Lei das cadeirinhas

Lei das cadeirinhas entra em vigor em 1º de setembro

Publicado pela Lu em 26/08/2010 às 7:14.

Atenção papais, avós e todos aqueles que transportam a carga mais valiosa do mundo, seus filhotes. As novas regras de trânsito entram em vigor a partir de 1º de setembro! E, uma das exigências é o transporte de crianças em assentos de segurança para veículos.

clip_image002

Para quem está acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, vale lembrar que a “estreia” das novas regras já foi adiada algumas vezes, mas agora tudo indica que é para valer. É hora então para você se preparar, comprar os equipamentos exigidos pela legislação e garantir passeios mais seguros para a garotada.

O que muda?

Na nova lei crianças até 10 anos de idade só podem andar no banco traseiro. Até os sete anos e meio a lei exige também dispositivos de segurança, assim indicados:

- Bebê Conforto: recomendado para recém-nascidos. Deve ser colocado de frente para o vidro traseiro até a criança completar 1 ano, prevenindo lesões na coluna cervical em caso de acidentes.

- Cadeira de Segurança: As tiras de segurança devem ser ajustadas confortavelmente acima dos ombros com cerca de um dedo de folga. Nunca coloque nada entre a criança e a cadeira.

- Assento de elevação (booster): funciona como um apoio que coloca a criança na altura certa para a utilização do cinto de segurança do carro, posicionado pelo centro do ombro, peito e quadris. Este assento deve ser usado somente em automóveis com encosto de cabeça.

O que acontece se eu for pego?

A partir de sua implantação definitiva, o motorista que descumprir esta resolução poderá ser penalizado por infração gravíssima (7 pontos). A multa é de R$ 191,54 e o automóvel será retido até a instalação do equipamento.

Minha opinião: Alguém tem sempre que inventar alguma coisa pra não cair no esquecimento, pra que o povo saiba que está sendo útil, mesmo que sejam coisas desnecessárias e somente venham acarretar despesas adicionais ao nosso já tão explorado salário.

O uso de tal equipamento sendo opcional e não obrigatório já estaria de bom tamanho porque é caro, não existe em abundância no comércio e somente será usado nas grandes cidades e nas estradas onde houver uma repressão efetiva, porque, como todos sabem, nas localidades em que não há fiscalização tudo corre solto como bicho no mato. Citarei apenas alguns exemplos de como as nossas leis que deveriam ser gerais, mas que somente atingem um pequeno número de pessoas e são abertamente ignoradas, notadamente se são regras de trânsito. No interior é comum se vê, dentre outras graves infrações:

- motociclistas sem capacete e às vezes transportando mais de duas pessoas como sói acontecer;

- automóveis, motocicletas, ambulância, caminhões, ônibus dirigidos por condutores inabilitados e muitas vezes efetuando transporte de pessoas ou cargas perigosas;

- motociclistas transportando menores de sete anos.

E por falar em motocicleta, a obrigatoriedade do uso de luz acesa durante o dia é de uma inutilidade tamanha que nem se pode comparar posto que não serve pra nada, a não ser para ofuscar. A desculpa de que é para ficar mais visível não vale, porque quem durante o dia não enxergar uma moto vindo ao seu encontro pode se considerar cego de guia.

Outra coisa: vai sobrar somente para uma pequena parcela do público usuário, pois, políticos, autoridades bem como seus parentes e amigos são, por assim dizer, “isentos de fiscalização”, até porque o agente de trânsito que for cair na besteira de fazer a verificação estará fadado a perder o emprego, ser transferido ou, no mínimo, sofrer qualquer tipo de retaliação por parte de seus chefes, pois, como sempre aconteceu, o pau só quebra do lado mais fraco.

antromsil

Leia Mais ►

Dicas de Informática

Como desbloquear e converter arquivos PDF - 1

Desbloquer PDF

Publicado em 25/08/09

clip_image002

Saiba como desbloquer arquivos PDF (Adobe Reader) on-line. Não é preciso instalar nenhum programa.

Alguns arquivos PDF possuem um bloqueio, deixando-o impossibilitado de usar as opções de copiar e colar, mas pra tudo tem um jeito, na internet há uma solução para isso. Para acessar, entre no site www.ensode.net/pdf-crack.jsf, selecione o arquivo PDF, envie para o mesmo e depois salve em seu computador o PDF desbloqueado.

Como desbloquear e converter arquivos PDF - 2

Alguns documentos em formato PDF impedem que você copie e imprima o seu conteúdo, para resolver esse problema você pode usar uma ferramenta que desbloqueia os documentos PDFs permitindo a cópia e impressão do seu conteúdo.

clip_image002[4]

O site Ensode tem um utilitário online gratuito onde você envia o PDF com conteúdo protegido e uma versão do PDF sem restrições é disponibilizada para download.

Outro serviço online é o Free PDF Converter, onde você converte arquivos de PDF para o formato doc (Microsoft Word) e vice e versa. O arquivo convertido é enviado por email.

Se quiser pode também baixar o programa freeware PDF Unlocker para desbloquear seus arquivos PDF.

Para baixar siga o link: Download PDF Unlocker

 

Leia Mais ►

Analisando as Traduções Bíblicas

Parte 1

Dr. Severino Celestino da Silva

O professor Severino Celestino da Silva, da Universidade Federal da Paraíba, onde leciona Judaísmo, Islamismo, Cristianisno Primitivo e Espiritismo, é ex-seminarista, pesquisador, autor dos livros: Analisando as Traduções Bíblicas e O Sermão do Monte, é apresentador do programa Abrindo a Bíblia pela Rede Boa Nova de Rádio, é considerado um dos maiores especialistas em estudos sobre a Bíblia no país.

Entrevista ao Diário de Natal

“Os católicos voltarão a acreditar na reencarnação”
 
Em Natal para participar da Semana Espírita de Parnamirim, o escritor, pesquisador e professor Severino Celestino da Silva é considerado um dos maiores especialistas em estudos sobre a Bíblia no país. Comparando os textos originais em hebraico com as diversas traduções em português ao imagelongos dos últimos 40 anos de sua vida, Celestino diz ter encontrado distorções impressionantes. ‘‘A reencarnação esteve presente na Bíblia de forma muito clara até o ano de 553, quando foi retirada do livro no famoso Concílio de Constantinopla’’, afirma Celestino. Seu primeiro livro ‘‘Analisando as traduções bíblicas’’ já vendeu mais de 25 mil exemplares no Brasil e já está na quinta edição. O próximo lançamento será a tradução do Gênese. Celestino também leciona quatro disciplinas na Universidade Federal da Paraíba: judaísmo, islamismo, cristianisno primitivo e espiritismo.

Diário de Natal: Quando surgiu essa paixão pela Bíblia e a vontade de estuda-la de forma tão profunda?

Severino Celestino: Desde 1964, quando entrei no seminário e ganhei a primeira Bíblia de presente do meu Reitor. Foi aí que me fascinei pelo lado social e moral do livro, que me tocam profundamente. Em cima disso eu procuro unir a moral bíblica com a moral da doutrina espírita. Meu trabalho gira em torno de mostrar que nos textos originais, ao contrário do que muita gente quer falar nos textos em português, que a Bíblia não condena a doutrina espírita. Do Gênese ao Apocalipse, não existe religião alguma. A Bíblia é um código moral de ensinamentos, que nos liberta e leva a Deus de uma forma neutra. Jesus nunca pregou religião; ele pregou o amor.

Há muitas diferenças entre os textos originais da Bíblia em hebraico e as traduções?

Muitas diferenças, distorções e intenções. Eu não me preocupo muito em condenar quem faz isso e sim mostrar a verdade que está lá. Quem quiser seguir, siga, quem não quiser não pode dizer que não conhece.

Erros na tradução do hebraico ou são distorções forçadas?

As raízes de todas as distorções estão nas traduções gregas. Por exemplo, quando você começa a estudar a Torah, que é uma palavra hebraica que significa ensinamento ou revelação divina. Quando você chega no grego, eles não chamam de revelação e sim de nomos, que significa Lei. Eles transformaram o que era uma revelação para uma Lei. E a conseqüência disso é que Lei é um princípio que regulamenta, proíbe e delimita. Enquanto o ensinamento é ao contrário, ele liberta. Não sei qual foi a intenção deles (gregos), mas eles foram os grandes mentores de todo o desvio entre o hebraico e as traduções em espanhol, inglês e português.

O senhor fala que os católicos voltarão a acreditar na reencarnação. Quando foi que eles acreditaram?

A reencarnação está patente nos textos originais. A partir da criação do homem, no Gênese. Daí para frente você vai encontrando referências claras de reencarnação pela Bíblia. São provas claras de que a reencarnação fazia parte do cristianismo, até ser ‘‘apagado’’ pelo Concílio de Constantinopla, algo que os estudiosos católicos negam até hoje, mas que está registrado historicamente. Isso seguiu até o famoso Concílio de Constantinopla, no ano de 553 da nossa era, que apresentava duas correntes: a corrente monofítica e a originista, que defendia a reencarnação, um princípio que já estava arraigado à Igreja. A rainha Teodósia de Constantinopla teve muita influência nesse Concílio, hospedando os monofisistas, pois era contra a reencarnação, uma vez que era muito devasta e tinha sido prostituta. As prostitutas de Constantinopla se orgulhavam em dizer que eram amigas da rainha, então ela mandou matar todas as quinhentas prostitutas. A partir daí, o povo passou a dizer que ela reencarnaria quinhentas vezes e, para não reencarnar, ela influenciou o Concílio, que assim foi muito tumultuado. Até mesmo o Papa foi excomungado e depois perdoado. A partir daí, a Igreja determinou que todo aquele que fosse a favor da doutrina de reencarnação seria anátema ou condenado. Portanto, essa foi a origem. Mesmo assim, você encontra no meio católico pessoas que aceitam a reencarnação. A Igreja Católica voltará a aceitar os conceitos da reencarnação. É só uma questão de tempo.

Indique uma Bíblia de boa tradução.

A Bíblia católica, chamada ‘Bíblia de Jerusalém’ (Edições Paulinas), eu considero como a melhor tradução para o portuguê. Mesmo assim há algumas distorções.

Deu no Diário de Natal (08.10.2006)

Leia Mais ►

Casos engraçados

A CONSULTA

Um cidadão do interior, homem maduro, pachorrento, com um corpanzil característico da idade e daqueles que não pegam no pesado, que fuma, bebe e come como um abade, resolveu fazer uma consulta e descobrir a causa de seus males.

No consultório, o médico lhe ausculta e faz a entrevista de praxe a fim de colher as informações necessárias ao diagnóstico, travando com o paciente, o seguinte diálogo:

- Muito bem Sr. Xis, o que o senhor sente?

- Doutor eu sinto falta de ar, tosse, azia, dores nas costas… - e descreveu uma série de sintomas que o acometiam.

Após ouvi-lo o médico fez algumas anotações e lhe interrogou outra vez:

- O senhor. Bebe?

- Sou abstêmio.

- Fuma?

- Tenho pavor ao fumo!

- É sedentário?

- Ando e corro cerca de dez Km por dia.

- Quanto à sua alimentação, o senhor come carnes gordurosas ou…

- Alimentação frugal, doutor; uma saladinha, umas frutas…

O médico que no fundo, conhecia o cidadão e sabia que ele estava mentindo e finalizou:

- Então, se é assim está tudo bem; não posso fazer mais nada pelo senhor.

Diante de tal afirmação o Sr. Xis assustou-se, visto que o médico desistira.

- E agora doutor, o que é que faço?

- Faça tudo aquilo que o senhor afirma que faz, que já será um bom começo!

antromsil

Leia Mais ►

Descoberta Astronômica

Astrônomos europeus descobrem novo sistema planetário

Sistema, com pelo menos cinco planetas, tem semelhanças com sistema solar

iG São Paulo | 24/08/2010 15:28

clip_image001

Foto: Divulgação

Ilustração do sistema planetário em torno de estrela HD 10180, semelhante ao sol

Astrônomos europeus descobriram um novo sistema estrelar composto por, pelo menos, cinco planetas e que apresenta algumas semelhanças com o sistema solar. Os planetas orbitam a estrela chamada HD 10180, na constelação Hydrus, a cerca de 100 anos luz da Terra.

"Nós encontramos o que é, muito provavelmente, o sistema com mais planetas descobertos até agora”, disse Christophe Lovis, astrônomo da Universidade de Genebra que liderou o estudo do Observatório Europeu Sul (ESO). “Esta descoberta destaca o fato de que nós agora estamos entrando numa nova era na pesquisa de exoplanetas”.

Lovis informou que os cinco planetas são comparáveis a Netuno, têm de 15 a 25 vezes a massa da Terra. “Eles são feitos essencialmente por pedra e gelo. Eles têm um núcleo sólido, mas acima do núcleo há uma camada gasosa, composta, provavelmente, por hidrogênio e hélio”, disse.  Os cientistas acreditam que os planetas não sejam habitáveis.

clip_image002

Foto: Divulgação

Foto da estrela HD 10180 no espaço

Além dos cinco planetas confirmados, os cientistas suspeitam que existam mais outros dois, incluindo um que poderia ser o menor planeta já visto fora do sistema solar. Outra particularidade deste planeta seria sua proximidade com a estrela.

O sétimo planeta seria maior, similar a Saturno.

“A coisa mais interessante para se considerar em relação a esta descoberta é que ela mostra que podem existir muitos outros sistemas”, disse Alan Boss do Instituto Carnegie de Ciência, que não estava envolvido com a descoberta.

O sistema em torno da estrela HD 10180 é único em vários aspectos. Ele, provavelmente, não tem nenhum planeta gigante gasoso semelhante a Júpiter. Os cientistas também acreditam que todos os planetas tenham órbitas quase circulares.

Cientistas estão descobrindo planetas fora do sistema solar pelos últimos 15 anos, tendo, até então catalogado cerca de 450. A maioria das descobertas têm se limitado a um ou dois planetas, normalmente enormes e gasosos - muito similares a Júpter ou Saturno.

A descoberta foi feita por cientistas da Suíça, França e Alemanha nas instalações do ESO no Chile.

Leia Mais ►

Nova Fraude detectada

NOTA: Eu normalmente não gosto de mexer nos testos alheios, mas, em alguns casos a gente se vê obrigado a, pelo menos, colocar vírgula, ponto final, acrescentar ou tirar uma palvra por causa do imenso descaso com o uso da língua nos textos que encontramos na rede WWW. Este é um exemplo.

MUITO CUIDADO! - OLHEM BEM PARA ESTE APARELHO

Reparem neste Aparelhito. Vejam-no muito bem.

Se lhes calhar ir a um cybercafé ou usar o computador de hotéis etc.

Vejam bem se encontram este aparelho.

clip_image002

Novo dispositivo ligado no final do cabo do teclado do PC.

clip_image003Este dispositivo guarda todas as suas passwords (senhas) inseridas com as teclas quando utiliza o equipamento.

Pode ser usado (encontrado) em:

cibercafés, exposições, hoteis e aeroportos, especialmente onde se utiliza Internet para entrar em contas bancárias. (grifo nosso).

Este dispositivo armazena tudo o que teclares.

Assim, examina o PC que utilizares em sítios ou lugares públicos, e procura qualquer peça suspeita instalada por detrás do mesmo antes de utilizá-lo.

SEM ALARIDOS, ANTES DE QUALQUER RECLAMAÇÃO, CHAMA DE IMEDIATO AS AUTORIDADES, pois a peça é facilmente removida.

Por favor reenvia a todos os teus contactos para os avisar desta fraude.

Leia Mais ►

Sobre o pedágio

“Pedágio federal é 'latrocínio', responde Goldman a Lula

23 de agosto de 2010 | 18h 27

AE - Agência Estado

O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), reagiu hoje às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos preços de pedágio no Estado. "Se ele disse que aqui é um roubo, eu digo que na área federal os pedágios que ele fez são latrocínios, ou seja, assalto seguido de morte", afirmou o tucano, de acordo com nota da assessoria da imprensa. "Nas rodovias federais você tem cobrança de pedágio mas nenhuma segurança. Cobra-se pedágio para absolutamente nenhuma obra ser feita", disse Goldman, após inaugurar uma escola técnica no Jardim Ângela, na zona sul da capital paulista.

Na sexta-feira à noite, em seu primeiro comício eleitoral em São Paulo, Lula disse em Osasco, na Grande São Paulo, ao comparar os gastos dos motoristas nos pedágios estaduais e o quanto é pago nas vias federais, que o preços nas estradas paulistas é um "roubo". O presidente deixou claro que o candidato petista ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, deve explorar a questão dos pedágios contra seu adversário tucano Geraldo Alckmin.

Goldman defendeu a cobrança de tarifa nas estradas paulistas. Segundo ele, o preço é resultado de um processo de licitação e garante a qualidade e a segurança das rodovias. "Dezenove das vinte melhores estradas do Brasil estão no Estado de São Paulo", disse. "O número de mortes aqui caiu, enquanto na Regis Bittencourt (federal), aumentou 33%", afirmou o tucano, ao citar uma comparação entre o primeiro semestre de 2009 e o mesmo período de 2010.”

Leia Mais ►

Acidentes com produtos químicos

imageGoverno apresenta plano de prevenção de

acidentes com produtos químicos

clip_image001O governo pretende aproximar estados, municípios, população e empresas visando à elaboração de planos de ações emergenciais, a fim de prevenir e minimizar danos de acidentes como o ocorrido sábado (31) na BR-381 – rodovia que liga Minas Gerais ao Espírito Santo – envolvendo uma carreta que transportava amônia.

Para isso, diversas autoridades públicas e representantes da sociedade civil e do setor empresarial discutem hoje (2), durante um workshop em Brasília, a primeira versão do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2). O documento foi preparado pelo Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a partir do plano será possível desenvolver ações mais integradas, treinamentos e simulações envolvendo os mais diversos setores e autoridades. “Queremos construir manuais que possam ser utilizados nos níveis federal e estadual para a elaboração de planos de ações emergenciais”, informou a gerente do P2R2, Míriam Oliveira.

“Com esse plano estamos visando à prevenção e à remediação de acidentes como o ocorrido neste fim de semana, envolvendo uma carreta que transportava amônia”, disse a ministra à Agência Brasil. O acidente ocorreu nas proximidades do km 434 da BR-381, em Caetité (MG).

Pelo fato de a amônia ser uma substância extremamente tóxica, a rodovia ficou interditada até a madrugada de hoje, causando um engarrafamento de mais de 40 quilômetros, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

“Com o plano, será possível fazer, em parceria com os estados, um mapeamento de ruas e áreas de risco onde há transporte de produtos que representam riscos, além de definir planos de ação emergencial e metodologias de operação na prevenção e remediação de acidentes desse tipo”, acrescentou a ministra.

De acordo com a gerente do plano, o governo decidiu elaborar ações na área há sete anos. “Quando houve o rompimento da Barragem de Cataguases, em março de 2003, decidimos que o governo precisava preparar e apresentar um plano como esse. Em apenas 12 horas, dois rios responsáveis pelo abastecimento de água em diversos municípios mineiros e cariocas [os rios Pomba e Paraíba do Sul] tiveram suas águas inadequadas para consumo, prejudicando a população”, lembrou Míriam.

Na ocasião, foram detectadas várias falhas nas ações emergenciais de combate à poluição causada pelo rompimento da barragem. Para elaborar o P2R2, o MMA fez um levantamento preliminar, entre novembro de 2003 e janeiro de 2004, para avaliar as condições de atendimento a emergências ambientais nos estados.

O levantamento identificou as dificuldades nos estados, principalmente em relação à disponibilidade e à qualificação de recursos humanos, além da deficiência de infra-estrutura operacional e insuficiência de sistemas de informações sobre o assunto.

O workshop que discute o P2R2 conta com a participação de representantes de diversos ministérios, órgãos de saúde, meio ambiente, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, de polícias, autarquias, agências reguladoras, sociedade civil, universidades e de empresas ligadas à indústria química, de petróleo, gás, transportes, além das que atuam na área de gerenciamento de riscos (Fonte : Agência Brasil - 2/8/2010).

http://www.produtosperigosos.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=2438

Leia Mais ►

A Pedra Filosofal 2

A Pedra Filosofal

Quem já não ouviu falar acerca dos respeitáveis filósofos, médicos, químicos e intelectuais que passaram boa parte da sua vida diante de seu laboratório alquímico tentando decifrar o enigma da pedra filosofal, tão comentada nos círculos iniciáticos (adj. relativo ou próprio clip_image001da iniciação) da Idade Média? Classificavam esse trabalho como sendo a “Grande Obra”, em alusão ao trabalho executado pelo Princípio Criador que resultou na confecção do universo que conhecemos. Em outras palavras, os alquimistas desejavam criar em pequena escala, assim como Deus o faz em grande escala. É nesse sentido que se referiam ao homem como sendo um microcosmo, capaz de refletir, em partes, o potencial criativo do universal (Macrocosmo).

Alguns célebres alquimistas revelaram, em alto e bom tom, que conseguiram a proeza de confeccionar a famosa pedra filosofal, capaz de transformar metais inferiores em ouro. Outros diziam ter descoberto um elixir capaz de curar todas as doenças e prolongar a vida por tempo indeterminado. Sem nos determos a uma discussão infrutífera acerca da confecção da tal pedra em seu aspecto material e grosseiro, vamos direto ao que realmente interessa, que são os resultados alcançados pelos mais célebres alquimistas em seu próprio desenvolvimento espiritual. É difícil analisar aqui em poucas palavras, as vivências, experiências e descobertas que levaram esses homens à conclusão de que o processo de confecção da pedra era mais subjetivo que objetivo. Apenas para uma análise e conclusão superficial do processo de purificação alquímica, analisemos um dos mais importantes “modus operandi “ dos antigos alquimistas em seus laboratórios:

“O alquimista mistura alguns componentes químicos com reagentes e coloca tudo num destilador ou forno alquímico. Inicia-se um processo de destilação e obtém o que se convencionou chamar o "espírito" daqueles mistos. Em seguida, o resultado do produto destilado era novamente juntado aos restos do processo e iniciava-se o trabalho de purificação por inúmeras vezes. Dessa forma, agindo paciente e insistentemente nesse trabalho árduo, onde era necessário, a todo tempo, controlar a temperatura do forno, o alquimista entrava inconscientemente, em estado de contemplação meditativa, onde alcançava uma elevação de seu ser. Depois de anos de persistência, o alquimista descobria que tentando purificar os materiais, acabava purificando-se e melhorando sua própria personalidade. E, mudando sua personalidade para melhor, notava que tudo à sua volta mudava, haja vista que o preceito hermético prescrito numa esmeralda por Hermes estava certo. “Tudo o que está em cima é como o que está embaixo”. Então, o alquimista descobria, também, com imensa alegria, que tudo o que estava fora era como o que estava dentro dele. Refletia como um espelho, no mundo exterior, as melhorias sensíveis em sua personalidade. Descobria assim, que era possível a transmutação dos metais, não apenas no seu aspecto físico, mas, principalmente, no seu aspecto espiritual, já que acreditava que os minerais também possuíam, por assim dizer, um “espírito”. Na maioria das vezes, quando chegava a essa conclusão magnífica, o alquimista abandonava, de fato, a busca pelo processo de transmutação dos metais em ouro, já que havia descoberto um tesouro interior que ofuscava o brilho de qualquer tesouro profano.

Como vemos, a descoberta da pedra filosofal, como o próprio nome já diz, consiste no conhecimento e reconhecimento dos segredos da sabedoria universal. Mais do que nunca, o alquimista espiritualizado torna-se consciente de sua capacidade de criar e modificar a natureza assim como Deus, já que fora, desde os tempos antigos, caracterizado como sendo criado à imagem e semelhança Daquele. Entretanto, a partir da nova descoberta da pedra filosofal, torna-se capaz de dirigir de forma consciente a sua vontade que é o verdadeiro instrumento da transmutação e da criação de todas as coisas. Eis o segredo da pedra filosofal dos alquimistas. Esse é o poder capaz de elevar o homem à capacidade de criar, assim como Deus, através da vontade firme, persistente e inquebrantável, que pode também ser caracterizada pelos místicos como “fé”, com que tudo é possível. A televisão, o rádio, o computador e todos os inventos que conhecemos surgiram desse processo alquímico de produção que é a mente humana. Eis o verdadeiro forno alquímico capaz de processar as maiores transmutações, através da correta utilização do fogo do desejo e da vontade e que é mantido ativo pela energia da fé. Tudo é possível ao que crê, já dizia Jesus, o maior alquimista de todos os tempos que, agindo em sintonia com o princípio criador universal, fora capaz de transmutar água em vinho para alegrar uma festa.

Há uma grande variedade de textos alquímicos, hoje, à disposição na própria “Internet”. Bons sites e livros excelentes à venda sobre o tema. É necessário, contudo, saber de antemão que o caminho é árduo, cheio de espinhos e armadilhas no início, no meio e... no fim? Ninguém sabe quando, nem onde... Ainda bem!

Leia Mais ►

Projeto HAARP

High Frequency Active Auroral Research Program

Parte 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Coordenadas: clip_image00462° 23' 30" N, 145° 09' W

clip_image005

Vista das instalações do HAARP, nas imediações do monte Sanford (Alasca)

O projeto High Frequency Active Auroral Research Program (HAARP) (em português: Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência) é uma investigação financiada pela Força Aérea dos Estados Unidos, a Marinha e a Universidade do Alaska com o propósito oficial de "entender, simular e controlar os processos ionosféricos que poderiam mudar o funcionamento das comunicações e sistemas de vigilância".

Iniciou-se em 1993 para uma série de experimentos durante vinte anos. É similar a numerosos aquecedores ionosféricos existentes em todo mundo, e tem um grande número de instrumentos de diagnóstico com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento científico da dinâmica ionosférica.

Existem especulações de que o projeto HAARP seria uma arma dos Estados Unidos, capaz de controlar o clima provocando inundações e outras catástrofes. Em 1999, o Parlamento Europeu emitiu uma resolução onde afirmava que o Projeto HAARP manipulava o meio ambiente com fins militares, pleiteando uma avaliação do projeto por parte da Science and Technology Options Assessment (STOA), o órgão da União Européia responsável por estudo e avaliação de novas tecnologias.[1] Em 2002, o Parlamento Russo apresentou ao presidente Vladimir Putin um relatório assinado por 90 deputados dos comitês de Relações Internacionais e de Defesa, onde alega que o Projeto HAARP é uma nova "arma geofísica", capaz de manipular a baixa atmosfera terrestre.[2]

O enclave (território ou terreno encravado em outro; encrave; envravo)

O lugar onde se situa HAARP fica próximo à Gakona, Alasca (lat. 62°23'36" N, long 145°08'03" W), ao oeste do Parque Nacional Wrangell-San Elias. Depois de realizar um relatório sobre o impacto ambiental, permitiu-se estabelecer ali uma rede de 180 antenas. O HAARP foi construído no mesmo lugar onde se encontravam algumas instalações de radares, as quais abrigam agora o centro do controle do HAARP, uma cozinha e vários escritórios. Outras estruturas menores abrigam diversos instrumentos. O principal componente de HAARP é o Instrumento de Investigação Ionosférica (IRI), um aquecedor ionosférico. Trata-se de um sistema transmissor de alta frequência (HF) utilizado para modificar temporariamente a ionosfera. O estudo destes dados contribui com informações importantes para entender os processos naturais que se produzem nela.

Durante o processo de investigação ionosférica, o sinal gerado pelo transmissor envia-se ao campo de antenas, as quais a transmitem para o céu. A uma altitude entre 100 e 350 km, o sinal absorve-se parcialmente, concentrando-se numa massa a centenas de metros de altura e várias dezenas de quilômetros de diâmetro sobre o lugar. A intensidade do sinal de alta frequência na ionosfera é de menos de 3 µW/cm2, dezenas de milhares de vezes menor que a radiação eletromagnética natural que chega à Terra procedente do Sol, e centenas de vezes menor que as alterações aleatórias da energia ultravioleta (UV) que mantém a ionosfera. No entanto, os efeitos produzidos pelo HAARP podem ser observados com os instrumentos científicos das instalações mencionadas, e a informação que se obtém é útil para entender a dinâmica do plasma e os processos de interacção entre a Terra e o Sol.

O local onde se encontra HAARP foi construído em três fases. O protótipo tinha 18 antenas, organizadas em três filas de seis antenas cada. Esta instalação inicial demandava 360 kW de potência, e transmitia a energia suficiente para os testes ionosféricos mais básicos.

Na segunda fase foram instaladas mais 48 antenas, ordenadas em seis filas de oito antenas, com uma potência de 960 kW. Com esta potência, já era comparável a outros aquecedores ionosféricos. Esta fase foi utilizada para vários experimentos científicos que deram seus frutos, e várias campanhas de exploração ionosférica durante vários anos.

O desenho final de HAARP consta de 180 antenas, organizadas em 15 colunas de 12 unidades a cada uma. Provém um ganho máximo estimado em 31 dB. Requer uma alimentação total de 3,6 MW. A energia irradiada é de 3981 MW (96 dBW). Em verão de 2005, todas as antenas estavam já instaladas, mas ainda não se tinha transmitido à máxima potência.

Cada antena consta de um dipolo cruzado que pode ser polarizado para efetuar transmissões e recepções em modo linear ordinário (modo Ou) ou em modo extraordinário (modo X). A cada parte de cada um dos dipolos cruzados está alimentada individualmente por um transmissor integrado, desenhado especialmente para reduzir ao máximo a distorção. A potência efetiva irradiada pelo aquecedor está limitada por um fator maior de 10 à mínima frequência operativa. Isto se deve às grandes perdas que produzem as antenas e um comportamento pouco efetivo.

O HAARP pode transmitir numa onda de freqüências entre 2,8 e 10 MHz. Esta intensidade está acima das emissões de rádio AM e por embaixo das freqüências livres. Não obstante, HAARP tem permissões para transmitir unicamente em certas frequências. Quando o aquecedor está transmitindo, a largura de banda do sinal transmitido é de 100 kHz ou menos. Pode transmitir de forma contínua ou em pulsos de 100 microssegundos. A transmissão contínua é útil para a modificação ionosférica, enquanto a de pulsos serve para usar as instalações como um radar. Os cientistas podem fazer experimentos utilizando ambos métodos, modificando a ionosfera durante um tempo predeterminado e depois medindo a atenuação dos efeitos com as transmissões de pulsos.

(continua…)

Leia Mais ►

Informática - Falhas do Windows permitem vírus

http://www.baixebr.org/tecnologia/falhas-do-windows-permitem-virus-em-arquivos-de-video-e-mp3/

Falhas do Windows permitem vírus em arquivos de vídeo e MP3

Se você visitar um site mal-intencionado na internet, ele pode fazer com que o Windows Media Player abra um arquivo MP3 infectado. Em seguida, você já estará contaminado.

Uma vulnerabilidade do Windows, corrigida nesta terça-feira (10), permite que criminosos realizem exatamente esse ataque. Para se proteger é preciso instalar as atualizações lançadas pela Microsoft, que ainda corrigem outras 32 falhas.

Os 14 boletins de segurança, oito deles críticos, se somam à atualização emergencial lançada na última semana para corrigir uma falha no processamento de atalhos.

Segundo o especialista em segurança da Microsoft Fernando Cima, uma das brechas mais graves está no processamento de arquivos MP3.

Ela pode ser explorada quando um arquivo de música for aberto, mas o risco maior está em um site que abra um arquivo para streaming. “Pode ser explorado em qualquer navegador web porque é uma vulnerabilidade no codec [software que lê arquivos multimídia] e não no Internet Explorer”, explica o especialista.

Outra falha semelhante também foi corrigida este mês. O codec de vídeo Cinepak também permite que um arquivo de streaming em um site resulte na infecção do PC. Essa falha é mais interessante para os criminosos por ser mais abrangente, explica Cima. É pior do que a do MP3, porque afeta todos os Windows clientes, XP, Vista e Windows 7”.

O Internet Explorer também recebeu correções críticas, mas o desafio, segundo o especialista da Microsoft, é explorá-las. “A nossa avaliação é que a exploração delas é muito difícil no IE 7 e IE 8. Se alguém for atacar o Internet Explorer, vai preferir usar essas duas vulnerabilidades”.

Correções

O Windows Vista foi o que mais recebeu correções: 10. O XP recebeu 9, e o Windows 7 também 9. Há dois boletins de segurança para o Office, um para Office XP e 2003, e outro para Office XP, 2003 e 2007. Este último é o mais grave. Uma das quatro vulnerabilidades que ele corrige permite que a simples visualização de um e-mail no Outlook 2007 infecte o Sistema.

A Microsoft também alertou para uma vulnerabilidade crítica no Silverlight, explorável em todos os Sistemas com ele instalado na simples visita a um site da internet.

As atualizações devem ser instaladas pelo Microsoft Update ou pelo recurso de atualizações automáticas, acessível pelo Painel de Controle. Usuários de Windows XP Service Pack 2 devem atualizar para o SP3 para receber as correções, porque o suporte ao SP2 acabou.

Nova falha ‘dia zero’ no Windows 7

As correções da Microsoft acabaram de sair, mas a empresa anunciou que já está “investigando” relatos de uma nova brecha no Windows 7.

Os detalhes técnicos do problema foram publicados na internet – o que a torna uma vulnerabilidade ‘dia zero’, no jargão dos especialistas de segurança. A Microsoft afirmou não ter conhecimento a respeito de nenhum ataque envolvendo a falha até o momento.

Leia Mais ►

LULA, O ETERNO VIAJANTE

Dentre os inúmeros e-mails que recebo, este me chamou a atenção, razão pela qual estou dando conhecimento ao público internauta através desta postagem.

Como os textos que circulam pela rede são escritos sem os critérios exigidos pelas regras gramaticais, fui forçado, por assim dizer, a mexer no seu conteúdo tentando melhorá-lo um pouco mais esteticamente , porém sem distorcê-lo.

aerolulaE A GRANDE MAIORIA DO NOSSO POVO AINDA VAI VOTAR NA DILMA!

JOELMIR BETING MERECE O OSCAR!

BETING O VIAJANTE

texto de Joelmir Beting

Se beber não dirija. Nem governe. Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já empreendeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil...

Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília. Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência. Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete.

Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto. Governar ou despachar, nem pensar. A ordem é circular. A qualquer pretexto.

E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente. Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar.

SEM CONTAR AS DESPESAS:

FHC, EM 8 ANOS DE GOVERNO, GASTOU R$ 58 MILHÕES, CRITICADOS PELO PT. LULA ATÉ AGORA, EM MENOS DE 7 ANOS, GASTOU R$ 584 MILHÕES! E SÓ AS IDENTIFICADAS PELA IMPRENSA

E o povão ainda aplaude e vota!

TODOS PRECISAM SABER. VAMOS REPASSAR.

"O pior atentado que se pode cometer contra o Lulla, além de alvejá-lo com um mortífero dicionário é atirar-lhe uma carteira de trabalho". (Espiridião Amim)

Pelas informações ai contidas, tem-se uma ideia do que é ser político nesse País. Não posso afirmar se texto é autêntico, mas, na pratica sabe-se que o povo aumenta, mas não inventa e onde há fumaça, há fogo.

984 dias fora do Palácio equivalem a 2 anos, 8 meses e 14 dias de passeios oficiais, com diárias polpudas e todas as despesas pagas pelo Erário Público que mantemos com os incontáveis impostos extorquidos do já tão combalido trabalhador brasileiro, para nosso desprazer e deleite dos privilegiados políticos. E isso sem contar com as despesas complementares com convidados, parentes e amigos, além das pessoas ligadas ao cerimonial.

antromsil

Leia Mais ►

COISAS QUE NINGUÉM CONTA PRA GENTE!

Recebi um e-mail de um amigo bastante interessante e resolvi publicá-lo, pois tem algumas informações de grande utilidade.

Serviço 102 (Informações):

Para informações da lista telefônica, use o nº 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144 são pagos e caros.

Telefone 102.... não! Agora é: 08002800102.

Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes. NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS PELO SERVIÇO. SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

*Correios*

Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar correspondência, observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, num envelope leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer lugar/ Estado, e bem abaixo do local onde coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social', você pagará somente R$0,01 por ela.

Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível.

O preço que se paga pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social', conforme explicado acima custará em torno de R $0,27 (o grama).

Agora imaginem no Brasil inteiro, quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma carta pessoal diariamente?

*Telefone Fixo para Celular*

A MELHOR DE TODAS!

Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um telefone celular, será cobrada sempre uma taxa a mais do que uma ligação normal, ou seja, de celular para celular. Mas se acrescentar um número a mais, durante a discagem, lhe será cobrada apenas a tarifa local normal.

Resumindo: Ao ligar para um celular sempre repita o ultimo dígito do número.

Exemplos: 9XXX - 2522 + 2 / 9X7X - 1345 + 5

Atenção: o número a ser acrescido deverá ser sempre o último número do telefone celular chamado !

Serviços bancários pela Internet

Para quem acessa o Home Banking de casa. Vale a pena ler e se prevenir.

Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:

1 - Minimize a página.

Se o teclado virtual for minimizado também, está correto.

Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata!

Não tecle nada.

2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez .

Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal.

Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.

3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado

Além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.

Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.

IMPORTANTE, ANOTE !

Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.

O cartório eletrônico, já está no ar! Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.

Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

www.cartorio24horas.com.br

Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância. Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.

Importante: Documentos roubados - BO dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA?

Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:

­- Habilitação (R$ 42,97);

­- Identidade (R$ 32,65);

-­ Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).

Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao DETRAN p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP.

Nota: Na minha modesta opinião, deve-se levar também o nº da Lei incluindo aí o Artigo, parágrafo, etc., ou uma cópia da própria Lei, pois, pode ainda haver recusa por parte do atendente em acatar seus argumentos. (antromsil)

Leia Mais ►

Nova Carteira de Identidade

Por InfoMoney, InfoMoney, Atualizado: 16/8/2010 14:13

Nova identidade com chip deverá custar entre R$ 12 e R$ 20

clip_image002SÃO PAULO – O custo do novo registro de identidade com chip no Brasil deverá ser fixado em um patamar entre R$ 12 e R$ 20, segundo informou o INI (Instituto Nacional de Identificação) da Polícia Federal. Com o tempo, no entanto, o documento poderá ficar mais barato.

Entre os dias 23 e 31 deste mês, o Comitê Gestor, que funciona no âmbito do Ministério da Justiça, se reunirá com institutos de identificação dos estados e outros ministérios para definir os primeiros padrões do documento.

A nova identidade reunirá dados como o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mesmo com o novo modelo, o uso de outros documentos não será dispensado, já que a nova identificação digital deve levar nove anos para atingir os mais de 190 milhões de brasileiros.

Piloto

O projeto piloto da identidade digital deve emitir 100 mil documentos até o final do ano. No total, 22 Estados já aderiram ao projeto, com excessão de São Paulo e Rio Grande do Sul.

O RG (Registro Geral) tradicional está em uso no País há mais de cem anos.

Leia Mais ►

DICAS DE INFORMÁTICA

Muitas vezes procedimentos simples podem solucionar alguns de nossos problemas diários em se tratando de informática. É que o campo é proporção tamanha que somente um estudo sistemático e profundo nos habilitará a conviver em harmonia tal matéria.

Entretanto, como nem todo mundo tem tempo ou gosta do assunto, apenas os conhecimentos básicos lhe são necessários. Por essa razão e pensando em ajudar àqueles que não têm tempo de pesquisar, publicarei algumas dicas que acredito ser de grande valia.

Inserindo imagens no corpo das mensagens do Gmail

Você sabia que é possível inserir imagens no corpo das mensagens do Gmail? É muito simples.

clip_image002Você precisa apenas fazer login (acessar) em sua conta. Clique em Configurações e em seguida em Labs. Localize o item Inserção de imagens e nele marque o botão Ativar. Em seguida, no início ou no fim da tela, acione o botão Salvar Alterações.

Depois dessa configuração, na barra de ferramentas da tela Escrever E-mail aparece o botão Inserir Imagem. Clique nele para incluir figuras no texto da mensagem.

Leia Mais ►

ISBN – O que é isso?

ISBN - International Standard Book Number

clip_image001

O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

Criado em 1967 por editores ingleses, passou a ser amplamente empregado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até ser oficializado, em 1972, como norma internacional pela International Standard Organization - ISO 2108 - 1972.

clip_image002O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional, a representante oficial no Brasil.

O fundamento do sistema é identificar um livro e sua edição. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.

Fonte: Fundação Biblioteca NacionalFicheiro:EAN-13-ISBN-13.svg

 

Notas:

  • Um número ISBN identifica uma edição específica de um livro, publicado por uma editora e num determinado formato. Por isso uma obra pode ter vários números ISBN diferentes. Obras com duas edições simultâneas em capa dura e outra em capa mole também têm números ISBN diferentes.
  • Ter em conta que, em lojas e livrarias, é possível que determinada edição de uma obra esteja esgotada e outra esteja disponível, ambas com ISBN diferentes.
  • A reimpressão de uma obra já publicada mantém o número ISBN
Wikipérdia
Leia Mais ►

Mau Notíca para quem tem Celular

VÍRUS PARA CELULAR ANDROID ENVIA TORPEDOS E AUMENTA CONTA TELEFÔNICA

Celular Smartphone 3G Nokia E71- Câmera 3.2MP MP3 Player Wi-Fi GPS Cartão 2GB A empresa de segurança Kaspersky encontrou o primeiro cavalo de troia para o Sistema Android capaz de enviar torpedos SMS para roubar suas vítimas.

O software malicioso tenta se passar por um reprodutor multimídia e, uma vez instalado no Celular, envia mensagens de texto para números Premium, em que parte da tarifa paga pela mensagem é repassada ao dono do número, semelhantes aos serviços 0900 da telefonia fixa.

A companhia não informou onde encontrou a praga, mas disse que ela já infectou alguns Celulares com o Sistema operacional do Google. A Kaspersky deu ao programa o nome de FakePlayer. O ‘vírus’ não se espalha sozinho. É preciso que os usuários o instalem manualmente.

O código malicioso, que tem 13 KB, não está disponível no Android Market. O usuário precisa configurar o aparelho para permitir a instalação de aplicativos a partir de fontes desconhecidas. O Sistema também avisa que o programa pede permissão para enviar mensagens SMS – uma solicitação estranha para um software que promete apenas reproduzir música e vídeo.

O usuário infectado começará a enviar mensagens SMS para o número definido pelos criminosos, gerando receita aos malfeitores e prejuízo para a vítima, que terá problemas com sua conta telefônica. Números Premium têm tarifas maiores do que chamadas ou mensagens comuns.

Segundo a Kaspersky, esse tipo de praga, classificada como Trojan-SMS, é a mais comum para dispositivos móveis. O primeiro vírus do gênero foi encontrado na Rússia em 2006 e batizado de RedBrowser. Enquanto o RedBrowser era capaz de infectar Celulares com suporte a Java, o cavalo de troia “Viver”, em 2007, foi o primeiro a ter como alvo especificamente smartphones, atacando aparelhos com Sistema líder de mercado Symbian, da Nokia.

Ladrão de senhas

O FakePlayer não é o primeiro software malicioso a atacar aparelhos Celulares com o Sistema operacional Android.

No ano passado, um aplicativo disponível no Android Market vinha acompanhado de um componente capaz de roubar os dados bancários do usuário. O programa prometia facilitar o acesso aos serviços bancários por meio do Celular.

O caso ficou conhecido por meio de um alerta divulgado pela cooperativa de crédito First Tech.

http://www.baixebr.org/tecnologia/mau-comeco-virus-para-celular-android-envia-torpedos-e-aumenta-conta-telefonica/

 

Leia Mais ►

Pedra filosofal 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

clip_image001

O Alquimista em Busca da Pedra Filosofal quadro de Joseph Wright (1771)

A Pedra Filosofal (Lapis Philosophorum) era o principal objetivo dos alquimistas. Segundo a lenda, era um objeto que poderia aproximar o homem de Deus. Com ela o alquimista poderia transmutar qualquer metal inferior em ouro, como também obter o Elixir da Longa Vida que permitiria prolongar a vida indefinidamente. O trabalho relacionado com a pedra filosofal era chamado pelos alquimistas de "A Grande Obra" (ou "Opus Magna", em latim). A lenda da pedra filosofal não existe na alquimia chinesa.

Aparentemente, o trabalho de laboratório dos alquimistas na busca pela pedra filosofal era, na verdade, uma metáfora para um trabalho espiritual. Neste sentido, a transmutação dos metais inferiores em ouro seria a transformação de si próprio de um estado inferior para um estado espiritual superior.

Torna-se mais clara a razão para ocultar toda e qualquer conotação espiritual deste trabalho, na forma de manipulação de "metais", se nos lembrarmos que na Idade Média qualquer um poderia ser acusado de heresia, satanismo e outras coisas, acabando por ser queimado na fogueira.

A pedra filosofal poderia não só efetuar a transmutação, mas também elaborar o Elixir da Longa Vida, uma panacéia (s. f. 1. Remédio para todos os males. 2. Preparado farmacêutico que possui certas propriedades gerais.) universal, que prolongaria a vida indefinidamente. Isto demonstra as preocupações dos alquimistas com a saúde e a medicina. Vários alquimistas são considerados precursores da moderna medicina, e dentre eles destaca-se Paracelso.

A busca por esta pedra filosofal é, em certo sentido, semelhante a busca pelo Santo Graal das lendas arturianas. Em seu romance Parsifal, Wolfram von Eschenbach associa o Santo Graal não a um cálice, mas a uma pedra que teria sido enviada dos céus por seres celestiais e teria poderes inimagináveis.

Ao longo da história a criação da pedra filosofal foi atribuída a várias personalidades, como Paracelsus e Fulcanelli, porém é inegável que a lenda mais famosa refere-se a Nicolas Flamel, um alquimista real que viveu no século XIV. Segundo o mito, Flamel encontrou um antigo livro que continha textos intercalados com desenhos enigmáticos, porém, mesmo após muito estudá-lo, Flamel não conseguiria entender do que se tratava. Segundo a lenda, ele teria encontrado um sábio judeu em uma estrada em Santiago na Espanha, que fez a tradução do livro, que se tratava de cabala e alquimia, possuindo a fórmula para a pedra filosofal. Por meio deste livro, conseguiu fabricar a pedra: ainda segundo a lenda, esta seria a razão da riqueza de Flamel, que inclusive fez várias obras de caridade, adornando-as com símbolos alquímicos. Ao falecer, a casa de Flamel foi saqueada por caçadores de tesouros ávidos por encontrar a pedra filosofal. Conta também que, na realidade, ambos, Flamel e sua esposa, não morreram, e que em suas tumbas foram encontradas apenas suas roupas no lugar de seus corpos.

Leia Mais ►

ELETRÔNICA

Tecnologias de transmissão de energia sem fios - PARTE 1

Publicado em 27/07/2009 – 14:34

por Carlos Morimoto

Embora o Wi-Fi e o Bluetooth tenham eliminado boa parte dos cabos para as conexões de rede e com periféricos, ainda temos o problema da transmissão de energia. Seu notebook pode ficar conectado à rede wireless da sua casa continuamente, mas você ainda precisa ligá-lo na tomada a cada duas ou três horas para recarregar as baterias.

Existem tecnologias experimentais para a transmissão de energia sem o uso de fios a curtas distâncias, que podem vir a eliminar essa necessidade nos próximos anos. Uma delas, mais convencional, é baseada no uso de indução para carregar as baterias de dispositivos de baixo consumo, como smartphones. Um módulo receptor é instalado dentro do aparelho, permitindo que ele seja carregado simplesmente por ser deixado sobre uma base.

Essa tecnologia existe desde o início do século 20 e é largamente usada em escovas de dente elétricas e alguns outros dispositivos. O princípio de funcionamento é o mesmo dos transformadores usados em fontes de alimentação, que são também compostos por duas bobinas separadas entre si.

Apesar disso, o uso em equipamentos de informática é relativamente recente. Em 2004 uma empresa chamada SplashPower tentou sem muito sucesso vender carregadores para celulares, e em 2009 ela foi adotada no touchstone, o carregador sem fio do Palm Pre.

clip_image002

Apesar do marketing tentar fazer parecer que se trata de alguma tecnologia exótica, internamente ele usa um circuito bastante simples, com um grande imã que segura o aparelho no lugar e uma bobina que cria o campo de indução:

A energia é transferida para o aparelho graças a outra bobina, instalada dentro da

clip_image004

tampa inferior do Palm Pre. O sistema funciona bem (com um índice de perda aceitável), mas as duas bobinas precisam ficar diretamente sobrepostas, com apenas alguns milímetros de separação, o que significa que o carregamento ocorre apenas quando o aparelho está diretamente sobre a base (daí o sistema magnético para segurá-lo no lugar):

clip_image002[5]Um carregador wireless soa como uma boa ideia, mas a funcionalidade é limitada, já que o aparelho precisa ficar sobre a base por algumas horas para ser carregado. Na prática, não é muito diferente de usar um cradle (berço), como no caso dos Palms antigos.

Em 2007, um grupo de pesquisadores do MIT demonstraram uma variação da tecnologia, que é capaz de transferir energia a distâncias bem maiores. Em uma demostração, conseguiram manter uma lâmpada de 60 watts acesa a uma distância de 2 metros, utilizando duas bobinas cuidadosamente construídas.

Continua…

 

Leia Mais ►

O QUE É ISSO?

Computador de mão

PERSONAL DIGITAL ASSISTANT - PDA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

clip_image001PDA Acer N10

Personal digital assistants (PDAs ou handhelds) ou assistente pessoal digital, é um computador de dimensões reduzidas (cerca de A6)*, dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios — Wi-Fi — para acesso a e-mail e internet.

Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de memória e diversos softwares para várias áreas de interesse.

Os modelos mais sofisticados possuem modem (para acesso à internet), câmera digital acoplada (para fotos e filmagens), tela colorida, rede sem fio embutida.

Os PDAs guardam das agendas eletrônicas somente as dimensões, pois sua utilidade e aplicabilidade estão se aproximando cada vez mais rapidamente dos computadores de mesa.

FAMÍLIAS

O Palm TX

clip_image002 Existem duas famílias principais de PDA no mercado hoje: Os PalmOne e os Pocket PC.

 

 

 

EO Personal Communicator (440) da AT&T
clip_image003

Os PalmOne utilizam o sistema operacional Palm OS da PalmSource (ex-Palm Computing), um sistema estável, mas restrito quanto ao número de fabricantes que o adoptaram, actualmente o sistema operativo mais utilizado no mundo é o Windows Mobile, como comprovam todos os estudos de mercado, de tal modo que a própria Palm passou também a adoptar esse sistema nos terminais com função celular como é o exemplo do Palm Treo 700 e 750v e treo 500v.

Os Pocket PC utilizam o sistema Windows Mobile (com base no Windows CE da Microsoft), que é "compatível" com o Windows e foi adotado por uma gama bem variada de fabricantes de PDA. Hoje em dia a última versão do sistema operacional para Pocket PC é a Windows Mobile 6.1. Estes PDAs utilizam programas que possibilitam a troca de dados com programas do Windows dos computadores de mesa. Existem vários grupos de língua portuguesa de referencia, de desenvolvimento e ajuda aos utilizadores desta plataforma como http://www.wince.com.br/ http://www.pocketpt.net/

NÚMEROS

O número de PDAs no mundo vem crescendo de forma exponencial, mas pesquisas mostram que os Smartphones (desenvolvido através da "fusão" entre um PDA e um telefone celular) são maioria absoluta. Veja, como exemplo, a linha Treo, da Palm.

Atualmente os PDAs estão fazendo de tudo. Desde tocar mp3 e tirar fotos, até servir de controle remoto para os seus equipamentos electrónicos.

Sistemas operacionais

Existem também PDAs rodando o sistema operacional Linux. Um dos projectos mais conhecidos é o Pocket Linux, desenvolvido todo com base na distribuição do Debian, a ideia é criar um Linux extremamente fácil de manipular e utilizar, para substituir o sistema operacional proprietário de vários PDAs. A interface é simples e bem familiar aos usuários dos portáteis, e pode ser moldada através de temas que os próprios usuários podem criar, estes temas e configurações são salvos em XML podendo facilmente ser transportados para outros SO`s proprietários. O sistema tem um bom conjunto de aplicativos, como cliente de e-mail, leitor de música digital, jogos e até visualizadores de vídeo. O reconhecimento de escrita também está presente, e pode-se utilizar o teclado na tela do PDA. A indispensável sincronização com o PC também está disponível.

* A6 = Tamanhos de papel das séries A, B e C, da norma ISO 216 (em milímetros)

Leia Mais ►

MÚSICA

Parte 1

TABELA DE TRANSPOSIÇÃO DE TONALIDADE E COMPOSIÇÃO DO ACORDE

Tabla 1

clip_image002

Para quem não está bem familiarizado com mudança de tonalidade, principalmente quem acompanha vozes diversas, quem vive da música nas noites ou quem tem esta profissão apenas por hobby, sabe o quanto é difícil ter que tocar a mesma melodia em tons diferentes, essa tabela se presta a auxiliar na solução do problema.

Para transpor valores de X (determinado acorde) para N (qualquer acorde), basta sinalizar a coluna e substituir a cifra correspondente na mesma linha, como mostrado em caixas coloridas na tabela. Os complementos (m, #, b, 7, etc.) serão os mesmos, somente mudam as letras correspondentes aos acordes.

Por exemplo, considerando que uma determinada melodia é tocada em A e contém na sua sequência os acordes: A, C#m, A7, D, B7, E7, F#m e Bm, transpor estes valores de A para F e de A para D.

1 – A1 (coluna 1) para F9 (coluna 9); 2 – de A1 para D6.

image

Se preferir, você pode agrupar próximos uns dos outros os acordes de mesma raiz, isto é, os acordes de mesma origem como, por exemplo, C, C7, Cm, Cm7, quando existir vários deles, pois, a letra que representa o acorde é o que interessa para a transposição.

Vejamos mais dois exemplos:

1 - transpor de G para C; 2 – transpor de G para E.

image

A tabela mostrada acina foi construída adotando-se como acidente o bemol, mas poderia ser o sustenido ou ter somente a vaga a ser preenchida com a nota ou acorde acidental necessário como mostraremos a seguir.

Tabela 2

image

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 3

image

 

 

 

 

 

 

 

Pode-se também preencher os quadros vazios como mostrado abaixo, só depende do gosto de cada um. O resultado esperado é o que interessa, lembrando que quem se utiliza da tabela deve saber a distinção de bemol e sustenido e em que situação podem ser usados.

image

 

 

 

 

Ou seja, você é quem escolhe o que é mais prático e melhor representa o que você quer. Eu, particularmente, ficaria com a primeira ou a terceira opção, por estar mais próximo da realidade.

Notas: 1 - É interessante observar que a ordem em que se faz a substituição dos acordes ou notas é indiferente, ou seja, pode-se fazer da esquerda para direita, de cima para baixo e vice-versa.

2 – A tabela dada foi construída com seu início em A, mas nada impede que comece em C ou outra letra da série.

antromsil

Leia Mais ►