“[...] O ESPÍRITA BEM INSTRUÍDO NA SUA DOUTRINA – Parte 5

24) Dogmatiza que Deus assim seria injusto e por isso nega o pecado original.

Nós não brincamos e nem fazemos caso das coisas divinas como assevera insistentemente o religioso.

Maior pecado é, a meu ver, inventar pecados inexistentes e induzir as pessoas incautas a crerem neles. Não podemos confirmar uma coisa infundada, sem bases sólidas. O pecado original é mais uma criação da Igreja, pois, dizem os padres que tal pecado originou-se com Adão e Eva, por terem cedido à tentação da Serpente e comido do furto proibido e, por esse motivo, o pecado original ficou como um legado a toda a humanidade. Ou seja, eles pecaram e nós que não temos nada a ver com as suas fraquezas, temos que arcar com uma culpa que não é nossa. Será que isso faz sentido? Vejam o que diz a Wikipédia sobre o assunto:

“Pecado original

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

clip_image002Adão e Eva numa pintura de Lucas Cranach (1513-15).

O pecado original faz parte das doutrinas judaico-cristãs e, entre outros objetivos, pretende dar explicações sobre a origem da imperfeição humana, do sofrimento e da existência do mal. Segundo esta doutrina, e baseando-se no relato bíblico do livro do Gênesis, os primeiros seres humanos e antepassados da humanidade, Adão e Eva, foram advertidos por Deus de que, se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, no mesmo dia morreriam, o que fizeram tendo sido instigados pela serpente, tendo Eva aceitado a instigação primeiro e oferecido a fruta a Adão, que aceitou. No entanto continuaram vivos, mas foram expulsos do Jardim do Éden ou Paraíso. Existem polêmicas quanto ao significado dessa narrativa, bem como em que constituiria tal pecado original, se é que seria realmente algum -algumas denominações cristãs chegam mesmo a negar a sua existência. Na perspectiva cristã, contudo, a morte (imerecida) de Cristo é recorrentemente suposta como necessária para salvar os seres humanos desse "pecado de origem" que seria congênito, de geração em geração. Nenhum trecho bíblico traz esclarecimentos que pusessem fim à essa que é uma das maiores diatribes cristãs. As doutrinas sobre este pecado têm sido historicamente um dos principais motivos de cismas, heresias e divisões entre os cristãos desde os séculos iniciais do cristianismo e várias hipóteses divergentes sobre o significado da narrativa existem também entre estudiosos laicos do texto (antropólogos, psicanalistas e outros).”  (Grifo nosso).

25) Dogmatiza que Deus não pode conceder nem graças nem favores, mas tem que dar a todos exatamente o mesmo.

As insinuações são persistentes e irritantes. Mas, mesmo assim, procurando ficar insensível às picadas que nos afligem, afirmo sem medo de cincada que Deus não concede graças e nem favores imerecidos a quem quer que seja, simplesmente porque alguns seguimentos religiosos pregam e querem que seja assim.

O homem, ser impiedoso, orgulhoso e egoísta extremado, que almeja ser mais do que realmente é, criou um deus à sua imagem e semelhança, atribuindo-lhe todos os seus defeitos. Deseja ardentemente ser ele, isoladamente, o preferido, merecedor de todas as graças e favores divinos. Porque anseia, crer cegamente que Deus cederá às suas aspirações, razão pela qual não se rende às evidências de ensinamentos coerentes, embasados no discernimento do raciocínio. Porque pertence a uma determinada casta, a uma raça, possui bens terrenos e tem servos a seu serviço acha que a Providência deva também estar a protegê-lo de tudo e de todos, por se crer um privilegiado em potencial, tanto na Terra como no Céu.

Ledo engano. Todos nós somos seus filhos, suas criaturas, fomos criados simples e ignorantes, sem prerrogativa nenhuma, com o mesmo direito à vida, tendo que passar pelas mesmas provas, e em conseqüência dos erros, pelas mesmas expiações. Avançamos lenta e progressivamente na escala espiritual, de acordo com a nossa índole. Se somos previdentes, capazes de suportar com firmeza as vicissitudes da vida, avançamos mais rapidamente. Se, ao contrário, somos relapsos e inconformados, rebelados com a Onipotência, sofreremos retardos mais ou menos lentos e penosos, dependendo do nosso gênio, coisa não muito difícil de entender. Devemos amá-Lo e respeitá-Lo e estarmos submissos à Sua vontade. Isso é o que inegavelmente prega o Espiritismo Kardecista.

26) Dogmatiza que Deus não pode perdoar pecados sem que preceda rigorosa expiação e reparação feita pelo próprio pecador, em sempre novas encarnações.

Deus pode fazer o que bem lhe aprouver. Ele criou e continua criando incessantemente vidas em abundância numa constante expansão de sua obra eterna. Criou leis infindáveis e imutáveis e não vai revogar suas leis meramente porque o homem terreno quer, já foi dito.

Aliás, o desenvolvimento da razão anterior (25), já responde esta por antecipação.

27) Dogmatiza que a penitência voluntária e a contemplação nada valem perante Deus.

A esse respeito, vejamos o que respondem os Espíritos Superiores a Allan Cardec, no Livro dos Espíritos:

PENITÊNCIAS

″720. São meritórias aos olhos de Deus as privações voluntárias, com o objetivo de uma expiação igualmente voluntária?

“Fazei o bem aos vossos semelhantes e mais mérito tereis.”

a) — Haverá privações voluntárias que sejam meritórias?

“Há: a privação dos gozos inúteis, porque desprende da matéria o homem e lhe eleva a alma. Meritório é resistir à tentação que arrasta ao excesso ou ao gozo das coisas inúteis; é o homem tirar do que lhe é necessário para dar aos que carecem do bastante. Se a privação não passar de simulacro, será uma irrisão.”

721. É meritória, de qualquer ponto de vista, a vida de mortificações ascéticas que desde a mais remota antiguidade teve praticantes no seio de diversos povos?

“Procurai saber a quem ela aproveita e tereis a resposta. Se somente serve para quem a pratica e o impede de fazer o bem, é egoísmo, seja qual for o pretexto com que entendam de colori-la. Privar-se a si mesmo e trabalhar para os outros, tal a verdadeira mortificação, segundo a caridade cristã.”

722. Será racional a abstenção de certos alimentos, prescrita a diversos povos?

“Permitido é ao homem alimentar-se de tudo o que lhe não prejudique a saúde. Alguns legisladores, porém, com um fim útil, entenderam de interdizer o uso de certos alimentos e, para maior autoridade imprimirem às suas leis, apresentaram-nas como emanadas de Deus.”

VIDA CONTEMPLATIVA

657. Têm, perante Deus, algum mérito os que se consagram à vida contemplativa, uma vez que nenhum mal fazem e só em Deus pensam?

“Não, porquanto, se é certo que não fazem o mal, também o é que não fazem o bem e são inúteis. Demais, não fazer o bem já é um mal. Deus quer que o homem pense nele, mas não quer que só nele pense, pois que lhe impôs deveres a cumprir na Terra. Quem passa todo o tempo na meditação e na contemplação nada faz de meritório aos olhos de Deus, porque vive uma vida toda pessoal e inútil à Humanidade e Deus lhe pedirá contas do bem que não houver feito.” (640)

28) Nega qualquer graça santificante e a vida sobrenatural.

Eu francamente não entendo o que seja uma graça santificante, mas direi que sobre a vida sobrenatural, se assim a percebo, é do que muito se ocupa o Espiritismo, a estudar o mundo espiritual em toda sua plenitude, notadamente as relações entre os entes encarnados e desencarnados. Diferente de outras crenças que não aceitam a preexistência da alma e, conseguintemente, a reencarnação, estudamos todos os matizes espirituais, auxiliados, evidentemente, pelos bons espíritos, nossos mentores.

Não podemos é compartilhar de ensinamentos equivocados, de mistificações, pregações em desacordo com as leis naturais e com os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sem querer agravar, é sabido por todos que os dogmas da Santa Madre Igreja são, senão todos, grandemente, editos conciliares ou papais, sem contar com a interferência, em seus assuntos, de reis, rainhas e outros potentados, quando da sua infância. Nunca houve harmonia geral entre seus patriarcas, daí os cismas, as heresias, os anátemas.

Tudo para a Igreja pode ser santificado: o dia, a semana, o homem, o templo ou o lugar, e talvez seja isso que o autor chama de graça santificante.

Leia Mais ►

NOTÍCIAS DE IRAUÇUBA

clip_image002 A cidade de Irauçuba tem passado maus momentos nesses últimos dias, situação que serve de munição para alimentar as línguas ferinas que cortam mais que navalha.

A principal avenida daquela urbe, a Av. Paulo Bastos, se encontra em péssimo estado de conservação há vários anos sem que a prefeitura tome as devidas providências.

Além da buraqueira abundante, tem o incômodo da poeira que não é nada boa para a saúde, principalmente para as crianças e idosos. Ademais, o comércio também sofre com a ausência de fregueses de fora que não querem mais arriscar seus veículos nas crateras da alameda. As demais artérias também não ficam muito detrás em descaso, e a população lamenta que o prefeito ainda não tenha tido tempo de efetuar os consertos necessários, apesar dos cinco anos de mandato.

No mês de julho, a situação dos irauçubenses se complicou. Apesar do bom inverno que fez transbordar os reservatórios da região, a cidade viu-se à beira de um colapso com a falta d’água que durou nada menos de quinze dias, alternados com vazões irrisórias e escassez propriamente dita, obrigando a população a comprar água potável de outras fontes, com um preço bem salgado. Quem tinha cisterna em casa, ainda bem, mas em contrapartida, ficou desabastecido para os dias de vacas magras do verão, pois, a que não se esvaziou, ficou quase seca. Quem não tinha, teve que comprar ou não sei como se virou.

O certo é que, nesse episódio, o prefeito que deveria ter posto à disposição de seus munícipes caminhões pipas para minimizar os efeitos dessa escassez, estava mais preocupado com o Festival de Cultura de Irauçuba, festa pomposa que contou, segundo fui informado, com a apresentação de cinco bandas famosas e outras atrações, dentre elas, a presença de um Ministro de Estado , o Exmo Sr. Pedro de Brito, Ministro dos  Portos.

Como se não bastasse os entraves expostos, ultimamente a cidade e seus arrabaldes sem sendo atacada por súcias de ladrões de toda espécie que roubam gado, galinha, cabras, carneiros e tudo que podem levar e a população impotente assiste à toda ação de dentro de casa sem poder reagir, pois, não podem ter uma arma de fogo em casa para sua própria defesa e para enfrentar os bandoleiros que estão fortemente armados e ninguém é imprudente o bastante para afrontá-los porque atiram sob o menor movimento.

Uma dessas quadrilhas se utiliza em suas deslocamentos de uma Combi, uma moto e uma bicicleta, deixando margem a se crer que se trata de gente conhecida porque já vão sabendo onde atacar e o que levar.

Leia Mais ►

“[...] O ESPÍRITA BEM INSTRUÍDO NA SUA DOUTRINA – Parte 4

20) Nega as ressurreições e os outros milagres operados por Cristo.

O Espiritismo não nega e nem rejeita as ressurreições e milagres de Jesus; apenas explica de um modo racional, à luz da lógica e da razão, não pelo lado místico, o que é diferente. Se alguém quer continuar acreditando em milagres e ressurreições que o faça ao seu gosto. Não nos importamos com isso. Entretanto, façam como nós, não nos ataquem, espicaçando-nos desnecessariamente, porque não queremos ofender a ninguém. Sigamos os bons exemplos das almas piedosas, respeitando-nos e ajudando-nos mutuamente, como ensinou o Cristo.

21) Grande parte dos espíritas dogmatiza que Cristo tinha apenas um corpo aparente ou fluídico.

Jesus Cristo foi a maior expressão espiritual que já encarnou neste planeta. Encarnou como qualquer um ser mortal para cumprir a sua missão salvadora e, se o verbo se fez carne, não tinha um corpo aparente. Como sempre, tais afirmações são, em sua grande maioria, inventivas e até certo ponto, ofensivas. Se algum espírita por acaso afirmou o que foi alegado, não estava em gozo de seu pleno juízo.

22) Nega e ridiculariza todos os privilégios da excelsa Mãe de Jesus.

Mais uma vez ele pegou pesado.

Os chamados privilégios de Maria, mãe do Salvador, foram outorgados pela Santa Madre Igreja e não estão inseridas nos Evangelhos ou no restante das Escrituras, senão vejamos:

A igreja prega ser Nossa Senhora a Mãe de Deus. Mas como pode a criatura ser mãe do Criador? Que Maria ascendeu ao Céu em corpo e alma. Não há nenhuma confirmação bíblica de tais asseverações. Há, sim um decreto, um documento canônico resultado de um concílio, o de Éfeso. Que Maria é e será Sempre Virgem. Mas como uma senhora casada, que gerou outros filhos depois de Jesus pode ser virgem? Naquele tempo já se fazia cesariana? Tinha, por acaso, experiências Laboratoriais de fertilização in vitro, o bebê de proveta? Já era possível a clonagem ou experimentos nesse sentido? Como explicar tudo isso sem ir contra os próprios escritos evangélicos e contra o nosso bom senso? Confira o texto que se segue:

O CONCÍLIO DE ÉFESO I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O I Concílio de Éfeso foi uma reunião de líderes cristãos que se desenrolou, em cinco sessões, entre 22 de Junho e 31 de Julho de 431 na cidade de Éfeso. Foi convocado por Teodósio II e dividiu os que defendiam que Maria tinha permitido a encarnação de Cristo e aqueles que argumentavam que ela havia sido apenas um veículo para a mesma.

Teve como resultado a vitória dos primeiros, com a condenação da heresia cristológica e mariológica de Nestório e a proclamação de Maria, mãe de Jesus, como mãe de Deus ("Theotokos"). Foi proclamado o "dogma da Maternidade Divina de Maria", uma tentativa de pôr fim às heresias da época, como o arianismo e o sabelianismo, e proporcionar o reconhecimento pelos cristão de que a mãe de Jesus Cristo havia gerado no ventre não apenas o Cristo como homem, mas também o Cristo como Deus.

História

Certo domingo em Constantinopla, Proclo, um sacerdote célebre pelos sermões, foi convidado por Nestório, patriarca daquela capital, para pregar. Proclo falou de Maria como a mãe de Deus, o que desagradou a Nestório. Enfurecido, o patriarca levantou-se do trono episcopal e esmurrou o sacerdote, explicando aos fiéis estarrecidos que Proclo falara de Maria como um pagão falava das deusas. Nestório sustentava que Maria fosse considerada apenas e tão somente como a mãe de Jesus, tendo sido apenas um veículo para a encarnação de Cristo. Proclo, e o mentor Cirilo, bispo de Alexandria, por outro lado, defendiam que Maria tinha tido um papel fundamental para a encarnação por que a tinha permitido, constituindo-se, por esse motivo, numa ponte entre Deus e a humanidade.

Por meses, Nestório e Cirilo mantiveram uma correspondência azeda, acusando-se mutuamente de heresia e levando a que, por todo o território do Império Romano, bispos e monges tomassem partido. Cansado da situação, o Imperador Teodósio II convocou um concílio para solucionar a questão.

Em julho de 431, em Éfeso (atual Turquia), Cirilo, em desvantagem uma vez que o Imperador apoiava Nestório, enviou agentes a Constantinopla e distribuiu presentes e subornos entre os bispos. Com sorte, conseguiu chegar em primeiro lugar a Éfeso, e, sem esperar pela chegada dos bispos partidários de Nestório, mesmo sem a autorização do Imperador, abriu o concílio. Recorrendo a todos os antigos textos, mesmo os não-reconhecidos pela igreja, narrou a história de Maria e acrescentou novidades, apresentando-a como virgem perpétua e garantindo aos presentes que, após a morte, ela fora elevada aos céus ali mesmo, em Éfeso.”

Nestório protestou e boicotou o concílio, mas perdeu a votação. Maria foi louvada como "mãe de Deus e coroa da virgindade", Nestório foi excomungado e Proclo tomou o lugar como patriarca de Constantinopla.

23) Dogmatiza que Jesus não é nosso redentor, mas apenas veio para ensinar algumas verdades e isso mesmo ainda de um modo obscuro e incerto e que cada um precisa remir-se a si mesmo.

A lei brasileira diz que “cabe a quem acusa o ônus da prova”. Entretanto, aqui nos sentimos forçados contrariar a lei assumindo o papel inverso.

O que o autor insinua é completamente diferente do que ensina a Doutrina Espírita. Nós não negamos a missão redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo, todavia não interpretamos o que está escrito nos livros evangélicos e em nenhuma parte da Bíblia ao pé da letra e os motivos estão mais do que explicados, pois, para um bom entendedor, meia palavra basta.

Quanto a afirmar que Jesus disse apenas algumas verdades, não é bem assim como o irmão entendeu. Se Cristo não nos disse toda a verdade, - o que pode ser comprovado por ter sido ele mesmo quem disse, - é porque o povo ao qual ensinava não estava preparado para entender a mensagem, como até hoje ainda não estamos e as razões já foram explanadas nas respostas anteriores. E ao falar sobre obscurantismo e incerteza, mais uma vez o autor não se expressou como devia e para aclarar o que afianço, peço aos leitores que confirmem nos Evangelhos, pois Jesus muitas vezes falava por parábolas. Agora, que cada um tem que fazer a sua parte, ah!, isso sim, porque nada cai do céu simplesmente porque pedimos. “Ajuda-te e o Céu te ajudará!”.

Não é justo que se pratique o mal durante uma vida inteirinha e, simplesmente porque arrependeu-se, deva ficar impune, sem pagar seus pecados enquanto que um outro, por exemplo, leva uma vida fiel aos mandamentos, mas, num deslize qualquer comete um erro e bota tudo a perder, inclusive a salvação, indo queimar no fogo do Inferno. Deus perdoa, mas o espírito culpado tem que cumprir a sua expiação e pagar tudo, ceitil por ceitil como está escrito. O arrependimento é um primeiro passo para a redenção.

(continua…)

Leia Mais ►

OS PEQUENOS NOTÁVEIS - MÚSICOS

Esta é uma homenagem sincera que presto a todos os pequenos que se tornaram grandes devido ao seu trabalho profícuo, que fizeram ou ainda fazem a história de Sobral.

clip_image002TIO DO REI

Quem daqui da nossa região não conhece Francisco Lira Pessoa, o popular Tio do Rei, nascido em Sobral Ce. (Bairro do Tamarindo) no dia 29 de março de 1939.

Músico autodidata e polivalente, toca de tudo um pouco: teclado, sanfona, violão, contra-baixo (eletrônico), cavaquinho, pandeiro e diversos tipos de instrumento de percussão.

Começou ainda menino e com dez anos de idade já ensaiava os primeiros acordes vindo a desenvolver uma técnica impressionante com uma harmonia que agrada aos mais refinados gostos musicais. Em sua carreira já tocou Artêmio, Zé Colondon, Zequinha Freitas, Zé Café, Gerardo Ferreira, Raimundo Pedro, João Pedro na Banda de músicos de Sobral, Agitadores do Som, com Noca do Acordeon e muitos outros.

Já esteve em Santarém, Iataituba, Posto Trombeta, no Pará e em Arapiraca, no Sergipe, onde animou, com seus acordes maviosos, diversos eventos festivos.

O Tio do Rei tem uma atuação elogiada por todos que lhe conhecem, pelo desembaraço com que executa os instrumentos que toca, pela versatilidade seu repertório e pela elegância com que se apresenta.

Telefone para contato: (88) 9904-2853

Leia Mais ►

“[...] O ESPÍRITA BEM INSTRUÍDO NA SUA DOUTRINA – Parte 3

9) Afirma que Deus é a alma do mundo e que os homens são partículas de Deus, professando assim um perfeito panteísmo.

Esta afirmação é absurda e improcedente. É mais um falso testemunho contra o Espiritismo.

10) Muitos espíritas dogmatizam que Deus devia necessariamente desde toda eternidade criar e devia fazer todos os homens iguaizinhos.

Pelo enunciado, percebe-se uma espécie de sutileza do autor, dando a entender que estava menosprezando. Se ele entendesse profundamente da Doutrina, se a tivesse estudado com desvelo, não afirmaria tantas aleivosias.
Não pretendo com os meus argumentos exprobrar o autor dessas razões, até porque ele não se encontra mais entre nós e não podemos e nem desejamos ofender, mas defender a Doutrina Espírita de alegações espúrias, que retratam uma realidade inexistente.
Para esclarecer o que está implícito naquilo que foi expresso pelo frade, os Espíritos Superiores nos revelaram que Deus cria incessantemente por toda a eternidade.
Que os homens são criados todos eles, simples e ignorantes, cabendo a cada um, evoluir na escala espiritual e em diversas reencarnações tantas quanto necessárias, por seus próprios meios, de acordo com o seu livre arbítrio.

11) Dogmatiza que o mundo, ou sempre existiu e apenas se aperfeiçoou, ou é uma emanação de Deus.

Afirmação improcedente. Sem concatenação, sem nexo.
O mundo em que vivemos foi criado, está evoluindo, mas um dia acabará como tudo que existe no universo. Não se trata de uma emanação, mas uma criação. Outra coisa, não confundir o mundo Terra com o mundo “Universo”. O universo que é o conjunto de tudo quanto existe (incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço, tomado como um todo; o cosmo, o macrocosmo) - (Aurélio). Este sim, pode-se afirmar que existe desde todo sempre.

12) Dogmatiza que a nossa alma é o resultado de lenta e longa evolução, tendo passado pelo reino mineral, vegetal e animal.

Puxa, até que enfim! Pela primeira vez, com exceção da palavra dogmatiza, o reverendo disse uma verdade sobre o Espiritismo.

13) Dogmatiza que o primeiro homem era um macaco evoluído.

Eu acho que o frade confundiu o Espiritismo com a Teoria da Evolução de Darwin, que não tem nada a ver. Estudo o Espiritismo há sete anos e nunca ouvi de nenhum espírita e nunca li coisa tão esdrúxula.
Que as espécies evoluem a ciência já comprovou, mas, se os católicos não crêem nem nesta que consegue provar o que afirma através de experiências, de longas pesquisas, fica difícil para um simples espírita argumentar.


14) Dogmatiza que é um composto entre perispírito e alma e que o corpo é apenas um invólucro temporário, um “alambique para purificar o espírito”.

Afirmação mal elaborada e mal explanada, até porque o católico nem sabe o que é perispírito e nem vou perder tempo tentando explicar. Além do mais, para quem não quer crer aceitando os argumentos lógicos da razão é semelhante aos cegos que não querem enxergar.
Mas, realmente, o nosso espírito que é composto de perispírito e outros elementos sutis, coisa difícil de explicar para quem não é iniciado na doutrina e que reencarna para se depurar em um corpo de carne. A depuração nada mais é do que uma expiação feita ao longo de uma extensa série de existências onde o espírito adquire mais, digamos, experiência, conhecimentos intelectuais e morais. A comparação feita com o alambique, embora um tanto quanto grosseira, dá uma idéia da purificação do espírito. À medida que o espírito se depura, desliga-se mais facilmente dos liames que o prendem à matéria e em se desprendendo, fica mais espiritualizado e, em conseqüência, mais humanizado.

15) Dogmatiza que a alma “é a matéria quintessenciada”.

Não dogmatizamos nada, enfatizo mais uma vez. Mas, é a mais pura expressão da verdade.

16) Fez desta evocação uma nova religião.

A evocação dos espíritos existe desde a mais remota antiguidade e a Bíblia está cheia de relatos. O espiritismo não é constituído somente de evocações. Ele traz em seu bojo a sublime interpretação dos ensinamentos cristãos dada por espíritos de escol, de grande elevação moral. As evocações são, quando necessárias, para instrução e para ajudar as almas encarnadas ou desencarnadas, pois, não evocamos espíritos somente para satisfazer a curiosidade de ninguém e nem para nos distrair. A doutrina é séria e não brinca com o que vem de Deus.

17) Dogmatiza que não há anjos, mas apenas espíritos mais evoluídos e que eram homens.

Somente quem não conhece é capaz de afirmar tantas coisas imprecisas e insistentes.
Os anjos nada mais são que espíritos da mais alta escala. São, por assim dizer, espíritos depurados, quintessenciados. Todos hão de chegar lá, embora seja difícil de se aceitar ou compreender, posto que é mais fácil crer em milagres, em artigos de fé, do que nesse tipo de ensinamento, a não ser quando se estuda da Doutrina com solicitude.

18) Dogmatiza que não há demônios, mas apenas espíritos imperfeitos, mas que alguma vez alcançarão a perfeição.

A impressão que eu tenho é que alguém ou algum grupo de pessoas, uma entidade ou organismo qualquer, nos primórdios da civilização, inventou o demônio para inculpá-lo de seus vícios, de suas falhas, pois este ente ojerizado por todos, segundo se crê, é a causa de todos os males da humanidade. Tudo quanto não presta é de responsabilidade do Demônio e eu francamente, às vezes tenho piedade do desventurado.
Não algumas vezes, mas, estes seres imperfeitos sempre hão de alcançar a perfeição, uns antes, outros depois, dependendo que do que fizerem do seu livre arbítrio. Esses ensinamentos não nos são impostos, são revelados. A nossa fé é raciocinada, não forçada.

19) Nega esta verdade fundamental da fé cristã e dogmatiza que Cristo era apenas um grande médium e nada mais.

Nunca tinha visto tanta acusação infundada em toda minha vida! O que é uma verdade fundamental de fé? Algo que a Igreja determina que se deve cumprir? Vejam o que se segue:

“O Espiritismo e a Igreja Católica

A DOUTRINA SOBRE A REDENÇÃO

"É pelo sangue de Jesus Cristo que temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo a riqueza de Sua graça que Ele derramou profusamente sobre nós", explica São Paulo aos Efésios (1,7). Nossa Redenção pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus é outra verdade fundamental da Fé Cristã.* Nisto consiste propriamente a "boa nova" ou os "Santos Evangelhos". Mas nem esta verdade tão central entra no credo espírita de Allan Kardec. Segundo ele, cada um deve ser seu próprio redentor através do sistema de reencarnações.”
*Grifo nosso.
In: Comunidade da Bíblia Católica.
(http://bibliacatolica.ning.com/forum/topic/show?id=2214933%3ATopic%3A97935&page=1&commentId=2214933%3AComment%3A97937&x=1#2214933Comment97937).

É interessante observar que somente alguns tópicos, alguns trechos evangélicos são evidenciados, destacados. Estes são os artigos de fé católicos. O restante do que disse Jesus não é mostrado e nem enfatizado. A isso chamam de verdades fundamentais. Ora, quem lê ou leu desapegadamente, sem fanatismo, todos os livros do Novo e do Velho Testamento, jamais aceitará essas imposições da fé e olhe que não estou pedindo para que ninguém seja espírita. Aconselho simplesmente que se instruam através de estudos e pesquisas em qualquer assunto, religioso, filosófico ou científico. Hoje sou espírita porque descobri no Espiritismo as respostas que eu procurava na própria Bíblia e não pude encontrar; busquei também em outras religiões e não achei. Só descobri misticismos.
São ensinadas certas pseudo-verdades às pessoas que aceitam tudo sem contestar, desinformadas, que não tem interesse de se instruir e que aceitam tudo cegamente. Se o cristão de qualquer seita se instrir apegando-se à forma e não à letra, aprenderá por si só que as coisas não são do jeito que pensávamos que fosse. Quando ele, ao ler o Livro Sagrado descobrir que certas verdades incontestes proclamadas pelos pregadores não estão inseridas na Bíblia de sua crença, tamanha será sua decepção, como aconteceu comigo.
(Continua...)
Leia Mais ►

“[...] O ESPÍRITA BEM INSTRUÍDO NA SUA DOUTRINA – Parte 2

180px-Bible_malmesbury_arp 4) Declara que os apóstolos e seus sucessores, o Papa e os Bispos, não entenderam os ensinamentos de Cristo e que tudo o que eles nos transmitiram, está errado e falsificado.

O Espiritismo não declara as alegações acima do jeito que estão. Porém, nem tudo que os Papas e os Bispos ensinaram ou ensinam estão conforme as próprias escrituras que adotam e posso provar. As elucidações subseqüentes (e a contestação da razão de nª 8 é uma delas), solucionarão o problema.

5) Proclama que os Papas só espalharam o erro e a incredulidade.

Nunca vi uma declaração mais estapafúrdia! Eis aí um pecado que Igreja condena, mas que um de seus prepostos não observou. O Espiritismo não vive de acusar ninguém disso ou daquilo. Se algumas vezes em seus ensinamentos se fala de padre, pastor ou qualquer outro religioso é para citar exemplos e não para acoimar. Quem prega a humildade e a caridade, o amor e a justiça, não pode se ocupar desse tipo de expediente.

6) Declara que até a vinda de Allan Kardec a obra de Cristo estava perdida e inutilizada.

Afirmação incompleta. A obra de Cristo estava mal interpretada, erroneamente ensinada e em certos aspectos, desvirtuada.

7) Proclama que o espiritismo é a terceira revelação, destinada a retificar e mesmo a substituir o Evangelho de Cristo.

Mais uma afirmação incompleta. Ratificar, sim, substituir jamais. Aqui o reverendo confundiu alhos com bugalhos, asseverando coisas imprecisas, mais uma informação distorcida.

Para quem não sabe e se interessa pela instrução correta, digo que, a Primeira Revelação foi feita por Moisés aos israelitas; a Segunda, por Jesus Cristo que prometeu um Consolador que mais tarde viria a ser o Espiritismo, a Terceira Revelação, doutrina divulgada por Espíritos de alta elevação moral.

8) Nega este augusto e fundamental mistério da Santíssima Trindade.

O augusto fundamento da Santíssima Trindade, que não é nenhum mistério, é fruto de um consenso entre as igrejas primitivas com o apoio do Papa que o sancionou como dogma da Igreja, no Concílio de Constantinopla I, levado a efeito de maio a junho de 381, sob o Papa Dâmaso I (366 - 384), cujas decisões principais foram:

“A confissão da divindade do Espírito Santo, e a condenação do Macedonismo de Macedônio, patriarca de Constantinopla. ‘ Cremos no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, que é adorado e glorificado com o Pai e o Filho e que falou pelos profetas´. ´Com o Pai e o Filho ele recebe a mesma adoração e a mesma glória´(DS 150). A condenação de todos os defensores do arianismo (de Ário) sob quaisquer das suas modalidades. A sede de Constantinopla ou Bizâncio (´segunda Roma´), recebeu uma preeminência sobre as sedes de Jerusalém, Alexandria e Antioquia.” (CIC)

Antes, outro concílio, o de Nicéia I, determinou a deificação de Jesus Cristo.

Concílio de NICEIA I - Data: 20/05 a 25/07 de 325 Papa: Silvestre I (314´335) Decisões principais: ´ A confissão de fé contra Ario: igualdade de natureza do Filho com o Pai. Jesus é ´Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai´.´ Fixação da data da Páscoa a ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera (hemisfério norte).´ Estabelecimento da ordem de dignidade dos Patriarcados: Roma, Alexandria, Antioquia, Jerusalém.” (CIC)

“OS 21 CONCÍLIOS ECUMÊNICOS

[...] Disse certa vez o Papa Paulo VI que ´quem não ama a Igreja, não ama Jesus Cristo´; uma vez que a Igreja é o Seu próprio Corpo místico. Falando a respeito dos Concílios da Igreja, disse o Papa João Paulo II, em 7/7/96: ´Como se sabe, um papel particularmente significativo foi desempenhado pelos primeiros quatro Concílios, celebrados entre os anos 325 e 451 em Nicéia, Constantinopla, Éfeso e Calcedônia. Para além dos acontecimentos históricos, em que cada um deles se coloca e apesar de algumas dificuldades terminológicas, eles foram momentos de graça, através dos quais o Espírito de Deus concedeu luz abundante sobre os mistérios fundamentais da fé cristã. E como se poderia minimizar a sua importância? Neles estava em questão o fundamento, diria o centro mesmo do Cristianismo. Em Nicéia e Constantinopla, determinou´se com clareza a fé da Igreja no mistério da Trindade, com a afirmação da divindade do Verbo e do Espírito Santo. Em Éfeso e Calcedônia discutiu´se a respeito da identidade divino´humana de Cristo. Diante de quem era tentado a exaltar uma dimensão em desvantagem da outra ou de as dividir em prejuízo da unidade pessoal, foi claramente afirmado que a natureza divina e a natureza humana de Cristo permanecem íntegras e inconfundíveis, indivisas e inseparáveis, na unidade da pessoa divina do Verbo. Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem... Não faltaram certamente, tensões na celebração daquelas assembléias conciliares. Mas o sentido vivo da fé, corroborado pela graça divina, no final prevaleceu também nos momentos mais críticos. Emergiu, então, com toda a evidência a fecundidade daquela autêntica ´sinergia´ eclesial, que o ministério do Sucessor de Pedro é chamado a assegurar, não certamente a mortificar...” (cic)

Editora Cléofas - http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=IGREJA&id=igr0502 - site católico.

Em nenhum livro da Bíblia, do Antigo ou do Novo Testamento, encontramos referencia a uma Santíssima Trindade. Nunca Cristo afirmou ser ele o Próprio Deus e geralmente se dirigia a Ele como “O Pai”.

Achei bastante interessante, num site adventista, o prefácio de um livro intitulado:

“Eu e o Pai Somos Um”. E o Espírito Santo? Não Faz Parte da Trindade?, - Nicotra Ricardo, -(nicotra@uol.com.br) - Ministério Bíblico Cristão - 1ª Edição - Maio/2004.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” - João 17:3.

Ao longo de séculos muitas teorias sobre a divindade têm surgido. Muitos debates têm sido travados e todos afirmam ter base bíblica para defender suas idéias. Uns entendem que a divindade é composta por três Deuses (o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo) que são autônomos mas que agem em cooperação. Outros afirmam que há apenas um Deus que se manifesta de três formas diferentes, mas é o mesmo ser, uma única pessoa. Há ainda quem defenda que há um só Deus composto por três pessoas divinas, co-iguais, co-eternas, co-substanciais, a Santíssima Trindade. Esta última forma de crença, a mais comum, é adotada pela Igreja Católica e pela maioria das igrejas protestantes. Para eles, Deus não é um ser pessoal, ou seja, Deus não é uma pessoa, mas três pessoas. Não são três deuses, nem uma só pessoa, mas um Deus Composto, um Deus-Tríplice, ou Deus-Triúno. Complicado? Sim... Na interpretação dos trinitarianos (assim chamamos quem crê na teoria da Santíssima Trindade) este ensino é um mistério! Por que um mistério?

Como tais ensinos carecem de uma base mais sólida e contêm contradições internas de difícil conciliação, seus defensores também ensinam que há um grande mistério por trás destes fatos e que ao ser humano não é dado compreender os mistérios de Deus. “A Santíssima Trindade é um Mistério para ser aceito, não para ser compreendido”, foi a voz de muitos sacerdotes ao longo da Idade Média e que continua ressoando no século 21.”

O trecho que se segue, foi extraído de um site católico, o Salvatorianos (http://www.salvatorianos.org.br/textos_quepaiedeus.htm)

“DEUS NO NOVO TESTAMENTO

Jesus chama Deus de "Abbá" (Papaizinho), demonstrando sua intimidade com Ele: "O Pai e eu somos um", "o Pai é maior que eu" (Jo 14, 28). No "Pai Nosso" Jesus expressa a relação de dependência da criatura com o criador, a qual se estabelece entre o filho e o Pai, para incluir o povo nesta nova aliança com Deus.”

Ora, se Jesus disse que o Pai era maior do que Ele, é porque Jesus não é igual a Ele; com outras palavras, não é Deus. Ainda querem mais?

Leia Mais ►

AS 40 RAZÕES CATÓLICAS E ESPÍRITAS Parte 1

200px-Genesis_in_a_Tamil_bible_from_1723 Nota: o artigo que se segue por ser muito extenso, publicarei por etapas para que não tome muito tempo do leitor. São 40 tópicos com supostas razões mal interpretadas e até falseadas às quais darei as devidas explicações.

Na edição 326, de 18/07/09 do Jornal Correio da Semana, na coluna Em dia com a Igreja, assinada pelo Rev. Pe. Valdery, foi publicado um artigo mostrando um quadro comparativo, as 40 razões pelas quais católico não pode ser espírita.

Nas elucidações que darei agora a respeito do que escreveu o autor das ditas razões, me absterei de dissertar sobre as razões católicas, por respeito à doutrina, ao clero e aos seus fiéis e também por não querer ferir suscetibilidades.

Entretanto, como espírita, cabe-me o dever de esclarecer algumas afirmações aleivosas sobre o Espiritismo, que pode ter sido estudado pelo autor das ditas 40 razões, mas que foi erroneamente interpretado e até conspurcado.

Pelo o que eu pude analisar, o irmão Boaventura pode ter sido um dos maiores críticos, mas não um profundo conhecedor da Doutrina Espírita, conforme mostrarei a seguir, com todo o respeito, que me desculpe o Padre Valdery, que me desculpe o também o autor, de saudosa memória, posto que falecido.

Abaixo, as razões escritas pelo Freire Boaventura Kloppenburg, conforme publicado no jornal:

“[...] O ESPÍRITA BEM INSTRUÍDO NA SUA DOUTRINA

1) Proclama que absolutamente não há mistérios e tudo o que a mente humana não pode compreender, é falso e deve ser rejeitado.

Eu diria que não é bem assim. Diria que o espírita bem instruído procura não dizer bobagens, não opinar sobre o que desconhece ou conhece superficialmente.

O que o Espiritismo afirma é que, o que entendemos hoje por mistério, são leis desconhecidas dos homens da atualidade e que um dia nos poderão ser reveladas pelas descobertas da ciência; não são conhecimentos ocultos, mas, conhecimentos que não somos capazes de assimilar devido ao nosso pouco adiantamento espiritual.

Precisamos evoluir em dois sentidos: o intelectual e o moral. Intelectualmente estamos indo relativamente bem, entretanto o lado moral que é o que melhor nos convém, encontra-se muito defasado, razão pela qual vivemos num ambiente conturbado, cheio de atribulações por culpa da nossa própria imprevidência, da nossa própria incúria.

Cabe, portanto, aos homens de ciência a tarefa de revelar, através de pesquisas e experiências, pelos métodos que melhor lhes convierem, todos os mistérios contidos em nosso mundo, porque é somente assim que a humanidade pode prosperar, através do esforço mental e do trabalho físico, porque nada se adquire gratuitamente.

Muitos são os exemplos que poderia dar a respeito do que afianço, mas citarei apenas o que tem como base a lenda sobre Diogo Álvares Correia, o Caramuru, que recebeu tal apelido ao afugentar os índios que queriam lhe devorar, matando um pássaro com um tiro de mosquetão.

Para os indígenas aquele foi um fato extraordinário, para eles, milagroso, por desconhecerem os princípios que motivaram aquela proeza. De que poderes seria dotado aquele homem?, diriam, razão pela qual, além de ser poupado da morte, foi reverenciado, chegando inclusive a casar-se com a filha do morubixaba.

2) Rejeita a possibilidade do milagre e dogmatiza que também Deus deve obedecer às leis da natureza.

Já foi dito e exemplificado, mas repetirei. Existem coisas desconhecidas, leis que o homem atual não é capaz de entender por não estar amadurecido espiritualmente. Vejamos o exemplo que se segue:

Uma tribo indígena brasileira, cujos membros nunca tiveram contato com o homem branco, foi mostrada, repetidas vezes, nos noticiários da televisão, correndo mata adentro e atirando flechas na aeronave que os assediava, para filmá-las mais de perto. Para aqueles aborígenes que possivelmente nunca tenham visto semelhante artefato, era uma besta apocalíptica à sua cata com o fim de exterminá-los. Por ignorância e por medo,- pois, o homem tem medo do ignoto,- tentaram fugir a qualquer custo.

Até onde eu estudei o Espiritismo, não encontrei a asseveração de que Deus deve se submeter às leis da natureza; sustentar tal afirmativa é acusar sem provas e digo mais, é uma leviandade. O que sabemos é que Deus criou leis imutáveis e eternas. Que Deus não derroga as suas leis. As Leis de Deus não são como as dos homens que mudam ao sabor das ondas do tempo e das suas necessidades e conveniências. Portanto, a declaração é falsa.

Outra coisa, não existe dogmas no Espiritismo Kardecista. Dogma é ponto fundamental e indiscutível duma doutrina religiosa, e, p. ext., de qualquer doutrina ou sistema. (Dic. Aurélio). O espiritismo não impõe nada a ninguém e deixa que o homem decida por si só o que é melhor para ele, que se utilize do seu livre arbítrio.

3) Declara que a Bíblia está cheia de erros e contradições e que nunca foi inspirada por Deus.

Que a Bíblia Sagrada não é tão sagrada como se afirma está mais do que claro e só não sabe disso quem não a leu ou lê.

Que ela contém erros a razão nos manda aceitar, até porque ela foi escrita por homens que, embora inspirados, não eram perfeitos. Que tem contradições, asseguro que sim e não são poucas. Os estudiosos calcularam que a Bíblia contém mais de duas mil contradições explícitas ou implícitas. Mostrarei apenas algumas delas, como se segue:

Antigo Testamento:

“Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).

Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23).

Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).

Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9).

Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).

Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu a pestilência (Êxodo 9:3-6).

Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25).”

Novo Testamento:

“Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16).

Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).

O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12).

O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27)

Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13).

Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27).

São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20).

Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9).

Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias, que foi pai de Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12).

Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11).

Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16).

Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27).

Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19).”

(In: http://www.deldebbio.com.br/index.php/2008/10/30/algumas-contradicoes-biblicas/)

A Bíblia que conhecemos foi escrita em épocas diferentes e originalmente não era agrupada em um só volume como hoje a admitimos, conforme o seguinte:

Alguns irmãos menos esclarecidos acham que se deve aceitar cegamente tudo que está escrito na Bíblia por acreditarem na sua infalibilidade. Porém, antes de esclarecermos alguns pontos mais polêmicos, façamos algumas apreciações embasadas na ótica da razão e do discernimento para não incorrermos em claudicação.

Em primeiro lugar, analisemos alguns pormenores de extrema importância para a elucidação de alguns fatos não muito bem explicados ao longo da história e que perduram até hoje na obscuridade. É o caso, por exemplo, das diversas traduções e das diferentes versões bíblicas que conhecemos.

Os fragmentos de texto que se seguem foram extraídos Bíblia Sagrada na versão portuguesa da Vulgata Latina traduzida pelo Pe. Antônio Pereira de Figueiredo.

A Versão dos Setenta e a Vulgata Latina

“Até o final do século IV, conhecia-se da Bíblia, a chamada Versão dos Setenta, também chamada de septuaginta assim denominada por ter sido confiada por Ptolomeu II, Filadelfo (309 a 246 a. C.) rei do Egito, a setenta e dois rabinos, seis de cada tribo, que a realizaram entre os anos de 285 a 247 a. C., na ilha de Faros, perto de Alexandria.” A Versão dos Setenta foi, portanto efetivada no antigo Testamento.

“Da Versão dos Setenta originou-se a Vulgata Latina, realizada em sua quase totalidade por São Jerônimo, doutor da Igreja (c. de 350-420), diretamente do hebraico, do aramaico e do grego, por incumbência de Damásio I, papa de 366 a 384. Em 386, São Jerônimo terminou a tradução do Novo Testamento, e, entre 391 e 405. a do Antigo Testamento. Em 1592, o papa Clemente VIII mandou fazer uma revisão da Vulgata Latina, e esse texto revisado é hoje de uso oficial na Igreja Latina.”

“Quase todos os livros da Bíblia foram escritos em hebraico. O aramaico é o idioma original de fragmentos do Antigo Testamento (Dan. 2, 4b-7, 28; Esd 4, 8, 6, 18; 7, 12-26; Jer. 10, 11), e, no Novo Testamento, de todo o Evangelho de Mateus. O grego foi usado para o livro da Sabedoria, Macabeus II e todo o Novo Testamento (com exceção do livro de Mateus).” (CIC)

Ora, como podemos perceber os livros bíblicos não estão compilados tal como foram escritos há séculos atrás. Foram três os idiomas originais, conforme o texto acima descrito. Fragmentos daqui, um pedacinho dali, e assim temos hoje uma amalgama de textos não integralmente escritos um após outro como supuséssemos que fosse. A isso, agreguem-se as constantes traduções, primeiro para o grego e latim e depois para mais de mil línguas e dialetos falados em todas as partes do mundo; e as revisões que também são inumeráveis.

Afora isto, levem-se em consideração as constantes mudanças vernáculas, os regionalismos, etc., pois para exemplificar, verifiquemos o que acontece com a nossa língua num período de 10 anos e notaremos que o linguajar muda constantemente além de aumentar o número de palavras com as novas tecnologias e descobertas. Assim foi e assim continua sendo.

Outro texto extraído da internet no site http://www.geocities.com/jeffersonhpbr/entrada.html ,diz o seguinte:

1. Barreiras de Linguagem

A Bíblia foi escrita em três línguas: O Antigo Testamento em Hebraico e algumas poucas partes em Aramaico, e o Novo Testamento em Grego. Nossas traduções em Português, embora muito bem feitas por conselhos editoriais compostos por grandes eruditos nessas línguas, muitas vezes não conseguem achar palavras do nosso idioma que correspondam perfeitamente às do idioma original. Também, é difícil fazer a transposição do tempo, da voz e do modo dos verbos, da sua origem para a atualidade”.

Isto significa dizer que não há uma tradução literal, por maior esforço que se faça neste sentido, justamente por causa desses entraves. Vinculem-se a isto as barreiras geográficas, porque muitos dos acidentes geográficos como rios, lagos, riachos, vilas, cidades, etc., hoje não mais existem.

E os costumes da época, a cultura, será que ainda são os mesmos, posto que mudam também com o tempo? E, durante todo esse longo intervalo será que ninguém meteu o bedelho onde não devia e lá escamoteou ou maquiou alguma coisa? Quem nos garante que não houve alguma alteração intencional? Por que vários livros, considerados apócrifos, ainda hoje são publicados e conhecidos pelo povo? Por que bíblias diferentes para diferentes segmentos do cristianismo?

Pelo exposto, não podemos crer cegamente em tudo que nos induzem a crer, pois, cada orador interpreta e prega de conformidade com os dogmas de sua congregação e continua em pleno vigor a máxima que diz que ninguém é o dono da verdade. A crença é individual, é apanágio de cada indivíduo; não podemos impor a alguém a nossa fé, posto que todos têm o seu livre arbítrio. (continua…)

Leia Mais ►

BURACOS NAS RODOVIAS 2

rnburacos_0764 Em alguns trechos da BR 222 já podem ser observados algumas turmas de trabalhadores tapando determinados buracos com asfalto ou mesmo com a chamada piçarra, mas, por outro lado, existem algumas coisas que não compreendemos como, por exemplo, encontrarmos nos trechos onde necessitam de remendos, o pessoal de manutenção efetuando a pintura do meio fio. Coisa completamente sem sentido nessa fase dos trabalhos. O roço, ou desmatamento das margens, sim, é de grande valia, mas a pintura agora, não. Seria bem melhor tapar os buracos mesmo com material do solo da faixa de domínio. Pelo menos ajudaria a melhorar o tráfego. 

Nas rodovias estaduais a situação não é muito diferente e se os motivos não são os mesmos, são muito parecidos.

A fiscalização existente é a da CPRV (PM) que somente reprime as infrações de transito a exemplo do que acontece nas rodovias federais. Hoje pode até se pensar, sem muito medo de cometer erro, que existe uma indústria de multas, para nosso desgosto, pois, o condutor não pode cometer nenhuma falha que será fatalmente punido. Dificilmente, quase nunca mesmo, se ouve falar em prisões de bandidos quadrilheiros que infestam as nossas estradas, traficantes, ladrões de gado, etc., aqui em nossa região.

Já as estradas municipais dispensam comentários porque essas são que não funcionam mesmo; são só um quebra-galho.

Pode ser que agora com a escolha de Fortaleza para sediar uma etapa da Copa do Mundo de 2014, os governos federal e estadual façam algo de positivo em relação as nossas rodovias. As promessas existem e dinheiro não vai faltar. Pelo menos aqui no Ceará, o governador prometeu solucionar o problema da buraqueira para muito breve e nós que somos usuários torcemos para que dê tudo certo.

Leia Mais ►

OS BURACOS DAS RODOVIAS

877010_not_fot O descaso com as nossas rodovias federais tem causado incontáveis problemas desde o desgaste prematuro dos veículos aos acidentes de grande gravidades, especialmente agora que a PRF não mais dispõe de ambulâncias para o atendimento às vítimas de acidente, o que é lamentável.

Em matéria de vias para transporte estamos bastante defasados, em fase de retrocesso mesmo, visto que não existe uma preocupação dos órgãos responsáveis e nem das autoridades constituídas em conservar as estradas com dignidade, com respeito ao usuário, já que não se faz melhorias significativas.

Além disso, existem os aproveitadores, pessoas que habitam às margens da estrada que, com a desculpa de não ter trabalho e que precisam ganhar o pão, inventam de tapar os buracos existentes na pista de rolamento e simplesmente complicam mais a situação, porque tiram material do acostamento ou do aterro onde o há, jogando dentro do buraco. Como não tem conhecimentos técnicos e nem interesse de fazer a coisa direitinho, eles somente acumulam o material que em alguns casos vira uma lombada, não menos perigosa que o buraco propriamente dito.

Ademais, não só os adultos se utilizam desse artifício como também permitem ou incentivam que as crianças e adolescentes se aventurem nessa prática perigosa, correndo o risco de serem atingidos por uma pedra arremessada pelos pneus dos veículos ou mesmo ser atropelado por um deles.

Nem a PRF, o DENIT e nem o IBAMA, intentam uma ação no sentido de reprimir os crimes ambientais praticados nas estradas e assim são comuns a venda de avoantes, tatus, periquitos, etc., vivos ou mortos, notadamente por crianças que, possivelmente são usadas para este fim por saberem os seus responsáveis que crianças não podem responder criminalmente e nem serem presas e assim dão prosseguimento à suas atividades danosas.

Não podem essas pessoas que avizinham as estradas alegarem escassez de víveres, pobreza, etc., até porque o Governo Federal mantém os programas Bolsa Escola, Bolsa Família e Fome Zero, sem contar que tivemos um bom inverno. O que falta é criatividade e interesse em procurar o que fazer porque mesmo no mato o homem encontra elementos de implementação do trabalho, como o artesanato da palha e dos talos da carnaúba, por exemplo.

Leia Mais ►

ESCASSEZ DE ÁGUA

 
150306_02Existe uma preocupação muito grande entre os organismos defensores do meio ambiente, da ciência e do povo em geral com a escassez de água doce no planeta, afirmando inclusive, que esta poderá faltar e ser a causa de conflitos entre as nações ou de uma provável terceira guerra mundial.

Ora, dúvidas não podem haver de que devemos ter um cuidado todo especial não somente com a água, mas com o meio ambiente de um modo geral, ou seja, com o ar que respiramos, com os desmatamentos criminosos, as queimadas devastadoras, com a extinção das espécies e tudo mais que diz respeito à natureza, a qual está bastante avariada pelas agressões sofridas ao longo de miríades de anos.

Devemos sim nos precaver das calamidades provocadas pelas enchentes, fruto da leviandade e relaxamento do homem contemporâneo que, irresponsavelmente se desfaz de seus dejetos de modo inadequado jogando o lixo em terrenos baldios ou na rua, o qual acaba por se alojar nos bueiros provocando o seu entupimento, o que traz como conseqüência os alagamentos urbanos que nos tem causado transtornos imensos.

Em despejando seus esgotos nos flúmenes, desmatando os mananciais e as matas ciliares, provocando seu esgotamento e assoreando o leito dos cursos de água, o homem nada mais faz do que criar um complicador a mais na degradação do seu habitat que, além de ferir mortalmente a vida aquática, de inutilizar a água para uso doméstico, balneabilidade e dessedentação animal, certamente produzirá inundações de diversos matizes, como sói acontecer com freqüência miúda em nossas cidades.

A terra exaurida pelo mau uso, intoxicada por todo tipo lixo químico, radioativo e pelos agrotóxicos que em seqüência contaminam os rios, lagos, mares e oceanos e de tabela a vida existente nesses locais, terminam por contaminar o próprio homem causa primária dessa desarmonia da ordem natural de todas as coisas do planeta.

O ar que respiramos, cuja mistura inicial de nove gases, é uma segunda fonte de alimento de todos os seres viventes da Terra. Se analisado, ter-se-á a prova de que respiramos mais toxinas e partículas deletérias do que ar propriamente dito.

Evidentemente que tudo isso é motivo de inquietação e graças a Deus os homens de visão perceberam e alardearam aos quatro ventos numa conclamação geral, chamando a atenção dos governos das nações do mundo e das populações para a gravidade da situação.

Se medidas corretivas e preventivas forem efetivadas por todos nós, ainda haverá tempo de se evitar o pior. Porém, água não vai faltar, tenho certeza. Teremos, isto sim, problemas de potabilidade, de uso doméstico, balneário, etc., como já os temos, pois, se o planeta Terra é, segundo se afirma, formado de ¾ ou 2/3 de água e durante bilhões de anos houve insuficiência algures e abundância alhures, então não é agora que a ciência está em crescente evolução que esta vai acabar.

As previsões apocalípticas de alguns pseudo sábios nunca aconteceram; não mudaram o curso da Terra do ordenamento geral do universo até porque ninguém é o dono da verdade e nem mesmo a ciência com todo o seu vasto conhecimento, tem a chave de todos os enigmas.
Leia Mais ►

FILANTROPIA


Dizem que a Santa Casa de Misericórdia, que de santa e de misericordiosa não tem nada, é uma entidade filantrópica. Mas que filantropia é essa que cobra para fazer determinados exames e consultas com o nome de contribuição voluntária? Que contribuição voluntária se o pagamento é feito antecipadamente ou então a pessoa não é atendida? Que deixa até morrer pacientes sem atendimento? Filantropia significa desprendimento, altruísmo, caridade, beneficência, humanidade. Não é isso que se vê nas dependências daquele nosocômio.
Leia Mais ►

23ª FENAIVA COBRA ENTRADA DE FREQUENTADORES

Centro de ConvençõesQuem se dispôs a visitar a 23ª FENAIVA deste ano aqui em Sobral, teve uma surpresa desagradável. É que os seus promoventes, sinalizaram com uma mudança radical no acesso às suas instalações no Centro de Convenções, pois, ao contrário dos anos anteriores, os seus promotores resolveram cobrar um ingresso dissimulado em forma de pulseira, no valor de R$ 2,00 ou um Kg de alimento, isso sem levar em conta a exploração de praxe dos barraqueiros já bastante arraigada em nossa cultura.

Quem se aventurou a entrar passou vergonha: foi barrado ou puxado pelo braço e,  informados do valor, eram orientados a pegar uma fila para efetuar o pagamento.

Não restam dúvidas de que as atrações dali não são para gente pobre, mas sim, para os de classe média pra cima, porque o interesse é puramente comercial e pobre só vai para ver e maravilhar-se com as novidades. Mas a edificação é pública, de onde se deduz que eventos como este, sejam direcionados ao povo que é quem gerou a renda para a construção do complexo e continua pagando a sua manutenção.

Que se faça a elitização do acontecimento, mas que definam as regras antecipadamente para que os desavisados não tentem adentrar nas suas dependências sem que para isso tenham condições.

Pelo andar da carruagem, as próximas edições do acontecimento já terão entrada com valor majorado e como conseqüência, nas feiras sazonais do Parque de Exposição (SAIC) também poderão ser cobrados ingressos de acesso, posto que a moda pode pegar.

Destarte, à medida em que o tempo passa, o pobre fica cada vez mais esquecido, lembrado somente por ocasião das eleições quando seu nome é temporariamente propalado pelos políticos demagogos de profissão à cata do seu precioso voto até às vésperas do pleito eleitoral, quando este mais uma vez será relegado ao ostracismo.

Leia Mais ►

TODO CUIDADO AINDA É POUCO

assaltanteSegundo e-mail que recebi de um amigo, os bandidos estão se utilizando dos mais criativos artifícios para conseguirem o seu delituoso intento, em Fortaleza.

A criatividade dos quadrilheiros profissionais da capital cearense é impressionante. Estão dando de dez a zero na polícia que fica às tontas sem saber o que fazer e o cidadão apavorado por não mais se sentir à vontade nem mesmo dentro de sua própria casa, por mais bem protegida e equipada que esteja.

Para driblar a repressão policial e enganar as pessoas incautas os meliantes se utilizam de artifícios engenhosos como travestir-se de mendigos, vendedores ambulantes, prestadores de serviços informais de rua (flanelinhas, limpadores de pára-brisa dos semáforos, etc.), ou mesmo de simples transeuntes, procurando comover as potenciais vítimas na conversa ou até mesmo agindo na base da agressão.

Nota-se, por conseguinte, que a maior parcela dos delitos são cometidos por crianças e adolescentes infratores que, escudados pelas nossas leis equivocadas e por entidades que os resguardam, são recrutados por bandoleiros adultos, membros efetivos da sociedade do crime ou agem por moto próprio.

Agora em Fortaleza, alguns menores limpadores de pára-brisa dos sinais estão assaltando com ácido muriático. Como?

Para fazer a limpeza dos vidros dos veículos, estes usam um borrifador para aspergir a água na superfície a ser limpa. Só que os meliantes não usam água e sim, ácido que, quando a pessoa se nega a ceder aos seus desejos eles lançam o corrosivo fluido em sua cara, provocando na vítima queimaduras graves, podendo até cegá-la.

Outros ardis bem mais elaborados consistem em, quando há agrupamentos de pessoas em bares, restaurantes e até nas igrejas, onde amigos e familiares se encontram pra se divertir, eis que chega um dos biltres e em voz alta, se faz ouvir perguntando mais ou menos assim: “de quem é o carro tal de cor w, placas xy que tá estacionado à Fulano de Tal que tá atrapalhando a saída do carro dum senhor quer ir-se embora?”

Ora, o proprietário se apresenta e, com solicitude encaminha-se ao local para retirar o seu veículo e em lá chegando é rendido pelo resto da quadrilha que, de arma em riste, obriga-lhe a entregar todos os seus valores, levando inclusive o carro e se a vítima esboçar qualquer reação mesmo que espontânea, involuntária, pode sair ferido ou mesmo ser morto.

Portanto, todo cuidado é pouco e nestes casos, aconselha-se que a pessoa nunca vá sozinha e que o restante do grupo fique em estado de alerta para chamar a polícia, se for o caso e evitar o pior.

Leia Mais ►

UMA EMISSORA DE TV PARA SOBRAL

A notícia que se segue eu pesquei do blog Sobralense da Gema, da companheira Gemma Galgani:

200px-RedeGlobo

“A senadora Patrícia Saboya (PDT) foi a relatora, na Comissão de Ciências e Tecnologia, na manhã desta quarta-feira, que aprovou o projeto 342/2009 que outorgou a concessão da TV Sobral Ltda. A emissora integra o Grupo Jangadeiro de Comunicação, que tem como controlador o senador tucano Tasso Jereissati. Patrícia disse estar muito feliz “por prestar mais esse serviço a Sobral, sua terra natal.
O presidente da comissão, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), parabenizou a senadora pela relatoria. “Ela, que foi relatora de projetos de tantas emissoras, não poderia deixar de relatar a concessão de uma tevê para Sobral”, afirmou Flexa Ribeiro.
“Gostaria de abraçar a população de Sobral-ce, na pessoa do prefeito Leônidas Cristino, que tem mostrado um bom trabalho na minha cidade natal, onde sempre busco renovar as energias para a jornada do dia a dia”, comentou a senadora. Não foi divulgado quando a TV Sobral iniciará trabalhos de implantação. A expectativa é de que seja filiada à Globo.

fonte. bastidoresdoforro.blogspot.como”

Leia Mais ►

CANTINHO ESPÍRITA

Este espaço está destinado às publicações de cunho espiritual, evangélicos e textos voltados à elevação moral.Chico Xavier


CHICO XAVIER


E a vida continua...


Aos quatro anos, Chico Xavier teve primeiro contato com os espíritos; na maturidade tornou-se o maior médium da história do Espiritismo brasileiro. Um resumo da emocionante história do homem que, ainda criança, se comunicava com espíritos e psicografava mensagens.

Pedro Leopoldo, pequena cidade em Minas Gerais, foi seu local de nascimento, no dia 2 de abril de 1910. Não teve vida fácil.

Seu pai, João Cândido Xavier, era caixeiro viajante e vendia bilhetes de loteria.

 
Aos quatro anos, teve a primeira comunicação com os espíritos. Certo dia, quando voltava da missa com os pais, subitamente, comentou que o aborto feito por uma vizinha havia sido involuntário. “Ela não teve culpa, foi acidental”, disse.

 
Surpresos, nem o pai, nem a mãe, lhe deram atenção. Mas Chico não desistiu e falou: “Pai, o homem me disse que foi uma gravidez tubária”. A partir daí, passou a ouvir vozes e ver vultos, uma rotina que passaria a acompanhar toda sua vida.


A mãe, Maria João de Deus, viria a falecer quando Chico completava cinco anos. Órfão de mãe, foi morar com a madrinha, dona Rita de Cássia, amiga da família. Mas ela o maltratava. Certa vez mandou Chico lamber as feridas do filho. Resignado, obedeceu. Ele costumava correr ao quintal da casa para se consolar com o espírito da mãe desencarnada.


Felizmente, seu pai casou-se de novo e Chico voltou a morar com a família. Sua madastra, na verdade uma “boadastra”, dona Cidália Baptista, tinha uma alma boa e caridosa.


Na adolescência começou a psicografar. Em 1927, decidiu afastar-se da Igreja Católica e aderiu ao espiritismo. Aos 22 anos, escreveu o polêmico “Parnaso de Além-Túmulo”, uma coletânea de poesias de escritores brasileiros e portugueses mortos.

Chico mudou-se para Uberaba em 1959, para poder trabalhar mais tranqüilo na divulgação doutrinária e em tarefas assistenciais, aliadas ao serviço de esclarecimento e reconforto, baseado no evangelho.


Sua obra, composta de 412 livros mediúnicos, vendeu mais de 30 milhões de cópias, com os direitos autorais tendo sido cedidos gratuitamente às editoras espíritas e instituições que assistiam aos pobres. Um dos livros foi o Best Seller “E a Vida continua...”, que serviu de tema para a novela “A Viagem”, da Rede Globo, que foi reprisada duas vezes.


Filas de repórteres, cinegrafistas, estudiosos e curiosos batiam em sua porta, em busca de cura ou conforto espiritual.

 
Apesar do reconhecimento, continuava a viver com extrema simplicidade. “Ele doava tudo a quem mais precisava”, diz a enfermeira Aparecida Conceição Ferreira, de 90 anos, fundadora do Hospital do Fogo Selvagem, em Uberaba.


Revoltada com o tratamento tradicional dedicado aos pacientes com fogo selvagem, moléstia de causas desconhecidas que vai esfoliando a pele aos poucos, a enfermeira começou a atender os doentes em casa.


Dona de energia vital impressionante, que tivemos a oportunidade de conhecer, Chico ficou impressionado com a história e decidiu ajudar. “Doou roupa de cama, remédio, comida e cobertores aos doentes”, lembra ela.


Chico fundou o Grupo Espírita da Prece e adotou um filho, chamado Eurípedes Higino dos Reis, hoje com 54 anos.


Seu filho inaugurou o Museu Chico Xavier, na residência onde o médium morou, por mais de 40 anos. Lá estão estátuas, imagens, a coleção de boinas, roupas, e o quarto simples onde Chico dormia, intacto.


Quanto ao seu desencarne, ele sempre disse que morreria em um dia que o Brasil estivesse muito feliz. Dito e feito. Faleceu aos 92 anos, dia 30 de junho de 2002, quando a seleção brasileira conquistou o pentacampeonato mundial de futebol, no Japão. À noite, perguntou o resultado da partida, sorriu e partiu para o plano espiritual. Foi velado na Casa da Prece e enterrado no Cemitério São João Batista, em Uberaba. Mas sua mensagem permanece viva.

Leia Mais ►

POLÍTICA DO BLOG

politica-de-privacidadeO blog Pa-Rumão tem como meta difundir a cultura, sem nenhum interesse comercial.

Não vendemos nada que não seja nosso de fato e de direito. Todas as postagens são extraídas da própria rede, exceção feita somente às obras de minha autoria, como e,g., textos e artigos diversos que levam a minha assinatura.

Quase tudo que está aqui inserido foi retirado gratuitamente da internet e são, do mesmo modo, oferecidos ao público internauta, sem nenhum ônus ou benefício financeiro direto ou indireto para ninguém.

Nosso propósito nunca foi e nem será o de ganhar dinheiro às custas de ninguém, pois, não fazemos pirataria. Postamos música MP3, pelo prazer de ouvir música e para que o internauta faça  uma avaliação e compre a obra do artista. Postamos igualmente e-books, apostilas revistas, softwares, vídeos e tudo mais que circula pela internet, com a intenção pura e simples de divulgar.

Porém, é possível que alguém se sinta prejudicado em ver sua obra publicada sem sua autorização. A estes, pedimos que nos comuniquem para que a postagem seja imediatamente retirada do blog.

Outrossim, não hospedamos arquivos de espécie alguma, salvo, como já afirmei, os de nossa própria autoria, pois, tudo mais que está postado no blog foi retirado da WWW, de sites e blogs diversos que divulgam esses conteúdos.

Leia Mais ►

CONFIRMADO AUMENTO DE SERVIDOR FEDERAL

CONFIRMADO AUMENTO de servidor - Lula manda pagar servidores...

O ESTADO DE SÃO PAULO0

4 de julho de 2009

O Impacto de reajustes é de R$ 6 bi.

Mesmo com a arrecadação abaixo do esperado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou a equipe econômica a pagar os reajustes salariais de parte do funcionalismo público que estavam programados para julho. Com eles, o crescimento das despesas com folha salarial será de R$ 6 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento.

O governo cogitou adiar esses aumentos, diante da situação complicada das contas públicas. A arrecadação tributária de maio, no valor de R$ 49,8 bilhões, ficou 6,06% abaixo da registrada em maio de 2008. O montante é também cerca de R$ 3 bilhões menor do que o esperado pela equipe econômica para o mês.

No entanto, em reunião ontem da Junta Orçamentária, Lula mandou cumprir os acordos, após ouvir a avaliação da área econômica de que o quadro fiscal permite pagar os reajustes. Essa avaliação positiva é baseada, entre outros fatores, nas informações preliminares sobre a arrecadação de junho, que apontam para uma melhora em relação a maio.

Há entre os técnicos quem aposte que as receitas já começam a refletir um quadro de recuperação econômica. Ainda assim, a perspectiva é que, no total do ano, a arrecadação fique inferior, em termos reais, à de 2008. "Cumprir os acordos é uma decisão de governo", disse o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que participou da reunião. Também estavam presentes os titulares da Fazenda, Guido Mantega, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O risco de adiamento dos reajustes colocou em alerta categorias importantes do funcionalismo, como os auditores (inclusive da Receita Federal), militares, funcionários do Banco Central, integrantes da Advocacia-Geral da União e diplomatas. Todos aguardavam aumento para este mês.

Os acordos já firmados elevarão os gastos com a folha salarial em R$ 10,5 bilhões este ano, segundo o Planejamento. Para 2010, o impacto previsto é de R$ 14 bilhões. No ano seguinte, o primeiro do sucessor de Lula, a conta será ainda mais salgada: R$ 16,1 bilhões. Em 2012, será de R$ 9,1 bilhões.

Bernardo rebateu acusações de que os aumentos têm caráter eleitoreiro. "A oposição fala da boca para fora", disse. Ele lembrou que os aumentos passaram pelo crivo do Congresso Nacional e foram aprovados "por unanimidade". Ele acrescentou que recebeu telefonemas de parlamentares da oposição pedindo uma solução rápida para os aumentos dos servidores. "Não acreditem muito neles, não", recomendou.
Leia Mais ►

CONCURSO PRF (EXCEDENTES)


09/07/2009 - 18h13m

CONCURSO PRF (EXCEDENTES) - Secretário-Executivo do MJ pediu ao Min. do Planejamento, a contratação em caráter emergencial de 403 excedentes do concurso de 2008...

AGÊNCIA AMAZÔNIA 09de julho de 2009

Sem contratar excedentes, PRF torra R$ 5,6 mi com pagamento de diárias.

BRASÍLIA – Um gasto de R$ 800 mil por mês com diárias e previsão de outros R$ 1,6 milhão para o pagamento dos meses de maio e junho. Mais R$ 4 milhões estão previstos para o período de julho a dezembro, elevando as despesas para R$ 5,6 milhões. Este é o montante não previsto no planejamento financeiro de 2009 que o Departamento de Polícia Rodoviária Federal está gastando com o pagamento de diárias para suprir a falta de policiais rodoviários nas rodovias do Estado do Paraná. Aquele estado viu-se obrigado a "importar" agentes de outras regiões brasileiras. Enquanto isso, rodovias amazônicas permanecem desguarnecidas.

Esses gastos oneram muito mais os cofres públicos do que a manutenção de um quadro efetivo de agentes. Assim, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira, pediu ao secretário executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo Bringel, a contratação em caráter emergencial de 403 excedentes do concurso de 2008.

O documento de Barreto desaconselha ainda um novo concurso público, em caráter emergencial, para o preenchimento de 450 vagas destinadas exclusivamente ao Estado do Paraná. "Aproveitados os excedentes, a Polícia Rodoviária promoverá, concomitantemente ao período do curso de formação de novos policiais, concurso interno de remoção de policiais em exercício no Pará e Mato Grosso, para atuarem em outros estados", argumentou.

Ele acredita que seria a maneira prática de suprir a carência de efetivo, especialmente no Paraná, "de forma a permitir melhor distribuição da força de trabalho sem onerar o orçamento daquele órgão".

Solução presidencial

Pelo visto, a solução temporária para o Paraná será mesmo o remanejamento de servidores lotados nos estados de Mato Grosso e Pará, cortados por rodovias de acesso à Amazônia. Depois, tudo se ajeita. No que diz respeito à legalidade desse expediente, conforme apurou a Agência Amazônia, os 403 habilitados em 2008 seriam imediatamente convocados.

Barreto lembrou que o Decreto 4.175/2002 concede ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a competência para autorizar a nomeação de candidatos aprovados e não convocados até o limite de 50% a mais do que o quantitativo original de vagas. "Todavia, quando a necessidade do órgão é superior aos 50%, a Consultoria Jurídica desta Pasta (Justiça) firmou entendimento no sentido de que é possível convocar todos os aprovados, mediante autorização do Presidente da República, nos termos do art. 61, parágrafo 1º, II, e da Constituição Federal, que viabiliza o provimento de cargos públicos por iniciativa presidencial", assinala.

Administrador (sindprfce@sindprfce.com.br)


Leia Mais ►

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

RECADO DA POLÍCIA MILITAR

CUIDADO em BARES, RESTAURANTES, IGREJAS e outros locais de encontros coletivos.

Bandidos estão dando de 10 x 0 em criatividade em nós e na Polícia, portanto, vamos acabar com isso... Vejam: Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro.

Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não levar um tiro...

Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.

Repasse esta notícia para alertar seus amigos... O jeito, em caso semelhante é ir acompanhado! Chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade.

Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado... ou em outros locais de encontros coletivos.

'MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190 '

Leia Mais ►

Telefones do Ronda do Quarteirão de Sobral

Centro, Beco do Cotovelo, bairro Santa Casa-3695 1201

Centro, Beco do Cotovelo, Arco do Triunfo-3695 1202

Dom José e Padre Ibiapina-3695 1203

Alto do Cristo e Domingos Olímpio-3695 1204

Campo dos Velhos, Parque nas Nações, Junco, Coab III, Brisa da Serra- 3695 1205

Parque Silvana, Colina da Boa Vista, Alto da Expectativa e Alto da Brasília-3695 1206

Ginásio Betânia, Coração de Jesus, Derby Clube e Pedrinhas-3695 1207

Coab I e Coab II-3695 1208

Sinhá Sabóia e Dom Expedito-3695 1209

Sumaré e Padre Palhano-3695 1210
Leia Mais ►