redes sociais.

Ex.: “O usuário X levou um unfollow dele.”

V

Viralizar

Significado(s):

[1] O que alguns blogueiros tentam fazer.

[2] Tornar um post ou vídeo o sucesso do momento na internet.

Uso: Internet.

W

Wow

Significado(s):

[1] World of Warcraft (MMORPG da Blizzard).

[2] Expressão utilizada para demonstrar espanto, surpresa.

Uso: Internet, de modo geral.

Ex.: [1] “Vamos jogar WoW?”

[2] “Wow, você viu essa cena?”

WTF

Significado(s):

[1] What the fuck?

[2] Expressão utilizada para demonstrar espanto, surpresa.

[3] Também usado em substituição da expressão “Mas o quê...”

Uso: Internet, de modo geral.

Ex.: “WTF foi isso?”

clip_image016

Existem muitas outras expressões, siglas e jargões utilizados pela internet afora. Aproveite o espaço para complementar este dicionário e torná-lo o mais completo guia de “internetês”. Participe da brincadeira!

AFK

Significado(s):

[1] Away From Keyboard.

[2] Longe do teclado.

[3] Longe do computador.

Uso: jogos RPG, chat, mensageiros instantâneos.

Ex.: “Não respondi porque estava AFK.”

Leia Mais ►

Carro alemão quebra recorde de distância para veículos elétricos

Por Leonardo Carvalho, Atualizado: 27/10/2010 11:23

O carro da empresa DBM rodou impressionantes 600 quilômetros entre Munique e Berlim com uma única carga

clip_image002

O Little Lekker Mobil usa baterias de polímero, mais eficientes que as de íon-lítio

Já que o assunto de hoje são os carros, com o Salão do Automóvel de São Paulo chegando à sua 50ª edição, nada mais justo do que registrarmos esse espetacular recorde conseguido pela empresa alemã DBM. Um carro elétrico usando motor da empresa conseguiu rodar por impressionantes 598 quilômetros com uma única carga.

O carro é um Audi A2 adaptado e batizado de Little Lekker Mobil. Usa uma central energética desenvolvida pela DBM com patrocínio do governo alemão e em parceria com a empresa Lekker Energie.

O Little Lekker conseguiu o feito em cerca de sete horas no trajeto que liga Munique a Berlin e ainda chegou com carga suficiente para mais um passeio curto.

A central energética usa uma baterias de polímero desenvolvidas pela DBM. A empresa garante cerca de 97% de eficiência nas cargas, que podem ser feitas a partir de qualquer tomada. O tempo de recarga completa é de cerca de seis horas.

O inventor e motorista, Mirko Hannemann, não informou o preço da tecnologia, mas foi categórico ao informar que as baterias são mais potentes e baratas do que as baterias de lítio-íon convencionais. Hannemann também surgeriu que a DBM está preparada para começar a produção em massa de suas baterias. O planeta agradece, Mirko!

http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=26109235

Leia Mais ►

Brasil atinge a marca de R$ 1 trilhão em impostos arrecadados

27/10/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 27/10/2010 às 00:36:55

Helio Miguel

clip_image002Os impostômetros instalados em várias cidades do País, que informam a quantidade de tributos arrecadados no Brasil durante o ano, atingiram, ontem, a marca de R$ 1 trilhão.

O painel de Curitiba, que fica na Rua XV de Novembro, em frente à sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), foi um dos que registraram a marca, alcançada às 12h30. A quantia foi atingida pelo terceiro ano consecutivo e em tempo recorde: em 2008 e 2009 a marca foi obtida apenas em dezembro.

Ao mesmo tempo em que os painéis ganhavam mais um dígito, outras marcas medidas pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que criaram o equipamento, também continuavam subindo.

Ontem, só a União respondia por mais de R$ 630 bilhões da arrecadação, ou 63% do total. O Paraná, sexto colocado em arrecadação tributária no País, ultrapassou os R$ 13 bilhões, respondendo por 5,1% do total. Curitiba já adicionou mais de R$ 4 bilhões em seus cofres, só este ano.

A partir dos dados do impostômetro, o IBPT calculou que este ano cada brasileiro pagou, até ontem, em média, R$ 5,2 mil em impostos. Se considerados os tributos estaduais, os paranaenses pagaram R$ 4.730,57. No final de 2010, os painéis devem mostrar um valor de aproximadamente R$ 1,2 trilhão.

De acordo com as entidades, com o valor já arrecadado este ano é possível construir, por exemplo, cerca de 48 milhões de casas populares de 40 metros quadrados, 83 milhões de salas de aula equipadas, 1 milhão de quilômetros de estradas asfaltadas, 12,5 milhões de quilômetros de redes de esgoto, entre outras obras.

Desoneração

Aproveitando o momento do recorde, o presidente da ACP, Edson Ramon, cobrou mais investimentos governamentais em setores essenciais, como infraestrutura, saúde, educação e segurança.

“Além disso, defendemos a urgente desoneração tributária, pois a alta carga de tributos é um dos obstáculos à maior produção”, completou, lembrando que, a cada ano, a carga tributária no Brasil avança cerca de 10%, mesmo descontada a inflação.

O presidente do IBPT, João Eloi Olenike, lembrou que o crescimento econômico e a redução da sonegação fiscal, por meio da Nota Fiscal Eletrônica, também ajudam no aumento da arrecadação.

Mas ressaltou que a forma com que os tributos são cobrados no Brasil, em cascata, contribui muito para isso. Ele explica, por exemplo, que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) - cobrado pelos estados de forma diferenciada - é responsável pelo crescimento da incidência de tributos como o PIS e a Cofins.

http://www.paranaonline.com.br/editoria/economia/news- /486561/?noticia=BRASIL+ATINGE+A+MARCA+DE+R+1+TRILHAO+EM+IMPOSTOS+ARRECADADOS

Só não dá pra entender é por que falta dinheiro para a Previdência, para a Segurança Pública, para Saúde e para a Educação. Temos arrecadações recordes, dinheiro vazando pelo ladrão, mas não alivia o padecer da classe média e muitos desamparados Brasil afora.

O governo brasileiro tem ajudado e muito alguns países em dificuldade e não resta dúvidas de que é uma atitude louvável. Entretanto, os problemas do povo brasileiro ainda não acabaram, pois, aqui temos toda sorte de necessitados que se possa imaginar, pessoas carentes de tudo, por assim dizer, em e primeiro lugar, este deveria dar prioridade aos de casa para depois fazer sua boa ação lá fora.

Quem lava a égua em nossa Nação são os políticos, os grandes conglomerados, empresas multinacionais, bancos e corretoras de credito, seguradoras, etc., e o resto que se dane!

Antromsil.

Leia Mais ►

Luz branca artificial finalmente fica agradável aos olhos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/10/2010

clip_image001A fluorescência branca foi observada por cientistas poloneses em moléculas orgânicas de forma contínua, cobrindo praticamente toda a gama de luz visível.[Imagem: IPC PAS/Grzegorz Krzyewski]

Branco de verdade

O branco é uma "cor" especial, que é criada pela mistura de ondas de luz de todos os comprimentos da faixa visível do espectro, ou seja, a partir de aproximadamente 420 até cerca de 730 nanômetros.

A cor branca das lâmpadas fluorescentes, fluorescentes compactas e LEDs é criada pela mistura de apenas três cores: vermelho, verde e azul, que vêm principalmente das emissões não-contínuas de diversos luminóforos inorgânicos.

A luz obtida desta forma é desprovida de muitos componentes de cor e é esse efeito que é responsável pela sensação de desconforto visual.

Olhos cansados e a impressão de que o branco não é realmente branco são efeitos conhecidos por todos que passam muito tempo em locais iluminados por lâmpadas não-térmicas, como lâmpadas fluorescentes ou LEDs.

Luminóforos

Agora, cientistas poloneses descobriram uma nova classe de moléculas orgânicas que emitem luz branca com um espectro contínuo.

A descoberta fornece evidências experimentais de que um único luminóforo pode ser suficiente para a construção de lâmpadas, telas e monitores que afetem menos os olhos.

Inúmeros cientistas ao redor do mundo vêm tentando há anos eliminar estes efeitos colaterais desagradáveis, desenvolvendo técnicas para gerar a chamada "luz quente", que reproduza com maior fidelidade a luz do Sol, que é a luz mais natural para os seres humanos.

Os cientistas da Academia Polonesa de Ciências e da Universidade de Varsóvia conseguiram pela primeira vez demonstrar experimentalmente que isso é possível.

"Nós descobrimos uma classe de moléculas orgânicas que emitem luz branca com espectro contínuo cobrindo quase todo o espectro visível," disse o Dr. Jerzy Karpiuk, que lidera a equipe.

Luz de espectro contínuo

A emissão de luz branca contínua foi obtida com um cristal de violeta lactona (CVL: crystal violet lactone), uma substância produzida industrialmente em grandes quantidades e geralmente usada em papel de fotocópia.

Uma molécula CVL tem dois fluoróforos incorporados em sua estrutura, responsáveis pela emissão de luz: um emite azul e o outro laranja.

A contribuição de cada um deles para a fluorescência dupla do CVL depende fortemente do ambiente da molécula, que modifica seus estados energéticos.

"Ajustando adequadamente o ambiente da molécula é possível controlar os parâmetros do espectro de emissão e, consequentemente, mudar a cor ou a sombra da luz branca obtida," diz Ewelina Karolak, coautora do estudo.

O fato de que cada molécula individual é capaz de emitir luz branca contínua abre uma nova perspectiva para a criação de novas fontes de luz agradáveis aos olhos - sobretudo em LEDs orgânicos, ou OLEDs.

Tempo para a luz

Como a emissão da luz branca foi obtida a partir de um único composto químico, com uma estrutura muito simples, os cientistas ficaram entusiasmados quanto às possibilidades de seu uso prático.

Além disso, a necessidade de usar várias substâncias luminóforas reduz a eficiência energética das fontes de luz atuais e torna sua tecnologia de fabricação mais complicada.

Contudo ainda há um longo caminho de pesquisas e desenvolvimentos antes que as moléculas se tornem os componentes ativos de fontes de luz inovadoras. O maior desafio é que a luz emitida por elas tem uma intensidade muito baixa.

"No entanto, a coisa mais importante é que conseguimos mostrar que o conceito funciona na prática. Agora temos a certeza que é só uma questão de tempo antes que as fontes de luz que recriem a luz branca natural sejam fabricadas," afirma o Dr. Karpiuk.

Bibliografia:

Tuneable white fluorescence from intramolecular exciplexes

Jerzy Karpiuk, Ewelina Karolak, Jacek Nowacki

Physical Chemistry Chemical Physics

Vol.: 2010, 12, 8804-8809

DOI: 10.1039/B927232A, Paper

Leia Mais ►

Ponte coreana terá sistema antigravidade

Conheça o projeto da ponte Maik Nam June Media em Seul, que terá tecnologia e atrações de sobra.

Fonte: site DesignBoom

Recentemente o site DesignBoom divulgou fotos e detalhes sobre um projeto que a Coreia do Sul pensa em realizar. Trata-se da construção de uma ponte em Seul, a qual recebeu o nome de Maik Nam June Media (em homenagem a um artista coreano). As informações indicam que a ponte terá mais de 1 quilômetro de comprimento, espaço suficiente para comportar diversas obras.

O planejamento principal inclui a construção de shoppings, bibliotecas e outras obras (tudo dentro da ponte). Além disso, a ponte terá conexões com docas e jardins. Para alimentar tudo o que estiver dentro da ponte, boa parte da energia será obtida através de painéis solares. A temperatura do ambiente é regulada através de um sistema especial que utiliza a água do rio para funcionar.

O O detalhe mais curioso do projeto está na tecnologia antigravidade, que fará a ponte flutuar. Não há especificações de como será utilizado esse recurso, mas considerando o tamanho e o peso da ponte prevê-se que a tecnologia é muito avançada.

O projeto não tem data definida para execução, mas os projetistas pensam que tal construção deve atrair muitos turistas. Confira a galeria com imagens da ponte:

image

Leia Mais ►

Tecnologia - Criado novo tipo de cristal líquido

Criado novo tipo de cristal líquido que acelera monitores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/10/2010

clip_image002

Como outros cristais líquidos nemáticos, as películas da nova família de cristais líquidos zwiteriônicos formam belíssimos padrões.[Imagem: Kaszynski Lab]

Químicos da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, criaram uma nova classe de cristais líquidos com propriedades elétricas inéditas.

Resultado de vários anos de pesquisas, o novo material aumenta significativamente o desempenho das telas e monitores do tipo LCD (Liquid Crystal Display).

Dipolos elétricos

"Nós criamos cristais líquidos com um dipolo elétrico sem precedentes, mais do que o dobro dos cristais líquidos existentes," afirma o professor Piotr Kaszynski, que criou o material juntamente com seu colega Bryan Ringstrand.

Dipolos elétricos em moléculas são criados separando-se as cargas negativa e positiva. Quanto mais fortes forem as cargas e quanto maior a distância entre elas, maior será o dipolo que elas produzirão.

Nos cristais líquidos, o dipolo elétrico está associado com a tensão de corte, a tensão mínima na qual um cristal líquido opera. Dipolos elétricos maiores permitem tensões de corte mais baixas.

Além disso, o dipolo é um fator-chave na determinação da velocidade com os cristais líquidos alternam entre os modos "claro" e "escuro" - quanto mais elevado o dipolo, maior será a velocidade de chaveamento e, portanto, maior será a taxa de atualização da imagem na tela.

Estrutura zwiteriônica

O que distingue a nova classe de cristais líquidos é a sua estrutura zwiteriônica.

Zwiterions são compostos químicos que apresentam uma carga elétrica líquida total igual a zero, mas possuem grupos positiva e negativamente carregados.

O novo cristal líquido contém um zwiterion feito de uma porção inorgânica, carregada negativamente, e uma porção orgânica, carregada positivamente.

Kaszynski afirma que persegue a ideia de produzir cristais líquidos zwiteriônicos há 17 anos, mas isto só se tornou possível a partir de 2002, quando químicos alemães descobriram um processo químico que permitiu a junção das porções orgânica e inorgânica.

Tipos de telas LCD

Os produtos comerciais normalmente não utilizam um único tipo de cristal líquido, mas um mix de diferentes moléculas, de forma a obter o melhor equilíbrio entre viscosidade, temperatura operacional, propriedades ópticas e elétricas e estabilidade química.

Existem dezenas de diferentes conceitos de telas de cristal líquido, cada um deles exigindo uma mistura ligeiramente diferente de moléculas.

"Nossos cristais líquidos têm propriedades básicas que os torna adequados para aplicações práticas, mas primeiro eles terão que ser testados para durabilidade, tempo de vida útil e outras características, antes de poderem chegar aos produtos comerciais," diz Kaszynski.

Bibliografia:

High nematic liquid crystals: fluxional zwitterions of the [closo-1-CB9H10]- cluster

Leia Mais ►

Meio ambiente - Tecnologia brasileira substitui hidrantes no combate a incêndios

Meio ambiente

Tecnologia brasileira dispensa hidrantes para combater incêndios

Planeta Coppe - 22/10/2010

clip_image001

Durante um dos testes realizados no Rio, o protótipo do equipamento, manipulado por apenas um técnico, eliminou, em 1,4 minuto, chamas que atingiam 12 metros de altura. [Imagem: Planeta Coppe]

Combater incêndios em locais de difícil acesso que não contam com redes de hidrantes.

Esse é o diferencial da tecnologia desenvolvida pelo Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental (Garta) da UFRJ/Coppe, que utiliza o dióxido de carbono (CO2) no lugar de água para apagar o fogo.

Favelas, museus e bibliotecas

O equipamento é ideal para comunidades situadas em morros ou em periferias, que não contam com hidrantes e redes adequadas de distribuição de água.

Também é apropriado para ambientes que abrigam obras de arte e patrimônio histórico, como museus, igrejas e bibliotecas, e até mesmo centros de processamento de dados.

Segundo Moacyr Duarte, coordenador do Garta, o equipamento apresenta algumas vantagens em relação aos sistemas tradicionais. Além de combater o fogo sem danificar os materiais, ele pode ser manipulado de forma ágil, segura e eficiente.

"Também pode prevenir incêndios e explosões em galerias subterrâneas, ao ser utilizado para deslocar vapores de substâncias inflamáveis que possam contaminar as galerias subterrâneas, principalmente as de passagem de energia elétrica, comuns nos grandes centros urbanos", explica Moacyr.

Eficiência

O equipamento, denominado Sistema de Descarga Baseada em Gás Liquefeito, pode ser móvel ou fixo. Segundo Moacyr, é mais barato, por exemplo, implantar o sistema em regiões de periferia do que expandir a rede de hidrantes, que requer grandes tubulações para dar vazão à quantidade de água necessária para se combater um incêndio, na faixa de 2,8 mil litros por minuto.

"Além disso, o maior carro-pipa utilizado pelo corpo de bombeiros tem capacidade de apenas 30 mil litros, o que não é suficiente para uma operação de combate a incêndio que ultrapasse dez minutos, operando com vazão máxima", afirma.

Tal carência pode ser suprida pelo equipamento desenvolvido na UFRJ/Coppe, que tem capacidade de armazenar entre 8 e 20 toneladas de gás liquefeito, chegando a ter vazões equivalentes a 1,1 mil litros de água por minuto.

"Apesar de a vazão equivalente ser menor, o nosso sistema é mais eficiente porque o gás, ao neutralizar o oxigênio, elimina as chamas de forma mais rápida e precisa do que a água", garante Moacyr.

Durante um dos testes realizados no Rio, o protótipo do equipamento, manipulado por apenas um técnico, eliminou, em 1,4 minuto, chamas que atingiam 12 metros de altura. O coordenador do Garta diz que, convencionalmente, para apagar um incêndio de mesma proporção, seriam necessárias seis pessoas operando duas mangueiras de 2,5 polegadas.

O equipamento também pode combater incêndio em eletrodomésticos, a exemplo dos extintores comuns, à base de gás comprimido. Outra vantagem é que, caso haja uma pessoa no local, ela poderá ser retirada após a remoção da fumaça e do gás superaquecido, sem risco de sofrer asfixia.

Combate de incêndio com gás

O conjunto do equipamento como um todo possui uma célula de operação autônoma montada em um contêiner.

A célula pode ser à base de sistemas fixos para uso nas indústrias ou adaptada sobre caminhões para múltiplas utilizações.

O sistema foi projetado com diferentes dimensões, ou seja, mais de um formato para atender a necessidades de demandas variadas.

Uma célula do equipamento pode dar suporte a vários disparadores manuais, que têm tamanho similar ao de um extintor de incêndio, até o denominado canhão pode ser montado em caminhões ou robôs, para atender às necessidades de deslocamentos.

clip_image003Uma célula do equipamento pode dar suporte a vários disparadores manuais, que têm tamanho similar ao de um extintor de incêndio. [Imagem: Planeta Coppe]

O gás, no estado liquefeito, fica armazenado no tanque do equipamento e, após passar pelo processo de descompressão maciça, é lançado por meio de jatos no ambiente, por meio de três bicos reguláveis.

Os jatos formam uma espécie de neve carbônica, similar à fumaça de gelo seco, e o gás proporciona, simultaneamente, a redução da concentração de oxigênio e o resfriamento do ambiente.

De acordo com o pesquisador da UFRJ/Coppe, a redução do oxigênio afasta a possibilidade de fogo e o resfriamento da área, que pode atingir uma temperatura de até 11 graus negativos. "Com isso, eliminamos os focos que poderiam reiniciar o incêndio", afirma Moacyr.

Os disparos são controlados para que a concentração de CO2 aumente segundo uma estratégia definida previamente. Desse modo, é possível utilizar apenas o efeito mecânico do jato, para deslocar a fumaça e os gases aquecidos.

Esse procedimento permitirá que os bombeiros realizem o resgate de vítimas sem risco de asfixia, beneficiando-se da redução de temperatura e de uma melhor visibilidade.

Em ambientes abertos, os disparos são feitos como uma cortina fluidodinâmica, formando uma "gaiola de gás". Essa configuração é adequada para praças de bombas de transferência e parques de carregamento de caminhões com substâncias inflamáveis entre outras instalações características da indústria do petróleo.

Sistema será testado em navios de guerra

Em breve, o equipamento utilizado em base fixa poderá ser testado em três tipos de navios de guerra da Marinha: fragatas, corvetas e porta-aviões. Essas embarcações consistem em ambientes de risco, pois contêm substâncias inflamáveis e explosivas.

Além disso, os navios, corvetas e fragatas também possuem hangares com estoque de combustível para abastecer o helicóptero a bordo.

"O sistema de descarga que desenvolvemos na UFRJ/Coppe poderá aumentar a segurança no abastecimento das aeronaves nos navios porta-aviões, além de possibilitar o aumento do número de pontos de equipamentos de combate a incêndios a bordo. Considerando que são navios de combate, em casos extremos, caso haja um incêndio em compartimentos bem próximos aos locais de estoques de munição e de material inflamável, nosso equipamento resfria os depósitos vizinhos, de forma a evitar as consequentes explosões e aumentar a segurança da equipe durante a operação de combate a incêndios a bordo", garante o pesquisador da UFRJ/Coppe.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=combate-incendios-gas&id=010125101022&ebol=sim

Leia Mais ►

Energia – Armazenamento de energia química

Energia

Energia química é armazenada em termobateria de nanotubos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/10/2010

clip_image001

Enquanto uma bateria de lítio, como as usadas em notebooks, tem uma potência de 1 kW/kg, a bateria de nanotubos alcançou 7 kW/kg. [Imagem: Ham et al./ACS]

Alguns meses depois de ter descoberto uma nova forma de gerar energia com nanotubos de carbono, a equipe do professor Michael Strano, do MIT, sugere agora a criação de uma nova forma de armazenar energia.

"Os nanotubos de carbono continuam a nos ensinar coisas novas - a descoberta das ondas termoelétricas abriu um novo espaço para a geração de energia elétrica e para a física das ondas reativas," disse Strano, ao apresentar a nova pesquisa em um evento científico na cidade de Albuquerque.

Formas de armazenar energia

Existem diversas formas de armazenar energia, e a forma escolhida depende das circunstâncias e das aplicações. Mas fatores como densidade de energia e densidade de potência costumam se sobressair.

Por exemplo, as baterias, que armazenam a energia separando compostos químicos, são melhores quando se trata de fornecer uma grande quantidade de energia. Já os capacitores, que armazenam a energia através da separação das cargas elétricas, são melhores para fornecer grandes potências (energia por unidade de tempo).

Seria muito bom ter as duas coisas juntas e, na verdade, há inúmeros grupos de pesquisa ao redor do mundo tentando diminuir o hiato que existe entre os dois fatores nas tecnologias atuais de armazenamento.

O que a equipe do professor Strano demonstrou agora, em escala experimental, foi a possibilidade de adicionar um combustível líquido - energia química, dentro dos nanotubos de carbono.

Para liberar a energia, basta aquecer a extremidade dos nanotubos - um processo termoelétrico. O calor cria uma reação em cadeia, e uma onda de conversão percorre os nanotubos a uma velocidade de cerca de 10 m/s.

Potência por quilo

Uma bateria de íons de lítio típica, como as usadas em computadores portáteis e celulares, tem uma densidade de potência de cerca de 1 kW/kg.

Embora os pesquisadores do MIT ainda não tenham conseguido se aproximar de tais magnitudes - sua bateria termoquímica é minúscula - eles obtiveram pulsos de descarga de energia que, quando extrapolados, representam densidades em torno de 7 kW/kg.

E um detalhe da apresentação deu um aspecto bastante promissor ao desenvolvimento: Strano afirmou já estar trabalhando com nanotubos com 1,7 nanômetro de diâmetro e 500 micrômetros de comprimento.

Ou seja, nanotubos grandes o suficientes para serem vistos a olho nu, dando boas perspectivas para o aumento da escala dos experimentos.

Ressonância coerente

"Os nanoporos de carbono", disse ele, "nos permitem aprisionar e detectar moléculas individuais e contá-las uma a uma." Segundo ele, esta é a primeira vez que isto foi feito, e a temperatura ambiente.

As moléculas movem-se uma por vez ao longo dos nanotubos de carbono por um processo chamado de ressonância coerente. "Isso nunca havia sido demonstrado em qualquer sistema inorgânico até hoje," garantiu Strano, embora o mecanismo seja a base do funcionamento dos canais iônicos biológicos.

Outros trabalhos do professor Strano envolvem sensores biológicos implantáveis, sensores de nanotubos usados em células vivas, canais iônicos para dessalinização da água do mar e até uma antena que aprisiona luz, para uso em células solares.

Bibliografia:

Evidence for High-Efficiency Exciton Dissociation at Polymer/Single-Walled Carbon Nanotube Interfaces in Planar Nano-heterojunction Photovoltaics

Moon-Ho Ham, Geraldine L. C. Paulus, Chang Young Lee, Changsik Song, Kourosh Kalantar-zadeh, Wonjoon Choi, Jae-Hee Han, and Michael S. Strano

ACS Nano

October 1, 2010

Vol.: Article ASAP

DOI: 10.1021/nn1019384

Leia Mais ►

ESTUDO DAS RELIGIÕES

Observação: Este artigo deverá encabeçar uma série de informações sobre as mais diversas religiões conhecidas. Inicialmente, mostramos uma visão geral para depois detalharmos e fazermos um estudo mais acurado da matéria.

RELIGIÃO – A busca do homem para se religar ao seu criador.

ISLAMISMO

É a religião dos muçulmanos, criada por Maomé, cuja missão era reunir as tribos árabes sob a luz do ensino cristão.

O Alcorão não foi escrito por Maomé, é o registro de suas palavras escrito por seus seguidores tendo suas raízes no Velho Testamento. O islamismo acredita numa única vida sobre a Terra. A alma é imortal e sobrevive à morte física, mas não se fala em reencarnação. Só os Profetas revelam a vontade de Deus, não há comunicação dos espíritos. A poligamia é permitida (até 4 esposas). Não há santuário, ídolos, etc, mas são ritualistas na exigência de 5 preces diárias, jejuns, mortificações, abstenção de álcool e certas carnes, peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida.

Não admite inovações ou outras interpretações dos seus textos.

RELIGIÕES ORIENTALISTAS:

A) TRILOGIA CHINESA:

1. I CHING

Livro das Mutações ou da Sabedoria, escrito a 3000 AC, alimentou diversas religiões. Associado à idéia dos opostos (sim-não, macho-fêmea, claro-escuro, etc) e à crença do permanente estado de transformação de tudo, é um livro de respostas a consultas e orientações onde se associam as possibilidades mediúnicas com superstições, adivinhações e sabedoria popular. Não é uma religião e não há a idéia de um Deus como se imagina no mundo ocidental.

2. TAOÍSMO

É uma filosofia originada no jogo dos opostos do I Ching. O Tao é a verdadeira linguagem da Natureza. Tem 81 lições e suas afirmações pregam o amor e a sabedoria intuitiva – muito próximas das lições de Jesus e do Espiritismo – fala das Leis Divinas e as consequências da desarmonia com essas leis.

3. CONFUCIONISMO

Século V aC, (com Confúcio). É mais uma organização social do que uma religião. Destinava-se à educação das crianças que aprendiam as regras e convenções necessárias à vida social. É uma filosofia racional. Há predomínio do culto doméstico aos antepassados.

B) TRILOGIA HINDU

1. VEDISMO

Culto às forças da Natureza, que evoluiu para a concepção de um Princípio Absoluto – Brahman. Acreditam num Ser Supremo, na imortalidade da alma, na pluralidade das existências e nos Espíritos. Monoteístas, crêem que o Ser Supremo tem divindades que o auxiliam. Seus princípios são registrados nos Vedas (preces, hinos sagrados, rituais e sacrifícios).

2. BRAMAMISMO – (1000 ac)

Krishna, um dos primeiros reformadores religiosos da India, renovou o pensamento dos Vedas, admitindo a Trindade (Brahman, Shiva e Vishnu). Trouxe grandes ensinamentos morais, mas estabeleceu uma organização social em castas (grupos) que não podiam se misturar. Praticavam a meditação diária, ioga e treinamentos mentais. Acreditam que a alma se reencarna sucessivamente nas mais diversas formas, dependendo dos atos praticados nas vidas anteriores (karma) até encontrar a iluminação.

3. BUDISMO

Veio corrigir o grave erro do Bramamismo, que estabeleceu as castas. Nega também a Trindade. Sidharta Gautama (Buda) foi seu fundador, por volta de 500 ac. Ë uma das maiores concepções religiosas que já apareceram neste mundo, doutrina toda de amor e igualdade, em muitos pontos semelhantes ao que Jesus nos ofereceu.

C) XINTOÍSMO

Religião tipicamente japonesa – culto à Natureza, culto tribal, culto a heróis e veneração pelo Imperador. Veneram os ancestrais e a Deusa Sol (protetora do Japão)

* Neste estudo superficial podemos perceber que existem numerosas semelhanças e diferenças na teoria e prática entre o Espiritismo e as Religiões Orientalistas, que seriam confirmadas numa observação aprofundada – a evolução, a união permanente da alma com Deus é a finalidade de todos esses caminhos, aparentemente tão diversos. *

ESCOLAS RELIGIOSO-FILOSÓFICAS

* ROSA CRUZ

É uma doutrina secreta das mais antigas na história do Espiritualismo. É esotérica, ritualista, presa a símbolos, à numerologia e às tradições religiosas orientalistas. Busca a harmonia com a Lei Natural, o autoconhecimento e procura praticar a caridade material e moral.

* TEOSOFIA

Traz em si alguns princípios cristãos e muitos das religiões orientalistas. Acreditam na evolução através dos reinos da Natureza, na existência dos mundos invisíveis, na existência de vários corpos formando o Homem, na reencarnação; não acreditam na metempsicose (encarnação em corpos de animais) e os Espíritos também são classificados em categorias (c/no Espiritismo).

*** Há ainda muitos outros grupos religiosos/filosóficos: Cabala, Judaísmo, Mazdeísmo, Druidismo, Xamanismo, Maçonaria, Seicho-no-ie, Testemunhas de Jeová, Racionalismo Cristão, etc. ***.

IGREJA ROMANA

Católica, Evangélica e outros Protestantes.

¨ Ressurreição – A igreja Romana crê na Ressurreição dos mortos, baseada na interpretação do Velho Testamento. É um dogma (ponto fundamental e indiscutível numa doutrina).

¨ Prega a criação do Homem e o pecado original (Adão e Eva), como princípio dos seres humanos e cujo pecado castiga a Humanidade através dos séculos com a dor e a morte.

¨ Crê que a alma é criada no momento da concepção e vive uma única vez na Terra.

¨ Juízo final: Crê que a alma sobrevive à morte e tem sua sorte determinada para toda a eternidade, conforme tenha vivido sua vida sobre a Terra. Paraíso, Purgatório e Inferno.

¨ Incomunicabilidade dos Espíritos – Não aceita a manifestação da alma após a morte. Quando existem essas manifestações, são do Espírito Santo ou dos anjos. (Segundo uma passagem na Bíblia, Moisés proibiu a comunicação com os Espíritos para controlar um povo de costumes rudes, indisciplinado – se proibiu é por que existia).

¨ Divindade de Jesus. Virgindade de Maria – Seu nascimento envolve um clima de milagre, fugindo às leis naturais.

CURIOSIDADE: REGRA ÁUREA DA HUMANIDADE: (Lewis Browne)

Nas escrituras das 7 principais religiões do mundo encontra-se um só tema, expresso de maneira espantosamente semelhante:

Bramamismo - Esta é a súmula do dever: Não faças nada a outrem que te causaria dor se fosse feito a ti. (Mahabharata)

Budismo – Não ofendas os outros por formas que julgarias ofensivas a ti mesmo. (Udanavarga)

Confucionismo – Existe máxima pela qual devemos reger-nos durante toda a vida? Sem dúvida, é a máxima da bondade e do amor: Não faças a outrem o que não quererias que eles fizessem a ti. (Anacleto)

Taoismo – Considera o ganho do próximo como teu próprio ganho e a perda do próximo a tua própria perda. (Tai-Shang Kan-Ing Pten)

Judaísmo – O que é odioso para ti não o faças ao teu próximo. Essa é toda a lei; o resto é comentário. (Talmud, Shabbat)

Cristianismo – Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam fazei-lho também vós, porque esta é a Lei e os Profetas. (Mateus)

Islamismo – Nenhum de vós será crente enquanto não desejar par seu irmão o que deseja para si mesmo. (Sunan)

DOUTRINA ESPÍRITA

SINCRETISMO RELIGIOSO:

A mistura das religiões. Se estudarmos as religiões, veremos que todas elas têm o mesmo objetivo, embora trace caminhos totalmente diversos, de acordo com os costumes de cada povo. A comunicação entre os povos foi trazendo novos conhecimentos e misturando as culturas, fazendo com que se guardassem algumas idéias e preceitos e que fossem utilizados para o bem estar dos povos. Daí surgiam as religiões, cada uma sendo adaptada de acordo com seus costumes. No Brasil, país formado pela mistura de povos, o sincretismo é bem visível.

UMBANDA:

É um dos maiores exemplos de sincretismo, pois já havia sofrido na África influência judaica, egípcia, islâmica e dos mouros. Aqui, assimilaram, de início a influência dos indígenas nativos, depois a da Igreja Católica e do Espiritismo.

1. Umbanda sob influência esotérica – predomínio de influências orientais ligadas à numerologia, ao Karma, aos elementais (espíritos protetores da natureza em fase primária de evolução), sinais riscados, etc.

2. Umbanda sob influência católica – por causa da ação dos Jesuítas e padres católicos, a cada Orixá foi associado um santo da igreja, pois alguns santos possuíam as qualidades de determinados Orixás. Foi também um modo de evitar conflitos com o clero. Nos cultos africanos não havia imagens dos Orixás. Devido à influência católica surgem as imagens, os altares: Oxalá como Jesus, Exu como o diabo, Yemanjá (Nossa Senhora), Ogum (São Jorge), etc. Na verdadeira Umbanda, qualquer espírito pode se tornar um Orixá, independente de ser ou não canonizado pela Igreja Católica.

3. Umbanda sob a influência espírita – na linguagem e na prática umbandista vem aumentando o uso de termos específicos da Doutrina Espírita. Muitos já incluem os estudos dos livros de Kardec. A prática mediúnica se utiliza de rituais, imagens, altares, pontos riscados e cantados, danças, talismãs (objetos com suposto poder mágico), amuletos (objetos com poder de afastar malefícios), oferendas, vestimentas, etc.

As sete linhas da Umbanda Branca são: o Amor, a Fé, a Caridade, o Conhecimento, a Sabedoria, a Lei e a Geração de Vida,

ESPIRITISMO:

Teve início em 1847, com os fenômenos ocorridos nos Estados Unidos, que tiveram repercussão em toda a Europa (mesas girantes), levando pesquisadores a fazer um trabalho sério a respeito e culminando com a publicação de “O livro dos Espíritos” em Paris em 1857, o livro básico da doutrina.

Tem um aspecto científico (experimental), filosófico (observação) e religioso (moral). O enfoque principal é o autoconhecimento, a renovação interior, a evolução espiritual consciente. Procura libertar o homem do apego material e da ignorância, através dos estudos e das práticas dos princípios doutrinários, o ensino moral que Jesus nos deixou.

Admite a existência de um princípio espiritual, crê em Deus, na imortalidade da alma, na vida futura após a morte, na reencarnação, na comunicação com os espíritos (mediunidade), na evolução de todas as espécies (ciclo evolutivo – passando a Terra a ser um mundo de expiações para um mundo de regeneração), na individualidade espiritual, no livre arbítrio e na lei do retorno.

Princípios básicos:

DeusExistência – não há efeito sem causa. Atributos: Imanente (presente em tudo); Onisciente (sabe tudo); Onipotente (pode tudo) e Onipresente (em todos os lugares).

Evolução – progresso contínuo para todas as espécies e mundos (do cristal às plantas); princípio embrionário nos animais; Espírito individualizado do homem.

Reencarnação – Corpos físicos cada vez mais aperfeiçoados para evoluir espiritualmente. Oportunidade. Reformulação interior, iluminação. Explica problemas que jamais entenderíamos.

Sobrevivência do Espírito – e da pré-existência.

Comunicação entre os dois mundos – mediunidade de vários níveis e tipos – aprender, ensinar, ajudar, receber ajuda.

Importância do Mundo Espiritual – e suas implicações no mundo físico.

O Homem como um todo – constituição, evolução biológica e espiritual.

Reformulação interior – “Conhece-te a ti mesmo”.

Leia Mais ►

LEITURA - A LENDA DO PEIXINHO VERMELHO

Retirado do prefácio do livro "LIBERTAÇÃO", de André Luiz

Psicografia de Francisco Cândido Xavier - Edição FEB

A lenda do Peixinho Vermelho

No centro de formoso jardim, havia um grande lago, adornado de ladrilhos azul- turquesa.

Alimentado por diminuto canal de pedra, escoava suas águas, do outro lado, através de grade muito estreita.

Nesse reduto acolhedor, vivia toda uma comunidade de peixes, a se refestelarem, nédios (luzidio, brilhante, nítido, de pele lustrosa) e satisfeitos, em complicadas locas, frescas e sombrias. Elegeram um dos concidadãos de barbatanas para os encargos de rei, e ali viviam, plenamente despreocupados, entre a gula e a preguiça.

Junto deles, porém, havia um peixinho vermelho, menosprezado de todos.

Não conseguia pescar a mais leve larva, nem refugiar-se nos nichos barrentos. Os outros, vorazes e gordalhudos, arrebatavam para si todas as formas larvárias e ocupavam, displicentes, todos os lugares consagrados ao descanso.

O peixinho vermelho que nadasse e sofresse.

Por isso mesmo era visto, em correria constante, perseguido pela canícula (grande calor atmosférico; pequena cana) ou atormentado de fome.

Não encontrando pouso no vastíssimo domicílio, o pobrezinho não dispunha de tempo para muito lazer e começou a estudar com bastante interesse.

Fez o inventário de todos os ladrilhos que enfeitavam as bordas do poço, arrolou todos os buracos nele existentes e sabia, com precisão, onde se reuniria maior massa de lama por ocasião de aguaceiros.

Depois de muito tempo, à custa de longas perquirições, (investigações; devassa; sindicância; indagações), encontrou a grade do escoadouro.

À frente da imprevista oportunidade de aventura benéfica, refletiu consigo:

- "Não será melhor pesquisar a vida e conhecer outros rumos?"

Optou pela mudança.

Apesar de macérrimo, (magríssimo; magérrimo) pela abstenção completa de qualquer conforto, perdeu várias escamas, com grande sofrimento, a fim de atravessar a passagem estreitíssima.

Pronunciando votos renovadores, avançou, otimista, pelo rego d'água, encantado com as novas paisagens, ricas de flores e sol que o defrontavam, e seguiu, embriagado de esperança...

Em breve, alcançou grande rio e fez inúmeros conhecimentos.

Encontrou peixes de muitas famílias diferentes, que com ele simpatizaram, instruindo-o quanto aos percalços da marcha e descortinando-lhe mais fácil roteiro.

Embevecido, (extasiado, enlevado), contemplou nas margens homens e animais, embarcações e pontes, palácios e veículos, cabanas e arvoredo.

Habituado com o pouco, vivia com extrema simplicidade, jamais perdendo a leveza e a agilidade naturais.

Conseguiu, desse modo, atingir o oceano, ébrio de novidade e sedento de estudo.

De início, porém, fascinado pela paixão de observar, aproximou-se de uma baleia para quem toda a água do lago em que vivera não seria mais que diminuta ração; impressionado com o espetáculo, abeirou-se dela mais que devia e foi tragado com os elementos que lhe constituíam a primeira refeição diária.

Em apuros, o peixinho aflito orou ao Deus dos Peixes, rogando proteção no bojo do monstro e, não obstante as trevas em que pedia salvamento, sua prece foi ouvida, porque o valente cetáceo começou a soluçar e vomitou, restituindo-o às correntes marinhas.

O pequeno viajante, agradecido e feliz, procurou companhias simpáticas e aprendeu a evitar os perigos e tentações.

Plenamente transformado em suas concepções do mundo, passou a reparar as infinitas riquezas da vida. Encontrou plantas luminosas, animais estranhos, estrelas móveis e flores diferentes no seio das águas. Sobretudo, descobriu a existência de muitos peixinhos, estudiosos e delgados tanto quanto ele, junto dos quais se sentia maravilhosamente feliz.

Vivia, agora, sorridente e calmo, no Palácio de Coral que elegera, com centenas de amigos, para residência ditosa, quando, ao se referir ao seu começo laborioso, veio a saber que somente no mar as criaturas aquáticas dispunham de mais sólida garantia, de vez que, quando o estio se fizesse mais arrasador, as águas de outra altitude, continuariam a correr para o oceano.

O peixinho pensou, pensou... e sentindo imensa compaixão daqueles com quem convivera na infância, deliberou consagrar-se à obra do progresso e salvação deles.

Não seria justo regressar e anunciar-lhes a verdade? Não seria nobre ampará-los, prestando-lhes a tempo valiosas informações?

Não hesitou.

Fortalecido pela generosidade de irmãos benfeitores que com ele viviam no Palácio de Coral, empreendeu comprida viagem de volta.

Tornou ao rio, do rio dirigiu-se aos regatos e dos regatos se encaminhou para os canaizinhos que o conduziram ao primitivo lar.

Esbelto e satisfeito como sempre, pela vida de estudo e serviço a que se devotava, varou a grade e procurou, ansiosamente, os velhos companheiros. Estimulado pela proeza de amor que efetuava, supôs que o seu regresso causasse surpresa e entusiasmo gerais. Certo, a coletividade inteira lhe celebraria o feito, mas depressa verificou que ninguém se mexia.

Todos os peixes continuavam pesados e ociosos, repimpados nos mesmos ninhos lodacentos, protegidos por flores de lotus, de onde saíam apenas para disputar larvas, moscas ou minhocas desprezíveis.

Gritou que voltara a casa, mas não houve quem lhe prestasse atenção, porquanto ninguém, ali, havia dado pela ausência dele.

Ridicularizado, procurou, então, o rei de guelras enormes e comunicou-lhe a reveladora aventura. O soberano, algo entorpecido pela mania de grandeza, reuniu o povo e permitiu que o mensageiro se explicasse.

O benfeitor desprezado, valendo-se do ensejo, esclareceu, com ênfase, que havia outro mundo líquido, glorioso e sem fim. Aquele poço era uma insignificância que podia desaparecer, de momento para outro. Além do escoadouro próximo desdobravam-se outra vida e outra experiência. Lá fora, corriam regatos ornados de flores, rios caudalosos repletos de seres diferentes e, por fim, o mar, onde a vida aparece cada vez mais rica e mais surpreendente. Descreveu o serviço de tainhas e salmões, de trutas e esqualos. Deu notícias do peixe-lua, do peixe-coelho e do galo-do-mar. Contou que vira o céu repleto de astros sublimes e que descobrira árvores gigantescas, barcos imensos, cidades praieiras, monstros temíveis, jardins submersos, estrelas do oceanos e ofereceu-se para conduzi-los ao Palácio de Coral, onde viveriam todos, prósperos e tranqüilos. Finalmente os informou de que semelhante felicidade, porém, tinha igualmente seu preço. Deveriam todos emagrecer, convenientemente, abstendo-se de devorar tanta larva e tanto verme nas locas escuras e aprendendo a trabalhar e estudar tanto quanto era necessário à venturosa jornada.

Antes que terminou, gargalhadas estridentes coroaram-lhe a preleção.

Ninguém acreditou nele.

Alguns oradores tomaram a palavra e afirmaram, solenes, que o peixinho vermelho delirava, que outra vida além do poço era francamente impossível, que aquelas história de riachos, rios e oceanos era mera fantasia de cérebro demente e alguns chegaram a declarar que falavam em nome do Deus dos Peixes, que trazia os olhos voltados para eles unicamente.

O soberano da comunidade, para melhor ironizar o peixinho, dirigiu-se em companhia dele até a grade de escoamento e, tentando, de longe, a travessia, exclamou, borbulhante:

- "Não vês que não cabe aqui nem uma só de minhas barbatanas? Grande tolo! vai-te daqui! não nos perturbes o bem-estar... Nosso lago é o centro do Universo... Ninguém possui vida igual à nossa!..."

Expulso a golpes de sarcasmo, o peixinho realizou a viagem de retorno e instalou-se, em definitivo, no Palácio de Coral, aguardando o tempo.

Depois de alguns anos, apareceu pavorosa e devastadora seca.

As águas desceram de nível. E o poço onde viviam os peixes pachorrentos e vaidosos esvaziou-se, compelindo a comunidade inteira a perecer, atolada na lama...

 

 

Leia Mais ►

INFORMÁTICA - Antena "parabólica" virtual

Informática

Antena "parabólica" virtual é plana e vai no teto do carro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/10/2010

image Essas antenas não precisam do alinhamento preciso com o satélite porque o conjunto de antenas forma uma "antena parabólica virtual", o que é uma grande vantagem para aplicações móveis. [Imagem: Marcel van de Burgwal]

As antenas parabólicas para recepção via satélite logo poderão ser coisa do passado. E as rádios digitais logo poderão ser coisa do presente, sem acabar com a bateria dos celulares antes que se possa ouvir uma música inteira.

Essa possibilidade está nascendo na forma de um chip relativamente simples, mas dotado de processadores que interagem e se comunicam uns com os outros de forma flexível.

Parabólica virtual

A proposta de Marcel van de Burgwal, da Universidade de Twente, na Holanda, não é exatamente substituir as antenas parabólicas, que são muito baratas, mas criar uma alternativa que amplie seu uso, sobretudo em aplicações móveis.

Por exemplo, usar arranjos de pequenas antenas estacionárias planas que funcionem em conjunto e que possam ser instaladas no teto de um carro ou na parte de trás de um telefone celular.

Essas antenas não precisam ter o alinhamento preciso com o satélite, algo essencial para as antenas parabólicas. Isto porque o conjunto de antenas forma uma "antena parabólica virtual", o que é uma grande vantagem para aplicações móveis.

O projeto é comparável ao gigantesco radiotelescópio LOFAR, no qual incontáveis pequenas antenas dipolo têm seus sinais combinados para emular uma única antena gigante - veja Astrônomos querem sintonizar a Rádio Universo.

O grande desafio é que essa integração dos sinais das múltiplas antenas exige um pesado poder de processamento, incompatível com aplicações móveis.

Computadores integrados

De fato, os processadores multiuso convencionais são inadequados para essa tarefa, não apenas porque consomem um bocado de energia, mas também porque são superdimensionados para uma tarefa tão específica.

A solução encontrada por Burgwal foi construir uma rede completa de computadores muito simples e dedicados ao trabalho de processamento dos sinais - uma rede de computadores que cabe dentro de um chip com menos de um centímetro quadrado.

Para economizar energia, cada um dos "computadores integrados" - que se aproximam mais dos núcleos de um processador tradicional - pode se desativar quando não estiver sendo necessário.

Em vez de bobinas e cristais, o receptor de rádio ou TV é emulado por software. "Rádios definidos por software podem se tornar muito complexos, mas nós podemos embutir tanto poder de processamento no espaço tomado, por exemplo, por uma bobina, que vale a pena," disse Burgwal.

Chip camaleão

O mesmo tipo de microchip também é adequado para uma aplicação completamente diferente: a recepção de rádio digital em um smartphone, onde a maior exigência é minimização do consumo de energia.

Em sua pesquisa, Burgwal mostrou novos métodos de comunicação entre os diferentes processadores embutidos no chip podem gerar grandes ganhos, viabilizando a recepção de rádio digital em telefones celulares.

O chip multiprocessador que ele construiu é baseado no processador Montium - apropriadamente batizado em homenagem a uma espécie de camaleão - que foi desenvolvido na Universidade de Twente, e que é adequado para tarefas onde a reconfiguração é um elemento importante.

O processador Montium já havia sido usado para construir um "rádio cognitivo," um sistema sem fios capaz de reorganizar autonomamente uma rede de comunicações, inclusive ocupando regiões livres de outras faixas do espectro eletromagnético.

Leia Mais ►

INFORMÁTICA – Conhecendo o computador

PARTE 1

NOTA: A maioria das pessoas que lidam com computador conhece apenas o básico, muitas delas não se importando com alguns detalhes interessantes e de uso frequente. Por outro lado, existem também os que não aprendem por falta de oportunidade, que gostam de aperfeiçoar seus conhecimentos, porém não encontram quem lhes dê uma mãozinha. Para estes últimos, reservei este tutorial que encontrei na rede, mais precisamente no site: http://defaulttec.net/artigos/Manutencao/index_40defeitos.htm  e estou disponibilizando para os meus leitores.

Vale notar que algumas pequenas alterações foram introduzidas para corrigir determinadas falhas e acrescentar notas e figuras mais atuais, porém sem distorcer o seu conteúdo, para que não pense o autor que eu esteja querendo me apossar de seu texto. Outrossim, por ser muito extenso, será publicado em partes.

antromsil

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

imageO FUNCIONAMENTO INTERNO DE UM COMPUTADOR

 I - A COMUNICAÇÃO (INTERFACE) COM O USUÁRIO:

Os dispositivos de comunicação com o usuário explicados a seguir servem para dar entrada nos dados, obter os resultados e interagir com os programas do computador.

Teclado

image Semelhante ao de uma máquina de escrever, com algumas teclas adicionais necessárias, o teclado é usado para dar entrada nas informações. Suas teclas são altamente sensíveis e respondem ao menor toque de seus dedos.

Monitor

Semelhante a uma tela de TV, o monitor é um dispositivo de saída de dados e serve para visualizar os resultados do processamento de informações. Também serve para visualizar textos, planilhas, gráficos, imagens em movimento e até os canais de TV.

Mouse

image É um acessório que facilita a comunicação do usuário com o computador. O usuário aciona o mouse e o movimento é reproduzido na tela por um cursor em forma de seta. Com este cursor é possível escolher as funções desejadas dentro de um programa, fazer gráficos ou desenhos, sem usar o teclado.

II – FUNCIONAMENTO INTERNO

Todos os componentes internos de um computador (HARDWARE) são conectados entre si para que cada parte exerça uma função e como resultado desse trabalho em conjunto, os programas (SOFTWARE), são executados. Todas essas partes ficam “escondidas” dentro do gabinete.

Hardware

É a palavra usada para definir a parte física de um equipamento. Além do computador, formado por placas, discos, microprocessadores e outros, incluem-se nesta definição as impressoras, monitores de vídeo, scanners, mouses, entre outros.

Software

São os programas que dão vida e função aos computadores. Os programas são escritos em linguagem digital e comandam todo o funcionamento do computador. Sem um software de sistema de qualquer tipo, um computador ficaria indiferente ao mundo em geral, e para com os humanos em particular.

Gabinete

O Gabinete nada mais é do que a grande peça metálica que fica geralmente ao lado do monitor do usuário, e que serve única e exclusivamente para “guardar” todas as peças internas do computador, aquelas que fazem realmente o trabalho de funcionamento. Pode-se pensar no gabinete como se fosse o local no carro onde fica guardado o motor.

O Gabinete às vezes é chamado erradamente de “CPU”. Gabinete não é CPU! CPU é outra parte totalmente diferente do computador.

Algumas peças internas são encaixadas e parafusadas diretamente no gabinete, outras estão na Placa Mãe.

Placa mãe

image

A Placa Mãe (Mother Board) é uma grande placa que fica dentro do gabinete que abriga em si várias outras placas e os principais componentes internos do computador. Na placa mãe, encontramos os Slots, que são “encaixes” que nos permitem que se “fixem” ao computador outras placas para o funcionamento de partes distintas da máquina. A Placa Mãe é como se fosse um grande prédio que abriga em si, várias repartições, departamentos e escritórios em geral.

Na Placa Mãe, encontramos ainda abrigados: O Microprocessador, a Memória RAM, a BIOS, e a Memória Cachê.

Outras placas e seu funcionamento

Como já foi citado anteriormente, na Placa Mãe de um computador estão os Slots que servem para agregar outras placas que também fazem parte do funcionamento interno do computador.

Vejamos algumas destas principais placas:

PLACA DE VÍDEO – A Placa de Vídeo é responsável por transmitir os sinais e convertê-los em imagem para que possa ser visualizada no Monitor de vídeo. Sua função então é fornecer ao Monitor a imagem.

PLACA DE SOM – A Placa de som, que geralmente faz parte de um Kit Multimídia (Kit Multimídia é um pacote que contém: Drive de CD, Caixas de som e a Placa de som), possibilita a execução de som no computador. É responsável pela saída e Entrada de Som no computador. Tudo o que é ligado a som, passa por esta placa.

PLACA DE REDE – Quando você vê algum computador ligado a outro em uma empresa, saiba que isto é uma rede. As redes são várias máquinas interligadas para que todas elas tenham, geralmente, o mesmo conteúdo. Muito utilizado em grandes empresas esse recurso de rede; e somente através desta placa, isto é possível. Ela tem a finalidade de interligar um computador a outro, e assim sucessivamente.

PLACA DE FAX-MODEM - O fax modem é uma placa que permite ao usuário comunicar-se com o mundo através da INTERNET. O princípio de funcionamento da placa de fax é que ele faz com que o computador possa “conversar” com outro computador através da linha telefônica. É um dispositivo que conecta os computadores às linhas telefônicas. São imprescindíveis para o acesso a serviços de informação on-line. A palavra modem é formada dos termos Modulador/Demodulador. O Fax-Modem também podem receber e enviar fax.

Microprocessador

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Microprocessador, mas certamente já ouviu falar em PENTIUM. Pentium é uma marca dominante no mercado mundial de Informática no que diz respeito à Microprocessadores. O Microprocessador, ou C.P.U., é o cérebro do computador. As informações internas, quando estão sendo executadas, passam pelo Microprocessador. Ele é o responsável por processar estas informações. Tudo o que acontece dentro dá máquina passa pelo Microprocessador, e ele atua como um “Gerente” interno. Quando você vai comprar um computador a primeira parte a ser observada no ato da compra é qual o tipo de Microprocessador está instalado na máquina.

Observação: o que muita gente ainda não sabe é que o microcomputador (ou PC) pode ser montado por qualquer pessoa experiente, conhecedora do assunto, que, baseada no chip de processamento e na placa-mãe, escolherá o restante dos componentes que melhor se adéqüem ao perfil da máquina que pretende montar.

O módulo que controla e coordena tudo dentro de um computador é a unidade central de processamento, ou CPU. É na CPU que as atividades reais da computação são executadas.

Trabalhando a partir dos códigos de instrução (buscar da memória e executar alternadamente), a CPU faz todos os cálculos especificados por um programa. Pode então armazenar os resultados de sua operação na memória ou enviá-los a qualquer outra parte dentro ou fora do computador. Como todos os microcomputadores, o PC possui uma CPU implementada quase que inteiramente num único circuito integrado (chip), conhecido por microprocessador.

Existem vários tipos de Microprocessador PENTIUM; assim como existem vários tipos de lâmpadas (força de iluminação). A força de uma lâmpada é medida pelos WATTS. Quanto mais WATTS uma lâmpada tiver, mais força de iluminação ela terá. Com o Microprocessador é a mesma coisa. Quanto mais força ele tiver, mais quantidade de informações ele processará. A força de um Microprocessador se mede pelo MEGAHERTZ ( MHZ )

Ex. PENTIUM 200 MHZ – Força de processamento de 200 Megahertz.

Ex. PENTIUM 266 MHZ – Força de processamento de 266 Megahertz.

Memória RAM

image Cada um dos locais de armazenagem ou endereços da RAM podem ser acessados independentemente de todos os outros - daí o nome de memória de acesso aleatório. Pode ser conveniente pensar na Ram como um agrupamento de caixas de correio, como aquelas que podem ser encontradas em hotéis e escritórios. O mais provável é que cada uma dessas caixas possua um único número (endereço) para que sejam identificadas. As cartas contidas nessas caixas são indiferentes aos dados armazenados na RAM. Obviamente, podemos colocar uma carta em qualquer caixa ou removê-la sem nos preocupar com o conteúdo das caixas vizinhas. Assim é com o acesso aos dados na RAM.

A RAM possui um notável defeito - sua volatilidade. Uma vez que a fonte de alimentação do computador tenha sido desligada, todos os dados armazenados estarão perdidos. Assim, a RAM deve ser suplementada com uma forma mais permanente de armazenagem, se o dado tiver de ser guardado para uso futuro. No computador pessoal, a armazenagem por um longo período é proporcionada pelos HD’s.

O tamanho da memória RAM pode variar de computador para computador. A necessidade de ter pouca ou muita memória depende exclusivamente dos softwares (programas) a serem utilizados no micro.

Mas uma coisa é certa: quanto mais avançado for o programa e quanto mais recursos ele tiver, mais memória RAM será preciso para rodá-lo.

Memória Cachê

A Memória Cache de um computador é a ponte de acesso entre a Memória Ram e o HD. Para entender melhor seu funcionamento mentalize a seguinte ilustração.

Digamos que você é um professor e está dando uma aula sobre plantas. Você está na escola e de repente lhe vem uma idéia de que se forem mostradas essas plantas as quais estão sendo ensinadas para os alunos, eles entenderão melhor.

Então você vai até o pátio da escola e pega algumas plantas para mostrar aos alunos, coloca-as sobre a sua mesa e continua a sua aula.

Em determinado momento você decidiu falar novamente sobre uma planta que está sobre a mesa; você simplesmente pega-a e mostra novamente aos alunos.

Porém, ao querer citar sobre outra planta, você nota que não a tem em sua mesa, e então qual o procedimento a ser feito; você novamente terá que ir até o pátio, e colocá-la em sua mesa para que possa ser usada.

Juntando agora para que você possa entender:

Memória RAM = Você; Memória Cache = Mesa; HD = Pátio.

Sempre que a Memória Ram (Você) necessita de uma informação que foi solicitada pelo Microprocessador, ele tem que procurar essa informação no HD (Pátio), só que antes ela passa pela Memória Cache (Mesa), e vê se esta informação já esta armazenada ali. Se ela já está ali, e só pegá-la; se não, ela, a Memória Ram, passa direto, vai até o HD, volta, armazena em Cache, e por fim utiliza-a.

BIOS

É a memória apenas de leitura, não-volátil, é útil como um meio de se armazenar programas essenciais à operação de um sistema de computador. Contém um conjunto de rotinas chamadas BIOS (Basic Input Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída). Estas rotinas interagem diretamente com o hardware, sendo responsáveis pela inicialização do micro (ao ser ligado) e pelo acesso as interfaces instaladas (monitor, teclado, drives, etc ...)

Hd, Winchester, Hard Disk ou Disco Rígido

Todos os nomes acima representam um só local. O HD é uma unidade de disco interna. O HD é um disco que fica dentro do computador, por isso chamado de Disco Rígido. (HD = Hard Disk = Winchester = Disco Rígido).

O HD geralmente e na maioria das vezes, fica fixado através de parafusos no chassi do gabinete, em sua parte interna.,

Quando colocamos um CD no aparelho e apertamos a tecla PLAY, nós temos a possibilidade de ouvir a música. Isto aconteceu porque a música estava gravada no CD. Assim também é o computador. Todos os programas utilizados, estão gravados no HD. Ele é responsável por armazenar e executar os dados internos da máquina.

Os discos rígidos, também muito conhecidos como winchester, possuem uma base rígida de alumínio, com uma camada de óxido de ferro, e operam em um recipiente hermeticamente fechado (para prevenir contaminação por poeira). A velocidade de gravação e leitura é muito maior do que nos disquetes. A capacidade de armazenamento também é bem maior e, por não haver contato entre a cabeça de leitura e o disco, praticamente não há desgaste, resultando numa segurança maior para os dados.

Existem vários tipos de HD, assim como vimos com os Microprocessadores, porém não medimos o HD pela potência e sim pela capacidade, ou seja a quantidade de informações que cabem dentro dele.

A capacidade dos HD’s é medida através da unidade de medida da capacidade das unidades de disco de um computador que é o BYTE.

* As unidades de disco de um computador são (geralmente): HD, Disquete e CD.

PARTE 1

Leia Mais ►